quarta-feira, 16 de julho de 2014

O marketing direto evolui

A internet veio agregar recursos a a essa eficaz ferramenta


Angela Buratto
Diretora de atendimento da Reciclo Comunicação
Estado de Minas: 16/07/2014



O marketing direto é uma ferramenta da comunicação que busca atingir o consumidor individualmente, de forma específica e direcionada. A ferramenta está em alta e vem ganhando mais força e espaço na comunicação. Segundo dados da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), mais de 40% dos associados tiveram crescimento no faturamento acima de 15% em 2013, enquanto o incremento médio da década passada foi de 12,5% ao ano. A atividade movimenta anualmente mais de R$ 25 bilhões. As ações do marketing direto são certeiras, pois são pensadas e produzidas para fazer com que o cliente se sinta único. A evolução das estratégias enriqueceu a propaganda de forma geral, adicionando alguns conceitos como relacionamento e mensuração. Atualmente, o setor, que sempre esteve em evidência em áreas financeiras e de telecomunicação, acabou atraindo novos ramos, como o imobiliário, de construção, de hotelaria, alimentício, educacional e e-commerce.

O conceito de marketing direto revolucionou o marketing tradicional, pois aumentou o número de respostas positivas às ações específicas e proporcionou a retenção de clientes mesmo com o aumento de ofertas no mercado altamente competitivo. O entendimento individual sobre o cliente é primordial para o sucesso dessas ações, o que define que as empresas não podem ficar presas apenas às antigas bases de dados cadastrais. Hoje, é possível desenvolver bancos de dados com informações relevantes sobre os consumidores, gerando um grande diferencial competitivo para, assim, ter um maior conhecimento individualizado para conquistar e manter clientes ativos. Isso favorece as ações e potencializa os resultados. O marketing direto é realizado em cima de um raciocínio estratégico, resultando em um negócio lucrativo para as empresas. Esse é um modelo de comunicação que tem como principal objetivo manter um relacionamento duradouro e proveitoso para ambas as partes envolvidas. O retorno não fica restrito apenas ao financeiro, afinal, a pertinência da oferta para quem realmente precisa do produto, além do aumento nos lucros, resulta em um bom relacionamento entre cliente e empresa. O atual desenvolvimento do meio digital também tem contribuído muito para a evolução desse segmento. A internet ajudou a redescobrir novos métodos para se fazer marketing direto, proporcionando transformações significativas nas formas de comunicação, além de ser bem mais ágil. As mudanças são vantajosas para a maioria das empresas, trazendo avanços nos mecanismos de monitoramento, segmentação e análise de desempenho.

Mesmo com a chegada da internet, as mídias mais antigas, como mala direta e o telemarketing, não perderam espaço. Essas ações complementam as novas formas de se fazer comunicação e nada substitui o que se pode tocar ou mesmo falar. A junção de todos os meios é fundamental e cria o famoso mix de comunicação que atinge o público-alvo de forma efetiva. Vivemos em uma época com estímulos o tempo todo, e as pessoas já se acostumaram a receber essa “enxurrada” de informações, mas também têm dificuldade de distinguir o que realmente é bom. Por isso, as empresas precisam se aproximar desses consumidores com a mensagem e ofertas pertinentes, ação proporcionada pelo marketing direto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário