segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Tiburi filosofa em BH - Carlos Herculano Lopes

Tiburi filosofa em BH
Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 18/08/2014


A romancista e professora universitária Márcia Tiburi está em BH para bater papo com o público e lançar Filosofia prática – Ética, vida cotidiana, vida virtual (Record), a convite do projeto Sempre um papo.

A autora explica que seu novo livro quer devolver a filosofia a seu devido lugar: “O da convivência, dos laços afetivos, da linguagem, um lugar onde agimos a favor, contra ou com os outros”.

 Tiburi avalia o vazio da emoção e da ação que nos caracteriza como sociedade. Ela tomou emprestada da filósofa Hannah Arendt a expressão “vazio do pensamento” – conceito, no seu entender, típico de uma sociedade que prefere o desconhecimento ao saber, que prioriza a resposta pronta e autoritária em detrimento da “aventura do questionamento”.

 Outro tema está relacionado às redes sociais. As pessoas, sobretudo os jovens, consideram a internet uma nova realidade,  o objetivo de suas vidas. Ela adverte: não é bem assim. “Tento discutir o redimensionamento do próprio cotidiano em cotidiano virtual. Isso pode até ser agradável, mas não o será se ali estivermos apenas reeditando o vazio do pensamento, da emoção e da ação”, conclui. 

TeVê

TV Paga

Estado de Minas: 18/08/2014



Água na boca
 (CARLO ALLEGRI/REUTERS)

O canal Fox Life estreia hoje, à meia-noite, a nova temporada de Chocco fantasy (foto), que reúne os chocolateiros mais famosos do mundo, encarando desafios propostos por clientes extravagantes, entre eles, Whoopi Goldberg, Ivana Trump e Julien MacDonald. A cada episódio, uma celebridade vai chegar com um pedido especial, como faz a escritora Jackie Collins no primeiro episódio: ela quer um bolo tão selvagem como um de seus livros, com uma pantera em tamanho real com olhos de esmeralda que brilhem muito para surpreender os convidados de sua festa.

Viva passará a reprisar
o programa Bem estar


A partir de hoje, o canal Viva vai apresentar o programa Bem  estar, desde o episódio de sua estreia na grade da Globo, em 2011. Apresentada atualmente por Fernando Rocha e Mariana Ferrão, a atração fala sobre alimentação saudável e cuidados com o corpo e será exibida de segunda a sexta-feira, às 18h.

GNT fashion fala do uso
da tecnologia na moda


Moda e tecnologia se encontram esta noite no GNT fashion. Lilian Pacce segue viagem por Bordeaux, no Sudoeste da França, e visita a sede da Lectra, referência mundial em softwares e equipamentos para a indústria de design. A marca conta com clientes como Dior, Louis Vuitton e H&M. Já Caio Braz conversa com a especialista em cultura digital Bia Granja para conhecer os principais aplicativos para quem curte moda. No ar às 21h30, no canal GNT.

Jack Johnson faz show
no iTunes, em Londres


O documentário Carmen Miranda – Bananas is my business, dirigido por Helena Solberg e que conta a história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo ao estrelar produções de Hollywood, é um dos destaques de hoje do canal Curta!, às 21h15. Já às 22h50, a emissora exibe mais um episódio da série Jazz icons, dedicado ao trompetista americano Art Farmer e sua banda, em um show realizado em 1964 e que contou com as participações do guitarrista Jim Hall, do baterista Pete LaRoca e do baixista Steve Swallow. No canal Bis, às 21h, a série Palco principal traz Jack Johnson no iTunes Festival de 2013, no Roundhouse, em Londres.

Boas opções esta noite
no pacotão de cinema

Na programação de filmes, a grande novidade de hoje é o drama Imperador, dirigido por Peter Weber, com Tommy Lee Jones e Matthew Fox, que estreia às 22h, no Telecine Premium. No mesmo horário, o assinante tem mais cinco opções: Chamada de emergência, na HBO 2; O besouro verde, no Studio Universal; Na companhia do medo, no MGM; O Cavaleiro Solitário, no Telecine Pipoca; e Doze homens e uma sentença, no Telecine Cult. Outros destaques: O reino, às 20h05 , no Universal Channel; Atração perigosa, às 20h20, no Space; O chamado de Xangai, às 21h, no Cinemax; Anônimo, também às 21h, no Max HD; e Eu sou a lenda, às 21h35, no FX.


Caras & Bocas
Simone Castro
simone.castro@uai.com.brae Castro

Segundo tempo

Depois de viver a protagonista Maria Marta, na primeira fase da novela Império (Globo), Adriana Birolli retornará à trama. Ela será sobrinha de Lília Cabral (que faz o papel de Adriana mais velha). O autor Aguinaldo Silva criou uma designer de sapatos para a atriz, e mais detalhes não foram revelados. Não se sabe ainda o perfil da moça, que, especula-se, será uma aliada de Maria Marta em suas vilanias. O certo é que ela competirá com Maria Clara (Andreia Horta), filha que não tem muito cartaz com a mãe, mas é a queridinha do pai José Alfredo (Alexandre Nero). Comenta-se, inclusive, que a personagem de Adriana Birolli vai atrapalhar e muito o namoro entre a prima e o chef Enrico (Joaquim Lopes), que já não é dos mais animados. O retorno de Adriana Birolli, que será em breve, estava previsto desde o início da novela.

JORNAL DA ALTEROSA FALA
de PROPAGANDA ELEITORAL


Na véspera do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, saiba o que os candidatos podem e o que não podem fazer para conquistar os votos dos eleitores. Seja na publicidade nos meios de comunicação, inclusive na internet, seja nas ruas, quem quer ser eleito tem que respeitar a lei. E você cidadão eleitor, deve ficar de olho. Saiba mais sobre o tema no Jornal da Alterosa – 1ª edição de hoje, que tem também as principais notícias do dia e do fim de semana. A apresentação é de Laura Lima e o jornal vai ao ar logo depois do Alterosa esporte, que traz tudo sobre a rodada do Brasileirão.

CONTRATOS RENOVADOS
E PRÓXIMOS TRABALHOS


Os atores Isabela Garcia e Johnny Massaro renovaram contratos com a Globo. Há mais de 40 anos na emissora, a atriz interpretou Vera na temporada passada de Malhação. No ano que vem, voltará à cena na novela Babilônia, de Gilberto Braga, com quem já fez outros trabalhos. Já Johnny se despediu há pouco do vídeo com o fim de Meu pedacinho de chão, no papel de Ferdinando, e aguarda convocação para o próximo trabalho.

REGINA DUARTE VAI DAR O
AR DA GRAÇA EM SERIADO


A atriz Regina Duarte, que atuou na primeira fase de Império, no papel de Maria Joaquina, especialista em diamantes, vai participar de um episódio de A grande família (Globo), que se despede da telinha, depois de 13 anos no ar. Ela postou foto no Instagram ao lado de Marco Nanini, que interpreta Lineu. "Vou adorar fazer parte mais uma vez de A grande família nesta reta final do antológico programa", escreveu. Em 2012, Regina participou da atração como Noêmia, juíza que decidiu se Agostinho (Pedro Cardoso) iria ou não para a cadeia.

MENOR MULHER DO MUNDO
ESTÁ GARANTIDA EM SÉRIE


A indiana Jyoti Amge, de 20 anos, considerada a menor mulher do mundo pelo Guiness book, vai participar da série American horror story, segundo o autor Ryan Murphy anunciou no Twitter. Ela está na quarta temporada da série, batizada de Freak show. A jovem, que mede apenas 62,8 cm, sofre de uma doença genética conhecida como acondroplasia. No elenco da série, que no Brasil é exibida no canal Fox (TV paga), estão, entre outros, Jessica Lange, Kathy Bates e Angela Basset.

TRAVESTIS
DO FUNK


O programa A liga de amanhã, às 22h45, na Band, mostrará o mundo dos travestis do funk carioca. Em um antigo reduto machista e homofóbico, eles tentam construir o seu espaço. E muitos brilham! Com letras que falam de preconceito, diversidade e dores de cotovelo, os travestis do funk também estão bombando na internet. Mais: a atração revela também o universo dos praticantes do Airsoft, esporte que faz da guerra um jogo. Nessa brincadeira, as pessoas podem se sentir senhoras das guerras e das armas.

PLATEIA

VIVA


Na moral (Globo), que encerrou temporada com um bom fecho, tratando do feminismo, debate sempre atual. E ainda contou com a participação preciosa de Fernanda Montenegro, que leu textos sobre o tema.

VAIA


Música de Anitta não é para criança. Daí nada a ver escalá-la para o Mais você (Globo), que foi ao ar no sábado, cheio de crianças. Uma delas afirmou não gostar da música da funkeira. Bem sintomático.

Vaidade, ostentação, soberba e queda - Carlos Eduardo Guilherme (Pacome)

Estado de Minas: 18/08/2014 



Mascarado é a palavra usada na gíria esportiva para identificar o atleta que não tem a exata noção de seu justo valor. Além de se ver como celebridade, ele se julga também o mais eficiente, o mais destacado, o único insubstituível e, às vezes, o mais bonito. A figura do mascarado não é privilégio desse ou daquele esporte. A fera é figurinha carimbada no meio esportivo. O termo é também usado fora do ambiente esportivo, com o mesmo sentido genérico, para identificar qualquer indivíduo soberbo.

Esse atleta, quando consegue fama e dinheiro, compra carros possantes, dá entrevista na TV, se exibe com mulheres bonitas – geralmente loiras –, usa joias caras, enfim, muda radicalmente seu comportamento, tornando-se excessivamente vaidoso, antipático e arrogante. Muda a maneira de falar, de se vestir, de se pentear, de andar e de se relacionar com as pessoas. E se sente o máximo. Para aparecer na mídia, faz de tudo, mesmo que isso o torne ridículo. Deslumbra-se facilmente com os flashes e com as luzes das câmeras. E assim torna-se antipatizado pela opinião pública e, paradoxalmente, até por seus admiradores.

Normalmente, esse tipo de atleta exerce liderança negativa sobre os colegas e, para conquistar a simpatia e a confiança de seus companheiros, mostra-se sempre agradável e prestativo com eles, mas aguardando uma oportunidade para influenciá-los a cometer atos de indisciplina. Mal sabe ele que o que desperta simpatia e admiração é justamente a modéstia, a educação e o cavalheirismo. Valores que o mascarado desconhece.

Curiosamente, no início de carreira, ele costuma ser educado, simples e humilde. Entretanto, ao se tornar famoso, transforma todas essas preciosas qualidades em ostentação. É impressionante como se torna exigente. Reclama de tudo: do hotel, da alimentação, dos horários de treinos e de jogos, do sistema tático e coletivo, da arbitragem, dos colegas de equipe, etc. Depois da fama, muitas vezes, acometido pela amnésia esportiva, se esquece dos amigos e das pessoas que o ajudaram na vida. Inacreditavelmente, muitos deles, quando chegam ao estrelato, acham que são Deus, enquanto os outros têm certeza disso. O ambiente esportivo, no qual o dinheiro, a fama e a vaidade acirram a competição, alguns atletas perdem a ética, o escrúpulo e a vergonha e se deixam cair na armadilha da mesquinharia, do egoísmo e da inveja. A competitividade revela o melhor dos produtos e o pior das pessoas. Essa é uma triste constatação: a maioria dos atletas, depois do sucesso, torna-se mal-agradecida.

Embora os técnicos e os dirigentes não visem a nenhuma retribuição dos atletas, sentem-se recompensados quando alguns alcançam o estrelato. Sua maior decepção, no entanto, ocorre quando percebem que naquele período nem sempre os atletas têm gratidão por seu técnico nem pelo clube. As cenas de jogadores que mudam de time, beijando a camisa da nova equipe, são um ato mais de marketing do que de sinceridade. Não nos iludamos: hoje o dinheiro fala mais alto. O amor à camisa inexiste. O esporte, a música e as artes quebram todas as barreiras sociais, possibilitando que pessoas dos mais variados níveis socioeconômicos se destaquem social e financeiramente, sem, contudo, estarem preparados para o sucesso.

No final da carreira, ironicamente, as mesmas pessoas que inflaram seus egos, por interesse e oportunismo, ou a mídia que construiu o mito para fins promocionais, são as primeiras a abandoná-los ao menor sinal de declínio. Não é raro vermos ex-atletas despreparados encerrem suas carreiras e se enveredarem no alcoolismo ou nas drogas, quando não morrem prematuramente na miséria. Todavia, é oportuno registrar que existe um seleto grupo de atletas que atravessa toda a trajetória esportiva, da iniciação ao encerramento da carreira, com classe digna de louvor.

Dignidade no câncer‏

Novas leis criaram benefícios para os pacientes oncológicos


Lúcia Maria de Paula Freitas - Advogada, gerente jurídica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)
Estado de Minas: 18/08/2014



O câncer é uma doença devastadora e de contínuo crescimento no nosso país. Os dados são alarmantes. Serão registrados 580 mil novos casos no biênio 2014/2015, número maior que o previsto para 2013, conforme projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além de toda a dificuldade relacionada ao diagnóstico e tratamento da doença, uma série de dificuldades de acesso e recursos afeta os pacientes oncológicos. Para amenizar esse sofrimento, a jurisdição brasileira assegura benefícios a esses pacientes. No entanto, muitos desconhecem seus direitos. Buscar ajuda da Justiça e conhecer algumas leis é essencial para dar mais dignidade aos pacientes com câncer.

A Constituição Federal de 1988 assegura, em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Os tratamentos devem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo totalmente custeados pelos governos federal, estadual e municipal. Indiscutivelmente, a criação dessas leis é um grande passo para dar maior qualidade de vida aos pacientes oncológicos e demonstra a preocupação do país com questões que podem atenuar impactos financeiros e sociais nesses enfermos. Em 2013, houve importantes mudanças para garantir o acesso de pacientes ao tratamento. Entre elas, as leis 9.797 e 12.802, que garantem a reconstrução imediata para pacientes com câncer de mama e a garantia do fornecimento de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com a Lei 8.112, de 11/12/1990, artigo 186, o servidor público que esteja em tratamento da neoplasia terá direito a receber proventos integrais, mesmo que não tenha o tempo completo de serviço para fins de aposentadoria. Outro direito conquistado foi a isenção do Imposto de Renda aplicada nos proventos de aposentadoria, ou reforma e pensão recebidos pelos portadores de doenças graves. Se o trabalhador é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ele tem o direito aos depósitos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) recolhidos, uma parte pelo empregador e outra, por contribuição descontada de seu salário. Caso o paciente adquira um imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou outro financiamento, paga-se juntamente com as prestações mensais um valor de seguro destinado a quitar o imóvel em caso de sinistros. Para facilitar o entendimento e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) criou a Cartilha dos direitos do paciente oncológico. Sabemos que não resolveremos o problema desses enfermos apenas com decisões protocolares, sem melhorar a estrutura física dos serviços e sem descentralizar a rede.

Felizmente, essas ações mostram boa vontade do Poder Legislativo e abrem espaço para os pacientes exigirem seus direitos. Com essas novas leis, o paciente passa a ser visto de um ponto de vista holístico, ou seja, globalizado, levando em consideração as partes e suas inter-relações. É importante ressaltar que documentos como laudos médicos, resultados de exames, biópsias, relatórios, encaminhamentos, entre outros, são vitais para a comprovação dos fatos e consequente garantia da tutela jurídica, para que os direitos do paciente possam ser efetivados.