quarta-feira, 16 de julho de 2014

TeVê

tv paga
Estado de Minas: 16/07/2014



 (MTV/Divulgação)

Amores virtuais

Estreia hoje, às 22h30, na MTV, a terceira temporada de Catfish. Nev Schulman e Max Joseph (foto) continuam em busca de relações virtuais baseadas em mentiras. Só que, agora, a dupla promete apostar em outras técnicas investigativas. Como, por exemplo, novas pesquisas digitais e mais encontros cara a cara. Como aperitivo, antes da estreia, às 21h45, vai ao ar o especial Os casos não revelados, reunindo entrevistas com os participantes da atração.


NatGeo leva assinante  numa grande viagem

Como outras artes e mídias, a TV tem o poder de levar o telespectador aos lugares mais fantásticos, do céu ao inferno. Para os assinantes do canal NatGeo, a proposta de hoje é uma viagem de encher os olhos, no especial Cinco cidades que você precisa conhecer, às 20h45. O passeio começa por Hong Kong e depois estica até Londres, Paris e São Paulo, fechando o giro em Nova York.

Arte 1 traça o perfil do  genial Rogério Duprat

O programa Sala de notícias, do canal Futura, exibe hoje, às 14h35, o documentário Ocupar, resistir, produzir: empresas recuperadas argentinas, de Francisco Andrade Santos e Rafael Mellim, mostrando a experiência de fábricas, hotéis, restaurantes, e outras instituições que estiveram sob ameaça de ser fechados, são ocupados e continuam a produzir sob gestão operária, sem patrões. Já às 20h, em Cores do futebol, a atração é Futebol para cegos. Outro documentário interessante, às 20h30, no Arte 1, é Rogério Duprat: vida de músico, que destaca o trabalho do maestro que ajudou a criar a Tropicália.

Diversidade é a marca da produção de curtas

A série A vida é curta! homenageia hoje personagens do cinema brasileiro. O programa começa com a estreia de Piove, il film di Pio, de Thiago Mendonça, que faz um retrato de Pio Zamuner, diretor dos 12 últimos filmes do comediante Amácio Mazzaropi. Em seguida, Canosaone, de Fellipe Barbosa, acompanha o curador de cinema Fabio Canosa, um dos responsáveis pela divulgação do cinema brasileiro nos Estados Unidos. Por fim, Ser tão cinzento, de Henrique Dantas, é uma recriação da memória do filme Manhã cinzenta, de Olney São Paulo, uma das mais contundentes obras cinematográficas produzidas sobre o período da ditadura militar no Brasil. No canal Curta!, às 20h.

Ben Stiller em dupla  jornada no Universal

Ben Stiller faz hora extra hoje no Universal Channel nos filmes Starsky & Hutch – Justiça em dobro (20h35) e Entrando numa fria maior ainda (22h25). Na faixa das 22h, o assinante tem mais oito opções: Velozes e furiosos 5 – Operação Rio, no Space; Velozes e furiosos 6, no Telecine Premium; Desenrola, no Telecine Fun; Mamma mia!, no Telecine Touch; Os estagiários, no Telecine Pipoca; Amostras grátis, na HBO HD; Projeto X, na HBO 2; e Existenz, no Studio Universal. Outras atrações da programação: Ervas daninhas, às 21h30, no Arte 1; Rede de mentiras, às 22h30, na TNT; Capitão América – O primeiro vingador, às 22h30, na Fox; e Hitman – Assassino 47, também às 22h30, no FX.

CARAS E BOCAS » FESTA É DAS BOAS

Estado de MInas: 16/07/2014



Duda (Sophie Charlotte) e Ângela (Patrícia Pillar): personagens de peso em O rebu   (Estevam Avellar/TV Globo)
Duda (Sophie Charlotte) e Ângela (Patrícia Pillar): personagens de peso em O rebu


Uma noite e uma manhã. É nesse curto espaço de tempo que se passa toda a trama do remake de O rebu (Globo), que estreou, anteontem, em capítulo especial. E o drama de mistério e suspense é para telespectador atento, porque a narrativa, muitas vezes, é feita num vaivém. Os personagens estão todos em uma festa, onde um corpo aparece boiando na piscina. Mas, flashbacks vão explicando, sem nada muito certinho nem cronologicamente falando, o que um tem a ver com o outro. Ali e em outros detalhes do dia fatal – quando ocorre o assassinato – que podem passar despercebidos está  a chave de tudo.

Do original de Bráulio Pedroso, exibido na emissora em 1974, restou, além, claro, da inspiração, praticamente só o esqueleto central, ou seja, o cerne da trama: personagens reunidos em uma festa, movidos a variados jogos de interesse. A trama, porém, na visão de George Moura e Sérgio Goldenberg, é desenvolvida sem amarras ao passado, transportada para o futuro – uma sessão de selfie, por exemplo, situa em que tempo estamos. À dupla de roteiristas se junta o diretor José Luiz Villamarim, o mesmo trio responsável por sucesso recentes como as séries Amores roubados e O canto da sereia.

As cenas do primeiro capítulo de O rebu, que chamaram a atenção pelo tom escuro, quase um preto e branco no enquadramento geral, não deixaram claro que existe um ódio latente entre os protagonistas, empresários poderosos vividos por Tony Ramos (Carlos) e Patrícia Pillar (Ângela). No máximo, uma competição acirrada. Veremos que não é só isso. Mas, em cerca de 35 capítulos muita água vai rolar, apesar do enxugamento da novela. Aliás, em relação ao original, outra mudança significativa: enquanto na primeira versão só pelo meio da trama se revelava a identidade da vítima e no final a do assassino, o mistério agora é só em torno do criminoso, já que Bruno, de Daniel de Oliveira, é dono do corpo que boia na piscina, como já vimos. O “quem matou?” está de volta! Na festa dos ricaços, um detalhe importante: na cozinha da mansão estão ex-presos, integrados ao grupo do chef Pierre (Jean Pierre Noher). Ou seja, todos são suspeitos.

No embalo de sexo, drogas e rock’n roll – a ótima trilha sonora também é um prazer –, com o clima dos melhores suspenses de Hollywood, um ar de filme noir, destaque absoluto para interpretações primorosas, como as de Patrícia Pillar, Tony Ramos, José de Abreu, Cássia Kis Magro e Sophie Charlotte, que até soltou a voz sem fazer feio em Sua estupidez, de Roberto e Erasmo Carlos. Mas, um elenco que tem Vera Holtz, Camila Morgado, Mariana Lima, Maria Flor, Dira Paes, Jesuíta Barbosa, Marcos Palmeira, entre outros, já dá pistas de que O rebu tem muito a oferecer. Entre nesta festa!


QUEM ATIROU?

Depois de declarar seu amor a Laerte (Gabriel Braga Nunes) e ser assediada por ele durante o trabalho, a pianista Lívia (Louise D’Tuani) deve ser a atiradora misteriosa que vai disparar contra o músico assim que ele se casar com Luiza (Bruna Marquezine), no último capítulo de Em família (Globo), no ar na sexta-feira. Antes da cerimônia com a filha de Helena (Júlia Lemmertz), o flautista se aproveitou da paixão da lourinha por ele. Laerte, definido pelo autor Manoel Carlos como vítima da síndrome de Don Juan ou dom-Juanismo, pois não consegue deixar de ser conquistador e o centro das atenções de várias mulheres, fará cerco à jovem pianista que o acompanha. Em uma cena, ele a beija no pescoço, faz que vai beijá-la nos lábios, recua, deixando a moça ainda mais ligada. Mas Lívia ouvirá Laerte se referindo a ela com desprezo, chamando-a de “bobona e sentimentaloide”. A decepção poderá ser o estopim que levará a pianista a atirar em sua paixão. Entretanto, o autor poderá ter outro nome na cartola. Não se sabe se o artista passará ou não desta para melhor. 


VIVA

Marilyn Monroe (Megan, Isabelle Drummond), Farrah Fawcett (Pamela, Cláudia Abreu) e Josephine Baker (Dorothy, Luís Miranda): cenas divertidas e glamourosas de Geração Brasil (Globo).

VAIA

Malhação sonhos (Globo) temporada 2014 estreou, anteontem, no estilo “mais do mesmo”. Tramas e personagens são figuras conhecidas de outras edições da novelinha. Nada de novo de novo.

Acorde cedo para emagrecer‏

Cientistas dos EUA comprovam que ficar exposto aos raios solares entre as 8h e as 12h reduz o índice de massa corporal, consequência da melhora no funcionamento do relógio biológico



Vilhena Soares
Estado de Minas: 16/07/2014



Deus ajuda quem cedo madruga… Até na dieta. Além da proteção divina prometida no famoso dito popular, levantar o quanto antes da cama contribui na luta contra os quilos a mais. É o que mostram pesquisadores americanos em um artigo publicado na revista americana Plos One. Segundo eles, os raios solares da manhã interferem mais no índice de massa corporal (IMC) que os do fim do dia. Isso porque, no primeiro caso, há uma influência positiva maior no funcionamento do relógio biológico.

Os cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern criaram um modelo para avaliar como a exposição à luz do sol em horários distintos afetaria o corpo humano. Os 54 participantes do experimento foram monitorados durante sete dias por meio de uma pulseira que mediu o tempo e a intensidade do sol recebida. Uma semana depois, o horário de exibição foi alterado, permitindo a comparação dos resultados.

 “Vimos que o que parecia estar mais associado com a mudança do IMC era a quantidade e a intensidade de luz obtidas pelos participantes”, diz Giovanni Santostasi, pesquisador em neurologia da instituição e coautor do trabalho. “Quanto mais cedo acontecia essa exposição, mais baixo o índice. Quanto mais tarde, maior o IMC da pessoa”, complementa Kathryn Reid, professora e pesquisadora de neurologia da Universidade de Northwestern.

Segundo os cientistas, o corpo precisa acordar cedo para funcionar da melhor forma possível. Com esse bom desempenho, consegue queimar um número maior de calorias. “A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio interno do corpo, um sistema que regula os ritmos circadianos, que, por sua vez, regulam o balanço energético. A mensagem é que você deve obter luz mais brilhante entre as 8h e as 12h”, indica Phyllis Zee, coautora da pesquisa.

Para os cientistas, receber de 20 minutos a 30 minutos da luz da manhã é o suficiente para afetar o IMC. Caso esse horário não seja adaptado à rotina, luzes artificiais podem ser usadas como alternativa. “A luz é um fator modificável, com potencial para ser usado em programas de gestão de peso. Assim como as pessoas tentam dormir mais para perder peso, manipular a intensidade de luz pode ser outra alternativa no mesmo sentido”, defende Katheryn. Os pesquisadores de Northwestern trabalham agora examinando como esse tipo de exposição afeta a gordura corporal e tentando desvendar se ela poderia ajudar o metabolismo a controlar a fome e a saciedade.


Melatonina Para Cintia Cercato, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (SBEM-SP), a pesquisa reforça um conceito conhecido na área médica: de que o ciclo circadiano é importante para o bom funcionamento do corpo, condição que reflete diretamente no IMC. “Quando dormimos à noite, nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina, que sincroniza o relógio biológico humano. Ou seja, quando você tem uma dessincronização nesse ritmo, pode desregular outros hormônios que são responsáveis pelo apetite”, explica.

 A especialista acredita que o trabalho dos pesquisadores da instituição americana contribui para o entendimento de quanto o sono pode influenciar um problema cada vez mais comum na sociedade. “Pela manhã, temos um gasto energético maior. Nossos hábitos podem refletir na nossa saúde e auxiliar no emagrecimento da mesma forma que a dieta e os exercícios físicos”, frisa.

Cintia também ressalta que, de uma forma geral, a qualidade do sono da população tem caído muito. Trabalhos científicos indicam que o número de horas dormidas diariamente caiu de nove para sete. “Isso é algo preocupante. Precisamos sempre investir na saúde do sono”, alerta.

Ajustes necessários

A escolha da luz artificial, porém, demanda cuidados. Até porque, segundo os mesmos cientistas da instituição americana, ambientes mal iluminados podem refletir negativamente no índice de massa corporal (IMC). Lâmpadas usadas em ambientes internos têm cerca de 300 a 500 lux (medida de intensidade luminosa) de brilho, sendo que, no caso dos raios solares, o valor sobe para 1.000. 

Palavra de especialista
Mauro Scharf, endocrinologista 
Combinação de fatores 

“O assunto é novo e requer muitas análises para podermos afirmar seus resultados. Há fatores que podem afetar diretamente a conclusão, pois, apesar de sabermos da importância da luz no ritmo hormonal, há variáveis não levadas em conta e que podem comprometer a conclusão do estudo. É possível a dedução por comparação, mas esse tipo de trabalho sempre traz um risco de não considerar itens que podem contribuir para que o indivíduo que toma luz solar matinal seja mais magro. Tipo de trabalho, alimentação, prática de atividade física, qualidade do sono, doenças associadas, uso de medicamentos, estilo de vida e estresse são algumas das variáveis imensuráveis que podem afetar a conclusão de uma pesquisa.”  

Eduardo Almeida Reis - Brilhante‏

Todo marido é insuportável, com exceção de uns quatro ou cinco, entre os quais não deve estar o seu amigo



Eduardo Almeida Reis
Estado de MInas: 16/07/2014







Raras vezes o Brasil terá visto ideia brilhante como a do ministro do Esporte, o viçosense Aldo Rebelo: vincular, subordinar o futebol ao governo, inventar uma Futebras para administrar feito a Petrobras petista. Pelo fato de ter nascido em Viçosa, jornalistas apressados já disseram que foi na Zona da Mata mineira, mas a sua Viçosa é alagoana: também existem a cearense e a norte-rio-grandense.

Estatizando o futebol, todos os professores brasileiros passarão a receber salários iguais aos dos técnicos do nosso esporte bretão, professores no jargão futebolístico. É a famosa isonomia: funções iguais, salários iguais. Só aí, com os milhões de professores primários, secundários e universitários torrando bilhões de reais no comércio nacional, o país crescerá mais que a China, o Japão e a Coreia do Sul somados.

Deixando o futebol por conta do viçosense, velho comunista e notório purista, que usa a língua portuguesa respeitando seus valores vernáculos de pureza e correção, o esporte bretão será transformado em balípodo, neologismo proposto por colegas do ministro para substituir o inglesismo futebol. Por via de consequência, a Fifa será transformada em Fuba, assim mesmo, sem acento, pronúncia generalizada no Nordeste brasileiro, bem como em Angola e São Tomé e Príncipe. Aí mesmo é que o mundo vai conhecer o significado da locução angu de caroço.

Favores

Mais velho que a Sé de Braga é o seguinte conselho: só peça favores ao mais ocupado dos seus amigos. Pedindo favor a um amigo desocupado – e os há –, seu pedido passa a representar 99% das preocupações dele, que se indispõe com o pedidor e vocês podem brigar. Seus amigos muito ocupados tiram o pedido com um pé nas costas, porque não representa 0,2% do que precisam fazer naquele dia.

Antes da invenção de Brasília, havia no Rio, distrito federal, uma procuradoria geral sem esta frescura de concurso público para preencher os cargos. Concurso dá margem a trambiques, sorte, parentes que têm o conhecimento antecipado das questões, eventualmente basta saber para passar.

No distrito federal carioca, os procuradores tinham prestígio próprio e/ou parentes importantíssimos: mexer com um deles era bulir com a República. Frequentando os gabinetes de procuradores amigos, muito mais velhos que o jovem philosopho, foi na procuradoria que aprendi a lição de só pedir favores aos muito ocupados. Dia desses sobrou para o dr. Eugênio Ferraz, diretor-geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, são-lourenciano que faz por dia o que a maioria dos melhores brasileiros não faz por ano.

Em telefonema de três minutos, resolvi um problema que exigia viagem de 550 quilômetros, ida e volta, por estrada federal perigosíssima. Fiquei devendo o favor, é certo, como também é certo que o excelente Eugênio tirou o meu pedido de letra. Fica o registro.

Appeal

Entre muitos significados, appeal é atração, simpatia, atrativo, enlevo, encanto, como pode ser “corte de apelação”. Sex appeal é atração sexual e complica a vida de muita gente ainda sujeita aos apelos da carne, mesmo que não seja da Friboi.

No delicado assunto, há que se pensar na mulher do amigo. Sobretudo e principalmente quando o sex appeal é recíproco, o que pode acontecer e tem explicação. Casada com o seu amigo, a mulher anda às voltas com um chato. Todo marido é insuportável, com exceção de uns quatro ou cinco, entre os quais não deve estar o seu amigo.

Ajuizado, mas não muito, você é vítima da atração sexual, que não é culpa sua nem minha, é do appeal, desde o século XIV no idioma inglês através do francês. Tem vírgula à beça nas últimas linhas. Não raras vezes, virgular é preciso. Lembrei-me hoje de alguns episódios antigos, mesmo porque é difícil recordar episódios futuros.

Na emergência, acho prudente fechar o bico e mudar de assunto, do sex appeal e da vírgula para a crase: ninguém entende o crasear da educação a distância. Sem crase soa mal, mas o meu consultor de português disse que só cabe quando a distância é especificada. Por exemplo: educação à distância de 200 quilômetros.

Vejo nos jornais que inventaram uma sigla para educação a distância: EaD (sem crase). No Google, encontro 38.800.000 entradas para EaD. Vejo, também, que 79% dos brasileiros maiores de 16 anos acreditam na EaD, mas só 6% fizeram cursos nessa modalidade, que abrange dos mais simples aos chamados cursos superiores.


O mundo é uma bola

16 de julho de 622: com a fuga de Maomé para Medina, começa o Calendário Islâmico. Tenho amigo cultíssimo, inteligentíssimo, pós-doutor por duas das melhores universidades do Hemisfério Norte, ateu, que já estudou o Corão de cabo a rabo e me diz que o islamismo básico é puro e bonito. Não discuto: só constato os resultados de toda a boniteza.

Em 1696, fundação de Mariana, primeira cidade de Minas Gerais. Em 1917, os bolcheviques iniciam as ações para tomar o poder na Rússia. Em 1918, os bolcheviques executam o czar Nicolau II e toda a sua família. Hoje é o Dia de Minas Gerais.

O marketing direto evolui

A internet veio agregar recursos a a essa eficaz ferramenta


Angela Buratto
Diretora de atendimento da Reciclo Comunicação
Estado de Minas: 16/07/2014



O marketing direto é uma ferramenta da comunicação que busca atingir o consumidor individualmente, de forma específica e direcionada. A ferramenta está em alta e vem ganhando mais força e espaço na comunicação. Segundo dados da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), mais de 40% dos associados tiveram crescimento no faturamento acima de 15% em 2013, enquanto o incremento médio da década passada foi de 12,5% ao ano. A atividade movimenta anualmente mais de R$ 25 bilhões. As ações do marketing direto são certeiras, pois são pensadas e produzidas para fazer com que o cliente se sinta único. A evolução das estratégias enriqueceu a propaganda de forma geral, adicionando alguns conceitos como relacionamento e mensuração. Atualmente, o setor, que sempre esteve em evidência em áreas financeiras e de telecomunicação, acabou atraindo novos ramos, como o imobiliário, de construção, de hotelaria, alimentício, educacional e e-commerce.

O conceito de marketing direto revolucionou o marketing tradicional, pois aumentou o número de respostas positivas às ações específicas e proporcionou a retenção de clientes mesmo com o aumento de ofertas no mercado altamente competitivo. O entendimento individual sobre o cliente é primordial para o sucesso dessas ações, o que define que as empresas não podem ficar presas apenas às antigas bases de dados cadastrais. Hoje, é possível desenvolver bancos de dados com informações relevantes sobre os consumidores, gerando um grande diferencial competitivo para, assim, ter um maior conhecimento individualizado para conquistar e manter clientes ativos. Isso favorece as ações e potencializa os resultados. O marketing direto é realizado em cima de um raciocínio estratégico, resultando em um negócio lucrativo para as empresas. Esse é um modelo de comunicação que tem como principal objetivo manter um relacionamento duradouro e proveitoso para ambas as partes envolvidas. O retorno não fica restrito apenas ao financeiro, afinal, a pertinência da oferta para quem realmente precisa do produto, além do aumento nos lucros, resulta em um bom relacionamento entre cliente e empresa. O atual desenvolvimento do meio digital também tem contribuído muito para a evolução desse segmento. A internet ajudou a redescobrir novos métodos para se fazer marketing direto, proporcionando transformações significativas nas formas de comunicação, além de ser bem mais ágil. As mudanças são vantajosas para a maioria das empresas, trazendo avanços nos mecanismos de monitoramento, segmentação e análise de desempenho.

Mesmo com a chegada da internet, as mídias mais antigas, como mala direta e o telemarketing, não perderam espaço. Essas ações complementam as novas formas de se fazer comunicação e nada substitui o que se pode tocar ou mesmo falar. A junção de todos os meios é fundamental e cria o famoso mix de comunicação que atinge o público-alvo de forma efetiva. Vivemos em uma época com estímulos o tempo todo, e as pessoas já se acostumaram a receber essa “enxurrada” de informações, mas também têm dificuldade de distinguir o que realmente é bom. Por isso, as empresas precisam se aproximar desses consumidores com a mensagem e ofertas pertinentes, ação proporcionada pelo marketing direto.