quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

MARTHA MEDEIROS - Para iniciar bem o ano

Zero Hora - 31/12/2014

Selecionei algumas frases de pessoas célebres e outras nem tanto, a fim de montar um mosaico que nos faça relaxar e refletir sobre essa aventura insana que é viver. Levantar de manhã já pode ser considerado um esporte radical, então está aí um kit de sobrevivência para nos socorrer quando estivermos ligeiramente em pânico e levando tudo a sério demais.
– Se quiser fazer Deus rir, faça planos. (aforismo iídiche)
– É preciso ter altos e baixos. De outra forma, você não saberia a diferença. Seria tudo uniforme, linha reta, como olhar para um monitor de batimentos cardíacos. E, quando rola aquela linha reta, baby, você está morto. (Keith Richards)
– Segurança não é ausência de perigo; segurança é o gerenciamento do medo. (Wendy Reid Crisp). – Sossega, porque nada há que esperar, e por isso nada que desesperar também. (Fernando Pessoa)
– Felicidade se acha é em horinhas de descuido. (Guimarães Rosa)  – As coisas boas vêm com o tempo. As melhores, de repente. (Denise Lessa)
– Tudo é saudável, menos interrogar-se constantemente sobre o sentido dos nossos atos. (E.M. Cioran) – Desconfio/dessa coisa/de pessoas do bem/e pessoas do mal/acho que só existem/as sensíveis/e as sem sal. (Josué Orsolin)
– Ninguém vale pela sua ascendência, pelo lugar onde nasceu nem pela tradição a que pertence, mas cada um vale pelo que conseguirá fazer da sua vida. (Contardo Calligaris)
– É melhor buscar a verdade do que a glória. Que humilhação ter a aprovação dos outros como objetivo. (E.M. Cioran)
– Aquele que não dispõe de dois terços do dia para si é um escravo. (Nietzsche)
– Eu gostaria de fazer um grande filme, desde que isso não atrapalhe minha reserva para o jantar. (Woody Allen) – O objetivo da psicanálise não é curar as pessoas, mas mostrar que não há nada de errado com elas. (Adam Philips)
– O custo de uma coisa é a quantidade de vida que se tem que dar em troca. (H.D. Thoreau) – Se você for sempre o guia, só vai chegar aonde já conhece. (Maria Rezende) – Um passo à frente e já não se está no mesmo lugar. (Sandra Flanzer)
– As pessoas se dirigem a Deus para obter o impossível. Para o possível, os homens bastam. (Pedro Maciel)
– Nunca vou entrar no céu. Minha esperança é um telão do lado de fora. (Dirceu Ferreira)


– Hoje é um bom dia para continuar insistindo. (Caio Fernando Abreu) - Desejo a todos um ano que valha o esforço de viver. (Nélida Piñon)

Novíssimos BAIANOS

Mutirão de jovens artistas recria as canções com que Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Galvão e Baby Consuelo revolucionaram a MPB. O disco duplo Tinindo e trincando reúne 30 faixas


Eduardo Tristão Girão
Estado de Minas: 31/12/2014 



O grupo Urucum regravou a canção Só se não for brasileiro nessa hora  (Marco Antônio Gonçalves/divulgação
)
O grupo Urucum regravou a canção Só se não for brasileiro nessa hora


Formado em 1969, o grupo Novos Baianos se tornou rapidamente referência central da música brasileira com álbuns importantes, sobretudo o antológico Acabou chorare (1972), que trouxe sucessos como Brasil pandeiro e Preta pretinha. O segredo da receita de Pepeu, Baby Consuelo e da trupe hippie era a mistura irreverente de rock com ritmos nacionais. Prova da relevância dessa obra, o coletivo Jardim Elétrico acaba de tirar do forno o disco duplo Tinindo e trincando, tributo que reúne 28 cantores e bandas.

Quase todos os participantes são jovens, entre nomes mais e menos conhecidos, como A Banda Mais Bonita da Cidade, Pitanga em Pé de Amora, Cícero, Marcelo Perdido, Larissa Baq, O Padre dos Balões e Thamires Tannous. Três mineiros integram o time: o grupo Urucum e os cantores e compositores César Lacerda e Thales Silva (da banda A Fase Rosa). No total, o mutirão mobilizou 120 artistas.

“Entre uma cerveja e outra com o Di Pietro, coordenador do Jardim Elétrico, pensamos num tributo aos Novos Baianos para alavancar os trabalhos do coletivo. Essa banda sempre esteve presente na minha vida e na de todo mundo. Além disso, há a ideia de coletividade, o que também tem a ver conosco. Sentimos a necessidade de ouvir versões deles, e não covers”, explica o jornalista Carlos Nascimento Jr., que trabalha com o Jardim Elétrico.

Inicialmente, a ideia era focar apenas no clássico Acabou chorare, mas, depois de ouvir toda a discografia do grupo, foi impossível não pinçar ótimas canções dos demais trabalhos. Os organizadores partiram de 50 faixas, sugerindo nomes que combinavam com cada uma. Os convites começaram a ser feitos em abril e as gravações terminaram em setembro.

A cantora carioca Guidi Vieira foi a única que fez o caminho inverso. Em vez de ser convidada, ela ofereceu ao projeto a versão de Cosmos e Damião – inédita guardada para seu disco de estreia, Temperos. “Ela ficou sabendo do nosso projeto, mandou a música e resolveu segurá-la para lançar com a gente”, comemora Nascimento. Há apenas duas instrumentais: Preta pretinha (com Eduardo Cruz) e Isabel (com Flávio Tris).

ATUALIDADE

Carlos Nascimento Jr. acredita que os Novos Baianos atraem a atenção das novas gerações porque sua obra é atual. “Eles cantam o Brasil e estamos numa fase nacionalista muito bacana no país”, afirma. Ele comemora a participação mineira no projeto. “BH é um novo polo musical. O que é feito em Minas é leve e, ao mesmo tempo, pulsante”, elogia.

O disco duplo está disponível apenas para download gratuito (www.ojardimeletrico.com.br). Desde quarta-feira, cerca de quatro mil pessoas já haviam baixado as canções. Os organizadores estudam versões reduzidas do show de estreia, realizado em novembro, que contou com 19 dos 28 participantes do CD. A ideia é promover apresentações no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Sul do país.

Cesar Lacerda diz que a importância dos Novos Baianos vai além da música (Eduardo Cantarino/divulgação)
Cesar Lacerda diz que a importância dos Novos Baianos vai além da música


Espelho contemporâneo
“Ouvia muito Novos Baianos quando era adolescente e me identificava com a estética, as letras e, principalmente, a forma como eles produziam e viviam a música. Era algo muito similar ao que vivia naquele momento com meus amigos. Ninguém ainda era músico profissional e nem ambicionava ser. A gente se encontrava para compor, tocar e criar peças de teatro. De alguma forma, nos espelhávamos no Novos Baianos”, conta Irene Bertachini, cantora do grupo Urucum, que interpretou Só se não for brasileiro.

Para o cantor e compositor César Lacerda, autor da releitura de Mistério do planeta, o modo de vida do grupo transcendia a música. “Questões como sustentabilidade e comunidade, atuais hoje, foram lançadas por eles no passado. Há algo de mais potente naquele gesto hippie”, analisa. “Como fã do João Gilberto, percebo que há uma mistura dele com a vida hippie e rock and roll naquela música. É bastante inspirador”, diz. “Aquela mistura de rock com o Brasil caiu como uma luva para mim”, revela a cantora Guidi Vieira, que gravou Cosmos e Damião.

Novos Baianos mesclaram clássicos do cancioneiro brasileiro à estética hippie e ao rock%u2019n%u2019roll
 (Acervo)
Novos Baianos mesclaram clássicos do cancioneiro brasileiro à estética hippie e ao rock%u2019n%u2019roll


Repertório


    DISCO 1

. TININDO
» Dê um rolê – Mariana Volker
» Linguagem do alunte – Bernardo Bravo
» Vagabundo não é fácil – Uns Zansoutros
» Colégio de Aplicação – Daniel Peixoto
» Preta pretinha – A Banda Mais Bonita da Cidade
» Tinindo trincando – Clara Valente e Mocambo
» Guria – Thales Silva
» Tangolete – O Padre dos Balões
» Mistério do planeta – César Lacerda
» A menina dança – Léo Fressato e Omelô
» Quando você chegar – Lício
» Besta é tu – Marcelo Perdido
» 29 beijos – Rodrigo Del Arc
» Preta pretinha no carnaval (1974) – Eduardo Kusdra
» Eu não procuro som – Larissa Baq

    DISCO 2

. TRINCANDO
» Swing de Campo Grande – Matheus von Krüger
» Na cadência do samba – Thamires Tannous
» Ladeira da praça – Pitanga em Pé de Amora
» Eu sou o caso deles – Cria
» Sorrir e cantar como Bahia – Daniel Andrade
» O samba da minha terra – Diogo Poças
» Sensibilidade da bossa – Camará
» Só se não for brasileiro nessa hora – Urucum
» Cosmos e Damião – Guidi Vieira
» Isabel – Flavio Tris
» Os pingos da chuva– Os Criaturas
» Acabou chorare – Cícero
» Brasil pandeiro – Leo Versolato e Fuleragem
» Com qualquer dois mil réis – Fernando Temporão
» Dê um rolê – Carlos Posada
O grupo Urucum regravou a canção Só se não for brasileiro nessa hora