domingo, 20 de outubro de 2013

Tv Paga

Estado de Minas: 20/10/2013 



 (TCM/Mocho/Divulgação)

ENTREVISTAS O TCM estreia amanhã, às 21h, a primeira série documental exclusiva do canal no Brasil. Além de assinar a produção, Luciana Vendramini comanda o programa Elas, mergulhando nas histórias de vida de mulheres que, com muita luta e perseverança, conquistaram espaço no cenário cultural e se tornaram ícones do cinema. A primeira temporada do programa terá 40 episódios e está focada na apresentação somente de divas brasileiras. Entre elas, Carla Camurati (foto), Marília Pêra, Carmem Miranda, Lilian Lemmertz, Dina Sfat e Tônia Carrero.

COLONIZAÇÃO Marte está congelado e exposto à radiação ultravioleta há bilhões de anos. Sua temperatura média é de 75 graus negativos. A atmosfera de dióxido de carbono é relativamente fina, mas ainda assim o cientista norte-americano Chris McKay acredita que o homem pode um dia viver em um planeta Marte com céu azul, oceanos, rios e bosques de pinhos. É o que ele afirma em Mars: making the new Earth, que o Nat Geo exibe hoje, às 18h30.

EM TERAPIA Ícone do cinema marginal, estrela de filmes como O padre e a moça (1966) e A mulher de todos (1969) – ela inclusive foi casada e teve duas filhas com o diretor Rogério Sganzerla –, a atriz Helena Ignez revela a paixão por Nietzsche e diz que já foi presa algumas vezes, em testemunho a Fabio Marcoff, em mais um programa No divã do dr. Kurtzman, hoje, às 21h, no Canal Brasil.

NA COZINHA
Minas Gerais é o destino de hoje de Josimar Melo (foto) no programa O guia, às 19h, no canal Bem Simples. Ele vai a uma fazenda, experimenta o trabalho dos boias-frias cortando cana com as próprias mãos, e depois acompanha o processo de produção da tradicional cachaça mineira. Já em BH, vai saborear a famosa galinha ao molho pardo do Restaurante Maria das Tranças, mas terá que pegar a galinha sozinho.



A onda verde e amarelo
Por força da regulamentação do mercado, séries nacionais invadem os canais de TV por assinatura

Publicação: 20/10/2013 04:00

Sucesso de audiência, O negócio já teve o segundo ano confirmado pela HBO (HBO/Divulgação)
Sucesso de audiência, O negócio já teve o segundo ano confirmado pela HBO

Se ainda não percebeu, o assinante menos atento deve notar que, cada vez mais, a TV paga anda exibindo séries de ficção com elenco nacional. O aumento pode ser mensurado e explicado. De acordo com levantamento recente da (Agência Nacional do Cinema (Ancine ), dobrou a quantidade de horas de exibição de conteúdo brasileiro no ano passado e a tendência é que o número de produções só aumente. A mudança se deve à Lei Federal 12.485, que garante cotas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura.

Praticamente, todo mês um canal coloca nova série no ar. A Fox, por exemplo, acabou de estrear Se eu fosse você, com Heitor Martinez e Paloma Duarte. Já o Multishow lançou De volta pra pista, com Daniele Valente, e na semana que vem, no dia 30, será a vez da nova temporada de Meu passado me condena, com Miá Mello e Fábio Porchat. Esses são apenas alguns exemplos das muitas produções nacionais que devem estrear até o fim do ano. Em 2014, obviamente, novos lançamentos estão previstos.

A nova regulamentação garante cotas de exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura, entre outras medidas benéficas ao setor. Desde o mês passado, os canais em operação no país, exceto TV aberta, esportivos e jornalísticos, têm de exibir três horas e 30 minutos de programação nacional por semana, em horário nobre. O tempo, que era de uma hora e 10 minutos em 2011, foi sendo ajustado anualmente pela lei, para que os canais pudessem se adaptar e chegar ao máximo neste ano.

Metade desse conteúdo tem de ser de produtoras independentes brasileiras. “É a área mais beneficiada, com espaços garantidos de coprodução e exibição nos canais. Isso gera demandas por produtos e inserção profissional”, analisa Mauro Garcia, diretor - executivo da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV). A entidade tem hoje 356 produtoras associadas espalhadas pelo Brasil. O número é quase 70% superior ao registrado em março de 2012.

Apesar de a agenda de diversos canais ainda não ter sido divulgada, no próximo ano devem ser lançadas novas temporadas de séries nacionais de ficção, como O negócio (HBO), Sessão de terapia (GNT) e Agora sim (Sony), além da estreia de novos produtos. O Multishow pretende levar ao ar A segunda vez, baseado no livro A segunda vez que te conheci, de Marcelo Rubens Paiva, enquanto a Fox planeja lançar Bruna Surfistinha, baseado  no filme homônimo de 2011. “Aumentamos a produção local porque isso já fazia parte da estratégia da Fox, e esse aumento foi quantificado para que atendêssemos a lei”, revela Marcello Braga, diretor de conteúdo da Fox para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário