terça-feira, 10 de junho de 2014

TeVê

TV Paga

Estado de Minas: 10/06/2014



 ( Canal Futura/Divulgação )

Gol de placa
O canal Futura está com uma programação variada e de alta qualidade. Além de Nota 10, que mostra os obstáculos que os jovens encontram para entrar no mercado de trabalho, às 15h, tem sequência a série biográfica + Brasileiros, que focaliza hoje o Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente eleito do Brasil, às 23h. E a grande novidade está no Sala de notícias, com um especial sobre a Copa do Mundo, hoje com o documentário Olhar bom de bola (foto), de Vincent Rimbaux, às 14h35.

SescTV também entra no  clima da Copa do Mundo


Futebol também é tema de programação especial no SescTV, às 21h, com três curtas-metragens latino-americanos: Matadores de Victoria, de Juan Carlos Dall’Occhio e Agustin Kazah; Fome de bola, de Isaac Chueke; e Goles y metas, de Ginger Gentile e Gabriel Balanovsky. O canal Off afirma entrar no clima, mas selecionou atrações de outras modalidades, hoje com um documentário sobre o skatista brasileiro Bob Burnquist, às 23h30.

Documentários de arte  são destaques na grade


O Curta! pega outro rumo, com o documentário Será que o tempo realmente passa?, com o grupo de artes cênicas Intrépida Trupe, às 21h. Na mesma emissora, às 23h, vai ao ar a segunda parte de Um tributo à arte moderna. O Arte 1 vai mais adiante, apresentando, às 22h50, Living the dance – A vida em movimento, que acompanhou por 30 anos a evolução da carreira de cinco bailarinos holandeses.

Polêmica boa é mesmo  com Antônio Abujamra
Antônio Abujamra recebe o diretor do Sesi e do Senai de São Paulo, Walter Vicioni Gonçalves, em mais uma edição do Provocações, às 23h30, na Cultura. O convidado vai falar sobre um assunto que provoca todos os brasileiros diariamente: a educação. Entre as várias críticas ao modelo educacional, Walter aponta possíveis soluções.

HBO vai passar a limpo  a história do The Police

Pode parecer confuso, mas a ideia é mesmo misturar os estilos e promover encontros inéditos: a cantora Anitta, Saulo Fernandes, que foi vocalista da Banda Eva, e o grupo de rock Biquíni Cavadão são os convidados de hoje de Thiaguinho, no programa Música boa ao vivo, às 20h30, no canal Multishow. Em tempo: às 22h05, a HBO exibe o documentário Can’t stand losing you: surviving The Police, sobre a banda de
Sting, Andy Summers e
Stewart Copeland.

Ação, drama e humor no pacotão de cinema


No pacote de filmes, o destaque é Eles voltam, de Marcelo Lordello, às 22h, no Canal Brasil. No mesmo horário, o assinante tem seis boas opções: Um caminho de luz, no Cinema; Uma boa e velha orgia, no Telecine Pipoca; 007 – Operação Skyfall, no Telecine Action; Ronin, na MGM; Gladiador, no Studio Universal; e Gandhi, no TCM. Outras atrações da programação: À procura de Ashley, às 21h30, no Bio; e Cowboys e aliens, às 22h30, no FX

Caras & Bocas
Simone Castro
simone.castro@uai.com.br


 (tv globo/divulgação)


CLIMA DA COPA

A nova temporada do Tempos de escola também está em ritmo de Copa do Mundo. E entram em campo neste mês personalidades ligadas ao futebol, atividade das mais populares nas quadras de colégios em todo o país. Convidada da vez, a jornalista Glenda Kozlowski é enfática ao falar da importância que a Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda teve em sua vida. “Foi essencial na minha formação como ser humano e no incentivo para continuar no esporte.” Ali, ela começou a competir no bodyboarding. “Os professores me ajudavam e me deram muita força para continuar. Talvez, sem eles eu tivesse desistido.” Hoje, às 22h30, no canal Futura (TV paga). Na “reserva” para os próximos programas, já estão escalados, entre outros, Milene Domingues, a “rainha das embaixadinhas

ALESSANDRA AMBRÓSIO  VAI ESTREAR NO CINEMA

Uma das modelos brasileiras mais festejadas nas passarelas internacionais, Alessandra Ambrósio se prepara para estrear no cinema. A Focus Features divulgou, segundo a Agência Efe, que Alessandra integrará o elenco de um longa-metragem que será inspirado na vida do multimilionário italiano Alessandro Proto, vivido por Channing Tatum. A modelo vai interpretar a namorada do magnata. A produção terá a parceria do grupo Paramount e as filmagens começarão em dezembro, com lançamento previsto para 2016.

SÉRIE GANHA REFORÇOS  DA TURMA DE FROZEN


Fãs da série Once upon a time, exibida no Brasil pelo canal Sony (TV paga), e da animação Frozen comemorem: personagens das produções vão contracenar na quarta temporada da atração da TV. Além da rainha Elsa, outros atores, segundo o site TVLine, vão encarnar Anna, a princesa irmã de Elsa, e Kristoff, o mocinho que ajuda a moça a encontrar sua mana. A quarta temporada da série estreia em setembro nos Estados Unidos.

BEIJO ENTRE CLARA E  MARINA SÓ NO FINAL

Será apenas na última semana de Em família (Globo), que encerrará expediente em 18 de julho, a data prevista para rolar o primeiro beijo entre o casal Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller). De acordo com o site Notícias da TV, o autor Manoel Carlos recebeu o ok da emissora para escrever a cena. Até lá, nada de maiores intimidades entre as personagens, que assumirão o romance nos próximos capítulos. O casal enfrenta manifestações opostas, ou seja, há quem goste e há quem desaprove o romance. Pelo visto, a última parcela do público levou ligeira vantagem no desfecho da trama, já que beijo mesmo deve ser só um e no final.

GABRIEL BRAGA NUNES  É PAPAI DE UMA MENINA

Gabriel Braga Nunes, o Laerte de Em família, já é pai. Nasceu, no Rio de Janeiro, a primeira filha do ator, fruto do casamento com a atriz Isabel Nascimento Silva. Anteontem, ele publicou no Instagram uma foto da menina, que se chama Maria, e legendou: “Que alegria.” O casamento entre os atores foi realizado, em cerimônia íntima, em abril deste ano.

SEM PAPAS  NA LÍNGUA


Jorge Kajuru faz barulho e não é pouco. O jornalista promete muito mais com um programa especial sobre a Copa do Mundo no Esporte Interativo. Ele revelou que apresentará o Outro lado da Copa e comentará o que quiser, sem censura. Pelo Facebook, Kajuru, um dos jornalistas mais polêmicos do país, comentou que nenhuma outra emissora lhe faria uma proposta tão honesta quanto o canal. “Podem escrever. A única TV do povo na Copa, com liberdade total de expressão, será a TV Esporte Interativo. Vou fazer um programa diário de 30 minutos chamado O outro lado da Copa. Me ofereceram liberdade sem nenhuma restrição”, disse Kaju

PLATEIA

VIVA - A atriz Júlia Lemmertz arrasou nas cenas sensuais de sua Helena, com direito a bebedeira e lingerie, na trama de Em família.

VAIA - Xuxa, que interrompeu a todo momento as falas de outros convidados no Altas horas (Globo). Ficou chaaato! Menos é mais!

Esquizofrênicos vulneráveis

Esquizofrênicos vulneráveis 

 
Problemas como morte prematura, suicídio, abuso de drogas e prisões por atos violentos crescem mais em pacientes com o transtorno do que no restante da população 

 
Paloma Oliveto
Estado de Minas: 10/06/2014


Nas últimas quatro décadas, a vida ficou pior para pacientes de esquizofrenia. Uma pesquisa realizada na Suécia com 25 mil indivíduos que sofrem do distúrbio mostrou que, comparado ao restante da população, nesse período houve aumento de morte prematura, criminalidade e suicídio entre eles. Também foi verificada maior incidência de abuso de drogas. De acordo com o principal autor do estudo, o psiquiatra Seena Fazel, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, isso não significa que a doença mental predisponha a comportamentos violentos. Em um estudo publicado na revista The Lancet Psychiatry, ele alerta que, na verdade, os dados são um indicativo da necessidade de melhorar os tratamentos disponíveis, atacando não só os sintomas da doença, mas também desenvolvendo medidas preventivas e uma rede de proteção.

Desde a década de 1970, a Suécia abastece um banco de dados bastante completo e atualizado sobre doenças mentais. Fazel acredita que nenhum outro país disponha de informações tão detalhadas a respeito dos pacientes, que são acompanhados ao longo de toda a vida. Por isso, a pesquisa foi realizada lá, esclarece. Os gráficos das estatísticas, que cobrem o período de janeiro de 1972 a dezembro de 2009, mostram, ao longo dos anos, uma linha ascendente. Embora tanto em equizofrênicos quanto na população em geral índices de suicídios, criminalidade e mortes prematuras (antes dos 56 anos) tenham aumentado nesse intervalo, as taxas foram maiores entre os primeiros.

Essa é também a primeira pesquisa que compara violência e mortalidade nesses pacientes não só com o restante da população, mas entre irmãos. A inclusão dos parentes ocorreu para ajustar fatores de risco intrafamiliares e genéticos. Sabe-se, por exemplo, que filhos de pais criminosos têm maiores chances de cometer suicídio, por fatores ambientais. Ao mesmo tempo, alguns autores sustentam que certos aspectos da violência poderiam ser herdados no DNA. Os pesquisadores queriam constatar se pessoas criadas sob as mesmas condições – fossem boas ou ruins – e com perfil genético semelhante tinham riscos iguais de se envolver com fatos violentos ou se o distúrbio mental influenciava mais que o histórico familiar e/ou genético.

Novas estratégias No período estudado, a equipe de Fazel constatou um aumento geral de crimes, suicídios e mortes prematuras. Mas, proporcionalmente, a cada ano, as taxas de violência tiveram crescimento 1,1% maior entre os equizofrênicos; as de suicídio, 1,7% e as de mortalidade antes dos 56 anos, 0,2%. De modo geral, os resultados mostraram que, cinco anos depois do diagnóstico inicial, cerca de um em cada 50 homens e mulheres com o distúrbio mental cometeram suicídio e cerca de um em cada 10 homens e uma em cada 37 mulheres foram condenados por algum crime violento. Um dado chocante é que pacientes com esquizofrenia têm, estatisticamente, oito vezes mais riscos de morrer prematuramente do que o restante da população.

Seena Fazel reconhece que ainda não sabe dizer por que houve um aumento na incidência de crimes, mortes precoces e autoextermínio de indivíduos com o transtorno. “Mas está muito claro para nós que é preciso desenvolver novos tratamentos e estratégias – incluindo adoção de políticas públicas – que diminuam esses riscos”, afirma. De acordo com ele, no caso do cometimento de crimes, é possível associar a tendência de crescimento das ocorrências ao abuso de substâncias ilícitas. Embora isso esteja ocorrendo de forma geral na sociedade, pesquisas anteriores indicaram que, no caso da esquizofrenia, as drogas parecem estimular o comportamento violento.

Elizabeth Walsh, pesquisadora forense do Instituto de Psiquiatria Crespigny Park, em Londres, conta que já se demonstrou algumas vezes que o abuso de substâncias ilícitas está associado a um incremento da criminalidade e da agressividade. “Comparando pacientes esquizofrênicos que usam e não usam drogas, o cometimento de atos violentos é significativamente maior no primeiro caso. São dois fatores que parecem discriminar, dentro do quadro desse distúrbio mental, o aumento do risco da violência: o abuso de substâncias químicas e os sintomas psicóticos agudos”, diz Elizabeth, autora de um artigo a respeito do tema, publicado no The British Journal of Psychiatry.

Estigma injusto Para a psiquiatra Sheilagh Hodgins, professora do Departamento de Ciência Mental Forense do King’s College, de Londres, pesquisas como a de Seena Fazel são muito importantes para se conhecer as fragilidades dos pacientes esquizofrênicos e, dessa forma, desenvolver tratamentos que os beneficiem também a sociedade. A especialista, contudo, alerta para o risco de interpretações errôneas, que aumentem ainda mais o estigma contra essas pessoas. “Indivíduos com esquizofrenia são comumente percebidos como imprevisíveis e perigosos, o que pesa imensamente para estigmatizá-los. Consequentemente, quando algumas dessas pessoas cometem crimes, isso é supervalorizado e noticiado”, critica.

Citando estudos realizados na Inglaterra e na Dinamarca, ela reforça que não há diferenças significativas no índice de cometimento de crimes violentos quando se compara a população com ou sem distúrbios mentais. “O que ocorre é que, de fato, o abuso de substâncias ilícitas parece estar diretamente relacionado ao aumento da violência entre pacientes com esquizofrenia. Esse é um aspecto que precisa ser profundamente investigado”, diz. O distúrbio mental em si, contudo, não predispõe a criminalidade, conforme diversas pesquisas têm indicado.

Em um artigo publicado na revista The Lancet Psychiatry, no qual comentam o trabalho de Seena Fazel, Eric Elbogen e Sally Johnson, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, observam que um dos aspectos mais interessantes do estudo foi o destaque ao risco de suicídio. “A cobertura noticiosa da esquizofrenia e de outros distúrbios psiquiátricos geralmente se foca na violência e no crime. Muito menos atenção se dá ao suicídio e a lesões autoafligidas em pessoas com doenças mentais severas”, escreveram.

Elbogen e Sally destacaram que a maior parte das pessoas com esquizofrenia e distúrbios relacionados não é violenta nem suicida. “Apesar da necessidade de garantir aos pacientes a ajuda necessária para reduzir seus riscos de suicídio, violência ou morte prematura, pesquisas que relatam (esses problemas) também precisam ficar atentas para que os pacientes não sejam afetados ainda mais com estigmas e discriminação”, salientaram.

Apreensão
no Brasil

“No Brasil, também é preciso fortalecer a rede de proteção voltada a pacientes esquizofrênicos e com outros distúrbios mentais”, afirma Fátima Vasconcelos, vice-presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro (Aperj). De acordo com ela, a maior preocupação em relação a essas pessoas é o potencial de atentarem contra a própria vida. “Nos esquizofrêniocos, o risco de suicídio é de 10%, sendo maior nos primeiros anos da doença, quando é de 15%”, diz. O índice é 30 vezes maior que na população em geral.

Em 2006, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com diretrizes de prevenção ao suicídio – inclusive entre pacientes com doenças mentais – no atendimento primário, mas o texto não se transformou em política nacional. “Infelizmente, as diretrizes não foram implementadas. O que vemos é um apagão na saúde mental. Leitos foram fechados, sem uma rede de atendimento suficiente para proteger o paciente no momento de crise. O paciente demora até três meses para conseguir uma consulta ambulatorial na rede pública”, critica.

A comorbidade entre esquizofrenia e dependência química é outro problema grave que precisa ser enfrentado. Segundo Fátima, 30% dos pacientes com transtorno mental bebem. A médica destaca, porém, que esquizofrênicos não são necessariamente violentos: “Na verdade, são menos perigosos que a população dita normal”. (PO) 

GENÉTICA » Avanço na compreensão da deficiência mental‏

GENÉTICA » Avanço na compreensão da deficiência mental
Estado de Minas: 10/06/2014


A deficiência mental severa ocorre em 0,5% dos nascimentos e quase nunca se sabe a causa desse distúrbio, caracterizado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) como “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança”.

Para pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Radboud, da Holanda, o sequenciamento total de genoma poderá, no futuro, oferecer um diagnóstico preciso da deficiência de cada paciente, levando em consideração alterações no DNA. Embora causas ambientais possam influenciar na deficiência, acredita-se que esse é um problema fundamentalmente genético.

Estudos anteriores de sequenciamento do exoma, que focam em determinados genes ou porções do DNA, já destacaram o papel de defeitos na estrutura ou na sequência de letras do genoma que não foram herdadas dos pais, as chamadas “mutações de novo”, no desenvolvimento da deficiência mental. Mas, apesar disso, a maior parte dos casos de distúrbios severos continua sem explicação.

A equipe do geneticista holandês Joris Veltman realizou o sequenciamento total de 50 pessoas que apresentam essa condição, assim como dos pais – mentalmente saudáveis – dos pacientes. Análises genéticas anteriores feitas nos mesmos indivíduos não haviam detectado marcadores da deficiência, mas, agora, os cientistas encontraram 92 novas variações na estrutura e na sequência de letras do genoma associadas ao problema.

Ou seja, eles descobriram qual o defeito genético em 42% dos pacientes. Em um artigo divulgado na revista Nature, Veltman defende que as mutações não herdadas são a principal causa de deficiência mental severa e destaca a importância do sequenciamento total do genoma como ferramenta para diagnosticá-la.

 Artigos retirados

A cientista japonesa Haruko Obokata, que anunciou ter descoberto uma forma revolucionária de criar células-tronco e depois foi questionada por diversos pesquisadores, aceitou retirar os artigos sobre a pesquisa, publicados na revista Nature. “Confirmo que aceitou”, afirmou, no fim da semana passada, um porta-voz do Instituto Riken, onde os experimentos foram conduzidos. O coautor do estudo, Charles Vacanti, ainda está sendo ouvido pelo centro. Em 29 de maio, Haruko Obokata aceitou retirar a menos importante de suas duas comunicações, mas manteve a que, segundo seu advogado, demonstrava a veracidade da descoberta das chamadas células Stap. 

BICENTENÁRIO DE ALEIJADINHO » Profeta é símbolo do Ano do Barroco

Obra do conjunto que ornamenta igreja de Congonhas foi eleita ícone das homenagens ao patrono das artes do Brasil


Gustavo Werneck
Estado de Minas: 10/06/2014

Profeta Daniel é uma das peças declaradas patrimônio da humanidade (Márcio Carvalho/Divulgação    )
Profeta Daniel é uma das peças declaradas patrimônio da humanidade




O bicentenário de morte de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814), e a comemoração do Ano do Barroco Mineiro já têm o seu símbolo. Em votação popular, via internet, foi escolhido Daniel, um dos 12 profetas integrantes do conjunto do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, na Região Central de Minas, como ícone das comemorações. A obra teve a preferência de 57% dos internautas (1.280 votos), ficando em segundo lugar Cristo com a Cruz às Costas (380) e Anjo da Amargura (172), ambas da mesma cidade e reconhecidas, ao lado de todo o acervo esculpido por Aleijadinho no entorno da basílica, como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A figura do profeta Daniel será impressa em uma das faces da medalha comemorativa dos eventos que ocorrerão até o fim do ano, com ponto alto em 18 de novembro, data de morte do patrono das artes do Brasil. A programação organizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Secretaria de Estado da Cultura e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) inclui exposições, publicações especiais, mostra de livros, lançamento de obras literárias, encontros sobre patrimônio cultural e outras atividades que enaltecem a genialidade do artista natural de Ouro Preto. A votação ficou aberta de 19 de maio até a última sexta-feira.

Entre as atrações na capital, está em cartaz no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte), a mostra Patrimônio recuperado. Estão expostas 150 obras apreendidas em operações do Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Federal e outras instituições, desde 2003. Os visitantes poderão ver, de autoria e procedência desconhecida, as esculturas de São Francisco de Paula, em policromia e douramentos, São Miguel Arcanjo, com 1,23 metro de altura, Nossa Senhora da Piedade, de terracota, entre outros. Segundo restauradores, é uma ótima oportunidade para que as comunidades do interior ajudem a identificar a origem dos objetos sacros.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL O ano do bicentenário de Aleijadinho e Dia do Barroco Mineiro, em 18 de novembro, foram criados pela Lei 20.470/2012, originária do Projeto de Lei 3.396/12, de autoria do deputado Dinis Pinheiro. A legislação prevê que, anualmente, em 18 de novembro, sejam realizadas atividades para preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico, artístico e cultural vinculado ao barroco mineiro, à obra de Aleijadinho e aos demais expoentes desse estilo.

Para envolver professores e estudantes de quinta e oitava séries em todas as atividades, o Iepha está elaborando a Cartilha do Barroco, em estilo bem didático, sobre o mestre Aleijadinho e seu tempo. O material será ilustrado e tem lançamento previsto para o segundo semestre.

Um outro olhar sobre o Velho Chico‏

Engenheiro florestal, professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa e especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas


Estado de Minas: 10/06/2014 



Acompanhei, com muita atenção, algumas reportagens publicadas ultimamente pelo Estado de Minas sobre rio São Francisco. Vi, também, a campanha que o comitê da bacia está lançando para criar o Dia Nacional do Velho Chico. O assunto é recorrente, mas não perde a atualidade, principalmente porque as mudanças sofridas por ele estão mais do que aceleradas, provocando condições novas de degradação em intervalos curtíssimos de tempo e pedindo um novo olhar sobre os problemas que o afetam.

A maior preocupação tem de ser com as severas quedas de vazões, originadas em suas nascentes e em seus córregos de cabaceiras. E as vazões, ou seja, as quantidades de água produzidas pelas nascentes e transportadas pelos córregos num determinado período, numa visão objetiva, são resultantes do processamento dos volumes de chuvas recebidos pelas respectivas bacias hidrográficas. Se o processamento é eficiente, ele promove o armazenamento de boa parte dos volumes recebidos nos aquíferos subterrâneos, diminui as enxurradas e garante o abastecimento das nascentes e dos córregos de cabeceiras nos meses sem chuvas. Tudo muito simples, mas tão pouco compreendido e aplicado na prática.

Mas como fazer com que o processamento seja bom? O princípio básico é ajudar a infiltração, ou seja, a passagem da água da superfície para o interior do solo, diminuindo enxurradas. Para isso, além de diminuir a impermeabilização, é preciso segurar a água em pequenas reentrâncias, obstáculos, caixas etc., dando tempo para a infiltração. A infiltração, portanto, não depende exclusivamente da cobertura florestal. Há muitas outras tecnologias disponíveis para tal. E por que não são aplicadas? Primeiro, pela crença de que só as matas ciliares têm a capacidade de proteger os rios; segundo, pela concentração de esperanças na legislação; e, terceiro, pela resistência em trabalhar com produtores rurais, em cujas terras estão a absoluta maioria das nascentes e dos córregos que sustentam as vazões do Velho Chico.

Os produtores rurais viraram os vilões da degradação, pois a maioria urbana (85% da população), com o propósito de livrar a própria cara, joga sobre eles as responsabilidades por quaisquer danos ambientais. E assim surge o grande dilema, já que sem a cooperação dos produtores rurais não haverá salvação para o Velho Chico.

O comitê da bacia já tem um programa chamado de “recuperação hidroambiental”, visando atuar em 22 pequenas bacias, em caráter demonstrativo. As metas englobam a construção de terraços, de paliçadas e de barraginhas, a recomposição de vegetação, a melhoria de estradas vicinais e o cercamento de nascentes. Tudo bem. Mas há um problema de execução, pois serão contratadas empresas para implantação das tecnologias e outras para fiscalização. E trabalhos de conservação de aquíferos e nascentes não podem seguir a lógica dos canteiros de obras, onde os barracões são montados, as obras executadas, conferidas, os barracões desmontados e as empresas vão embora.

No caso, as degradações estarão de volta se os produtores rurais não forem envolvidos diretamente na execução e não continuarem a ser apoiados, tanto técnica quanto financeiramente, para manutenção das estruturas implantadas. Tudo tem de ser feito com os métodos da extensão rural, aliando conservação com aumento de renda das famílias, e sem melindres de repassar recursos para os produtores rurais virarem, também, produtores de água.

E é bom não nos esquecermos que, por lei, a água é um bem de domínio público, escasso e de valor econômico, e cuidar dela não pode ser uma obrigação só do meio rural. Nós, urbanos, vamos ter de pagar pelos serviços ambientais que nos serão prestados pelos rurícolas.

Desbravando o Brasil

Enquanto a bola não rola, jogadores se deslubram com o país das favelas, dos índios e das paisagens


Carolina Mansur e Mayko Silva (Especial para o EM)

Estado de Minas: 10/06/2014


Com as seis seleções que desembarcaram ontem para a disputa da Copa do Mundo, o país já conta com 27 dos 32 candidatos ao título mundial. Hoje, chegam mais duas equipes (Bélgica e Nigéria), e amanhã mais três (Portugal, Gana e Coreia do Sul). Mais do que somente treinar e se preparar para a sequência de jogos a partir de quinta-feira, quando Brasil e Croácia abrem a competição no Itaquerão, em São Paulo, o que se vê são jogadores aproveitando para curtir as belas paisagens, principalmente as de visual paradisíaco, conhecer o carisma e a alegria do povo brasileiro e tirar muitas fotos. Primeiros a pousar em solo tupiniquim, os australianos têm as praias de Vitória ao seu dispor. O mesmo acontece com os holandeses, no Rio. Também na cidade maravilhosa, os ingleses preferiram, ontem, fazer um passeio e visitar um complexo esportivo na Rocinha, a maior e mais famosa favela da capital fluminense. Já os alemães foram a uma vila indígena, em Santo André, no Sul da Bahia. Aos poucos, eles estão descobrindo o Brasil. E estão se encantando.


LEÕES INDOMÁVEIS
A delegação de Camarões desembarcou ontem em Vitória, e sua principal estrela, o atacante Samuel Eto’o, já foi logo dizendo: “Bem-vindo ao Brasil...”.


 (MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO)

CARROSEL HOLANDÊS
Os atletas da Laranja Mecânica fizeram uma caminhada na praia de Ipanema. Entre os mais animados estavam os atacantes Kuyt e Robben, que entraram no mar e levaram “um caldo”. O principal astro holandês, aliás, se arriscou a jogar frescobol. O também atacante Jeremain Lens tirou uma foto com o Rio de Janeiro de fundo.



DIA DE ÍNDIO
O volante Schweinsteiger, o armador Özil e os atacantes Podolski e Klose tiraram fotos durante visita a uma vila indígena em Santo André, nos arredores de Porto Seguro, na Bahia.



VITÓRIA DOS AUSTRALIANOS
O armador James Holland aproveitou a bela paisagem com vista do hotel, em Vitória, e postou foto mostrando os seus pés e os do zagueiro McGowan. “Pés para cima e aproveitando a vista com Ryan McGowan depois de outra boa sessão de treinos. Relaxando para estar pronto para tudo de novo amanhã (hoje)”, foi a legenda.


 (REPRODUÇÃO DA INTERNET  )

ENGLAND IN RIO
A delegação da Inglaterra visitou ontem um complexo esportivo na favela da Rocinha. O armador Wilshere e os atacantes Welbeck e Sturridge registraram o momento. Este último se arriscou até mesmo a participar de uma roda de capoeira. O English Team também treinou no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca.

Vai ter match sim!

Vai ter match sim! 
 
Estrangeiros chegam para o Mundial e diversificam a oferta no aplicativo de paquera Tinder 
 
Shirley Pacelli
Estado de Minas: 10/06/2014


Criação da designer Carolina Chang reúne %u201Cachados%u201D no Tinder durante a Copa (Tumblr/Reprodução de internet)
Criação da designer Carolina Chang reúne %u201Cachados%u201D no Tinder durante a Copa

Adam, de 29 anos, é um norte-americano que tem muitas paixões, entre elas o Brasil. Ben, de 28, é um alemão perdido em Sampa. Jon, de 25, gosta de cachorros, procura por um amor e pode estar a apenas um quilômetro de você. Não demorou muito para que a criatividade brasileira criasse o tumblr Tinder na Copa (tindernacopa.tumblr.com), que reúne os perfis do aplicativo de paquera dos gringos que aportaram no país por causa dos jogos mundiais. A seleção, rigorosa no quesito beleza, se concentra apenas nos homens. Já são 101 “musos” de países variados, como Finlândia, Dinamarca, Grécia, França e Argentina postados na página.

A criação é da jovem designer Carolina Chang, de 28 anos, moradora de São Paulo. O tumblr foi criado há um mês, mas só ganhou visibilidade depois que Natália Penas (@Natalhapenas), redatora com cerca de 57,6 mil seguidores no Twitter, postou o link da página no seu microblog nesse fim de semana. Desde então, o número de contribuições tem crescido. Carolina conta que, por meio da rede, já saiu com um norte-americano e um francês, mas o relacionamento não vingou. “Eles estão aqui mais para passear, não tem como ter algo sério pois não sabemos se vão voltar”, conta.

BELOS ROSTOS A novidade pega carona no fenômeno surgido em março com o tumblr Tinder na Suécia (tindernasuecia.tumblr.com), que reunia os belos rostos dos usuários do país. Depois do sucesso da iniciativa, dispararam paródias da página na web com versões da Jamaica, Afeganistão e Coreia. O Tinder virou febre no país no ano passado. Basicamente, virou uma rede social da paquera que conecta usuários do Facebook que estejam geograficamente próximos. O termo “match” aparece quanto há interesse de ambas as partes. E é fato que, com a chegada dos estrangeiros ao Brasil e, mais especificamente, a Belo Horizonte, a oferta de gringos no aplicativo tende a subir significativamente.

A empresa acabou de lançar uma nova funcionalidade, similar ao também popular app Snapchat, que permite o compartilhamento de fotos que se autodestroem em um prazo de 24 horas. Segundo dados da empresa, há 100 milhões de usuários no mundo, sendo 10 milhões brasileiros. O aplicativo está disponível, gratuitamente, para dispositivos iOS e Android (gotinder.com). É baixar e torcer!