quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ministérios - Eduardo Almeida Reis

 Qualquer pessoa medianamente informada fica horrorizada com o número de ministérios de um país grande e bobo


Eduardo Almeida Reis
Publicação: 29/01/2015 04:00


De Sarajevo a Sófia são 570 quilômetros de estrada, enquanto de BH a Brasília temos 734 quilômetros de buracos. Por aí, dá para notar que a capital da Bósnia e Herzegovina é muito próxima da capital da Bulgária, o que explica um fenômeno só encontrado no Brasil e na Bósnia e Herzegovina, república federal dos Bálcãs.

Qualquer pessoa medianamente informada fica horrorizada com o número de ministérios de um país grande e bobo, que não se pejou de inventar o ministério da Pesca e o confiou a um cavalheiro que não sabe distinguir um pacu de um lambari, ocupado que sempre esteve pescando fiéis evangélicos para sustentá-lo e aos seus.

A Bulgária entra neste suelto pelas bulgarices que o leitor não ignora, e a sua proximidade com a Bósnia, país com menos de quatro milhões de habitantes, justifica os 350 (trezentos e cinquenta!) ministros bósnios, como contou ao Globo o jornalista e escritor Velibor Colic, refugiado bósnio que vive na França.

Colic disse que a Bósnia é dividida em três partes: a sérvia, a croata e a muçulmana. Cada uma tem o seu próprio governo e os seus ministros. Além disso, a União Europeia impõe um governo federal, que também tem os seus ministros. Resumindo, são 350 ministros para menos de quatro milhões de habitantes.

Notícia

Reza o jornalismo supimpa que é importante ouvir a outra parte, mas no telejornalismo petrolífero a providência é muito chata. Em sua delação premiada, o engenheiro Paulo Roberto Costa, o Paulinho do Lula, afirma que o ministro Fulano, o governador Beltrano, o senador Sicrano receberam milhões de dólares. Pronto: delatou. Ouvir a outra parte dá trabalho, demora e não convence, porque é claro, como também é lógico e evidente, que o ministro, o governador e o senador vão dizer que nunca receberam um ceitil, moeda portuguesa do tempo de D. João I (1385-1433). Toma tempo da produção do noticiário e do apresentador da tevê, bem como do telespectador, sem que a gente acredite no ministro, no governador, no senador.

Vejo no Houaiss que o substantivo masculino petrolato, na rubrica química, significa mistura pastosa de hidrocarbonetos derivados do petróleo, usada em cosméticos, em medicina etc. Na rubrica criminologia, petrolato passou a significar mistura de petróleo com peculato usada pelos governos petistas. E a turma continua solta.

O mundo é uma bola

A Wikipédia começa informando que hoje é o 29º dia do ano, fato que os leitores e o seu philosopho sabíamos sem consultar o Google. Isto posto, deixem-me dizer que neste dia, mas em 1712, iniciaram-se as negociações do Tratado de Utrech, que poria fim à guerra da sucessão espanhola.

Em 1825, é fundada a Faculdade de Medicina do Porto, onde, como vimos noutras edições, foi doutorada uma médica defendendo tese sobre as mãos dos portugueses.

Em 1886, Karl Benz inventa o primeiro motor de automóvel movido a gasolina. Dia desses, recebi vídeo sobre um automóvel que se dobra, invenção do MIT, que muitos dizem ser melhor do que Harvard. Hoje em Portugal é o Dia da Incontinência Urinária.

Ruminanças

“Se o vaso não está limpo, tudo que nele derramares se azeda” (Horácio, 65-8 a.C.).