quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Parasita da leishmaniose deixa mosquito mais forte‏

Parasita da leishmaniose deixa mosquito mais forte
Cientistas do Brasil e do Reino Unido descobrem que a leishmânia faz com que o inseto reaja melhor à ação de micro-organismos ameaçadores, como bactérias, disseminando a doença

Vilhena Soares
Estado de Minas: 06/08/2014


Brasília – O mosquito Lutzomyia longipalpis, uma das espécies do inseto flebotomíneo, é um dos principais transmissores da leishmaniose visceral e tem sido alvo de várias pesquisas que buscam combater a doença. Uma das estratégias estudadas pelos pesquisadores é atacar a própria leishmânia — o protozoário causador da enfermidade passado aos humanos pelo inseto. Durante muito tempo, ele foi considerado um vilão para o mosquito. Mas um novo estudo feito em parceria com pesquisadores do Reino Unido e do Brasil mostra que essa tática pode ser ineficaz. Os cientistas realizaram um experimento que teve efeito contrário: ao ser contaminado pelo parasita, o animal se tornou ainda mais forte.

 No trabalho, os cientistas dividiram uma comunidade de Lutzomyia longipalpis em dois grupos. O primeiro foi alimentado com sangue infectado pela Leishmania mexicana. Algum tempo depois, os mosquitos receberam uma solução contendo a bactéria Serratia marcescens, principal micro-organismo causador de morte desses insetos. O segundo grupo recebeu apenas a solução com a bactéria.

Comparando os dados, os cientistas verificaram que, diante do micro-organismo letal, os insetos infectados pela leishmania tiveram uma taxa de sobrevivência cinco vezes maior: 56% contra apenas 11% no grupo sem a bactéria. “Antes, pensava-se que a leishmania poderia ser prejudicial aos insetos, mas, agora, vemos que ela serve como um protetor. Torna o mosquito mais forte frente a uma bactéria”, destaca Fernando Genta, pesquisador do Laboratório de Bioquímica e Fisiologia de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz e um dos autores do artigo.

 Genta explica que os protozoários funcionam como um probiótico, por se instalarem dentro do estômago dos insetos. “Eles preenchem um espaço que não pode ser ocupado por outras substância e geram efeito benéfico à flora intestinal, contribuindo para um melhor funcionamento do organismo do mosquito”, explica. Antes, acreditava-se que o parasita comprometia a alimentação da fêmea do inseto e reduzia quantidade de ovos gerados por ela, prejudicando a disseminação da doença. “Com esses novos dados, vemos que essa teoria inicial não está correta”, destaca o pesquisador.

Para Marcelo Mendonça, infectologista do laboratório Exame, a importância do estudo do Instituto Oswaldo Cruz está no fato de descrever que a leishmania exerce um efeito imunoestimulante ao mosquito parasitado. “Ou seja, mosquitos infectados pelo protozoário morrerão menos de infecção bacteriana quando comparados aos não infectados”, destaca o especialista que não participou do estudo. Mendonça observa ainda que a adoção dessa prática pode facilitar a propagação do mosquito causador da leishmaniose.

Estratégia futura No experimento, os cientistas também notaram que os insetos infectados primeiro com as bactérias, ao serem expostos ao parasita da leishmaniose, não foram contaminados, uma informação que pode ser valiosa para estratégias futuras de combate à doença. “A infecção inicial pelas bactérias poderia proteger os animais de outro patógeno, nesse caso, a leishmania. Essa estratégia tem sido utilizadas para outras doenças, como a de Chagas, mas isso seria algo a ser desenvolvido a longo prazo”, explica Genta.

Vítor Márcio Ribeiro, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), aponta uma outra vantagem da intervenção. Ela pode tornar desnecessário o sacrifício de animais que têm a doença. “Em vez da morte de cachorros, seria eliminada a capacidade dos mosquitos de ter o vírus, evitando, assim, a evolução da doença.” A leishmaniose é transmitida tanto para o animal quanto para o homem por meio da picada do flebotomíneo.

O especialista também acredita que, futuramente, será possível controlar o contágio da enfermidade combatendo o parasita com técnicas voltadas à forma que os insetos reagem a substâncias específicas. “Temos trabalhos focados na análise do genoma desse mosquito que podem apontar como eles respondem a determinados elementos químicos e que serão de grande ajuda na elaboração de produtos de combate à doença”, exemplifica.

 Além dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz), participaram do estudo cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Saiba mais
Avanço nas cidades
 A leishmaniose visceral é causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. No Brasil, a principal espécie de inseto responsável pela transmissão dela é o mosquito Lutzomyia longipalpis. A doença foi considerada durante muito tempo rural, mas tem se expandindo para áreas urbanas, se tornando um problema de saúde pública. Tem como sintomas febre de longa duração, anemia e perda de peso. Se não for tratada, pode causar óbito em até 90% dos casos. No ambiente urbano, os cães são a principal fonte de infecção. Contaminado, o bicho emagrece, perde pelos e tem o crescimento comprometido. De acordo com o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral é endêmica em 76 países. No continente americano, está descrita em pelo menos 12 nações. Dos casos registrados na América Latina, 90% ocorrem no Brasil. A leishmaniose cutânea ou tegumentar não é contagiosa e também é transmitida por diversas espécies de protozoários do gênero leishmânia. Nesse formato, os sintomas provocados são úlceras na pele e feridas nas vias aéreas, como boca, garganta e nariz, que podem até desfigurar o rosto.  

Diário da Dilma

Edição 95 > _diário da Dilma > Agosto de 2014 - Revista Piauí
Diário da Dilma - Pode fechar o caixão e beijar a viúva


1º DE JULHO_Aécio Neves e Aloysio Nunes. Serra e Indio da Costa eram uma dupla mais divertida.
Depois da cerimônia de comemoração dos 500 mil barris diários do pré-sal, eu e a Gracinha saímos de fininho e entornamos dois barris de chope na Cinelândia. Somos da pá-virada, mano. #vidaloka.

2 DE JULHO_Mandei o Aldo dar o recado para o Felipão: não quero ver choro em campo. Se alguém ameaçar, é olhar feio e dizer “Engole!”. Aqui no Planalto não falha. Se não resolver, cascudo no intervalo. Só choro quando ouço aquela música do Taiguara, “É teu corpo amante, amigo, em minhas mãos...”. Assim mesmo depois de uma noitada de caipirinhas de maracujá.
Me mandaram até Vila Velha para entregar 496 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Só em época de eleição a gente lembra que o Espírito Santo existe. Com a minha vida ninguém se preocupa.

3 DE JULHO_Ave, creme! Me livrei do Joaquim Barbosa. Mandei mamãe acender três velas na capela do Alvorada. Hoje vou rezar em latim. Libera nos, Domine!
Não sabia que a Jequiti revendia a Colônia Desodorante Feminina Adriane Galisteu. Mandei comprar uma dúzia.

4 DE JULHO_Brasil e Colômbia daqui a pouco, ninguém quer saber do batente. Pra mim esse jogo não tem a menor graça. Felipão pode escalar quem quiser: Paulinho, Fernandinho, Neymarzinho: ninguém supre a ausência do Luiz Gustavo. Aquele bigodinho bate um bolão. Achei muito injusto o cartão amarelo contra o Chile.

5 DE JULHO_Ando tão assoberbada com inaugurações de obras pelo país que resolvi dar uma incerta no meu gabinete. Não deu outra. Tinha mais espécimes do PMDB do que argentinos em Copacabana. Botei pra correr.

6 DE JULHO_“Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para se fazer um lar.” Sugeri esse provérbio chinês para o Franklin Martins colocar naqueles blogs dele.
Dei uma olhada nas notícias e vi que a Charlize Theron está com o Sean Penn... Que coisa selvagem! Parece que ela é burra, já disse que a capital da Turquia era Budapeste.

7 DE JULHO_Mandei uma junta de médicos cubanos para tratar essa vértebra do Neymar. Se der certo, estoy reelecta.

8 DE JULHO_Preparação a todo vapor para ver Brasil e Alemanha aqui em casa. É a volta do Luiz Gustavo! Mandei enfeitar o Nego com as cores da bandeira. Mamãe achou um pouco over. Ideli telefonou logo cedo, disse que vai trazer um cuscuz de quinoa e uma torta de alho-poró orgânico. Na dúvida, encomendei um sanduíche a metro e falei pra caprichar na batida. Que horas mesmo começa esse jogo?
Que que é isso!??? Onde foi que esses loirinhos aprenderam a fazer gol desse jeito??? Alguém pode me explicar??? No quatro a zero liguei para o Mercadante, a voz dele sumiu dentro do bigode. Já vi que vai sobrar pra mim! Nessas horas é que um homem faz falta.

9 DE JULHO_Misturei batida de kiwi com Amarula. Acordei numa ressaca braba. Quando dei por mim, estava no gabinete diante de um tal Arthur Chioro. Jesus do céu, será que me deram um Boa Noite, Cinderela? O garçom logo me disse que o homem era ministro da Saúde. Ufa!
Como assim, apagão? Será que o Felipão mandou uma indireta pra mim? A Gracinha diz que estou paranoica.

10 DE JULHO_Estou há três dias com um emplastro Sabiá no ombro. Tudo por causa da foto do “É tóis”. Tive que repetir dez vezes até acertar a pose. Deu nisso.

11 DE JULHO_Recebi aquela menina Lo Prete, da GloboNews, aqui na biblioteca. Que pele boa, fiquei boba, mas mantive a pose. O Thomas Trau... – não gosto nem de falar o sobrenome dele – veio me dizer que foi ela quem fez a entrevista do mensalão com o Roberto Jefferson. Virei meu bracelete de olho grego na direção dela. Quem não deve não teme.

12 DE JULHO_Levamos só três da Holanda, ufa! E que elegância do Van Persie na hora de bater o pênalti. Isso, sim, é centroavante. Já vi o gol que ele fez de peixão contra a Espanha umas duzentas vezes.
Estou pensando em convidar o Felipão pro Ministério da Pesca.

13 DE JULHO_Vi a final ao lado da Merkel, e no ti-ti-ti recomendei a Colônia Desodorante Feminina Adriane Galisteu. Ela a-m-o-u.
Na hora de entregar a taça, fiz uma associação mnemônica involuntária: será que entregarei também a faixa presidencial? Fechei o semblante e passei logo aquela batata quente.

14 DE JULHO_Vesti vermelho para receber o Putin. Passei a manhã tentando convencer o homem a anexar São Paulo. Pelo menos até o final das eleições.
Que luxo essa novela O Rebu. Parece coisa de Primeiro Mundo. Era o afago que faltava para lubrificar a autoestima do brasileiro.

15 DE JULHO_A gente traz Copa, Olimpíadas, Jornada Mundial da Juventude e a imprensa reclama que a sede do banco dos Brics ficou com a China. Que falta de assunto, meus filhos!
Coisa mais jeca esse pessoal criticando a Sandy por ter feito cesariana. E ainda enaltecem a Wanessa Camargo por ter tido parto normal. No meu governo, cada mulher tem o direito de parir como bem entender.

16 DE JULHO_Ou recorro a mais drenagem linfática ou então só me resta usar meia preta. Meu pé parece um pãozinho nas fotos.
17 DE JULHO_Temos de encarar os grandes problemas como banhos frios: entrar e sair rapidamente. Descobri que o presidente da China se chama Xi Jinping. Vou ter que prender o riso e falar o mínimo possível.

18 DE JULHO_Acabou a Copa e o chato do Lula voltou a me importunar. Quer que eu libere a Granja do Torto para ele jogar uma pelada. Só se ele levar o Van Persie. O Moreno que me perdoe.

19 DE JULHO_Garotinho, Crivella, Pezão e Lindberg disputando meu apoio no Rio. Preferia abraçar os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Voltei a tomar antidepressivo.

20 DE JULHO_Ainda bem que acabou esse carma chamado Em Família. Falei para o João Roberto: essa novela estava minando o otimismo da nova classe C.

21 DE JULHO_Fiquei morrendo de inveja desse aeroporto do Aécio. Como é que o Lula não pensou em fazer um igual aqui atrás do Alvorada?
Se disser o que eu penso sobre a prisão dos manifestantes no Rio, eu perco a eleição. Pode fechar o caixão e beijar a viúva.

22 DE JULHO_Gilbertinho acaba de me dizer que puseram o Dunga para dirigir a Seleção. Depois o povo reclama que sou muito centralizadora. Dei autonomia para a CBF e terminou nisso.  

24 DE JULHO_Viramos o capacho do mundo depois desse 7 x 1. Só pode. Primeiro, vem aquele inglesinho serelepe do Jamie Oliver criticar o nosso brigadeiro. Agora, Israel me aparece com essa de “anão diplomático”. O Amorim tomou as dores. Mandei ele segurar as tropas na Defesa até segunda ordem.

25 DE JULHO_Autorizei o Itamaraty a enviar meu recado final a Israel: “As grandes essências estão nos pequenos frascos.”

28 DE JULHO_Para perguntas diretas, respostas genéricas; para perguntas genéricas, respostas diretas. Menina, adorei essa dica do João Santana. Repeti cem vezes antes de dormir. Não é que funcionou que foi uma beleza na sabatina da Folha e do UOL. Segurei o zero a zero no tempo regulamentar e papei eles todos nos pênaltis. Vai que é tua, presidenta!
Aquele cavanhaque grisalho do Josias quase me tirou do sério. Parecia o Amigo da Onça. Vou sugerir ao Franklin. Só faltou mesmo uma alma feminina. Foi uma gafe diplomática isso de só colocarem jornalistos pra me entrevistar. 

terça-feira, 5 de agosto de 2014

TEVÊ

TV paga

Estado de Minas: 05/08/2014



 (Vitrine Filmes/Divulgação)

Sessão de cinema


Estreia esta noite, às 20h10, no Telecine Premium, o drama Hoje eu quero voltar sozinho (foto), de Daniel Ribeiro. Outra produção nacional, Trampolim do forte, de João Rodrigo Mattos, com Marcélia Cartaxo, Luiz Miranda e Zéu Britto, vai ao ar às 22h, no Canal Brasil. Na mesma faixa das 22h, o assinante tem mais oito opções: Amor a toda prova, na HBO; Closer – Perto demais, no Max HD; Golpe baixo, no Max Prime; O legado Bourne, no Telecine Action; Sem perdão, no Telecine Pipoca; Fale com ela, no Telecine Cult; Segundas intenções, no TCM; e U-571 – A Batalha do Atlântico, no MGM. Outras atrações da programação: As vidas de Maria, às 19h, no Film&Arts; Starsky & Hutch – Justiça em dobro, às 20h15, no Universal Channel; A menina do lado, às 22h30, no Cine Brasil; Sucker punch – Mundo surreal, também às 22h30, no Space; e À procura da vingança, às 23h, no Cinemax.

Abujamra entrevista  hoje Felipe Ehrenberg


Na semana em que completa 14 anos no ar com o programa Provocações, Antônio Abujamra entrevista hoje o artista plástico Felipe Ehrenberg, às 23h30, na Cultura. Ehrenberg fala sobre seu primeiro contato com o Brasil, sua participação no movimento artístico Fluxus, de Nova York, e é confrontado por Abu sobre o exercício burocrático como adido cultural do México no Brasil. O entrevistado lembra com carinho também o tempo em que trabalhou como assistente de Di Cavalcanti.

Muitas opções entre os curtas e documentários

O SescTV exibe esta noite, às 21h, na série CurtaDoc, três curtas-metragens sobre a arte de rua, nos estilos freestyle, grafite e mural: Cidade improvisada, de Alice Riff; Murales por la identidad: Jorge Cuello, do argentino Mauro Osorio; e Intervenha aqui, de Sidney Dore. No Arte1, às 20h30, será exibido o documentário Pierre Verger, que lembra a trajetória do fotógrafo e etnógrafo no Brasil – mais especificamente em Salvador, onde passou a estudar as relações entre a cultura negra da Bahia e da África. No canal Curta!, o destaque hoje é a dança, com um documentário sobre a coreógrafa francesa Tatiana Leskova, às 21h, e outro sobre a alemã Pina Bausch, às 22h25.

Pai e filhas pegam onda juntos em série do Off

O canal Off estreia hoje, às 21h30, a série Família Pacelli, com 13 episódios que acompanham as viagens do surfista Jorge Pacelli e suas filhas Nicole e Alana Pacelli, atletas de destaque no cenário de stand up paddle e surfe. Na Fox Life, às 22h30, estreia A ilha do casamento, que mostra o trabalho da organizadora de casamentos Sandy Malone para realizar o sonho de muitos casais em uma paradisíaca ilha do Caribe como cenário. E no NatGeo, às 23h15, é a vez de Dinheiro sujo, sobre aventureiros que não têm medo de enfiar a mão na terra para sobreviver. No canal, Bio, às 20h, vai ao ar o especial Civilização perdida, sobre povos milenares cuja existência foi varrida da superfície da Terra.

Violonista e orquestra  homenageiam Gnatalli

No segmento musical, uma boa pedida é a série Movimento violão, às 20h, no SescTV, hoje com um especial dedicado a Radamés Gnatalli, com a apresentação do violonista argentino Eduardo Isaac com a Orquestra Metropolitana, sob a regência do maestro Rodrigo Vitta, gravado ano passado no Sesc Bom Retiro, em São Paulo. No Multishow, Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Dudu Nobre são os convidados do Música boa ao vivo, às 20h30.


Caras & Bocas
Simone Castro
simone.castro@uai.com.br

Nathalia Timberg será homenageada com especial do canal GloboNews (Globo/Divulgação)
Nathalia Timberg será homenageada com especial do canal GloboNews

DAMA DAS ARTES

O Arquivo N, amanhã, às 23h, na GloboNews (TV paga), às vésperas do aniversário de uma das mais importantes artistas da dramaturgia nacional, presta homenagem à atriz Nathalia Timberg. O programa resgata a história da carioca que, desde jovem, se encantou pelo mundo das artes e focou a especialização da carreira como forma de se expressar e “discutir o homem”. Segundo a atriz, “o meu trabalho está identificado com a minha necessidade de expressão, que me faz ser uma artista. Quando isso se junta, você não consegue mais separar, e o trabalho se torna a coisa mais prazerosa, mais importante da vida”. Apaixonada pela profissão e dedicada aos palcos, Nathalia estudou artes cênicas em Paris, na França, entre 1951 e 1954. Quando retornou ao Brasil, aos 25 anos, foi dirigida por Bibi Ferreira e estreou, como profissional, na peça Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. A partir daí, foram inúmeros trabalhos e participações em produções que marcaram época. A TV entrou em sua vida a partir de 1956, quando Nathalia já era uma atriz consagrada nos palcos brasileiros. Contratada em 1965 pela Globo, a atriz trabalhou no primeiro telejornal da emissora, o Tele Globo, no qual participava de um quadro em que fazia leitura de crônicas. No mesmo ano, estreou sua primeira novela na emissora, Um rosto de mulher, de Daniel Más, e a partir dali sua carreira na televisão deslanchou, tornando-se uma das atrizes mais prestigiadas da sua geração. No Arquivo N, Nathália conta diversas histórias sobre sua vida e carreira, por meio de entrevistas concedidas à TV Globo nas últimas décadas. Serão exibidas também cenas marcantes da atriz em produções de diferentes épocas e ainda um depoimento emocionante da amiga e tembém atriz Fernanda Montenegro.

CONFIRA OS PREPARATIVOS PARA O JOGO DO ATLÉTICO

O Alterosa esporte vai mostrar hoje tudo sobre os preparativos do jogo Atlético X Chapecoense, amanhã, em Chapecó, Santa Catarina. Confira os principais lances para mais um jogo válido pelo Campeonato Brasileira. A partida foi adiada para amanhã, pois na data oficial o Galo estava envolvido com outra competição, a Recopa, da qual se sagrou campeão.

CANAL FUTURA GANHA PRÊMIOS NO URUGUAI


O Canal Futura (TV paga) foi o vencedor em duas categorias do Prêmios TAL (Televisão América Latina): Melhor produção de relevância social para o filme De volta e Grande destaque para a faixa de documentários Sala de notícias. O anúncio dos premiados foi divulgado durante o evento DocMontevideo, no Uruguai. Os ganhadores foram escolhidos por votação interna, banca de jurados e via internet. Os principais objetivos da premiação são fortalecer o vínculo entre as emissoras associadas à rede da TAL e apresentar à população latino-americana produções atuais e de interesse público. O documentário De volta, dirigido por Rafael Figueiredo, acompanha quatro dias na vida de presos com crimes e penas variados, que ganham o direito à saída temporária no período de Natal em 2012. Já o Sala de notícias é dedicado aos documentários que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas. Para assistir, acesse os endereços www.futura.org.br/de-volta e www.futura.org.br/saladenoticias.

REPORTAGEM DO EM  REPERCURTE NA TV
A série de reportagens sobre a vida de Hilda Maia Valentim, que se transformou na personagem mítica Hilda Furacão com o romance do mineiro Roberto Drummond, publicada do dia 27 até quinta-feira, no Estado de Minas, ganhou repercussão anteontem no Fantástico. Os textos do jornalista Ivan Drummond, repórter do EM, que descobriu Hilda, dos 83 anos, em um asilo em Buenos Aires, tiveram destaque na atração da Globo e serviram de ponto de partida para que Carla Vilhena também fosse conhecer de perto a mulher que inspirou o livro e a minissérie de mesmo nome, estrelada por Ana Paula Arósio e exibida na Globo em 1998. Uma das mais famosas prostitutas de Belo Horizonte na década de 1950, Hilda largou tudo para se casar com o jogador de futebol Paulo Valentim, que jogou no Atlético Mineiro e se tornou ídolo no Boca Juniors, na Argentina. Hoje, como a série de reportagens do EM revelou, ela vive de poucas lembranças. Em entrevista ao Fantástico, Ivan Drummond mostrou que foi persistente e paciente no encontro com Hilda. “Ela alterna momentos de lucidez com momentos de apagões, né? Aí comecei a conversar e ela começou a contar a história”, resumiu. A série do EM é mais um capítulo da saga da personagem. 

Dia Nacional da Farmácia

Dia Nacional da Farmácia 
 
Brasil já é referência mundial em farmácia de manipulação
Ademir Valério

Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais
Estado de Minas: 05/08/2014


Quando saímos do médico com a receita e vamos em busca de um medicamento ou produto recomendado por ele, não temos a dimensão da importância da farmácia e dos farmacêuticos em nossas vidas e de como a preparação de fórmulas farmacêuticas mudou o destino da humanidade. É importante aproveitarmos que hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Farmácia para fazermos uma reflexão sobre esse assunto e celebrarmos a existência dessa instituição. A farmácia de manipulação representa na atualidade um importante segmento de mercado gerador de oportunidades. Somente ligados à Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, são mais de 5 mil sócios. O país se tornou referência mundial nessa área, que trabalha pela promoção da saúde e do bem-estar.

Se hoje os recursos que encontramos nas farmácias são sinônimos de tecnologia e confiança, é porque a ciência farmacêutica passou por um longo processo até sua consolidação. A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século 10. Naquele período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Os farmacêuticos, no início, incrementavam as fórmulas existentes para melhor atender as necessidades da época, marcadas por um período entre guerras, doenças e epidemias. Os medicamentos, anteriormente, eram muito escassos e milhares de pessoas morriam por falta de acesso. No Brasil, eles só apareciam quando expedições portuguesas, francesas ou espanholas chegavam com suas esquadras. De lá para cá, o enorme desenvolvimento da profissão promoveu uma verdadeira revolução no país. Houve um avanço no exercício dessa ciência, promovendo uma especialização da profissão e separando, assim, a medicina da farmácia. É inegável o valor que esses peritos na preparação de fórmulas apresentam para a saúde no mundo contemporâneo, objetivando a melhoria da condição de vida da população. A farmácia ajudou nas mudanças ocorridas na relação saúde e paciente, aumento da expectativa de vida pela criação de diversas vacinas, a melhoria das instituições médicas e o avanço da medicina em geral. O profissional dessa área trabalha de forma integrada com outras especialidades da área da saúde, como médicos, médicos veterinários, nutricionistas e dentistas para criar soluções. Portanto, é de extrema importância para a evolução do conhecimento científico. Além da incessante busca por medicamentos e tratamentos mais eficientes contra enfermidades, o farmacêutico, hoje, foca o bem-estar. Ele entende que a essência de seu trabalho é fazer com que as pessoas vivam mais e melhor. Por isso, não é incomum que, no dia a dia, além de manipular os medicamentos, o farmacêutico se torne cuidador e referência para as famílias.

As farmácias com manipulação têm uma legislação direcionada e um trabalho intensivo de valorização do paciente como indivíduo único, que demanda soluções personalizadas. A preparação individualizada de medicamentos tem se mostrado como um caminho eficaz para a prática farmacêutica. A realidade é que hoje somos referência mundial em manipulação – os especialistas estrangeiros admiram nossa tecnologia, procedimentos, normas, qualidade e amplitude de atuação. A saúde da população é a grande conquista desse setor, visto que produz medicamentos e produtos específicos de acordo com a necessidade de cada paciente.