sexta-feira, 4 de julho de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 04/07/2014



 (Beatriz Lefevre/Divulgação)

Em busca da rainha do Nilo


Crodoalvo Valério fez sucesso na telenovela Fina estampa em 2011 e acabou indo para o cinema. Hoje, às 22h, o Telecine Premium estreia Crô – O filme, com parte do elenco da trama original de Aguinaldo Silva, incluindo Marcelo Serrado e Alexandre Nero (foto). Na trama, Crô herdou uma fortuna da ex-patroa, Tereza Cristina, mas morre de tédio com a riqueza e resolve encontrar uma outra diva para poder dedicar a sua vida.

Muitas alternativas
no pacote de filmes


O drama Eu matei minha mãe, do canadense Xavier Dolan, é a atração de hoje da Mostra Internacional de Cinema da Cultura, às 22h. No mesmo horário, o Arte 1 exibe o clássico As damas do Bois de Boulogne, de Robert Bresson. Ainda às 22h, o assinante tem mais oito opções: Circular, no Canal Brasil; O massacre da serra elétrica, no Telecine Pipoca; João e Maria – Caçadores de bruxas, no Telecine Action; Peixe grande e suas histórias maravilhosas, no Studio Universal; Os cavaleiros do apocalipse, no AXN; Roubo nas alturas, na TNT; 42 – A história de uma lenda, na HBO 2; e Vento do Oeste, no Max. Outras atrações da programação: O reino, às 21h, no Universal Channel; Legião, às 22h30, no Megapix; e Latitude zero, também às 22h30, no Cine Brasil.

F&A fecha o especial
Absolutely fabulous


O canal Film&Arts exibe hoje, às 21h, o último episódio do especial 20 anos de Absolutely fabulous. Estrelada pela dupla Jennifer Saunders e Joanna Lumley, a cultuada série britânica conquistou uma legião de fãs e se tornou uma das mais populares do gênero enquanto esteve no ar durante seis temporadas, de 1992 a 2003. Vinte anos depois, a BBC produziu três episódios especiais, que são exatamente os que o Film&Arts vem apresentando.

TLC vai se hospedar
em albergue carioca


Novidade na telinha é Albergue carioca, docureality que estreia hoje, às 22h20, no canal TLC. Felipe e Guilherme são os personagens centrais dessa produção. Sócios do albergue Books, no Bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, eles escolheram passar seus dias entre mochilas abarrotadas, pares de tênis com solas gastas e sotaques do mundo todo. Na maioria das vezes, os hóspedes são jovens que buscam uma autêntica experiência carioca: muita cerveja, praia, azaração e algumas confusões.

History desvenda os
mistérios de Marte


Os mistérios evocados pelo planeta Marte são alvo das especulações do episódio inédito de Alienígenas do passado, hoje, às 23h, no canal History. Ao longo da história humana, Marte sempre aguçou a imaginação coletiva. Astrônomos egípcios da Antiguidade foram os primeiros a registrar o planeta vermelho em um mapa do cosmos, conhecido como Senenmut. Estudiosos acreditam que Marte teve também um papel importante na astrologia maia descrita no Códice de Dresden. E a tradução moderna da mitologia de origem babilônica e também da Suméria registra um evento cataclísmico ocorrido em Marte. Fascinante, não?



CARAS & BOCAS » Pai da criança
Simone Castro

Nando (Leonardo Medeiros) descobre que menina, na verdade, é sua filha, na trama de Em família (João Miguel Júnior/TV Globo)
Nando (Leonardo Medeiros) descobre que menina, na verdade, é sua filha, na trama de Em família

Os últimos capítulos já davam indícios de que a empatia que existe entre Nando (Leonardo Medeiros) e Bia (Bruna Faria) poderia significar algo bem mais profundo. Pois, no desenrolar que vem por aí na trama de Em família (Globo), o telespectador verá que, na verdade, trata-se de pai e filha. Quem contará a notícia, que poderá enfurecer Jairo (Marcello Melo Jr.), até então tido como o pai da criança, será Juliana (Vanessa Gerbelli), que descobrirá tudo depois da revelação de Guiomar (Jessika Alves) de que o advogado e Gorete (Carol Macedo) tiveram um caso. A princípio, Juliana tomará satisfações com o ex-marido por conta da traição. “Eu, mesmo não te amando mais, esperei pelo nosso divórcio para ir para a cama com outro homem. E você me fazendo de idiota diante da empregada. Rindo com ela entre os meus lençóis. Usando os meus cremes, meu shampoo e meu perfume! Certamente, passando os fins de semana nus, andando pelo apartamento, e se fazendo de mortos quando alguém tocava a campainha”, diz ela, aos gritos. Primeiro, ele nega. Depois, assume e conta que eles tiveram uma única relação sexual. Ela, então, diz que ele pode ser pai de Bia. Quando a história é tirada a limpo, vem a verdade: a menina, que Juliana tanto deseja ao seu lado, é filha de Nando. Em tempo: uma briga feia entre a dona de casa e as amigas de Jairo, na comunidade, porá fim ao casamento dos dois.

TUDO SOBRE O CLIMA PARA A
PARTIDA DECISIVA DO BRASIL


É hoje! Brasil e Colômbia fazem partida decisiva nesta sexta-feira. Veja no Jornal da Alterosa – 1ª edição o clima entre os torcedores, como está reagindo o comércio e a preparação dos brasileiros para comemorar a vitória do Brasil sobre a Seleção de James Rodríguez, artilheiro da Copa até agora. Se vencer o confronto, a Seleção canarinho joga no Mineirão, na próxima terça-feira. Vai, Brasil! A primeira edição do Jornal da Alterosa é logo depois do Alterosa esporte.

MORRE DUBLADOR DE
SIMPSON E INDIANA JONES


Júlio Cezar Barreiros morreu ontem, no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Aos 62 anos, ele sofreu um acidente vascular embólico no aparelho digestório. Júlio foi dublador em português de personagens famosos, como Homer Simpson, da animação Os Simpsons, exibida no Brasil pela Fox (TV paga). Ele também assumiu vozes de personagens como Robocop, Indiana Jones, além de desenhos como Papai Smurf e Ranzinza, de Os Smurfs. O enterro será hoje, no Rio.

BONITO É APONTADO COMO
ROTEIRO DE ECOTURISMO


O Globo ecologia deste sábado, bem cedinho, traz o tema ecoturismo, que ressalta ser possível que um local se torne o destino de milhares de turistas sem que isso represente um risco para destinos ecológicos. Para retratar esse cenário, o programa viaja até a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, uma das mais belas paisagens do país. Já o Ação narra a trajetória de uma ONG que prepara jovens para trabalhar e gerar renda em cidades que sofrem com a seca no Nordeste.

ATRIZ ENTRA PARA ELENCO
DA SÉRIE CRIMINAL MINDS


Jennifer Love Hewitt, famosa pelos papéis nas séries Ghost whisperer e The client list, exibidas no Brasil pelo canal Sony (TV paga), agora vai engrossar o elenco fixo de outra badalada produção do gênero. Ela entra para Criminal minds, badalada série do AXN (TV paga). Jennifer viverá Kate Callahan, uma agente secreta veterana cujo trabalho no FBI rendeu-lhe uma posição na unidade de análise comportamental. A estreia, com a atriz na produção, será em 1º de outubro, nos Estados Unidos.

VIVA

Desequilíbrio de Laerte (Gabriel Braga Nunes) vem à tona, finalmente, na trama de Em família.

VAIA
Superpop, da RedeTV!, reprisa entrevista velha com Neymar como se fosse atual e exclusiva!

Do latim ao Facebook‏ - Ana Clara Brant

Do latim ao Facebook 
 
Primeiro documento escrito oficialmente em língua portuguesa completa 800 anos. Idioma falado nos cinco continentes já é o terceiro mais utilizado nas redes sociais 
 
Ana Clara Brant
Estado de Minas: 04/07/2014





Ela é a “última flor do Lácio, inculta e bela”, como definiu o poeta Olavo Bilac, mas ao mesmo tempo é a língua mais falada no hemisfério sul, a sexta no mundo, a terceira mais usada nas redes sociais (Facebook e Twitter) e a quinta na internet, e está completando 800 anos. O documento que marca esse “nascimento” da língua portuguesa é o testamento de dom Afonso II, datado de 27 de junho de 1214: “En o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal. seendo sano e saluo tem ete o dia de mia morte a saude de mia alma. e a proe de mia molier raina dona Orraca e de meus filios e de meus uassalos…”.

Traduzindo para o português de hoje, o texto seria mais ou menos assim: “Em nome de Deus. Eu, rei D. Afonso, pela graça de Deus rei de Portugal, estando são e salvo, temendo o dia da minha morte, para a salvação da minha alma e para proveito de minha mulher, a rainha D. Orraca e de meus filhos e de meus vassalos…”.

“Este é o primeiro documento da língua escrita, porque a falada já existia há muito tempo. Antes, a documentação escrita era toda em latim e só a partir do reinado de dom Diniz, que instituiu a língua portuguesa como língua oficial da corte, é que os documentos passaram a ser redigidos em português”, explica o professor, filólogo e gramático Evanildo Bechara, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Um provérbio latino afirma: “Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos ficam), para lembrar que aquilo que se fala, logo se perde, mas o que se escreve pode permanecer marcado e relembrado por muito tempo, ou mesmo para sempre. Por isso, lembra Bechara, que a norma padrão se rege pelos escritos e daí o “nascimento oficial” da nossa língua ser celebrado em 27 de junho. “Na língua escrita, você trabalha melhor o texto, já na falada, você já não pode fazer essa volta ao que disse. Tanto que há uma briga eterna entre linguistas e gramáticos. Os primeiros defendem que o ensino tem que se basear na língua falada, enquanto que os segundos se pautam pela língua escrita”, esclarece.

Mas o que se falava antes do testamento de dom Afonso? A professora de filologia românica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Antonieta Cohen, explica que o português deriva do latim vulgar ou falado e quando ele chegou na Península Ibérica, trazido pelos romanos, se misturou com línguas locais. “Ainda não era o português, mas também não era o latim. Era a fase do romanço ou romance. Só no século 13 é que o português vai ser oficializado, com o testamento”, explica.

E Evanildo Bechara acrescenta: “O que se falava nessa época eram línguas primitivas. Quando os povos de origem germânica instalaram-se na Península Ibérica, isso se refletiu no linguajar e até hoje persiste, assim como os reflexos da invasão moura no Sul. O português moderno está cheio de influências germânicas e árabes e, até hoje, o Norte de Portugal tem muita gente mais clara, por conta disso, e o Sul é mais trigueiro”, observa.

É a partir do século 16 que ocorre a grande virada e mudanças fundamentais no idioma. Palavras desaparecem, outras são substituídas e há o surgimento de novas expressões. É o salto para o português moderno. “É a época do Renascimento, da volta às fontes clássicas, ao grego e ao latim. É um marco histórico. Muitos escritores são dessa época, como Camões, e grandes gramáticos como João de Barros e Fernão de Oliveira. É também a época de expansão da língua pelo mundo, com a navegações, a conquista de novos mundos. As línguas modernas existem a partir daí”, frisa Antonieta Cohen.

E foi nesse período também que o português chegou no Brasil. E o interessante, como lembra o professor e imortal Evanildo Bechara, é que ele só se transformou no chamado português brasileiro lá pelos idos do século 18. “Recebemos um idioma que não era o nosso. E o curioso é que até hoje o português do Brasil se mantém mais fiel ao português clássico, do século 16, do que o próprio português de Portugal. Um exemplo é a colocação do pronome antes do verbo”, repara.

Futuro
E o que esperar desse idioma que, entre as línguas românicas (italiano, espanhol, francês etc.), foi a que mais se difundiu pelo mundo? Segundo Maria Antonieta Cohen, o português é uma língua extremamente estável e não há nada que a ameace. Muito pelo contrário. Por ter uma literatura sedimentada e ser língua oficial em vários países, a tendência é que ela se expanda ainda mais. “É uma língua muito rica, está em franca expansão e não deixa de ser português pelo fato de ser diferenciado, ou seja, de ter o português de Moçambique, do Brasil, de Angola, de Portugal. E outra característica é que está sempre mudando. Mas as mudanças são bem-vindas, elas acompanham o movimento das sociedades. Se o latim não tivesse se modificado, não teria surgido o português. É um processo dinâmico”, conclui.


três perguntas para...

Antonio Sartini

Diretor do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo

Por que o testamento é considerado o “nascimento” da língua portuguesa?

Na verdade, não há como precisar com exatidão quando o português surgiu, assim como nenhuma outra língua. Até porque a língua já era falada antes. Mas esse documento é o primeiro registro oficial e escrito em língua portuguesa considerado válido pelos historiadores. Datado de 27 de junho de 1214, está depositado na Torre do Tombo, em Lisboa. O nosso museu, assim como outras instituições que trabalham com a língua, inclusive em Portugal, optou por não fazer nenhuma comemoração. O interessante dessas datas é que elas nos levam à reflexão e a promover um bom marketing. A obrigação do museu é celebrar a língua durante os 365 dias do ano.

Como você analisa o atual momento da nossa língua no mundo?

O momento é ótimo, de plena expansão. Atualmente, temos mais de 250 milhões de falantes de português no mundo, com projeções de 330 milhões nos próximos 30 anos. É a terceira língua mais falada no Ocidente e nas redes sociais. O português é extremamente dinâmico, se adaptou aos tempos modernos, evoluiu muito rápido e incorporou novos termos. Os aspectos econômicos dos países de língua portuguesa favoreceram também o aumento do interesse pela cultura dessas nações, sobretudo pela música, como a brasileira e a angolana. Só para se ter uma ideia, a China, hoje, tem 24 universidades com cursos regulares de língua portuguesa, enquanto que nos Estados Unidos estão até faltando professores para lecionar o português.

Tivemos recentemente o acordo ortográfico. Teremos mais novidades com relação ao idioma?

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) está preparando o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC), para todos os oito países membros. Trata-se de uma base de dados digital e que pode virar impressa também e que, no futuro, poderá ser ampliada e reformulada sempre que necessário. Neste mês, em Cabo Verde, a primeira versão do VOC, feita por Portugal e Brasil, terá o acréscimo de Moçambique e Timor-Leste, que vão entregar seus vocabulários nacionais. A ideia é desenvolver instrumentos comuns para uma gestão multilateral da língua. O VOC contempla todas as expressões e vocabulários falados em todos os países. Mostra, por exemplo, que expressões como “café da manhã”, “pequeno almoço” ou “mata-bicho” são a mesma coisa, só que no Brasil e Portugal e em Moçambique, respectivamente. E todas estarão no VOC. É algo inédito e uma maneira totalmente revolucionária de se lidar com o idioma. Reconhece a diversidade da nossa língua.


Idioma no mundo

» Única das línguas românicas falada nos cinco continentes, o português é a língua oficial de oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

» A língua portuguesa é ainda falada em locais por onde os portugueses passaram ao longo da história, como Macau, Goa (Índia) e Malaca (Malásia).

» Existem cerca de 254,54 milhões de falantes nativos de português, cerca de 3,7% da população mundial.

» Em 2050 cerca de 335 milhões de pessoas falarão português no mundo

» É a língua mais falada no hemisfério sul.

 No Facebook, o português é a terceira língua mais usada, por 58,5 milhões de pessoas, depois do inglês (359 milhões) e do espanhol (142 milhões). Além disso, a língua portuguesa foi a que mais cresceu na rede social, com um aumento de 800% entre 2010 e 2012.

Fonte: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e Observatório da Língua Portuguesa



Linha do tempo

Séculos 5 ao 10
Fase do romanço ou romance (latim falado mesclado a outras línguas)

Séculos 10 ao 13
Período proto-histórico


Século 13
Período histórico. Testamento de dom Afonso II, datado de 27 de junho de 1214. Documento marca o nascimento do português escrito

Séculos 13 ao 16
Português arcaico


Século 16 em diante
Português
moderno

Séculos 18 e 19
Surgimento do “português brasileiro”

Fonte: Maria Antonieta Cohen, professora titular de filologia românica da UFMG

Eduardo Almeida Reis-Fontes‏

Fontes
Hoje, computadores de meia-tigela vêm das fábricas com tantas fontes que confundem o comprador

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 04/07/2014





Em matéria de fontes, sou do tempo em que só havia o sergipano Lourival Fontes, jornalista e político, que dirigiu o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) de Getúlio Vargas defendendo as ideias do Estado Novo. Integralista, Lourival se casou em 1940 com a escritora Adalgisa Nery, viúva do pintor modernista Ismael Nery. Em 1953, Adalgisa trocou Lourival por uma companheira, cujo nome não vem a pelo.

Adalgisa Maria Feliciana Noel Cancela Ferreira (1905-1980), conhecida como Adalgisa Nery, poetisa, escritora e jornalista, fez política, foi eleita deputada três vezes, teve uma vida complicada que não cabe nos limites desta página, mesmo porque não vou falar dos Fontes nem da família Nery, mas das fontes e das famílias no sentido de “conjunto de tipos cujo desenho apresenta as mesmas características básicas”.

Quero tratar das fontes, conjunto completo de letras, números, sinais tipográficos e caracteres especiais com características tipográficas comuns. A máquina de escrever elétrica IBM 82-C já tinha esferas intercambiáveis, que me permitiam trocar meia dúzia de fontes. Diverti-me à beça com aquela novidade. Guardo a IBM e seis esferas.

Com o primeiro computador de mesa, tela colorida, comprei um CD com milhares de fontes, que nunca usei. Hoje, computadores de meia-tigela vêm das fábricas com tantas fontes que confundem o comprador. Algumas são bonitas e legíveis; outras, de tão complicadas, devem ter sido desenhadas para divertimento de imbecis como os editores, capistas e diagramadores do maior grupo editorial português, angolano e moçambicano, estabelecido no Brasil desde 2008.

É incrível a quantidade de fontes idiotas e diagramações ilegíveis que o poderoso grupo editorial consegue misturar, de mesmo passo em que alterna papel branco, cinza e preto, como se o livro editado pela empresa ficasse “bonito”. Portugal acha que resolveu todos os seus problemas com a Revolução dos Cravos. É hora de pensar numa Revolução das Fontes escolhendo conjuntos de tipos educados, de fácil leitura, sobre fundo branco.

Promessa

Agradecendo ao casal Danielle e Lauro Diniz pelos biscoitos belgo-mineiros que me mandaram de BH, prometi contar a história das velhinhas do Caxiri, margem direita do Rio Cuiabá, sempre que o Dr. Octávio da Costa Marques lhes enviava um presentinho.

No Pantanal, caxiri é faca velha e imprestável e/ou sem cabo, como o sítio ocupado pelas velhinhas. O Dr. Octávio, de tradicional família mato-grossense, formou-se em direito no Rio pela entrada do século 20, onde conheceu uma jovem da família Gouvêa, acho que filha do Dr. Hilário de Gouvêa (1843-1923), famoso médico que é nome de rua em Copacabana.

Recém-casados, os Costa Marques passaram a lua de mel num barco amazônico munido de metralhadora na proa, pois o jovem bacharel conseguiu emprego público na fiscalização do contrabando de borracha. Depois, requereu 20 léguas de terras devolutas no Pantanal, onde havia o sítio das senhoras do Caxiri. De tempos em tempos lhes mandava um dinheirinho, umas roupinhas e outros mimos úteis naquela barranca de rio. As três tinham agradecimento padrão: “Faltou ser mais”. Foi o que pensei quando recebi os biscoitos mandados pelo casal franco-paraopebense: faltou ser mais. Fica o registro.

Trabalho

Sei que o trabalho forja caracteres, como também sei que todo trabalho é digno, mas morri de pena dos locutores do SporTV que transmitiram ao vivo e em cores a partida de futebol entre os times do Fortaleza e do CRB às 16h do sábado, dia 24 de maio de 2014. Na mesma hora do mesmo dia, em Lisboa, os times do Real Madrid e do Atlético de Madrid disputavam a final da Copa da UEFA e as redes de tevê brasileiras transmitiam a partida ao vivo e em cores.

O mundo é uma bola – 4 de julho de 1187: na Batalha de Hattin, Saladino derrota os cruzados comandados por Guy de Lusignan. Saladino, ou Salãh ad-Din Yusuf ibn Ayyub, também chamado Selah’edînê Eyubî (1138-1193), foi um chefe militar curdo muçulmano, que se tornou sultão do Egito e da Síria. No auge do seu poder dominou Egito, Síria, Iraque, Iêmen e o Hejaz, que, como todo mundo ignora, é uma região banhada pelo Mar Vermelho no Oeste da Arábia Saudita.

Tornou-se famoso entre os cronistas cristãos da época por sua conduta cavalheiresca e conquistou o respeito de muitos cruzados, incluindo Ricardo Coração de Leão. Longe de ser uma figura odiada na Europa, tornou-se exemplo de princípios na cavalaria medieval.

Quanto à cavalaria medieval, informo que já protegia as cabeças, os focinhos e a parte do peito dos seus cavalos, “novidades” inventadas para a cavalaria que atua na Copa das Copas.

Em 1776, publicada a Declaração da Independência dos Estados Unidos, quando foi usado pela primeira vez o nome Estados Unidos da América, obviamente em inglês. Em 1833, a vila da Horta, nos Açores, é elevada à categoria de cidade. Tenho bom amigo nascido na Horta que me deu belo livro sobre sua cidade. Hoje vai estar sendo comemorado no Brasil o Dia do Operador de Telemarketing.

Ruminanças


“Quando no céu os bem-aventurados usarem o telefone dirão o que têm para dizer e nem uma palavra a mais” (Somerset Maugham, 1874-1965).

DIABETES » EUA aprovam insulina inalada‏

DIABETES » EUA aprovam insulina inalada
Estado de Minas: 04/07/2014


Em vez das injeções, uma bombinha como aquelas usadas por pacientes asmáticos. Simples, discreta e prática. Essa é a proposta de um novo medicamento aprovado pela agência nacional de vigilância sanitária dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA). A novidade é a primeira forma de administração do hormônio sintético diferente das tradicionais aplicações e promete compor o arsenal farmacêutico para diabéticos em todo o mundo. No entanto, especialistas alertam que não substituirá o tratamento disponível. Isso porque a insulina inalada é indicada para momentos específicos, pois a forma de absorção não supre a necessidade diária de insulina de pessoas já dependentes da substância.

O produto consiste basicamente em um pó de inalação de ação rápida para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus. A segurança e a eficácia do medicamento foram avaliadas em 3.017 participantes, sendo 1.026 com diabetes tipo 1 e 1.991 com o tipo 2 da doença. A comparação foi feita entre a insulina inalada e a de ação rápida – ambas em combinação com a basal (de ação lenta), em um estudo de 24 semanas. O processo foi repetido em comparação com outros tipos de medicamentos antidiabéticos orais. Em todos os casos, os resultados da terapia inalada foram satisfatórios. Ainda assim, a FDA alerta que a insulina inalada não é um substituto da de ação prolongada e deve ser utilizada com a de ação prolongada em pacientes com diabetes tipo 1.

Segundo o presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Balduíno Tschiedel, o interessante é a quebra de um paradigma, trazendo uma insulina que não é injetável. “No caso, vai haver uma absorção pulmonar, não pelo sangue. Há alguns anos houve essa proposta, mas a aceitação do público e do meio médico foi muito baixa e o laboratório a retirou do mercado. Também era cara e muito grande para a administração em público, incomodava os pacientes.”

Tschiedel lembra que é uma insulina de ação rápida para uso nas refeições e nem todos os pacientes com diabetes tipo 2 precisam desse tipo de tratamento. Normalmente, quando necessário o uso do hormônio sintético, isso é feito somente uma vez ao dia. A insulina é produzida pelo fígado diretamente para o pâncreas e, em seguida, vai para a circulação sanguínea. Já a insulina injetada faz o fluxo inverso: cai no sangue e vai até o fígado.

O hormônio inalado, por sua vez, passaria pelo pulmão. “Esse é um tecido não acostumado a receber insulina, mas os estudos de segurança mostram que não há problema. Então, deverá somente se somar aos medicamentos existentes como uma opção.” A aprovação no Brasil desste tipo de terapia ainda não tem previsão. (BS)

O gato das quartas‏

O gato das quartas
Enquete do em.com.br elege o jogador mais bonito entre as oito seleções classificadas
Shirley Pacelli
Estado de minas: 04/07/2014


O CAMPEÃO - Olivier Giroud, atacante da França, 34,36% dos votos (FRANCK FIFE/afp)
O CAMPEÃO - Olivier Giroud, atacante da França, 34,36% dos votos

Custou, mas as torcedoras brasileiras se conformaram com o fato de o jogador Cristiano Ronaldo não estar na lista dos gatos da vez. Afinal, Portugal foi eliminado na fase de grupos da Copa no Brasil e a enquete aberta no em.com.br incluía somente os jogadores das seleções classificadas para as quartas de final. Difícil missão da redação do EM escolher apenas oito atletas, cada um representando a sua equipe. Dando um banho nos adversários, o francês Olivier Giroud levou o título de o mais bonito das quartas, com 34,3% das preferências dos votos na enquete virtual. Com quase 10 pontos percentuais de diferença, Mats Hummels, zagueiro da Alemanha, e Van Persie, atacante da Holanda, ficaram empatados em segundo lugar.

Nas ruas, a opinião dos torcedores foi semelhante à votação virtual. Além da França, Holanda e Alemanha concentraram a atenção feminina. As universitárias Laura Marra, de 22 anos, e Luísa Cripa, também de 22, escolheram Hummels como o mais bonito. Já a comerciante Márcia Barbosa, de 60, e a dona de casa Darci da Silva, de 65, foram categóricas ao apontar Van Persie como o mais gato das quartas. “Torço pelo Brasil, é lógico, mas esse holandês tem um sorriso lindo”, disse Márcia.

A reportagem abordou um trio de amigos que desconversou ao descobrir o motivo da entrevista e não quis dar o braço a torcer elogiando um homem. Já indo embora, um deles escolheu o francês Olivier, mas relutou em se identificar.

Sob o olhar do marido Warlley Silva Santos, de 35, Queytiara Pereira dos Santos, de 23, escolheu o brasileiro Júlio César. O marido, que garantiu não ser ciumento, até brincou que o “menos feio” seria o holandês Van Persie. Também na torcida do goleiro brasileiro, Priscila Ribeiro, de 30, defendeu que o arqueiro fica bonito até chorando. “Os estrangeiros têm uma beleza padronizada, que não me agrada”, justificou.

Celso Borges, meia da Costa Rica, agradou apenas a 3% dos internautas. Já o atacante argentino Ezequiel Lavezzi e Dries Mértens, meia da Bélgica, não agradaram a ninguém no campo virtual – ambos não tiveram nenhum voto. Alguém se candidata a consolá-los?

Zona Mista

ZONA MISTA
Estado de Minas: 04/07/2014



Copa na cabeça
A Copa do Mundo no Brasil virou inspiração numa barbearia descolada do Texas, nos Estados Unidos. Pelas mãos habilidosas de Rob Ferrel, os cabelos de torcedores apaixonados por futebol ganham a forma de jogadores que desfilam ou já desfilaram seu talento em gramados brasileiros. Nos últimos dias, Rob já esculpiu, a mão livre e orientado apenas por uma foto em celular, os rostos do português Cristiano Ronaldo, do argentino Messi, do mexicano Chicharito Hernández e do goleiro norte-americano Tim Howard, que ganhou status de herói nacional depois das grandes defesas diante da Bélgica, mesmo com a eliminação da Seleção dos EUA nas oitavas de final. Dono do salão Rob, the original na cidade de San Antonio, Ferrel começou a se aventurar em estilos mais arrojados há oito anos, ao embarcar em pedidos inusitados de crianças. Hoje, garante que consegue reproduzir qualquer imagem na cabeça de seus clientes.

Milhões de gastos

A empresa de cartão de crédito patrocinadora da Copa do Mundo divulgou ontem seus números milionários, em levantamento feito entre 12 e 26 de junho, período que compreendeu a fase de grupos. Turistas estrangeiros gastaram US$ 188 milhões (aproximadamente R$ 416 milhões) nas 12 cidades-sede da competição, levando-se em conta apenas os pagamentos feitos por cartões de crédito, débito e pré-pagos da operadora. Visitantes dos Estados Unidos foram os mais gastadores (R$ 107 milhões), seguidos por moradores do Reino Unido (R$ 35 milhões) e da França (R$ 25 milhões).

Amigos, amigos…
França x Alemanha fazem hoje, às 13h, no Maracanã, um dos confrontos mais aguardados das quartas de final da Copa. Em campo estarão quatro títulos mundiais (três dos alemães e um dos franceses) e o equilíbrio do duelo pressupõe uma dose extra de ansiedade entre os jogadores. Mas nem de longe eles deixam transparecer qualquer nervosismo. Uma prova disso foi o diálogo entre os ex-companheiros de Real Madrid Benzema (atacante dos Bleus) e Özil (armador da equipe germânica), ontem, pelo Twitter. Benzema puxou a conversa. “Nos vemos na sexta, irmão”, escreveu, sendo respondido por Özil: “Desejo que seja um jogo prazeroso e de alto nível”. Benzema, então, devolveu: “Que seja uma grande celebração para o futebol”. Que os deuses da bola digam amém!

O rei da rede
Apesar das apresentações irregulares da Seleção Brasileira, Neymar continua sendo um dos candidatos a destaque da Copa e principal esperança da torcida para a conquista do hexa. No mundo virtual, no entanto, ele já é campeão. Entre todos os jogadores que disputam o torneio da Fifa, o atacante brasileiro é o que tem o maior número de seguidores no Instagram, rede social de postagem de fotos, sendo acompanhado por 7,4 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em segundo lugar aparece Cristiano Ronaldo, com 6 milhões, e em terceiro Messi (4,1 milhões). E a popularidade de Neymar só vai aumentando: desde o início da competição ele tem ganhado, em média, 74 mil seguidores por dia. Para se ter ideia do efeito Neymar na rede, uma simples foto do jantar com os companheiros, postada na terça-feira, teve mais de 1 milhão de curtidas.

Pipita, Principito, Pulga...

Acompanhar os treinos e entrevistas da Seleção Argentina exige dos jornalistas brasileiros um esforço extra: conhecer os apelidos dos jogadores, já que os argentinos têm o costume de tratar os mais próximos por carinhosos codinomes. O goleiro Romero é chamado apenas de Chiquito, apelido de infância. O volante Gago é Pintita, por ser considerado “boa pinta” pelas argentinas, assim como Biglia, conhecido como Principito; Mascherano é Jefecito, por ser um líder em campo; o ataque é formado por Pocho Lavezzi (por ser fã de um cantor de mesmo nome), Kun Agüero (vindo de Kun, um personagem de desenho japonês), Pipita Higuaín (filho de um jogador que levava o apelido de Pipa), Fideo Di María (por ser magro, como o tipo de espaguete) e Pulga, apelido de Messi na infância por ser muito pequeno.

JAECI » Bronca do chefão na Granja Comary‏

JAECI » Bronca do chefão na Granja Comary "Marin foi duro com Felipão e fez cobranças que jamais havia feito. Ele sabe que o técnico está devendo e espera que a dívida comece a ser paga hoje"

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 04/07/2014



 (HEULER ANDREY/Mowa Press)

O presidente da CBF, José Maria Marin, quarta-feira, na Granja Comary, cobrou de Felipão as declarações de que se sentia “abandonado pelos dirigentes”. Ele foi duro com o comandado ao dizer que sempre deu tudo o que foi pedido, inclusive a reforma do CT, a pedido do treinador. Para finalizar, exigiu que seja posto hoje em campo um time competitivo, com futebol convincente, que leve a Seleção às semifinais. A amigos, confidenciou estar muito chateado com as más atuações e, se soubesse que seria assim, teria pensado em técnico mais sintonizado com a modernidade.


BOLA DA VEZ: O ASSESSOR
A situação do diretor de comunicações da CBF, Rodrigo Paiva, que já não era boa, ficou insustentável com a agressão ao atacante chileno Pinilla, sábado, no Mineirão. A Fifa suspendeu o assessor da partida de hoje contra a Colômbia, no Castelão, e estuda outras sanções. Quem ficou uma arara foi o presidente eleito da entidade nacional, Marco Polo del Nero, que jamais foi a favor da permanência de Paiva no cargo, mas um pedido do ex-presidente Ricardo Teixeira ao sucessor José Maria Marin foi suficiente para mantê-lo. A ideia era que ele ficasse até abril de 2015 e saísse juntamente com Marin, mas, diante da exposição ruim que deu à CBF, deve ser demitido tão logo o Brasil finalize sua participação na Copa.


CONSELHO DO COORDENADOR
Fred, que tem sido um dos piores jogadores da Seleção, furioso ao saber que seria barrado em parte do treino, para a entrada de um terceiro zagueiro, olhou torto para Felipão e se refugiou ao lado de um de seus protetores, Carlos Alberto Parreira, que o chamou para a Copa de 2006. O atacante foi aconselhado a não reclamar e se unir ao grupo neste momento difícil. Como a modificação não está confirmada, o camisa 9 ouviu a opinião do coordenador e ficou quietinho, mas não gostou de se sentir bode expiatório numa equipe em que a maioria tem atuado mal. Fred sabe que se sair e o Brasil for bem, a chance de voltar ao time é zero.


DEVIDAMENTE INSTRUÍDO
Ao levar Neymar à entrevista coletiva de quarta-feira, na Granja Comary, a comissão técnica o instruiu a dar algumas alfinetadas nos jornalistas. O atacante foi irônico ao dizer que não quer ser artilheiro nem dar show, e sim apenas vencer por 1 a 0, em jogada tipicamente ensaiada por Felipão, que tem sido contestado pelo futebol ruim da Seleção. Como é a estrela da cia., Neymar serviu, de forma inocente, para dizer tudo aquilo que o treinador não pode falar no momento, em que anda em baixa com a torcida e tem sido criticado veementemente pela imprensa séria. O técnico sabia que qualquer outro jogador na coletiva não teria o peso do camisa 10. Só se esqueceu de que o garoto tem apenas 22 anos e não deveria atirar sobre os ombros dele tamanha responsabilidade. Por falar nisso, a cúpula da CBF não gostou de saber que Scolari chamou seis jornalistas de sua confiança para conversa reservada. A cúpula acha que, com uma possível eliminação, os demais jornalistas, preteridos, vão cair de pau na direção do time.


O QUARTO GAÚCHO NO TELHADO
O fraco desempenho dos treinadores gaúchos no comando da Seleção nos últimos anos levou a dupla Marin-Del Nero a repensar a contratação de Tite para o lugar de Felipão. Eles admitiram a amigos que a turma do Sul está ultrapassada e sem apresentar novidades táticas. O problema é que esbarram na falta de treinadores de qualidade no futebol brasileiro. O atual presidente da CBF não admite um estrangeiro, pelo menos por enquanto, mas, se o Brasil for eliminado pela Colômbia hoje, pode repensar a posição. Tite, já acertado para iniciar o trabalho em agosto, subiu no telhado em consequência do fraco péssimo desempenho de Dunga, Mano Menezes e Felipão à frente do escrete. Felipão ainda tem a favor o título mundial de 2002, mas, com a gestão atual, está jogando areia no bom trabalho na Copa da Ásia.