quinta-feira, 15 de maio de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 15/05/2014

 (20th Century Fox/Divulgação )

Clássico absoluto


Um grande filme, de um grande diretor e com um elenco de primeira. Assim pode ser definido A malvada, em reprise hoje, às 22h, na TV Cultura. O drama, dirigido por Joseph L. Mankiewicz em 1951, tinha nos papéis principais Anne Baxter e Bette Davis, mais Marilyn Monroe e George Sanders (os quatro na foto), e ainda Celeste Holm, Thelma Ritter, Hugh Marlowe, Gary Merrill e Gregory Ratoff. Levou seis estatuetas no Oscar: filme, diretor, ator coadjuvante (Sanders), roteiro, figurino e som.

Muitas alternativas na
programação de filmes


Na faixa das 22h, o assinante tem mais oito opções: Vendo ou alugo, no Telecine Pipoca; Anjos da lei, no Telecine Fun; Caminhos violentos, no Telecine Cult; Vidas roubadas, no Glitz; Identidade, na MGM; Dinheiro fácil – Vida de luxo, no Max Prime; A filha do chefe, no Studio Universal; e Ano um, no Sony Spin. Outras atrações da programação: Eu queria ter a sua vida, às 20h , no Universal; Mãe e filha, às 21h30, no Arte 1; e Thor, às 23h15, na Fox.

Canal Viva reapresenta
série com Selton Mello


Selton Mello lidera o elenco de A cura, minissérie da Rede Globo exibida originalmente em 2010 e que volta no pacote que comemora os quatro anos do canal Viva. Gravada boa parte em Diamantina, a produção vai ao ar toda quinta-feira, às 23h10, narrando a história de Dimas Bevilláqua, um jovem cirurgião com dons mediúnicos. Também estão no elenco Andreia Horta, Carmo Dalla Vecchia, Caco Ciocler e vários atores conhecidos dos palcos mineiros.

Documentário traça o
perfil de Paulo Francis


Dirigido por Nelson Hoineff, o documentário Caro Francis  narra a trajetória do polêmico Paulo Francis, jornalista que marcou época e influenciou uma geração. À sua maneira, Francis denunciou a impossibilidade de existência de vida inteligente no pensamento dominante, independente de qual seja o momento. Irreverente, ficou famoso por seus comentários ácidos sobre a situação do Brasil em plena ditadura militar. Confira às 23h, no canal Curta!.

Mestres da mecânica
emplaca mais um ano


Jared Zimmerman e Lou Santiago são sujeitos bem humorados, descontraídos, que não perdem a oportunidade de fazer piada. Há quem ache os caras uns chatos, mas tem quem acompanha a série Mestres da mecânica, que eles comandam no Discovery Turbo, e que retorna para uma segunda temporada hoje, às 21h50. E começa com os malucos deixando a oficina CarFix rumo a Las Vegas, onde tentam se infiltrar em um evento exclusivo para funcionários de uma cadeia de lojas especializadas em pneus.


CARAS & BOCAS » Encontro na praça
Simone Castro

Tom Cavalcante encarna João Canabrava em especial de Carlos Alberto de Nóbrega (Lourival Ribeiro/SBT)
Tom Cavalcante encarna João Canabrava em especial de Carlos Alberto de Nóbrega

A praça é nossa festeja durante este mês os 60 anos de carreira de Carlos Alberto de Nóbrega, que continua recebendo convidados especiais. No programa de amanhã, às 23h, no SBT/Alterosa, o encontro é com o humorista Tom Cavalcante. Ele traz de volta à cena um de seus personagens mais famosos, o bêbado João Canabrava. Na reaparição, vestido com as cores do Brasil, ele vem em ritmo de Copa do Mundo e afirma estar a caminho do Itaquerão. No entanto, João Canabrava revela que passou na Praça porque ficou sabendo que ali estaria rolando uma festa. Canabrava insiste que ele ajudou Carlos Alberto durante os momentos mais marcantes de sua trajetória profissional e troca o nome do colega a todo momento. Nos bastidores, total descontração. Tom Cavalcante foi acompanhado da esposa, Patrícia, e da filha do casal, Maria, que assistiram à gravação. O convidado especial tirou fotos com o elenco do programa humorístico e divertiu a todos desde a passagem do roteiro com o diretor Marcelo de Nóbrega até o final de sua participação. O telespectador ainda confere os quadros com Nina (Marlei Cevada), Batman e Robin (Tuca e Frota) e Paulinho Gogó (Maurício Manfrini).

BRUNA LOMBARDI ANUNCIA
VOLTA À TV EM MINISSÉRIE


Bruna Lombardi revelou que vai voltar à TV. A atriz, que mora em Los Angeles, tem se dedicado ao cinema, ao lado do marido, o ator Carlos Alberto Riccelli, e do filho do casal, Kim Riccelli. A última participação na telinha foi em um dos episódios da série Mandrake, em 2007, exibida na HBO (TV paga). Já na TV aberta, o último trabalho foi na minissérie O quinto dos infernos (Globo), em 2002. A atriz falou sobre o retorno à TV, que deverá ser em uma minissérie produzida e estrelada por ela, no programa Show business, de João Dória Jr., que vai ao ar sábado, na Bandeirantes.

GLOBO EXPLORA NUDEZ DA
ATRIZ BRUNA MARQUEZINE


Mesmo com índice elevado de rejeição, a aposta do autor Manoel Carlos na trama de Em família é o casal formado por Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes). Nos próximos capítulos, a sinopse centrará fogo na sensualidade da atriz, que terá a primeira vez com o namorado, em clima bastante apimentado. É certo que a nudez de Bruna deverá ser velada, mas estão programadas cenas em que ela fará um striptease para o músico. No dia seguinte, depois da noite quente, mais uma rodada em que Luiza aparecerá nua sob os lençóis. Outra cena que deverá dar o que falar é a primeira vez de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller).

ÍSIS VALVERDE FALA SOBRE
CAUÃ REYMOND E LIVRO


Mais de noventa dias depois de sofrer um acidente de carro, que  a fez usar  um colar cervical no período, a atriz Ísis Valverde, já livre do incômodo, voltou à ativa. Em entrevista à revista Contigo! desta semana, ela contou que aproveitou o tempo da recuperação para escrever um livro em prosa, cujo título é Dedo de prosa. A inspiração veio dos dias que passou em sua terra natal, a cidade mineira de Aiuruoca. “Repesquei a minha mineirice. Meu jeito de ser, as minhas lembranças.” E completou: “Vi que ali é o meu lugar, que ali é onde me reenergizo. Pela primeira vez tive um ócio criativo. E aí surgiram textos maravilhosos”, garante. A atriz também falou, pela primeira vez, sobre a polêmica envolvendo seu nome como pivô da separação dos atores Cauã Reymond e Grazi Massafera. “Somos colegas de trabalho, amigos, não. Nunca tivemos nada”, afirmou. Ísis Valverde voltará à TV no papel da protagonista Sandra de Boogie woogie, sucessora de Meu pedacinho
de chão (Globo).

ESTREIA COMO ATOR

Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, faz sua estreia como ator em uma participação especial no episódio de hoje de Copa do caos, nova comédia nacional da MTV. A trama mostra a jornada de dois argentinos atrás de ingressos para assistir aos jogos da Copa no Brasil. No nono episódio, que vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h30, Charly (Juan Isola) e Pipo (Hernán Franco) terão que usar dos seus dotes artísticos para vencer um concurso de jingles que pode levá-los ao tão sonhado Maracanã. O problema é: toda superprodução precisa contar com uma boa equipe. E é nessa busca pelo time perfeito para gravar um videoclipe que eles recrutam Miguel (Alexandre Freitas), o dono do hostel, e a recepcionista Clara (Jéssica Drago). E é graças ao taxista Toninho (Eduardo Estrela) que acabam encontrando o mecânico Valdão, personagem de Lucas Silveira. Além de dominar o seu ofício, Valdão parece ser bom de música e vai tentar ajudar os rapazes a gravar um jingle sobre o Mundial. No entanto, quando a equipe que era para jogar a favor começa a jogar contra, as coisas ficam mais complicadas do que os hermanos imaginavam.

VIVA
Carlos Nascimento, que voltou, esta semana, à bancada do SBT Brasil, ao lado de Rachel Sheherazade. O jornalista faz muita falta à TV.

VAIA
“Artista completão”, quadro do Domingão do Faustão (Globo), sai de cena e já vai tarde. É forçar a barra para quem já mostrou que não tem talento. 

Males da juventude - Bruna Sensêve

Males da juventude 
 
Acidentes de trânsito, Aids e suicídio lideram as causas de morte entre pessoas com idade entre 10 e 19 anos, que têm a depressão como principal fator incapacitante 
 
Bruna Sensêve
Estado de Minas: 15/05/2014


A depressão lidera o ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS) das doenças e dos motivos para incapacidade entre adolescentes. O mal é predominante entre pessoas com idade entre 10 e 19 anos, na frente de questões normalmente em maior evidência nessa população, como a violência, a anemia e as infecções. Os acidentes de trânsito foram a principal causa de morte em 2012, com cerca de 330 casos diariamente. O número de suicídios também obteve destaque, listado como a terceira causa de óbitos entre aproximadamente 1,3 milhão de jovens mortos no mesmo ano. Mais letais que o atentado contra a própria vida, a infecção por HIV e o consequente desenvolvimento da Aids cresceram em todo o planeta e se tornaram a segunda principal causa de mortes.

Uma a cada seis pessoas no mundo é adolescente, o que corresponde a um universo de 1,2 bilhão de jovens entre 10 e 19 anos. A maioria é considerada saudável, reforçando o dado de que grande parte dos motivos que levaram essa população à morte é evitável ou tratável. A OMS estima que mais de 2 milhões de adolescentes vivem com o HIV e, ainda que o número total de óbitos relacionados à infecção tenha caído 30% desde o último pico, há oito anos, a mortalidade de jovens devido à síndrome da imunodeficiência adquirida está aumentando. O crescimento foi registrado principalmente na região africana e, segundo a instituição, pode refletir o fato de mais crianças terem sobrevivido à infecção durante a gestação, o parto e a amamentação até a adolescência.

“Você tem um grupo de transmissão vertical que pode estar na segunda ou na terceira linha de medicamentos e, no continente africano, o acesso ao tratamento tende a ser mais difícil”, explica Marinella Della Negra, infectologista do Instituto Emílio Ribas, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. Porém, nem todos mantêm o regime de tratamento ou recebem o cuidado e o apoio necessários para permanecer em bom estado de saúde. Apenas 10% dos homens e 15% das mulheres entre 15 e 24 anos estão conscientes de sua condição sorológica. “O uso de medicação por essa faixa etária é muito difícil. Eles não têm uma boa adesão. O adolescente está bem, não sente nada e acredita que nunca vai ficar doente”, diz Marinella.

Esse comportamento, que pode agravar a situação inicial da infecção, é observado em jovens também do Brasil. “O adolescente é um grupo diferente, que não pode ser comparado com nenhum outro. Ele fala que vai tomar o medicamento, mas toma por uma semana e depois para”, compara a infectologista.

Emoções abaladas por crise
existencial ou depressão

As condições psicológicas e comportamentais bastante particulares dessa fase da vida também influenciam nas características da depressão. Por vezes, o jovem não consegue perceber de forma clara que as alterações em seu jeito de ser ou na forma com que está lidando com as coisas podem estar relacionadas a um estado depressivo. “Muitas vezes, o que se observa é um humor mais irritado, associado a um desinteresse pela vida e por aquilo que dava prazer e um aumento importante de pensamentos de morte”, observa o psiquiatra Miguel Boarati, coordenador do Ambulatório do Programa de Transtornos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele afirma que o jovem também não pede ajuda de forma direta por não entender que se trata de uma doença e que existe tratamento adequado para ela.

Na depressão, não há melhora espontânea ou rápida desse estado de humor, sendo algo mais permanente e causador de sofrimento e disfuncionalidade. “Além disso, muitos dos comportamentos associados à depressão se confundem com a própria crise existencial do jovem, o que é algo normal e esperado.” Segundo Boarati, a incidência da doença está aumentando por diversos fatores: há mais notificações de casos e maior número de diagnósticos confirmados.

Entre as principais causas desse novo cenário, estão as mudanças na expectativa de vida, a falta de perspectiva de futuro, o aumento no uso de drogas e a violência. “Os dados são realmente preocupantes, mas não surpreendem quem está, na prática, atendendo essa população, pois a depressão, muitas vezes, está associada a outros problemas mentais mais graves – como dependência química ou transtorno de conduta –, onde aspectos emocionais ou alterações próprias da depressão não são investigados”, acrescenta Boarati.

Um dos principais riscos da depressão em adolescentes, no entanto, é o suicídio, e o principal motivo para o comportamento suicida é a depressão. “A interrelação entre essas duas condições é muito grande”, diz o psiquiatra, acrescentando que “o mais difícil é conseguir dar conta adequadamente dessa demanda, que exige, além do tratamento clínico com o uso de antidepressivos, a instituição de tratamento psicoterápico e a orientação familiar”. “São muitos profissionais envolvidos, com uma abordagem intensiva e, por vezes, longa. O custo privado é alto e não há acesso na rede pública", analisa.

O relatório divulgado ontem indica que metade de todas as doenças mentais na idade adulta parece começar por volta dos 14 anos, mas a grande maioria não é detectada ou tratada. A OMS chegou aos números depois de analisar dados fornecidos por 109 países. “O mundo não presta atenção suficiente na saúde dos adolescentes”, declarou a médica Flávia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças da entidade. “Esperamos que esse documento consiga dar mais atenção à saúde das pessoas que têm entre 10 e 19 anos e que sirva para desencadear uma ação acelerada sobre seus problemas.”

Eduardo Almeida Reis - Sangue e filosofia‏

Alfim e ao cabo, somos animais bípedes supostamente racionais, mas tenho minhas dúvidas 

 
Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 15/05/2014 04:00

Sangue e filosofia

Cavalheiro que não fez o vestibular para medicina quando descobriu que sofre de hematofobia ou hemofobia  – aversão ao sangue ou medo mórbido de sangue –, como este philosopho, que já trabalhava como fotógrafo de fatias de cérebros na melhor clínica de neurocirurgia do Brasil, deveria ser o último a escrever sobre o líquido vermelho, viscoso, que circula nas artérias e veias bombeado pelo coração, transportando gases, nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo.

Contudo, o texto de Bruna Sensêve, publicado na página 22 de nossa edição de 15 de abril, me obriga a palpitar sobre o assunto para dizer ao assustadíssimo leitor que a auto-hemoterapia, isto é, a retirada do sangue da veia para aplicar no músculo do próprio paciente, se o paciente é bovino funciona à maravilha. 

Faltam-me competência e conhecimentos para opinar sobre a auto-hemoterapia humana, defendida por uns, criticadas pelos outros, mas se o paciente é vacum o tratamento da verrugose funciona. Vacas e touros verrugosos – infestados de verrugas, quadros assustadores – quando submetidos à auto-hemoterapia ficam bons em pouquíssimo tempo. Na minha roça ficaram, como também noutras roças de que tive notícias.

O Calminex veterinário, que continua existindo e foi usado desde sempre pelos humanos, evoluiu para o Calminex humano, mais suave que o veterinário porque nosso couro é menos resistente do que os dos animais. Alfim e ao cabo, somos animais bípedes supostamente racionais, mas tenho minhas dúvidas. Aquela cena de dois bandidos, de madrugada, tentando assaltar uma lotérica blindada, agredindo um funcionário de 28 anos aos socos e pontapés, rapaz que não tinha as chaves da porta blindada e lá estava limpando os banheiros, cena que terminou com um tiro que o matou, jamais foi vista entre as demais espécies de mamíferos, que devem somar 4.700. É o que sempre digo quando um humano fica ofendido por ser chamado de macaco. Os macacos, sim, é que deveriam ficar ofendidíssimos.

Propaganda e marketing 

A operadora de forno e fogão voltou exultante do gigantesco supermercado próximo daqui, empresa multinacional que anda uma porcaria, onde comprou para sua neta três ovos de Páscoa e ganhou um. Aquele velho truque do compre três e leve um, que encanta e ilude milhões de consumidores. A neta é menina batizada com um nome inventado, que ninguém entende ou sabe escrever, modismo que tomou conta deste país grande e bobo.

Sou fascinado pela área de propaganda e marketing. Na próxima encarnação quero ser publicitário. Ouso prever algum sucesso na profissão, pois já tive alguns estalos que dei de presente aos interessados. Da lista consta “Brasas English Course, of course”, que sugeri ao muito saudoso amigo George Zinovets, vizinho de fazenda no RJ, foi adotado na propaganda do seu curso e hoje tenho visto copiado por uma infinidade de cursos de inglês. O curioso na história é que não falo o idioma dos Pitts e dos Chaucers, mas acertei na mosca. Of course quer dizer naturalmente, inquestionavelmente, e english course é curso de inglês. Também dei aos prefeitos dos municípios onde morei, quando mantinha com eles relações cordiais, alguns slogans que foram aproveitados e copiados noutros municípios.
Ainda sobre o palpitante assunto, acabo de ver com calma a propaganda do azeite Gallo, frascos de 500ml. Em letras de bom tamanho você pode ler: Azeite de Oliva Extra Virgem. Embaixo, em caixa-alta e letras maiores: TIPO EXTRAVIRGEM.

Como é possível explicar que um produto “extra virgem” seja, no mesmo frasco, “tipo extravirgem”? É das empulhações mais espantosas que tenho visto em matéria de propaganda. Empulhação vem do verbo empulhar, que significa escarnecer, mofar, troçar, ridicularizar. Resumindo: uma pulhice veiculada em páginas inteiras, o tipo da safadeza, canalhice ou pilantragem, e o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, se faz de morto.

O mundo é uma bola
15 de maio de 1536: Anne Boleyn é considerada culpada de adultério, traição e incesto pelo parlamento inglês. Foi a segunda mulher de Henrique VIII e mãe de Elizabeth I. Seu casamento com o rei foi polêmico e resultou na criação da Igreja Anglicana.

Educada na França e dama de companhia da rainha Cláudia, mulher de Francisco I, voltou para a Inglaterra em 1522 com 21 aninhos, talvez menos. Dois anos depois apaixonou-se por Henrique VIII e resistiu ao rei, que a desejava por amante como havia sido Mary Boleyn, sua irmã. Henrique VIII tentou anular seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com Anne, mas o papa Clemente VII não concordou com o divórcio, iniciando-se a ruptura religiosa de que resultaria o anglicanismo.

O casamento do rei com Anne realizou-se dia 25 de janeiro de 1533. Rainha de 1533 a 1536, foi executada dia 17 de maio de 1536. Curioso, procurei a acusação de incesto. Consta que o relacionamento sexual teria sido com seu irmão George Boleyn, mas todo o processo relatado pelos historiadores é muito confuso e envolve intrigas de políticos famosos. Ambientes palacianos sempre foram nojentos. Hoje é o Dia do Assistente Social.

Ruminanças
 “Há pessoas inteligentes que, à força de se deixarem adular, acabam estúpidas” (Carlos Lacerda, 1914-1977).

A mulher no trabalho - Kátia Gontijo Ferreira

Kátia Gontijo Ferreira
Professora do Curso de Direito da Una de Betim, especialista em direito público
Estado de Minas: 15/05/2014 



Ser mulher, ser filha, ser esposa, ser irmã, ser namorada, ser profissional e trabalhadora. Tudo isso, somados a ser mãe. Todos sabem o papel da mulher no dia a dia da sociedade. Sabe-se, também, que as mulheres estão crescendo em diversas áreas do conhecimento profissional e educacional. Contudo, qual é o custo disso tudo para ela? Quais são os direitos dessa mulher, que faz tudo e ainda é uma profissional exemplar em seu trabalho? Bem, que a mulher evoluiu muito nos últimos anos é fato. Contudo, muitas não sabem o que nós enfrentamos para poder exercer o direito ao trabalho. Interessante observar que somente em 1943 a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) abriu um leque de ideais liberais que, em vigor até hoje, foi um marco para os direitos da trabalhadora. Isso está inserido no Capítulo III do Título III, “Da proteção do trabalho da mulher”, e abordou os seguintes assuntos em cada uma de suas seções: duração e condições do trabalho, trabalho noturno, períodos de descanso, métodos e locais de trabalho e proteção à maternidade.

Até hoje, a CLT tem dispositivos que protegem a saúde da mulher, como o limite de pesos suportado por ela e o resguardo da proteção ao trabalho em local insalubre ou noturno. A Constituição Federal de 1988 traz, no art. 5º, os direitos individuais, também chamados de direitos humanos, direitos das pessoas, direitos de mulheres e homens. Isso significa igualdade de direitos. Se homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, não pode haver qualquer tipo de discriminação na família, no trabalho nem na sociedade. Apesar dessa obrigação de igualdade, existem situações em que, por motivo do sexo, mulheres e homens necessitam ser tratados de forma diferente, como, por exemplo, com relação à função reprodutiva da mulher: só a mulher pode menstruar, engravidar e ter filhos. Nessas situações, seus direitos têm de ser diferenciados e protegidos, pois a maternidade é uma função social. Ou seja, um direito para a própria sociedade. Importante observar que o direito à proteção ao trabalho assegura não poder existir na empresa, em nenhum regulamento, convenção coletiva ou contrato individual de trabalho, qualquer restrição ao direito da mulher ao emprego por motivo de casamento ou gravidez. A empregada não pode ser despedida desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. Durante o período da licença-gestante, a empregada recebe a sua remuneração em forma de salário maternidade. Muitas mulheres não sabem, mas em caso de aborto espontâneo ela tem direito a duas semanas de repouso, recebendo seu salário normalmente durante esse período.

Outros direitos são de licença maternidade, como o da amamentação. A mulher tem direito a dois descansos especiais, de meia hora cada, durante sua jornada de trabalho, para amamentar seu filho até seis meses de idade. Já na licença ela tem direito a 120 dias. Vale lembrar que a lei 10.421, de 15 de abril de 2002, que inseriu o artigo 392-A na CLT, equiparou a licença maternidade para as mães adotivas com crianças até oito anos, de acordo com esse limite de faixa etária. Nesses breves comentários sobre a mulher e o seu direito ao trabalho, vê-se que ainda temos muito para avançar em igualdades, uma deles é a questão salarial.