sexta-feira, 13 de março de 2015

Fatos - Eduardo Almeida Reis

Eleita a mais bonita brasileira do século 20, Maria Fernanda Cândido sempre teve inquietação intelectual


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 13/03/2015 



  
Ainda no terceiro mês do ano de 2015 já temos a segunda sexta-feira 13. Há mais uma em novembro. Tem gente que acha bobagem esta conversa de dias aziagos. Coincidência ou não, já andei enrolado em sextas-feiras 13, motivo pelo qual devo confessar que a data não me apraz. Verbo datado do século 13, transitivo indireto, intransitivo e pronominal, aprazer é chiquérrimo e significa sentir ou causar prazer, contentar (-se), deleitar (-se), agradar (-se).  

Sinonímia vasta: agradar, alegrar, aprazer, comprazer, contentar, deleitar, deliciar, desanuviar, desenfadar, desentediar, distrair, divertir, entreter, espairecer, jovializar, letificar, recrear, satisfazer. Letificar aprendi agora: latim laetifìco, as, ávi, átum, áre ‘alegrar, dar alegria’. Transitivo direto e pronominal: tornar(-se) alegre, ledo; causar ou sentir júbilo; alegrar(-se). Letícia, nome de mulher, vem do latim laetitia ‘alegria’. Realmente, o nascimento de uma Letícia deve alegrar seus pais, mas há Letícias complicadas quando transformadas em deusas do lar. 

Nietzsche

Eleita a mais bonita brasileira do século 20, Maria Fernanda Cândido sempre teve inquietação intelectual, leu Nietzsche, casou-se com um francês, tem dois filhos e é excelente atriz. Fiquei abismado com sua atuação naquela série Sessão de terapia e sua beleza é de uma obviedade ululante. 

Só estranhei a leitura de Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900), filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão, que caprichou: Du gehst zu Frauen? Vergiss die Peitsche nicht. Que teria pensado a belíssima brasileira dessa frase? Como reagiria a deputada Maria do Rosário ao cavalheiro que dissesse Du gehst zu Frauen? Vergiss die Peitsche nicht? Enquanto philosopho, fiquei chocado com a opinião de Friedrich, mas é a tal coisa: os brasileiros do século 21 estamos acostumado a ouvir o besteirol daquela feiura paulista que se apresenta como filósofa petista.  

Nietzsche começou sua carreira como filólogo clássico – estudioso da crítica textual grega e romana – antes de se voltar para a filosofia. Com 24 aninhos, assumiu a cadeira de filologia clássica na Universidade de Basileia, o mais jovem professor a alcançar essa posição. Escusado é dizer que em 1889, com 44 aninhos, surtou e perdeu completamente suas faculdades mentais. Diagnóstico que tem sido questionado: paresia geral atípica devida a uma sífilis terciária, mas o cavalheiro que escreveu Du gehst zu Frauen? Vergiss die Peitsche nicht nunca deve ter sido bom da bola. 

Viveu sob os cuidados da mãe de 1889 até a morte da senhora Franziska Nietzsche em 1897 e depois foi cuidado pela irmã Elisabeth Förster-Nietzsche até esticar suas canelas filosóficas em 1900. Sua irmã assumiu o papel de curadora e editora dos seus escritos. Como era casada com o proeminente nacionalista e antissemita alemão Bernhard Förster, retrabalhou os escritos inéditos do mano adequando-os à ideologia de seu marido e senhor, motivo pelo qual o nome de Friedrich acabou associado ao militarismo e ao nazismo germânicos. 

Presumo que o caro e preclaro leitor, não sendo fluente em alemão, esteja curioso do pensar nietzschiano Du gehst zu Frauen? Vergiss die Peitsche nicht. Eis a tradução: “Vais ver mulheres? Não esqueças o açoite”. Escreveu ainda entre milhares de outros pensamentos: “Para ler o Novo Testamento, é conveniente calçar luvas. Diante de tanta sujeira, tal atitude é necessária”. 

O mundo é uma bola

13 de março de 624: Batalha de Badr, primeira batalha entre os seguidores de Maomé e os coraixitas, que, sabemos todos, eram a tribo árabe que dominava a cidade de Meca ao surgir o islamismo. Maomé pertencia à linhagem coraixita, o que não impediu os coraixitas de liderarem a oposição inicial à sua mensagem. 

Presumo que o leitor esteja meio confuso com o parágrafo coraixítico, que acaba de ler no maior entusiasmo, o que se explica: seu nome árabe costuma ser transliterado em caracteres latinos de diversas maneiras, como coraish, quraysh, koraich e qurays, entre outros. 

Os qurays eram responsáveis e guardiães da Caaba e seus peregrinos se reuniam anualmente na região, vindos de várias partes do Oriente Médio, para realizar cultos e oferendas a vários deuses.  
Em 1138, o cardeal Gregório Conti é eleito antipapa Vitor IV, sucedendo a Anacleto II. 

Em 1639, o New College, em Cambridge, Massachusetts, muda o nome para Harvard College em homenagem ao pastor congregacional calvinista John Harvard. Ai do jornalista brasileiro que escreva Universidade de Harvard. Recebe dezenas de e-mails de “homens de Harvard” dizendo que o nome é Universidade Harvard, sem o “de”.

Em 1765, criação de uma fábrica de relógios em Portugal. A Polônia, ainda sob governo comunista, teve fábrica de relógios muito elogiados como os mais velozes do planeta. 

Em 1820, banimento dos jesuítas do Império Russo. Os jesuítas, do tanto que aprontavam, foram banidos de uma infinidade de países. Em 1900, na França, começou a bagunça: jornada de trabalho de mulheres e crianças limitada, por lei, a 11 horas diárias. Pode? 

Ruminanças


“Ainda que a traição agrade, ao traidor tem-se aversão” (Cervantes, 1547-1616).