segunda-feira, 16 de junho de 2014

Um poema é alguma coisa que nos tira o chão - Marcos Siscar

O DIA BRILHA 

a poesia é uma cadeira que se coloca do lado
de fora num dia de sol
o poeta está do lado de fora e encarquilha
sem protetor solar
o poeta está de pé ao lado da cadeira ao pé
da cadeira e o dia brilha
atrás do poeta a mata escura absorve com força
os respingos do sol
o poeta encarquilha como folha vinda da mata
que caiu no chão do lado de fora
a cadeira tem o formato da espinha de alguém
que está sentado ao sol
mas o poeta cai como a vagem encarquilhada
de uma árvore escura
nenhuma ave ou sopro de vento apenas um poeta
sem protetor solar
ao lado de uma cadeira em forma de espinha
e pele ressecada
 


MANUAL DE FLUTAÇÃO PARA AMADORES 

não se esqueça de onde veio
nem para onde os ventos o carregam
apenas sinta que seus pés se despregaram do chão
se quiser ainda poderá pisar
deitar raízes pela planta dos pés
transformar-se em pedra tronco lenhador
mas embotará para sempre a clareza do voo
o burburinho oceânico dos ventos
as intercambiáveis direções das correntes
as filigranas orgânicas do ar
depois de algum tempo
sentirá que somos bússolas birutas
objetos fantasmagóricos
uns para os outros
e que a técnica de pisar
responde ao medo de morrermos
juntos de morrermos todos sós

 
leia a entrevista aqui:

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 16/06/2014



 (Danilo Pavani/Cultura-25/6/89)

Olá, classe!


Muita gente pode não se lembrar, mas este aí da foto é Marcelo Tas na pele do professor Tibúrcio, um dos muitos personagens do programa Rá tim bum, da TV Cultura. O motivo da lembrança é simples: a emissora está comemorando seus 45 anos e, ao longo o dia, serão reprisados algumas atrações que são a marca do canal, como Bem Brasil, Fábrica do som, Bambalalão e X-Tudo, além é claro de Rá tim bum. Cada programa será antecedido por depoimentos dos atores e apresentadores originais.

Futebol e música são
paixões do brasileiro


Para fugir da cobertura tradicional dos canais esportivos e da TV aberta, a dica para quem curte futebol é conferir os especiais do Canal Brasil, Futura e SescTV. No primeiro, às 22h, o documentário Fla x Flu – 40 minutos antes do nada, de Renato Terra, é o cartaz da sessão É tudo verdade. No Futura, às 20h, na série Cores do futebol, vai ao ar o documentário Futebol de rua, gravado no México. No SescTV, às 21h, serão exibidos os curtas Sobrenatural de Almeida de Paulo Sérgio Almeida; e Noite de marionetes, de Paulo Borges. Já o canal Curta! aposta em musicais: Diário de Naná, com o percussionista Naná Vasconcelos, às 20h; e Os Mutantes, sobre a banda de Arnaldo Dias, Sérgio Batista e Rita Lee, às 21h15.

E o bumbum também
não fica atrás. Ou fica?


E mais futebol. O GNT fashion destaca hoje a exposição Brasil, um país, um mundo, em cartaz em três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Além de relíquias que contam a história da Seleção Brasileira e de suas conquistas, a mostra reúne uniformes históricos de todas as copas. O programa vai ao ar às 21h30, e na sequência, às 22h,. o Superbonita fala sobre outra paixão nacional: o bumbum. Grazi Massafera recebe a atriz Sheron Menezes, que prova essa tese.

Skate e outras artes
se misturam em Paris


O canal Off inventou um especial que nada tem a ver com Copa do Mundo. Hoje, às 23h30, vai ao ar uma edição do programa Freesports com Tony Hawk, o skatista mais famoso de todos os tempos, na maior rampa da Europa, dentro do prédio histórico Grand Palais, em Paris. E com exibições de músicos e obras de arte internacionais, num evento realizado em novembro de 2009, com participação de grandes nomes da modalidade, como Christian Hosoi, e com a presença de 20 mil espectadores.

Pacotão de cinema
tem apenas reprises


No pacote de filmes, nenhuma estreia, mas algumas oportunas reprises, como a de Mato sem cachorro, às 19h45, no Telecine Premium. No mesmo horário, o assinante tem mais cinco opções: As aventuras de Pi; Síndrime de Caim, no Telecine Action; Como agarrar meu ex-namorado, no Telecine Fun; Erin Brockovich – Uma mulher de talento, no Studio Universal; Era uma vez no México, no MGM; e Barton Fink – Delírios de Hollywood, no TCM. Outras atrações da programação: Somos tão jovens, às 20h, no Telecine Pipoca; Nunca fomos tão felizes, às 21h, no Cinemax; Matador em perigo, às 22h10, no Glitz; e Eu sou a lenda, às 22h30, na Fox.



CARAS & BOCAS » O psicopata voltou
Simone Castro

Laerte (Gabriel Braga Nunes) põe vida de rival em risco na trama de Em família  (Paulo Belote/TV Globo )
Laerte (Gabriel Braga Nunes) põe vida de rival em risco na trama de Em família

“Ninguém muda”. Com essa certeza, Helena (Júlia Lemmertz) avisou à filha, Luiza (Bruna Marquezine), que o seu ex-noivo e o atual da estudante repetiria comportamentos do passado. Nos próximos capítulos de Em família, Laerte (Gabriel Braga Nunes) mostrará que seus atos de psicopata estão mais ativos do que nunca. Se no passado ele atacou e enterrou vivo o rival Virgílio (Humberto Martins), marido de Helena e pai de Luiza, agora seu alvo é André (Bruno Gissoni), ex-namorado da moça, por quem nutre ciúme e ódio em proporções alarmantes. Tanto que, na surdina, ele vai desafiar o rapaz, um tanto bêbado, a saltar de um vão livre, alto e perigoso, em plena festa da turma da noiva, depois de baterem boca sobre a garota. Irritado por causa da amizade entre André e Luiza, Laerte cercará o estudante, longe de tudo e de todos, e conseguirá o seu intento. Depois de saltar, o flautista verá André pular e acabar pendurado, correndo risco de despencar e morrer. O professor Pedro Paulo (Eduardo Galvão) socorrerá André, depois de Bárbara (Polliana Aleixo) dar o alarme sobre o ocorrido. Laerte, a essa altura, já terá desaparecido do local.

SERMÃO PARA TODOS É O QUE
GARANTEM IGREJAS NA COPA


No Jornal da Alterosa – 1ª edição desta segunda-feira, reportagem mostra que as paróquias da igreja católica de Belo Horizonte adaptaram os sermões para a Copa do Mundo. Durante a competição, a homilia vem sendo realizada em línguas estrangeiras, para que os turistas também possam participar das missas. Elas têm sido celebradas em vários idiomas, do espanhol ao aramaico. O noticiário, com apresentação de Laura Lima, vai ao ar logo depois do Alterosa esporte.

TURMA DA JUVENTUDE DE PÉ NA
COVA GANHA SÉRIE NA INTERNET


Paula Frascari e Rafael Canedo, que interpretam Darlene e Ruço jovens nos flashbacks de Pé na cova (Globo), além de toda a turma que cerca o dono da F.U.I, gravam Lembranças do Irajá, série que será exibida na internet. A galera, já se sabe, faz o maior sucesso quando aparece, especialmente em episódios que marcam as lembranças do Ruço (Miguel Falabella). Paula Frascari faz uma Darlene, personagem de Marília Pêra, perfeita.

ETERNO SENHOR BARRIGA ESTÁ
DE VOLTA AO BRASIL PARA COPA


Intérprete de um dos personagens mais famosos do seriado Chaves, o ator Edgar Vivar, o Senhor Barriga, retorna ao Brasil esta semana, segundo o site Na telinha. “O Brasil é a minha segunda casa e tenho certeza de que será muito emocionante assistir ao jogo com vocês. Meu coração está dividido, de verdade, mas o bom é que poderei comemorar, independentemente do resultado”, disse o ator mexicano, referindo-se ao jogo Brasil e México, que será disputado amanhã. Ele participará do Programa do Ratinho. Em maio, Vivar esteve no Brasil para lançar o jogo Chaves Kart.

MÉDICO E BENZEDEIRA SE UNEM
PARA REALIZAR PARTO EM TRAMA


No capítulo de Meu pedacinho de chão (Globo), Mãe Benta (Teuda Bara) diz torcer para que o médico Renato (Bruno Fagundes) consiga fazer o parto da mulher de um morador da cidade, mas fica apreensiva. Outra parturiente comenta que o doutor teve dificuldades para fazer o seu parto e o marido da mulher avisa que atentará contra Renato caso alguma coisa lhe aconteça. Durante o procedimento, o médico percebe que há um problema e pede que chamem a benzedeira para socorrê-lo. Ela atende prontamente.

VEZ DOS BEATLES

A rede norte-americana NBC vai produzir uma minissérie sobre os Beatles. A tarefa é de Michael Hirst, criador de Os Tudors, que mais uma vez se juntará aos produtores-executivos Ben Silverman e Teri Weinberg. O site Deadline divulgou que a trama girará em torno da história da banda de Liverpool, sem detalhar as passagens que serão mostradas. Com oito episódios, a minissérie ainda não tem data para estrear.

VIVA
Para o revival do Globo de ouro, que destacou Cazuza, no canal Viva (TV paga).

VAIA
Para o repeteco de filmes nas TVs aberta e paga. Não raro, até os mesmos títulos.

Eduardo Almeida Reis - Busões‏

Inovador, o papa Francisco bem que poderia nomear um philosopho amigo nosso para mostrar ao planeta que o Vaticano se dá bem com os ateus


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 16/06/2014



Meus conhecimentos de inglês estão longe de rivalizar com os dos Pitts e dos Chaucers. Ainda me lembro de que em Miami, aos 18 anos, resolvi tomar um ônibus para conhecer parte da cidade. Até hoje os pontos de ônibus continuam sendo os melhores locais para embarcar nesses veículos. Máquina fotográfica em punho, dinheiro no bolso, saí à procura de um ponto de ônibus e só encontrava placas indicando: No parking. Bus stop.
Com a inteligência que me caracteriza, concluí que naqueles trechos os ônibus não paravam. Andei quilômetros e acabei tomando um táxi de volta para o hotel. Comentando o fato com alguns companheiros de excursão, aprendi que as placas informavam: Não estacione. Parada de ônibus.
Assunto que vem à balha, sempre mais chique do que vir à baila, diante dos problemas enfrentados pela operadora de forno e fogão aqui do chatô. Quando funciona, o ônibus que a conduz de casa para o trabalho leva 45 minutos de estrada e um dos trechos é na pavorosa BR-040. Escrevo na quinta-feira de uma semana em que o ônibus matinal quebrou três vezes. Quando quebra, e sempre quebra, a reação do motorista e do trocador é divertidíssima: saem correndo feito loucos pelo acostamento. Fácil de explicar: correm para não apanhar dos passageiros enfurecidos.

Adicionado
Recebo continuados avisos pela internet de que fui adicionado ao Twoo. Vou ao Google e descubro que o Twoo é um site “para conhecer pessoas novas” e mês passado já tinha mais que 55 milhões de internautas cadastrados. Entendo, e o leitor há de concordar comigo, que você não pode “conhecer” pessoa que já conhece. Portanto, conhecimento pressupõe novidade. Mesmo sensibilizado pela informação de que velhos conhecidos querem me conhecer, rogo que me dispensem do cadastramento no Twoo e noutros Facebooks da vida. Basta-me o cadastramento bancário, que, por sinal, sempre foi razoável.

Decoração
Quando se casou pela nona vez, respeitado jornalista mineiro ficou furioso com a nova companheira e se queixou numa roda de amigos: “Ela implicou com o meu apartamento, obra de decorador”. Dei razão à nona, porque acho que o gosto de cada um não é o mesmo do decorador, seja ou não caro e famoso. Decorador é ótimo quando tem noção de espaço para saber o móvel que deve ficar aqui ou acolá. Muitos são ótimos para pendurar os quadros, com a só condição de que sejam gays. A homossexualidade é inconha da pendura dos quadros nas paredes. Sendo inconha, está muito ligada, é fruta que nasce pegada a outra, do tupi i kõe “aquele que é gêmeo”.
Através dos jornais, gosto de ver as fotos de casas e apartamentos decorados por profissionais famosos. Soluções que só raramente coincidem com o meu gosto, mas é a tal história: sou teimoso e adoro paredes forradas de livros. Houve tempo, no Rio, em que a decoração de conhecida profissional começava pela parede do living forrada de livros. Vejo no Google que a decoradora morreu com 93 aninhos em 2008. Presumo que tenha criado um sem conto de problemas para os donos dos apartamentos que decorava: muita gente não tem e não gosta de livros.
Nesses casos, a solução é comprar nos sebos imensas coleções encadernadas. Só as obras do alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892-1979), encadernadas em couro, forram paredes de muitos metros quadrados. Entrevistei o jurista uma porção de vezes e ele sempre me pedia: “Não se esqueça de dizer que sou da Pontifícia Academia de Ciências”.
Fundada em 1603, a Pontifícia Academia foi a primeira academia científica do mundo e teve Galileu Galilei entre os seus membros. Hoje, tem cerca de 80 membros pontifícios nomeados pelo papa depois de indicados pelo corpo acadêmico. Muitos não são católicos e já teve cerca de 50 Prêmios Nobel, vários deles acadêmicos antes mesmo de premiados com o Nobel. Inovador, o papa Francisco bem que poderia nomear um philosopho amigo nosso para mostrar ao planeta que o Vaticano se dá bem com os ateus, cerca de 7% da melhor população mundial.

O mundo é uma bola
16 de junho de 1904: Leopold Bloom vive sua Odisseia de um dia no romance Ulisses, de James Joyce, data que é comemorada na Irlanda como feriado Bloomsday. Comprei o livro quando traduzido por Antônio Houaiss e devo confessar que parei pela página 50: não é para o meu bico.
Em 1950, inauguração do Maracanã. Chegou a receber 200 mil brasileiros, que aplaudiram o honrado presidente Médici. Em 1960, Massacre de Mueda, em Moçambique. Em 1976, Massacre de Soweto, na África do Sul. Africano inteligente não sai de casa dia 16 de junho.
Em 1963, a bordo da nave soviética Vostok 6, Valentina Tereshkova se torna a primeira mulher a viajar pelo espaço. Em 1858, nasceu Gustavo V, rei da Suécia entre 1907 e 1950, o que me faz supor que tenha morrido na flor dos seus 92 aninhos.

Ruminanças
“A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana” (Barão de Itararé, 1895-1971).

Caiu na rede, é prefeito‏

Caiu na rede, é prefeito

 
Gestores descobrem o poder de sites de relacionamento para comunicação de mão dupla com os cidadãos. Nas páginas, humor, fotos e vídeos de moradores se mesclam às informações oficiais

Maria Clara Prates

Estado de Minas: 16/06/2014



De norte a sul do estado, prefeituras estão se rendendo ao poder das redes sociais, especialmente ao site de relacionamento Facebook, usado como instrumento de comunicação rápida e interação com os cidadãos. Na onda da informalidade da rede, os prefeitos têm se desdobrado para ser criativos, deixando de lado os simples comunicados oficiais de campanhas públicas ou de realizações governamentais. Vale tudo. Usar e abusar do bom humor, publicar fotos e vídeos produzidos pelos moradores, apoiar causas sociais e, principalmente, não deixar sem resposta as demandas da população. A Associação Mineira dos Municípios (AMM) confirma o avanço das administrações nas redes sociais e o atribuiu ao frescor dos novos gestores: 70% deles vivenciam sua primeira gestão. E mais: como assumiram em 2013, mantêm vivos na memória os protestos de julho, que sacudiram as ruas do país, entre outras coisas, para a defesa de mais transparência nos governos.

Seguindo o pioneirismo da experiência da Prefeitura de Curitiba (PR) – que mantém um canal atualizado e de linguagem fácil – a Prefeitura Municipal de Porteirinha, no Norte de Minas, colhe os frutos de investir na sua página na rede social. Em pouco mais de um ano de existência, a página da cidade, que tem cerca de 37,5 mil habitantes, já conta com 6,7 mil seguidores, mais de 20% da sua população. Nenhuma crítica ou sugestão do cidadão fica sem resposta da administração. E foi justamente a possibilidade de rapidez e interatividades que as redes sociais oferecem que levou o prefeito Silvanei Batista Santos (PSB), de 36 anos, em sua primeira administração, a optar por elas como meio de incrementar seu relacionamento com a população. “Veja, quando compartilhamos uma informação podemos atingir até 10 mil pessoas em menos de 24 horas. De que outra forma conseguiríamos isso?”, questiona.

Santos já conhecia a resposta desde sua campanha eleitoral no fim de 2012. “Durante toda a campanha eu fiz uso de Facebook e pude perceber a capacidade de atingir um grande público. Por isso, assim que assumi, com a promessa de fazer uma administração participativa, criei uma equipe para cuidar desse tipo de comunicação”, conta. Ele fala com experiência de quem derrotou ex-prefeito, empresário e pecuarista Juraci Freire Martins (PP), candidato à reeleição, que declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 24,4 milhões (o terceiro maior entre os candidatos a prefeito do interior de Minas neste ano), incluindo cerca de 20 mil reses, 32 fazendas e 12 casas. Com patrimônio de apenas R$ 13,5 mil, Silvanei – uma moto Titan 2005 no valor de R$ 4,5 mil, e uma Parati modelo 1992, avaliada em R$ 9 mil – ele teve mesmo que reinventar a forma de fazer campanha na cidade.

Humor Por sua vez, a Prefeitura de São Joaquim de Bicas, na Região Central, cidade com 26,6 mil habitantes, fez a opção de usar o humor e dispensar qualquer tratamento formal para falar com o cidadão. Em um dos posts da administração, para informar a temperatura na cidade, a prefeitura se valeu da figura de Carlos Alberto de Nóbrega, apresentador do programa A praça é nossa, para atrair a atenção. “Segunda-feira com céu nublado e chuvoso é como piada da Praça é nossa. Não tem graça nenhuma, mas é suportável só para ouvir a risada do Cazalbé! Mínima de 15° e máxima de 23°. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Bom dia e ótima semana a todos!”, dizia a postagem. E a primeira sexta-feira do mês foi dia de encher a bola da cidade: “Somos pequenos, mas somos limpinhos. Nossos posts alcançaram mais de 10 mil pessoas nos últimos 30 dias, de norte a sul do país! Além disso, fomos visitados por pessoas de 34 países, entre eles Noruega, Tanzânia, Arábia Saudita, Nepal, Hungria, Japão, Austrália, entre vários outros.”

O prefeito da cidade, Luciano Gustavo do Amaral Passos (PR), de 37, conta que optou por uma comunicação mais leve para acompanhar a característica da rede e atingir com mais facilidade o cidadão. “Estamos vendo que já começa a haver uma debandada do Face para o WhatsApp e já estamos pensando em acompanhar o ritmo e marcar presença por lá também. “É muito gratificante ver que saltamos de nenhum acesso em julho passado para 4 mil seguidores quase um ano depois”, diz Passos. Ele agora quer usar a rede também para impulsionar o turismo na cidade, a 30 quilômetros da capital, com divulgação de festas e de atrativos da região. Também enfrentando seu primeiro mandato, Passos é formado em ciências contábeis e chegou à cadeira de prefeito depois de trabalhar como contador da prefeitura.

E se tamanho não é mesmo documento, a pequena Alagoa, no Sul de Minas, com apenas 2,6 mil habitantes, faz bonito no Facebook, com mais de duas centenas de seguidores. A página é usada para postagem de fotos enviadas pelos “amigos virtuais”, especialmente se é dia de geada, e também para anúncios oficiais. A diversidade de temas é grande e parece agradar. Em sentido contrário, no entanto, algumas prefeituras lançam seu perfil, mas os abandonam para uso de postagens com vírus, como aprender a emagrecer em apenas uma semana ou ainda ganhar dinheiro sem sair de casa. De acordo com Rosalves dos Santos Suldário, analista de mídias sociais da AMM, a grande dificuldade dos gestores é a falta de pessoal para manter a permanente atualização das postagens.

Transparência em marcha lentaApesar de as prefeituras reconhecerem a necessidade de manter a população sempre bem informada sobre a gestão administrativa e avançar sobre as redes sociais para garantir agilidade, a criação dos portais da transparência, instituídos por força de lei federal desde novembro de 2011, está longe de se transformar em realidade na maior parte dos 853 municípios mineiros. De acordo com a Controladoria Geral do Estado, até agora, apenas 118 prefeituras firmaram convênio para elaboração dos portais, dentro do Programa Minas Aberta, ou seja, 13,8% das cidades do estado. No entanto, não há dados sobre as gestões que já se adequaram à legislação federal.

A Prefeitura Municipal de Guanhães conseguiu fazer cumprir a lei e criou o seu Portal da Transparência em 24 de abril do ano passado, mas admite que a manutenção das informações em tempo real e com os detalhamentos exigidos é um “trabalho de Hércules”. A atualização de dados é feita por uma pessoa destacada exclusivamente para a tarefa. Ainda assim, afirma a administração municipal por meio da sua assessoria de comunicação, as informações são deficientes. No portal da prefeitura falta o número do CNPJ – a identidade empresarial – nos contratos firmados pela administração com empresas privadas. Além disso, nem o inteiro teor dos editais de licitação nem os nomes de todos os concorrentes são publicados.

Para enfrentar as deficiências, a Prefeitura de Guanhães – cidade com 31,1 mil habitantes, no Vale do Rio Doce –, anunciou que já está fazendo alterações no sistema para incluir informações, como de contabilidade, em tempo real. Isso significa que diariamente a população terá acesso a dados atualizados sobre o uso dos recursos públicos. Guanhães também mantém página no site de relacionamento Facebook, usada basicamente para informar aos moradores as ações da administração, mas sem muita interatividade. Até agora, a página conseguiu amealhar apenas 1,3 mil seguidores.

Ajuda O Programa Minas Aberta, do governo do estado, oferece aos municípios interessados uma página no Portal da Transparência do governo do estado na internet – www.transparencia.mg.gov.br – com subdomínio específico, além de apoiar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de procedimentos de controle e transparência na gestão pública. Para fazer parte do programa os prefeitos têm que assinar um termo de compromisso com a Controladoria Geral do Estado e encaminhar os documentos solicitados para a formalização do documento. Além disso, após a assinatura do termo é preciso enviar os arquivos das despesas e receitas municipais, em formato predeterminado, para alimentação do Portal da Transparência Municipal. (MCP)   

ZONA MISTA Kelen Cristina, com Gustavo Marcondes

Estado de Minas: 16/06/2014 


 (CARLO ALLEGRI/Reuters)

Das mãos da beldade
Não era segredo que a supermodelo brasileira Gisele Bündchen (foto) havia sido convidada pela Fifa para entregar a taça ao campeão da Copa do Mundo, em 13 de julho, no Maracanã. Faltava, no entanto, a resposta da gaúcha, casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, com quem tem dois filhos, Benjamin e Vivan. Pois segundo os jornalistas Mark Shanahan e Meredith Goldstein, do The Boston Globe (jornal de Boston, cidade onde Gisele vive com a família), Gisele aceitou o convite e está de passagem marcada para o Brasil. E não virá sozinha à cerimônia de encerramento da competição – há a informação de que ela terá a companhia do marido atleta no Rio.


Invasão argentina
Os argentinos tomaram as ruas do Rio. Fizeram festa em Copacabana, lotaram as estações de metrô e ocuparam o entorno do Maracanã horas antes da partida de estreia contra a Bósnia, pelo Grupo F – muitos, inclusive, estavam sem ingresso. Mais famosa marca de cerveja do país vizinho, a Quilmes montou até uma área especial para receber os torcedores da seleção de Alejandro Sabella, próximo ao estádio. Uma das convidadas da área vip era a modelo Zaira Nara. O nome não lhe é familiar? Apresentadora de TV na Argentina, ela foi dispensada pelo atacante uruguaio Diego Forlán em 2011, a pouco mais   de um mês do casamento. Recuperada do trauma, hoje ela namora o tenista e compatriota Juan Mónaco.

 (Kelen Cristina/EM/D.A Press)

Voluntária profissional

Natural de Hamburgo, na Alemanha, Riccarda Münch (foto), de 29 anos, já é veterana como voluntária em eventos esportivos. Trabalhando no centro de imprensa no Mineirão, ela está no Brasil pela segunda vez –ocupou o posto também durante a Copa das Confederações, no ano passado – e está encantada com o país. No currículo de Riccarda estão a Olimpíada de Inverno de Socchi’2013, na Rússia; o Mundial de Handebol’2013, na Espanha; e a Eurocopa’2012, quando foi voluntária na Polônia. Estudante de cultura da comunicação, ela aproveita o intervalo entre as competições para juntar dinheiro trabalhando como free-lancer, já que precisa bancar todas as despesas de suas viagens pelo mundo.


Militares insatisfeitos com seguranças da Fifa
O Exército brasileiro está irritado com a ação das forças de segurança da Fifa dentro dos estádios da Copa do Mundo. Os militares culpam a falta de preparo – e de profissionalismo – dos “stewards”, seguranças contratados pela entidade internacional, pelos problemas nas arenas. O mais notório foi o rojão que passou pela revista de torcedores na partida entre Chile e Austrália, em Cuiabá. Mas não foi apenas ali que ocorreram falhas. Em Fortaleza, no jogo entre Uruguai e Costa Rica, houve greve do pessoal que controla a entrada do público, e o Exército foi convocado às pressas para manter a ordem na chegada ao Castelão. A Defesa planeja, inclusive, pôr militares à paisana em alguns estádios, como o Mineirão, em BH, para avaliar a atuação dos “stewards”.


Diplomacia nas redes sociais
Alguns jogadores estrangeiros estão se esforçando para se aproximar dos torcedores brasileiros durante o período da Copa do Mundo, sobretudo nas redes sociais. Um deles é o alemão Özil, que adotou o português como um dos idiomas em seu perfil no Facebook. A mudança é vista desde 7 de junho, quando a Seleção Germânica desembarcou no Brasil. Os posts de Özil também têm versões em inglês, espanhol, alemão, turco (respeitando a origem de sua família) e árabe. Outro a entrar na onda do português é o inglês Sturridge, cujos tuítes estão aparecendo em quatro idiomas, entre eles o português.


FALOU E DISSE
“Podemos até aproveitar, mas não estamos em férias”
De Jong, volante da Holanda, garantindo que os jogadores da Laranja Mecânica estão levando  o Mundial a sério, apesar das idas a restaurantes e dos jogos de futebol e frescobol na praia

COLUNA DO JAECI » Não há complô: árbitros são humanos‏

COLUNA DO JAECI » Não há complô: árbitros são humanos
Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 16/06/2014


A arbitragem tem sido o maior problema da Fifa nesta Copa do Mundo. A começar pelo gravíssimo erro do japonês Yuishi Nishimura, ao marcar pênalti inexistente em Fred, que mudou o placar de Brasil x Croácia, beneficiando os brasileiros quando o placar era de 1 a 1. Sexta-feira foi a vez de o assistente colombiano Humberto Clavijo anular dois gols legítimos do mexicano Giovanni dos Santos, que poderiam ter dado a seu time a liderança do Grupo A. No mesmo dia, o italiano Nicola Rizzoli deu pênalti inexistente de De Vrij em Diego Costa, levando os espanhóis a abrir o placar. Mas o castigo veio a cavalo: os holandeses marcaram um gol atrás do outro e arrasaram a campeã do mundo com um 5 a 1 inimaginável. O juiz, porém, errou de novo ao não marcar falta de Van Persie em Casillas no terceiro gol. Cinco falhas grosseiras em três jogos, e a Fifa já toma medidas que não admitia tomar. Daqui para a frente, mesmo que seleções do mesmo continente se enfrentem, o apito caberá a quem a entidade achar melhor.

O problema é mundial. No Brasil, temos os piores árbitros do mundo, tanto que apenas o medíocre Sandro Meira Ricci está na Copa. Não esperávamos tantos erros primários já na primeira rodada. Tem gente que aposta em complô para favorecer o dono da casa. Outro dia, em conversa com um amigo, muito esclarecido, ele me disse que até hoje acha que a Copa da França foi vendida pelo Brasil ou pela Nike ou por Ricardo Teixeira. Nem dei mais atenção. Como alguém vai combinar com 50 pessoas de cada delegação a compra de um título? As outras 30 seleções também estavam na gaveta? Sugeri ao amigo que revisse aquela final e entendesse que, se jogássemos 10 vezes como jogamos, perderíamos todas. Os franceses atuaram como nunca. Nem mesmo a convulsão de Ronaldo é motivo para lamentarmos. Mesmo com ele inteiro, ninguém superaria Zidane e cia.

No dia em que acreditarmos que uma competição foi vendida, teremos de parar com o futebol. Lamentavelmente, há corrupção em todos os setores, mas daí a dizer que o resultado de uma final de Copa já está determinado, há uma distância abissal. Quanto vale levantar a taça mais cobiçada do planeta? O Brasil é o dono deste Mundial apenas por sediá-lo, jamais por tê-lo comprado. O erro do japonês não foi roubo, como disse a imprensa argentina, que, curiosamente, não usou o mesmo termo quando Maradona marcou com a mão contra a Inglaterra, no México’1986.

Erros de arbitragem sempre vão existir. Os juízes são humanos e não dispõem de 50 câmeras na hora em que têm de decidir sobre um lance em frações de segundos. Penso que foi um erro a escalação do japonês para a abertura. Talvez no subconsciente ele tenha carregado a culpa por não ter dado um pênalti em Kaká em 2010, quando o Brasil ganhava da Holanda de 1 a 0. A declaração de Fred, em vídeo gravado pela CBF, faz parte do show. Ele é reincidente em simular jogadas desse tipo.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, já acena com a possibilidade de imitar o basquete norte-americano, parando o jogo para que o árbitro, com a ajuda de um monitor de TV, possa avaliar melhor a jogada. O problema é que ainda poderá persistir a dúvida. Muitas vezes, vemos o lance 50 vezes e não chegamos a uma conclusão. E o chefe da arbitragem, o italiano Massimo Busacca, é contra tal recurso. Portanto, teremos de conviver com os erros. Desde que sejam humanos, fazem parte do futebol.

Lamento que a Copa comece sob suspeita, mas espero que termine bem, com o campeão sendo quem realmente merecer. Claro que há uma pressão interna para que o Brasil levante o caneco pela sexta vez, mas italianos, espanhóis, argentinos, uruguaios, alemães, ingleses e franceses vão fazer o possível para evitar. Vamos dar um voto de confiança à arbitragem desta Copa. Que ela possa se redimir, principalmente nos jogos decisivos.

ENTREVISTA/BORA MILUTINOVIC » "Lamento ter jogado três vezes contra o Brasil"

Cassio Zirpoli e Marcos Paulo Lima/Enviados especiais
Estado de Minas: 16/06/2014 


BORA MILUTINOVIC, ex-técnico e atual comentarista  (NELSON ALMEIDA/AFP - 5/12/13)
BORA MILUTINOVIC, ex-técnico e atual comentarista

Rio de Janeiro – Perdido na noite antes de voltar a Copacabana, o técnico de cinco seleções diferentes na história das Copas só não esquece o caminho de volta aos Mundiais. Comentarista de uma rádio mexicana, o sérvio de 70 anos diz que está quase tudo perfeito para a Seleção Brasileira.

Qual é a sua opinião sobre a Seleção Brasileira?

A Seleção Brasileira joga em casa, tem um torcida extraordinária que apoiou o time na estreia, jogadores que atuam em clubes internacionais de alto nível e dois treinadores campeões do mundo (Carlos Alberto Parreira e Luiz Felipe Scolari) . É quase tudo perfeito, só falta ganhar.

Em quem apostaria para enfrentar o Brasil na final?
Eu não disse que o Brasil é o favorito (risos). A minha favorita é a Espanha. Há possibilidade de se classificar. É muito cedo para descartá-la. Mas eu estou também muito contente com a Costa Rica e México e torço para que Nigéria, Honduras e EUA me deem alegria (risos, citando as seleções que estão na Copa e foram dirigidas por ele).

Qual foi a sua campanha mais marcante no Mundial?
A única coisa que lamento na Copa é ter jogado três vezes contra o Brasil. É sério! Com a Costa Rica, em 1990, perdemos com um gol contra (a Fifa deu gol de Müller). Em 1994, perdemos com um gol de Bebeto. Em 2002, com a China, perdemos para um time com Roberto Carlos e Ronaldo. Em 1986, dirigi o México e em 1998, a Nigéria. Mas também sou muito feliz de estar aqui no Rio, na terra do futebol mais importante do mundo.

A decisão será aqui no Maracanã, em 13 de julho. Quem serão os finalistas?

Espero que alguma seleção que eu admiro (risos). Mas, falando sério, prefiro guardar isso para mim. Vocês acreditaram no que viram, a vitória da Costa Rica sobre o Uruguai? E vocês (brasileiros) estão felizes, sabia? Não vão jogar a final contra o Uruguai.

Tolerância a ofensa prejudica candidatos

Valor Econômico - 16/06/2014



Aécio Neves e Eduardo Campos quiseram explorar politicamente os xingamentos a Dilma Rousseff na abertura da Copa. Podem ter começado aí a perder a eleição. Algum imprevisto pode ainda beneficiá-los. Mas eles foram tolerantes com os insultos, e nisso expuseram uma dificuldade cognitiva de ambos. Mostraram-se em descompasso com os avanços nos costumes ocorridos nas últimas décadas, e que incluem o repúdio ao machismo, aos preconceitos e mesmo à falta de educação.

A primeira exigência para quem quer governar o Brasil é identificar os sinais do novo. O maior deles, no período recente, esteve nas manifestações de 2013, rompendo com a política tradicional. Dentre os presidenciáveis, Marina Silva é a mais apta a decifrá-los, mas está limitada por seu conservadorismo em matéria sexual - aborto, casamento gay. Já Aécio e Eduardo ignoraram as ruas, a não ser para tirar proveito delas com os prejuízos que causaram a Dilma e ao PT. Nenhum deles abriu diálogo com os manifestantes. Eles querem ganhar com o descontentamento, mas têm pouco a lhe propor. Dilma continua sendo, dos três candidatos, o mais capaz de conversar com o novo, ainda que ela própria não faça parte dele.

O episódio revela a pouca sensibilidade dos candidatos homens à renovação dos costumes. Essa nova sensibilidade não se confunde com a direita ou esquerda tradicionais. Aparece no 'El País', no 'New York Times', no 'Guardian', na revista 'Trip'. Repudia o preconceito contra negros, mulheres e homossexuais. Detesta a opressão e a corrupção. Ora, quando os dois candidatos se comprazem com a má educação de um público com dinheiro, eles se opõem a essa nova sensibilidade. Essa dissonância com o novo poderá aparecer em outras questões, fragilizará os dois e fará a festa do PT, que não podia ganhar presente melhor.


Como a macheza perdeu prestígio e virou machismo

Assim, quando Eduardo Campos diz que os xingamentos 'talvez' não fossem a 'melhor' forma de expressar o mau humor e a discordância com o governo, ele está indicando que 'talvez' fossem, pelo menos, uma forma aceitável; perde a chance de ouro de repudiar a forma, ainda que para elogiar o conteúdo. Aécio não se saiu tão mal, mas na manhã do dia 13 aprovou implicitamente os insultos, somente se distanciando deles à tarde, quando se corrigiu de sua gafe, mas sem pedir desculpas.

Temos duas agendas distintas na dimensão política da vida social. Uma é centralmente política, enfeixando metas sociais e em meios econômicos. Sobre esta, nossos três candidatos têm muito a dizer. Outra é dos costumes, agenda essa forte especialmente no Brasil: combate preconceitos, opressão e corrupção. É esta agenda que dá o tom do novo, dos jovens - embora não agrade a nenhum dos três candidatos, afeiçoados a uma visão tradicional da política. Mas aqui Dilma se sai melhor, mesmo que só porque não disse, e dificilmente dirá, algo análogo aos dois rivais. Dilma não é a candidata da agenda da vida, como a chamei há algumas semanas, mas não entra em conflito com ela. Será por razões de gênero? Será porque, mulher, não cai na tentação do machismo, que ronda muitos homens, mesmo bem intencionados? Não sei.

Outro erro, esse propriamente político: o Brasil está rachado entre duas interpretações da sociedade. Uma, majoritária na mídia e nas classes endinheiradas, detesta o governo petista. Outra, que venceu as três últimas eleições presidenciais, o apoia. Entre as duas, não há diálogo, nem mesmo sobre fatos básicos. Ora, qualquer político com pretensão de governar sabe que chefiará um país dividido. O vitorioso será legítimo, mas precisará ser respeitado pelos derrotados. Só que o respeito é uma via de mão dupla. A falta dele está desgraçando a Venezuela. E, quando se passa ao palavrão, o desrespeito ao candidato insultado ofende seus eleitores. Uma coisa é criticar, outra é desrespeitar. Alckmin exemplificou isso quando foi grosseiro com Lula, no debate de 2006: o presidente o chamava de "senhor", ele respondia com "Lula, você mente". Ofendeu os simpatizantes de Lula. Deu-lhe votos. Assim Alckmin perdeu sufrágios entre o primeiro e o segundo turnos. Não se ganha eleição, aqui, com a falta de educação. Ela deixou de ser sinônimo de macheza. Tornou-se igual a machismo.

Pior, os dois candidatos fazem a festa do PT! Vestem o figurino conservador em que o PT tenta prendê-los. Pois o que quer o PT, se não mostrar que Aécio e Eduardo não entendem o que a maioria da sociedade deseja? Quando avalizam a falta de educação da "elite branca" (lembro Claudio Lembo e Juca Kfouri), ajudam o PT a ter os votos, não só do seu "terço gordo" de eleitores seguros, mas também entre o terço de eleitores que, por estarem indecisos, decidirão a eleição. Muitos deles não admiram o PT, mas repudiam ainda mais o conservadorismo dos sem educação. O grave, agora, não são tanto os insultos: é que dois candidatos presidenciais não percebam que a minoria de ofensores representa o atraso. Deste, nada sairá. É grave que, nas muitas horas entre o episódio e suas declarações, nem Aécio e Eduardo, nem ninguém de seu círculo próximo, tenha percebido o lado negativo das ofensas.

Para terminar, esta não é uma questão que possa ser brifada por um assessor. Um candidato pode ter gurus sobre a economia, a energia, transportes, saúde, até mesmo educação - mas precisa entender de política, de sociedade, do movimento do mundo. Gurus são para matérias técnicas, os valores são com o líder. Se ele não capta o espirito do tempo, dará problema. Por isso, se os dois erraram na postura sobre esse lamentável episódio, é provável que errem, de novo, quando estiverem em jogo valores.


Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo.
E-mail: rjanine@usp.br


Brasucas

Brasucas                     

Estado de Minas: 16/06/2014 

Museu Pelé
Foi inaugurado ontem, em Santos, o Museu Pelé. O Rei do Futebol fez um rápido e emocionado pronunciamento para agradecer a construção do local, que, segundo o alvinegro praiano, vai eternizar a carreira do maior jogador de todos os tempos. São 4.134m² de um casarão histórico no bairro Valongo, nas proximidades do porto da cidade. O acervo do Museu Pelé é composto por 2.545 peças, entre elas uma réplica da taça Jules Rimet, a caixa de engraxate que Pelé ganhou do pai quando criança, e a bola de meia na qual deu os primeiros chutes.


Cartões zerados
A Fifa confirmou ontem, em evento no Maracanã, que todos os times terão os cartões amarelos zerados depois das quartas de final. A medida visa preservar os jogadores titulares das seleções que se classificarem às semifinais e à final da Copa. Como em 2010, na África do Sul, se um atleta receber o segundo cartão amarelo nas quartas de final, fica de fora da semifinal. Mas se receber o primeiro nesta fase da competição, o amarelo é anulado na seguinte. Pelo Brasil, Neymar e Luiz Gustavo estão amarelados.


Segurança
A Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo pretendem reforçar ainda mais o controle no acesso dos torcedores aos estádios. Ontem, pelo segundo dia consecutivo, o diretor de comunicação do COL, Saint-Clair Milesi, admitiu que há falhas de segurança. Depois de chilenos estourarem rojões durante a vitória por 3 a 1 sobre a Austrália, na Arena Pantanal, em Cuiabá, sexta-feira, torcedores da Costa do Marfim conseguiram entrar com instrumentos musicais na Arena Pernambuco, sábado, no Recife. Na derrota da Inglaterra para a Itália por 2 a 1,
na Arena Amazônia, em Manaus, torcedores ingleses arrancaram três barras de ferro que separavam setores das arquibancadas.


“Sempre há momentos ruins. Dos últimos seis anos, este é provavelmente o mais complicado”


 (LUIS Gene/AFP )


. Cesc Fàbregas, armador da Espanha, ao admitir o pior momento da Fúria, que venceu a Copa de 2010 e as Eurocopas de 2008 e 2012.


Mal-estar
A Federação Colombiana de Futebol apresentou queixa formal à Fifa reclamando do tratamento dado pela equipe brasileira responsável por fazer a segurança da Seleção Colombiana. Segundo o assessor chefe de imprensa, Mauricio Correa, houve hostilidade da Polícia Federal, o que causou mal-estar entre os jogadores e comissão técnica. “Têm sido repetitivos os incidentes, prejudicando e sabotando os deslocamentos, a mobilidade da seleção. Entendemos que existem protocolos, mas pedimos a mudança das pessoas que foram indicadas, porque existe mal-estar e pouca credibilidade nos funcionários atribuídos para a segurança. Isso afeta os tempos e os deslocamentos de acordo com os planos da comissão técnica”. Correa afirmou que a situação foi solucionada: “A Fifa já trouxe um pessoal novo”.


Audiência
Mais de 3,2 bilhões de pessoas devem assistir à Copa no Brasil. A expectativa da Fifa é superar a audiência da África do Sul, em 2010. O Mundial está sendo transmitido para 220 países e territórios por mais de 460 emissoras credenciadas.