quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Barbara Gancia comenta a racista do Grêmio e seu ‪#‎notionless‬ advogado.

Barbara Gancia 

Adorei a aula do advogado da torcedora do Grêmio, do alto do púlpito, tentando demonstrar a diferença entre racismo e injúria racial.
"Quando é racismo, eu tenho uma fábrica e digo assim: não entra negro, não entra judeu, não entra branco, por exemplo. Não foi isso que minha cliente fez".
Certo, concordo. Não fez.
Mas eu gostaria que o defensor da guria apontasse, nos moldes que ele descreveu, um exemplo de discriminação racial contra brancos em algum capítulo da história do Ocidente.
Pois é, não existe.
Talvez seja por isso que a gente utilize expressões como "racismo velado", por isso que mesmo as sociedades que colocam grande ênfase na meritocrática, concordam em indenizar negros com cotas sociais.
Alguém por acaso conhece uma cultura que tenha colocado em prática um sistema de reparação danos para brancos que tenham sido oprimidos no passado?
Eu também não.
O racismo no Brasil é tão grave quão sutil. O próprio advogado contratado para defender a torcedora não se deu conta da gafe cometida. Não se tocou de que não tem o menor cabimento jogar pretos, judeus e brancos no mesmo saco de gatos.
A falta de compreensão é tão generalizada que, até agora, tem lelé que não sacou porque o goleiro do Santos, Mário Lúcio Duarte Costa, orgulha-se do apelido Aranha, mas fica extremamente perturbado ao ser insultado de macaco.
"Ué, mas os dois não são animais, por que ele se ofende?"
Por que será, não é mesmo? O que haverá de mal em fazer pouco da inteligência e da cultura da origem de um ser, em ridicularizá-lo, intimidá-lo, diminuí-lo desde o dia em que ele nasce? Macaco. Olha só. Você vem da África. É um macaco.
Bem, viemos todos.
Aranha ele é por causa da rede do gol = rede da aranha. Aranha domina a rede = goleiro domina o gol = aranha = superherói...
Alguém se perdeu na equação? Impossível ser mais clara, né?
OK, concordo que com branco também se faz piada. Branquelo, feioso. Mas isso cria estigma em uma família, em uma geração, os branquelos tiveram de andar de cabeça baixa, foram mortos por conta da cor? Houve a Lei Áurea Branquela? Holocausto contra branquelos? Não, né? Nós não temos a quem temer, não temos traumas, ressentimentos, ninguém acha que foi o branquelo que fez na entrada ou na saída, não há mito do branquelo estuprador, branquelo não é tido como avaro, não é o branquelo que vai te passar a perna nem foi o branquelo quem matou Jesus.
Vai ver, foi a bicha escrota ou aquela sapata mal-encarada. 

E mal-comida. Com esses tipos sempre dá merda.

via 

Renato Janine Ribeiro 

Ignorância - Martha Medeiros

Zero Hora - 03/09/2014

É comum chamar de ignorante aquela pessoa que não sabe ler nem escrever. Porém, esses são analfabetos, não ignorantes. A ignorância ultrapassa as questões escolares.

Qualquer pessoa que durante sua criação não tenha tido algum acesso à arte de boa qualidade, a noções mínimas de filosofia e psicologia, à literatura, à informação, à música e, principalmente, à ética e ao afeto, arranca em desvantagem. Pode conseguir se formar, virar bacharel, doutor, mas permanecerá endurecido por um mundo estreito, terá dificuldade de dialogar. Abandonado pela falta de critério, de instrução e de conhecimento, viverá bitolado como um selvagem. Não conseguirá enxergar o mundo de forma generosa, apenas rosnará para espantar o próprio vazio.

Como você deve ter adivinhado, isso nos leva ao menino Bernardo. Não preciso descrever o que senti ao ler a transcrição dos diálogos gravados dentro daquela casa em Três Passos – você sentiu o mesmo. É desolador. Leandro e Graciele, que em tese eram responsáveis pelo garoto, são dois débeis sem consciência do que suas atitudes provocavam. Mesmo que Bernardo fosse uma peste, era uma criança. Uma criança! A covardia psicológica que sofreu é diabólica.

O desfecho do caso foi uma exceção – raros sãos os pais que matam filhos ou enteados. Porém, se os assassinos são poucos, os ignorantes proliferam em todos os bairros, em todas as classes sociais: inúmeros homens e mulheres simplesmente não zelam pela cabeça dos filhos.

Ensinam a escovar os dentes, a dizer obrigado, matriculam numa escola e tarefa cumprida. São tão ignorantes que muitos fazem uma brincadeira considerada “didática”: estimulam o filho a se jogar de cima de um armário garantindo que o segurarão nos braços. E seguram. Seguram na primeira vez, na segunda, na terceira, até que na próxima a criança se joga e o pai o deixa se esborrachar no chão, justificando-se com a pérola: “É pra você aprender a nunca confiar em ninguém – nem em mim”.

Que cretinice. Crianças precisam aprender a confiar, não a desconfiar. Crianças precisam ter seus afetos respeitados, e não ouvir que a mãe e o pai que amam são vagabundos – mesmo que sejam. É preciso garantir a sanidade mental de uma criaturinha em formação, usar palavras amáveis, não destruir seus sonhos, dizer a verdade com jeito, não estimular a competição, não fazê-la se sentir desprotegida, não tratá-la com grossura, não obrigá-la a se posicionar como um adulto antes da hora. Tudo isso também é violência.

Custaremos a ver outro assassinato hediondo como esse, mas crianças sofrendo agressões pesadas continuarão a existir. Elas não morrerão, mas crescerão com transtornos emocionais e um dia criarão seus próprios filhos de que maneira? Com o padrão miserável que vivenciaram.

Para evitar que crianças se esborrachem no chão e na vida, para fazê-las confiar em si mesmas e no mundo, só combatendo a ignorância.

Inovação que vem das mãos de jovens cientistas‏

Inovação que vem das mãos de jovens cientistas Potencial criativo de alunos de cursos técnicos de todo o Brasil está à mostra no espaço Inova Senai, na Olimpíada do Conhecimento. São 50 invenções à espera de investidores
Silas Scalioni
Estado de Minas: 04/09/2014


A Olimpíada do Conhecimento, que vai até sábado no Expominas, em Belo Horizonte, além de promover uma competição envolvendo talentos dos cursos técnicos espalhados pelo Brasil, também é espaço para revelar jovens cientistas. Durante o evento, vários projetos inovadores, criados nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), estão sendo apresentados a financiadores interessados em colocá-los no mercado. Estimativas do Senai indicam que, juntos, os projetos devem gerar perto de R$ 150 milhões de receita em um ano. São cerca de 50 invenções criadas por alunos orientados por professores de instituições de ensino técnico, que estão expostas no espaço Inova Senai e que abrangem as áreas de eficiência energética, reaproveitamento de resíduos e melhoria de condição de vida para pessoas com deficiência física, entre tantas outras.

As melhores criações, desenvolvidas para atender às demandas da indústria e do comércio, serão premiadas pelo Senai. Os finalistas presentes no Expominas, segundo Maurício Ballarine, coordenador do Inova Senai, foram escolhidos entre 240 ideias inscritas e avaliadas por uma banca de especialistas, que levou em consideração itens como viabilidade e características inovadoras do projeto. “Buscamos com o trabalho incentivar a capacidade empreendedora dos alunos. Antes de apresentarem os projetos, todos passaram por programas de capacitação por quatro meses, sendo orientados com relação a conteúdos de empreendedorismo, inovação e no desenvolvimento de planos de negócios”, revela o coordenador, ressaltando que, durante a mostra, todos os responsáveis pelos projetos vão ter 10 minutos para apresentar o seu e vender a ideia a um grupo de investidores previamente convidados a conhecer as invenções.

Os participantes disputam com os trabalhos, que misturam ciência e tecnologia, prêmios nas categorias tecnologias industriais (produto e processo), tecnologias educacionais, tecnologias inclusivas e voto popular. “A exposição é uma mostra do talento criativo do jovem brasileiro, que bem orientado e contando com as condições necessárias para desenvolver uma ideia, consegue conceber invenções realmente úteis e prontas a serem adotadas pelo mercado. Queremos continuar fazendo uma feira de ciência, mas que seja recheada de inovação e empreendedorismo”, acrescenta Ballarine. A mostra comprova também que os cursos técnicos, ao formar alunos em diversas especialidades e dando a eles, inclusive, a condição de desenvolver projetos como os expostos, são bem mais importantes do que muitos imaginam para a vida profissional de jovens que buscam o mercado de trabalho.

Vaga para o mundial

A Olimpíada do Conhecimento, em sua oitava edição, tem a participação de 800 jovens de todo o Brasil, que concorrem no torneio nacional de educação profissional. Eles competem em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Ao fim dessa fase, o aluno mais bem colocado em cada uma das modalidades concorre a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que em 2015 será realizada pela primeira vez no Brasil, em São Paulo. Além da competição propriamente dita, o evento apresenta ainda atrações como o Festival de Robótica, a exposição Indústria do Futuro e a programação dirigida ao mundo do vestuário Brasil Fashion, além do espaço Inova Senai.

CONFIRA ALGUMAS DAS INVENÇÕES 

Economia e meio ambiente

» Entre as invenções apresentadas no espaço para a área de eficiência energética, está um sistema inteligente para chuveiros elétricos, cujo diferencial é aumentar o conforto do banho por meio de ajustes da temperatura da água, economizando energia elétrica. Além disso, o usuário pode definir um tempo específico para que a água quente caia, por exemplo, um banho de cinco minutos e depois esfria,
e até determinar o custo daquele banho, podendo
ver o acumulado do mês.

» Um projeto para aproveitar o soro de leite para a produção de biogás e utilizá-lo na geração de energia térmica chama a atenção por promover o aproveitamento do potencial energético do soro de leite para reduzir o impacto ambiental gerado pelo seu descarte em rios e lençóis freáticos. Além de disso, contribui com o meio ambiente ao reduzir a quantidade de gás poluidor na atmosfera. Também ajuda a diminuir custos com energia térmica no processo de fabricação de derivados do leite.

» Ainda no campo da geração de energia, um interessante projeto tem por proposta criar bríquetes – que são produtos obtidos a partir da compactação mecânica de resíduos diversos – aproveitando as folhas que caem das árvores nos centros urbanos, que geralmente são descartadas ou incineradas.


Ajuda a deficientes físicos

» Com relação às ideias para a melhoria de vida de pessoas portadoras de deficiências, um invento que envolve pernas robóticas é umas das principais atrações. Foi desenvolvido um protótipo de pernas biônicas para oferecer maior mobilidade aos portadores de paraplegia. Trata-se de um sistema motorizado controlado por computador, que permite ao usuário que estiver vestindo o equipamento se locomover numa experiência similar ao caminhar humano.

» Um dispositivo para cadeira de rodas para transpor obstáculos de pequenas alturas também mostra sua utilidade no espaço. O projeto cria uma rampa móvel, que pode ser acoplada a uma cadeira de rodas manual. Quando o usuário está diante de um obstáculo ou uma calçada, a rampa se projeta ao comando de botões, permitindo que o cadeirante supere a dificuldade. Trata-se de um projeto de baixo custo que oferece uma solução acessível e é fácil de ser inserido no mercado.

» Para os profissionais ligados à odontologia, a boa ideia – voltada para consultórios –, é uma cadeira adaptada com plataforma para cadeirantes. O equipamento pode ser usado tanto para atendimento convencional quanto para pessoas com necessidades especiais. O mobiliário é dotado de uma plataforma que inclina o paciente portador de deficiência para a posição adequada à consulta, evitando os riscos naturais decorrentes de ele ser transferido de sua cadeira de
rodas para a cadeira odontológica.
Reaproveitamento de resíduos

» Para a área de resíduos reaproveitáveis, um projeto que aproveita garrafas plásticas é visto com interesse no espaço Inova Senai. Ele cria uma textura para aplicação em paredes de alvenaria usando como principal componente da fórmula o polietilenotereftalato (PET) reciclado de garrafas de refrigerantes verdes e transparentes. Os resultados dos testes já indicaram ótima qualidade do produto final com relação à resistência, à abrasão, à absorção de água e à aplicação em paredes
de alvenaria.

» Um projeto para desenvolver ecoplacas destinadas à construção civil e à indústria moveleira, produzidas a
partir do reaproveitamento de sacos de cimento vazio e copos plásticos descartáveis, é outra atração do espaço. Da mesma forma, é destaque um trabalho que propõe o uso de resíduos sólidos, como argamassas, materiais cerâmicos e concretos, na produção de pisos intertravados, por meio de processo de cura acelerada.
Os pisos são definidos como peças modulares (tradicionalmente, são de concreto) que, dispostas
sobre uma base de areia nivelada, formam áreas de pavimentação para o tráfego de pessoas, veículos
leves e pesados.

Olimpíada do Conhecimento

Quando: até sábado, a partir das 9h
Onde: Expominas
(Avenida Amazonas, 6.200, Gameleira, Belo Horizonte)
Quanto: acesso gratuito
Informações: www.senaiolimpiadas.com.br

EUCALIPTO » Transgênico em xeque‏

Audiência discute possibilidade de liberação do plantio das mudas geneticamente modificadas. Empresas defendem aumento da produtividade e apicultores, a manutenção do mel orgânico

Pedro Rocha Franco

Estado de Minas: 04/09/2014



O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação avalia a possibilidade de aprovação do plantio de eucalipto transgênico. Estudos de uma multinacional indicam que a planta geneticamente modificada pode elevar a produtividade das florestas em 20%. Uma audiência pública hoje em Brasília discute os prós e contras da liberação. Em favor da empresa, o maior aproveitamento da área plantada, mas, por outro lado, a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel) afirma que o projeto coloca em xeque a cadeia de apicultores, além das incertezas relacionadas aos transgênicos.

A madeira desenvolvida pela FuturaGene para Suzano Papel e Celulose é mais precoce que a tradicional. O mesmo volume obtido aos sete anos é conseguido com a transgênica aos cinco anos e meio. Ou, se preferir esperar até os sete anos, a madeira gerada corresponderá a 20% além do tipo original. O pedido é o primeiro do gênero no Brasil. A Suzano mantém 819 mil hectares de florestas em sete estados, incluindo Minas Gerais, dos quais 354 mil ocupados por eucalipto.

Antes de dar um parecer final ao pedido, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do governo federal deve estudar todas as manifestações da audiência pública. O tempo de avaliação é indefinido.

Segundo o vice-presidente de assuntos regulatórios da FuturaGene, empresa do grupo Suzano, Eugênio Ulian, em relação ao eucalipto convencional o melhoramento preconiza por volta de 0,8% de aumento de produtividade ao ano. Vinte por cento é o que se ganharia em aproximadamente 20 anos ou mais de melhoramento convencional. “É um aumento muito grande (de produtividade) que permitiria que a indústria repensasse os locais onde o eucalipto é plantado, buscando plantios mais próximos das fábricas e disponibilizando áreas em locais mais distantes”, diz.

A cadeia de florestas plantadas no Brasil tem a determinação de dobrar a base cultivada em 10 ou 12 anos. A meta é atingir 14 milhões de hectares para absorver novos produtos. Diante disso, segundo a presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth Carvalhaes, a cadeia tem forte interesse no avanço das pesquisas em biotecnologia como meio de aumentar a produtividade. “Temos que aprofundar ainda mais as pesquisas em genética”, afirma. Entre os produtos projetados para os próximos anos está o etanol celulósico. “Vai ser uma realidade em algum momento”, diz ela.

PARCERIA O representante e associado da Abemel e proprietário da Néctar Farmacêutica, de Caeté, José Alexandre Silva de Abreu, afirma que hoje todas as empresas de florestas plantadas têm parceria com os apicultores. As famílias cuidam da interação das abelhas com as áreas reflorestadas. A adoção de transgênicos impossibilita tais parcerias. Isso porque pelas diretrizes gerais das associações internacionais que classificam os produtos orgânicos o cultivo não pode ter contato direto com os transgênicos. “O consumidor que busca um produto natural não vai querer um mel que vem de algo transgênico”, afirma Abreu.

Atualmente, 350 mil famílias trabalham na produção de mel, pólen, geleia real, própolis e outros produtos similares. O Brasil é o quinto país com maior exportação de produtos apícolas do mundo, com o total próximo a US$ 100 milhões por ano. Estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) mostra que, por ano, são comercializados US$ 17 bilhões destes produtos em países asiáticos, europeus e norte-americanos. “A própolis brasileira é benchmarking (referência) de qualidade”, afirma Abreu. Elizabeth Carvalhaes afirma saber da lista de temores relacionadas aos transgênicos, mas que tudo foi testado antes de o projeto ser apresentado. “Tem muitas perguntas, mas tem que ter 100% das respostas”, afirma. (Com agências)

O novo Oriente Médio‏

Sílvio Musman
Cônsul honorário de Israel em Minas Gerais
Estado de MInas: 04/09/2014 



Não existem países “naturais”. Todos eles formaram-se a partir de invasões, conquistas ou acordos internacionais. Tomem como exemplo nosso Brasil: somos praticamente todos aqui “invasores” vindos dos quatro cantos do globo terrestre que expulsaram os índios, verdadeiros donos da terra. Assim também ocorreu na Europa, Américas, África e Oriente Médio, onde povos foram muitas vezes agrupados sem levar em consideração suas afinidades tribais. Apesar de termos documentos inquestionáveis da presença desses povos na região há milênios, Israel e Palestina foram criados como Estados independentes por uma decisão das Nações Unidas em 1947. Israel, em particular, hoje com cerca de 7 milhões de habitantes, vive circundado por 1,5 bilhão de muçulmanos e milhões de árabes, na sua quase totalidade hostis à sua presença e existência na região.
Legalmente constituído e sendo uma realidade que veio para ficar, Israel é a única nação do mundo obrigada a conviver diariamente com a intimidação, ou seja, aberta e declarada ameaça a sua existência.
Tendo passado por diversas guerras desde sua independência com reais e concretos riscos à sua integridade, acabou sendo forçado a desenvolver forte e eficaz sistema de defesa, sendo hoje reconhecido como a maior potência militar da região, tendo um sofisticado e avançado sistema tecnológico militar. Essa necessidade se tornou prioritária principalmente a partir da Guerra do Yom Kippur em 1973, quando quase viu-se derrotado, tendo isso deixado profundas e ainda não cicatrizadas feridas em sua sociedade.
Qualquer debate sério que tenha como foco as relações entre Israel e palestinos deve, portanto, obrigatoriamente, levar em consideração o tema da segurança do povo e do Estado de Israel, tendo em vista que os riscos vão muito além dos limites geográficos de Gaza e da Cisjordânia.
As lutas pela independência e autonomia palestinas são absolutamente justas e legítimas, e negá-las é negar a própria criação do Estado de Israel. Contudo, defender a legitimidade dos palestinos por meio da deslegitimização de Israel, dos judeus ou do judaísmo não contribui em nada para o avanço positivo da situação. Mesmo potente, desconsiderar suas necessidades de autodefesa e proteção torna o Estado de Israel mais fechado em torno de si mesmo, dificultando concessões em temas importantes para um processo de paz.
Apesar de potencialmente letais, os foguetes palestinos do Hamas realmente não constituem a verdadeira ameaça ao Estado de Israel, mas sim o que representa a presença em Gaza de uma organização como o Hamas, que, na verdade, não luta pelos direitos dos palestinos, mas os usa para atingir seu objetivo maior que é o de destruir Israel, sendo um representante das aspirações de outros atores regionais que compartilham do mesmo objetivo, sendo mandatório citar o Irã com suas pretensões nucleares, essas sim reais e verdadeiras ameaças ao Estado de Israel.
As mudanças geopolíticas por que vem passando o mundo árabe e muçulmano, com o desparecimento das nações tradicionais e surgimento de Estados islâmicos fundamentalistas, são ameaças concretas à estabilidade não só da região como de outros continentes, como citou esta semana o Rei da Arábia Saudita.
Conta a lenda que os mineiros, ao descerem ao subsolo das minas, levavam consigo canários, pois em caso de algum vazamento gasoso tóxico o canarinho morria antes, sinalizando que as próximas vítimas seriam os próprios mineiros. Como diz a deputada europeia Pillar Rahola, Israel é o canário do mundo ocidental com seus valores e hábitos de vida. Israel sucumbindo, todos nós seremos as próximas vítimas da expansão jihadista.
Cabe aos próprios palestinos, por meio do abandono da aspiração em exterminar Israel, da escolha de lideranças que efetivamente defendam seus interesses e que estejam atentas e preparadas para nunca desconsiderar as necessidades de defesa de Israel, abrir as verdadeiras portas rumo a negociações que caminhem em direção a uma situação de liberdade e autonomia palestina e segurança israelense.

A violência como rotina‏

Agressões no âmbito da família e nas ruas são cada vez mais comuns

Maria Amélia Bracks Duarte
Procuradora do Trabalho em Minas Gerais
Estado de MInas: 04/09/2014





Precisamos resgatar a dimensão afetiva da família. As cenas chocantes gravadas pelo próprio pai do menino Bernardo, morto no Rio Grande do Sul por uma injeção letal aplicada pela madrasta, demonstram, no mínimo, a ausência de afeto que deveria permear as relações familiares e a desestrutura do núcleo familiar. As gravações revelam requintes de crueldade e humilhação impostos à criança, com palavras, atos e omissões. Se, ancestralmente, o pai era o respeitado e autoritário provedor, que, com um estalar de dedos ou com um olhar severo, mantinha a família num regramento de valores estabelecidos e cumpridos, hoje, o esgarçamento da hierarquia e a liberdade incondicional entre pais e filhos levou a um abandono decorrente do individualismo, da culpa e da total ausência de limites: permissividade sob o manto da desproteção. Embora o pai seja mais próximo, mais lúdico, menos prepotente, a vida é mais confortável, mas, na maioria dos lares, muito mais triste. Os exemplos de agressividade no âmbito familiar são inacreditáveis: a mãe, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, joga o filho bebê na parede e esconde o corpinho morto num forro de sofá, alegando que a criança mexera no seu celular. Filhos são abandonados em latas de lixo, vendidos na internet, esquecidos no carro fechado até a morte, enquanto os seus responsáveis dançam no baile funk; padrastos engravidam suas enteadas sob os olhos complascentes das mães. Vê-se um exacerbado consumismo, acumulação de bens materiais vendidos em luzes de propaganda, e faltam alma, solidariedade e amor nas relações interpessoais. Misericórdia, talvez. A violência também se manifesta no assédio moral no trabalho, no bullying das escolas, no desrespeito às pessoas mais velhas e nos diferentes de cor, de peso, de situação social, de opção sexual; a violência grita com ódio nas injúrias raciais, como a ocorrida recentemente por torcedores do Grêmio contra o goleiro Aranha, do clube santista; a violência é cruel na homofobia, na difamação no anonimato das redes sociais, na hostilidade de alunos contra professores em salas de aula, na morte de policiais e repórteres, nas caras escondidas dos black blocs. A notícia de que um pai impediu a sanha do filho atirando bombas em passeatas e usando o vandalismo na destruição de bens particulares e da sociedade surpreendeu as pessoas, como se o pátrio poder já não mais existisse. 

São demais os perigos desta vida, dizia Vinicius de Moraes; nenhum bandido nos roubará a chama renovada de um beijo e ninguém vai levar a nossa alegria ao fundo dos porões, canta Tadeu Franco. Para isso, no entanto, o enfrentamento, a repressão e a punição severa da Justiça devem ser a resposta para os desvarios que mantém a violência em todas as suas formas. No filme Nossa Senhora dos assassinos, sobre o pânico ocasionado por traficantes, há uma frase simbólica escrita numa placa fincada num lote de terreno e que nos serve de metáfora: aqui é proibido jogar cadáveres. Ou, citando os músicos da banda Paralamas do Sucesso: “No beco escuro explode a violência; no meio da madrugada, com amor, ódio, urgência. Ou como se não fosse nada”.

RACISMO » Fora de jogo

Em decisão inédita em competições organizadas pela CBF, Grêmio é excluído da Copa do Brasil pelos atos de injúria racial de sua torcida contra o goleiro Aranha. Clube vai recorrer ao Pleno

Estado de Minas: 04/09/2014



No julgamento em primeira instância, tricolor gaúcho não escapou de punição   (ROBERTO VINICIUS/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)
No julgamento em primeira instância, tricolor gaúcho não escapou de punição

Em decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil por causa de atos de injúria racial da torcida contra o goleiro Aranha, do Santos, durante confronto entre as equipes, na semana passada, na Arena Grêmio, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio nacional. Cabe recurso da decisão, mas foi a primeira vez que um clube brasileiro foi excluído por atos racistas em competições organizadas pela CBF.

O Grêmio já avisou que acionará o Pleno do Tribunal (última instância) e o novo julgamento deverá ser na semana que vem. A diretoria gaúcha acredita, inclusive, que a punição será revista.
Ontem, o clube ainda foi multado em R$ 50 mil, enquanto que os torcedores gremistas identificados como autores das ofensas raciais estão proibidos de frequentar estádios por 720 dias. O clube, no entanto, não perdeu mando de campo pela acusação de “ato discriminatório”. O Grêmio também foi julgado por arremesso de objeto no gramado, e o Santos, por atraso na volta do intervalo. Ambos receberam multas de R$ 2 mil e R$ 4 mil, respectivamente.

O caso ocorreu na quinta-feira passada, quando o Santos venceu por 2 a 0, em Porto Alegre. “O preconceito é uma erva daninha que tem se espalhado pelo Brasil e precisa ser eliminada”, afirmou o relator do processo, Francisco Pessanha Filho, ao abrir os votos pedindo a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil. Ele disse ainda que “não é este tribunal que está manchando a história do clube e, sim, aqueles torcedores”.

Entre as provas em vídeo apresentadas, a procuradoria do STJD exibiu imagens e reportagens de programas de TV que mostravam os insultos ao goleiro Aranha. Um vídeo da torcida organizada Geral do Grêmio chamando a torcida do rival Internacional de macacada na partida de domingo, contra o Bahia, também foi exibido. Já a defesa apresentou imagens de campanhas contra o racismo promovidas pelo clube gaúcho ainda no ano passado, bem como reportagens mostrando as medidas tomadas para identificar os atos da quinta-feira passada.

O árbitro da partida, o goiano Wilton Pereira Sampaio, foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 800. “Se eu tivesse visto ou se alguém da minha equipe tivesse visto, teríamos interrompido o jogo”, justificou o árbitro no tribunal, ao explicar o motivo de não ter incluído o fato na primeira versão da súmula, redigida logo após o confronto.

Os auxiliares Kleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock, por sua vez, receberam pena de 30 dias de suspensão e R$ 500 de multa. Com a punição aplicada ao Grêmio pelo STJD, o Santos garante vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo de volta entre os dois times pelas oitavas de final seria ontem, na Vila Belmiro, mas foi suspeso na semana passada, em função do julgamento, para que a pena pudesse ser aplicada.

REINCIDENTE Em sua explanação, o subprocurador-geral do STJD, Rafael Vanzin, lembrou que o Grêmio é reincidente. O clube foi denunciado anteriormente pelos xingamentos contra o zagueiro Paulão, do Internacional, na partida de ida das finais do Campeonato Gaúcho, em março. Na ocasião, o tricolor foi punido com multa pelo TJD gaúcho. O caso ainda terá uma decisão final no Pleno do STJD.

Sanções

O clube
» Grêmio: exclusão da Copa do Brasil e multa de R$ 50 mil

A torcida
» Torcedores gremistas identificados: proibição de ir  a estádios por     720 dias

O árbitro
» Wilton Pereira Sampaio: 45 dias de suspensão e multa de R$ 800

Os assistentes
» Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock: 30 dias de suspensão e R$ 500 de multa

Enquanto isso...
…Torcedora vai depor hoje
A torcedora Patrícia Moreira, flagrada chamando Aranha de “macaco”, vai prestar esclarecimentos à Polícia Civil hoje. Desde o episódio, ela tem sido alvo de ameaças, inclusive de morte e até de estupro, e precisou se refugiar na casa de familiares fora de Porto Alegre. Na noite de sexta-feira, a casa da torcedora gremista foi apedrejada. Ontem, o líder e conselheiro da organizada Geral do Grêmio, Rodrigo Rysdyk, se apresentou para prestar depoimento e ajudar na identificação de outros torcedores que também ofenderam o goleiro santista. 

Pai vê 'perseguição e mentira' contra Neymar‏

Ele afirma que o filho tem maturidade para lidar com a fama e acusa parte da imprensa de abuso no noticiário sobre o jogador

Jaeci Carvalho
Estado de MInas: 04/09/2014



Miami – No bar do Hotel Mandarin, onde a Seleção Brasileira está concentrada, Neymar da Silva Santos, pai de Neymar Junior, conversa com uma produtora da ESPN. Ele ainda estava irritado com notícia veiculada pela emissora, colocando-o sob suspeita de ter vendido ingressos durante a Copa do Mundo. Ao lado do amigo Daniel Paiva, empresário peso-pesado de jogadores que se mudou de Belo Horizonte para Miami, dizia educadamente à jornalista que esperasse passar a mágoa pelo que chamou de “mentira” para só aí conceder a entrevista. Em sua defesa, afirma que gastou mais de R$ 150 mil na compra de entradas durante o Mundial e ironizou: “Se quando eu não tinha dinheiro eu jamais mexi com venda de ingressos, por que faria agora, quando tenho?”. Ele disse que seu filho hoje é o “produto” mais valioso do Brasil e um dos mais caros do mundo e que muitas vezes não consegue mais “vender” a imagem do atleta por absoluta falta de espaço na agenda do astro.
São quatro empresas só para cuidar do garoto. Uma trata da imagem, outra, dos contratos, uma terceira, do dinheiro, e a quarta, da abertura de negócios e franquias. E ele garantiu que paga impostos rigorosamente em dia. Cita, por exemplo, o contrato com o Barcelona, em que há 51% de taxação do governo espanhol. “Não quero nada errado. O Ministério Público aqui e lá tem todos os nossos dados, contas e impostos quitados”, declarou. Mas o fisco da Espanha acusou o Barça de ter omitido 9,1 milhões de euros da venda do jogador em 2013, o que gerou investigação do Ministério Público Federal também no Brasil.
Ao negar irregularidades, ele sustentou que essa parcela estaria ligada às luvas, parcerias e marketing contratuais. Aos 22 anos, o pai diz que um dos desafios é manter o atacante centrado, afirmando que ele foi “treinado” para se dedicar ao futebol, ser campeão por onde passar e ficar longe de problemas. Essa blindagem responderia por que há 50 profissionais trabalhando em sua assessoria.
Neymar da Silva conta que vê e ouve a maioria das notícias relacionadas ao filho e que ficou magoado quando um comentarista de uma emissora paulista, demitido posteriormente, chamou o atleta de “QI de ameba”, porque ele desceu do ônibus com um fone no ouvido. O aparelho seria de um dos patrocinadores. “Vejam que absurdo! O garoto desce ouvindo música, vendendo sua imagem... A gente não pode aceitar isso e fica magoado. Quem quiser saber qualquer coisa sobre o Neymar é só ligar para mim ou para a assessoria. Não negamos nada, mas a mentira dói e machuca, pois por trás dele existem pai, mãe, filho, irmã, uma família.”
MÁGOA Outra situação que deixa os familiares magoados é quando Neymar é tachado de “cai-cai”. “Ele é franzino. Com 17 anos, era titular do Santos e mostrava sua arte. Media a metade do Edu Dracena e, é claro, levava a pior numa disputa de corpo. Para não ser atingido no ar ou levar uma pancada que pode causar um trauma, ele pula, o que é normal para quem está em velocidade. A queda é sua proteção. É uma defesa, e não uma artimanha.” Seus olhos ficaram marejados ao mencionar a entrada do colombiano Zúñiga em Neymar, que quase o inutilizou para o futebol, ao fraturar-lhe uma vértebra: “Um pouco mais e ele poderia ficar um ano parado ou até mesmo ter sequelas. De costas, fica impossível se defender. Cabe à arbitragem coibir essas jogadas violentas. E ainda teve gente dizendo que ele estava simulando uma contusão. Isso dói demais em quem é pai. Gostaria que houvesse menos mentira e menos perseguição”.

Jefferson confiante
O treino de ontem no Sun Life Stadium serviu para o técnico Dunga praticamente definir o time que enfrenta a Colômbia amanhã. Jefferson, aos 31 anos, será o goleiro. Oscar, Willian e outros remanescentes do fracasso do Mundial no Brasil estão confirmados. Tardelli atuará ao lado de Neymar. O goleiro, Jefferson, por exemplo, chega na esperança de ser o goleiro titular em 2018. “Quero viver meu grande momento aqui e ajudar os mais jovens e prepará-los também. Chegarei ao Mundial da Rússia com sede de vencer”, disse Jefferson. Ele afirmou que a idade não será problema e que se vai se espelhar nos italianos Zoff (campeão mundial aos 40 anos, em 1982) e Buffon, de 36 anos, e no colombiano Mondragón, o mais longevo a participar de uma Copa, a do Brasil, com 43 anos. (JC) 

COLUNA DO JAECI » Conversas de hotel‏

COLUNA DO JAECI » Conversas de hotel
Dunga não pediu para ser o treinador, não bajulou, não fez lobby. Simplesmente foi convidado e aceitou, para tentar refazer um trabalho que começou em 2006
Jaeci Carvalho
Estado de MInas: 04/09/2014


Miami – Na cobertura da Seleção Brasileira desde 1986, quando trabalhava na Globo BH, a gente vai ficando escolado e escaldado para saber que todo início de trabalho é um mar de rosas. Todos atenciosos e solícitos até que venha a primeira derrota, o esquema não dê certo e o mundo desabe na cabeça do treinador. Porém, não é isso que queremos. Apaixonados pelo futebol, sonhamos ver o Brasil praticar aquele estilo moleque, de gingas, dribles e gols, não esquecendo, claro, a competitividade. Com a globalização, já não há tanta novidade, as equipes jogam de maneira semelhante nos quatro cantos do planeta.
Como a cobertura no exterior se resume a concentração e locais de treinos, passamos grande parte do dia no lobby dos hotéis, onde encontramos jogadores em outros momentos e aproveitamos para pôr a conversa em dia. Assim fiz na noite de terça-feira, com Neymar pai, e ontem, com Neymar filho (foto). Quando este passava rumo à academia, fizemos uma selfie no Instagram e conversamos por cinco minutos. Já é conhecida minha opinião sobre o atacante: tem DNA de craque, mas ainda precisa provar que chegará a esse status. É um jovem de apenas 22 anos, com milhões de euros na conta, mas com a carreira administrada pelo pai, que cuida de tudo.
São quatro empresas com a marca Neymar, 50 funcionários trabalhando dia e noite pela imagem do jogador. Um leitor mandou mensagem me provocando só porque fiz uma selfie com o atleta, dizendo que não gosto dele. Meu caro, não misturo relação pessoal com profissional. Sempre tive ótimo relacionamento com o atacante, a quem encontrei várias vezes, também fora do campo. Até jogamos juntos numa pelada beneficente promovida por Mancini. Mas, ao criticá-lo, me baseio no que vejo. Há muita estrada a percorrer para ser o melhor do mundo. Técnica, habilidade e talento ele tem de sobra, mas vai precisar amadurecer e se firmar na Europa até chegar a nº 1 do mundo. Necessita jogar bem pela Seleção também contra grandes adversários.
Tem gente que quer que sejamos inimigos. Pobres de espírito. Conforme já escrevi, também conversei com Dunga e acertamos as arestas. Não existe essa de revanchismo comigo. Vou criticá-lo ou elogiá-lo na medida certa e na mesma proporção. Há, porém, quem queira ver o circo pegar fogo, com ofensas pessoais. Isso nunca coube em mim. Desgaste faz parte da relação entre técnico e jornalista, mas sempre deve haver o limite do respeito pela pessoa. Dunga não pediu para ser o treinador, não bajulou, não fez lobby. Simplesmente foi convidado e aceitou, para tentar refazer um trabalho que começou em 2006 e foi interrompido em 2014. Ele voltou mais light, fazendo mea culpa e admitindo que precisa melhorar o relacionamento conosco. Por que não lhe dar essa chance? Teremos embates somente no campo do futebol.
O técnico abre espaço para Diego Tardelli e Jefferson, dois jogadores experientes, mas também para Marquinhos, de apenas 21 anos. Resolveu trazer alguns remanescentes da última Copa, entre eles Oscar, a quem pretende recuperar para ser o armador do time. Dunga viveu na pele o fracasso num Mundial e foi execrado, mas conseguiu dar a volta por cima quatro anos depois ao ser campeão. Acho que está procurando fazer o mesmo com alguns jogadores que participaram da Copa. O trabalho começa amanhã, e ele, mais que ninguém, sabe que o que segura técnico na Seleção é trabalho bom, com vitórias. Se fizer isso, viverá tempos de paz e bonança.

Taffarel
Sempre brincalhão, Taffarel circulava no lobby do hotel com a mulher, Andrea, e a filha, Catherine, que nasceu no Sul, mas foi bebezinha para BH, quando ele jogava no Galo. Dá para perceber como é ídolo dos dois goleiros que estão aqui. Sinal de que é uma lenda do futebol, a serviço novamente da Seleção.

O delicado avanço da retirada das mamas‏

O delicado avanço da retirada das mamas Cientistas alertam que a escolha pela mastectomia bilateral para o tratamento do câncer pulou de 2% para 12,3% em 13 anos. Segundo eles, o procedimento não é mais eficaz que intervenções tradicionais
Bruna Sensêve
Estado de Minas: 04/09/2014


O procedimento é radical e irreversível, mas muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama optam por ele. A mastectomia bilateral é o nome técnico dado à remoção do tecido mamário de ambos os seios, procedimento mais agressivo que outras opções de tratamento e prevenção ao avanço do tumor. De acordo com dados de um estudo divulgado ontem, em 2011, 12% das pacientes que tinham recebido há pouco tempo o diagnóstico da doença optaram pela mastectomia bilateral, apesar da falta de certeza de que a abordagem era a melhor alternativa. Isso porque a estratégia realmente não está associada a um menor risco de morte se comparada à cirurgia conservadora da mama aliada à terapia com radiação.

Ensaios clínicos randomizados têm demonstrado sobrevida semelhante para pacientes com estágio inicial de câncer de mama tratados com a cirurgia tradicional (a lumpectomia) e a radioterapia ou com a mastectomia. No artigo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (Jama), os pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, destacam que, em uma época de crescente preocupação com o excesso de tratamento, a relação risco/benefício da mastectomia bilateral deve ser considerada cuidadosamente, pois levanta uma questão maior de como os médicos e a sociedade devem responder à preferência da paciente por uma intervenção mórbida, onerosa e de eficácia duvidosa.

As conclusões dos cientistas correspondem à análise de cerca de 190 mil mulheres da Califórnia diagnosticadas com o câncer de mama entre 1998 e 2011. Allison Kurian, autora principal do estudo, buscou respostas nesse campo devido à quantidade de atenção voltada para a mastectomia bilateral e à dificuldade de saber quais são as reais taxas de mortalidade entre os procedimentos. Esse é o primeiro estudo a comparar diretamente as taxas de sobrevivência após a lumpectomia, a mastectomia unilateral e a bilateral (veja infografia).

Eles descobriram que a realização da mastectomia bilateral aumentou de 2% em 1998 para 12,3% em 2011. O crescimento mais significativo desse procedimento ocorreu entre mulheres com menos de 40 anos: de 3,6% para 33%. Em comparação ao tratamento com a cirurgia conservadora da mama e a radiação, a mastectomia bilateral não foi associada com uma diferença de mortalidade. Porém, o estudo revelou uma taxa de sobrevivência ligeiramente menor entre as mulheres que se submeteram à mastectomia unilateral.

“Agora, podemos dizer que a média dos pacientes de câncer de mama que fizeram mastectomia bilateral não terá melhor sobrevida do que a média dos submetidos à lumpectomia mais radiação”, garante Allisson Kurian. A cientista complementa ressaltando que a mastectomia é um procedimento que pode exigir um tempo de recuperação significativo e implicar reconstrução da mama. “A lumpectomia é muito menos invasiva, com um período de recuperação mais curto”, compara

Escolha estética Na opinião de José Luis Esteves Francisco, presidente da Comissão de Imaginologia da Sociedade Brasileira de Mastologia, o motivo para o aumento das mastectomias bilaterais pode ter origem em questões estéticas mais que na prevenção ao reaparecimento da doença. Quando o procedimento é realizado em uma mama, ela tende a ficar com o aspecto muito diferente da outra. O seio operado fica assimétrico.

Então, muitas pacientes preferem fazer a cirurgia de remoção e reconstrução também na mama não doente. Alguns métodos de reconstrução mais recentes conseguem uma melhor simetria quando ambos os seios são reconstituídos ao mesmo tempo. “Em termos de sobrevida, essa cirurgia funciona muito pouco. Vai ser mais relevante para o prognóstico de mulheres mais novas, com menos de 50 anos”, completa Francisco.

A remoção de ambas as mamas também pode aliviar o medo em torno da ocorrência de um segundo câncer de mama. “Estamos esperançosos de que esse estudo vai abrir um diálogo entre o paciente e seu médico para discutir esse tipo de pergunta”, acredita a peqsuisadora Alisson Kurian. “É uma prova importante que pode orientar esse processo de tomada de decisão.”

Prevenção cirúrgica Alisson enfatiza que os resultados do estudo não significam que as mulheres com mutações em genes conhecidos por aumentar significativamente o risco de desenvolver câncer de mama ou com um forte histórico familiar da doença não devem fazer a mastectomia bilateral. A predisposição genética pode significar que a remoção de ambos os seios é uma opção eficaz.

Presidente da Comissão de Mastologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Afonso Celso Pinto Nazário lembra que o famoso caso da atriz Angelina Jolie envolve uma outra condição, muito diferente da mastectomia quando já existe o diagnóstico da doença. “Outra coisa é a mastectomia profilática, que sempre é bilateral. A pessoa tem uma mutação genética ou uma lesão que confere a ela um alto risco de câncer de mama e opta por retirá-las sadias profilaticamente.”

Nazário explica que existem outras opções de prevenção para mulheres que tiveram a doença e temem a reincidência ou o surgimento de um novo tumor, como a quimioterapia e a hormonoterapia. A primeira, além de estar envolvida com o tratamento, também age de maneira preventiva. “Cerca de 70% a 80% dos cânceres mamários são sensíveis aos hormônios, e é fornecida uma medicação anti-hormonal, que, além de tratar o tumor, cuida da prevenção da mama oposta.” O especialista ressalta ainda que o câncer nas duas mamas é muito raro.

Precaução proporcional

A atriz Angelina Jolie anunciou, em maio do ano passado, que removeu cirurgicamente as duas mamas devido ao alto risco (87%) de desenvolvimento de cânceres, identificado após exame genético. No procedimento a que ela foi submetida, a redução das chance de surgimento da doença é diretamente proporcional à quantidade de tecido retirado. Por isso, o mais indicado é a remoção de 90% a 95%. Quanto maior o risco, maior tende a ser a intervenção preventiva.

Palavra de especialista
Lisa A. Newman, da Universidade
de Michigan, em Ann Arbor
Orientações
devem ser precisas
“A necessidade de que os pacientes sejam informados com precisão sobre as opções de tratamento oncológico seguras e aceitáveis é indiscutível. A névoa densa de emoções complexas que acompanha um novo diagnóstico de câncer pode prejudicar a capacidade de processar essa informação. Os pacientes devem ser encorajados a permitir que a intensidade dessas reações imediatas diminua antes de cometer a mastectomia prematuramente. Os médicos não devem permitir atraso excessivo no tratamento a ponto que comprometa os resultados, mas as primeiras semanas que cercam o diagnóstico são mais efetivamente utilizadas com o investimento do tempo em educação do paciente e em procedimentos que contribuam para o planejamento abrangente do tratamento, em oposição a apressadamente coordenar planos cirúrgicos impulsivos, irreversíveis.” 

Eduardo Almeida Reis - Perpendículo‏

Pedi um copo de água a uma empregada que passou uniformizada. Veio de lá a água gelada num copo de requeijão

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 04/09/2014






Aposto que ninguém sabe o significado de perpendículo, substantivo que o corretor de textos do Word 7 acaba de sublinhar em vermelho. Pois fiquem todos os leitores e o corretor de textos na honrosa companhia do philosopho, que acaba de aprender o vocábulo: em nosso idioma a partir do ano de 1663, do latim perpendicùlum,i, que significa nível, prumo, fio de prumo.

É assunto que me interessa desde quando ousei ampliar velha casa de adobe na Região Serrana fluminense, há 44 anos, bem no centro daquela tragédia que matou recentemente mais de mil pessoas e deixou sequelas, tantas foram as verbas roubadas pelos administradores dos municípios atingidos. Tive notícia de que a casa, apesar de ficar no miolo do temporal, continua inteira e intacta.

Francisco da Conceição Dias – o mestre de obras que fez a reforma, calculou as vigas em balanço e um negócio chamado radier, laje de concreto armado em contato direito com o solo, que capta a carga do pilar e a descarrega sobre uma área grande do solo – fez a obra inteira e se recusou a palpitar na hora da pintura: “É serviço bobo, que não tem prumo nem nível”.

Pois muito bem: na cidade de Santos (SP), mais de 600 edifícios estão visivelmente fora do prumo, alguns escandalosamente desaprumados, preocupando moradores e autoridades. Problemas no solo da orla marítima. Dá para imaginar o risco dos moradores nos prédios e nas casas vizinhas. Diz o repórter da tevê que não há nada parecido em todo o mundo. Os síndicos dos edifícios foram obrigados pela prefeitura a apresentar laudos regulares sobre a inclinação dos seus imóveis, mas a cidade de Santos fica num país grande e bobo, motivo pelo qual poucos laudos foram contratados.

News

Assuntos não faltam; difícil é selecionar o mais interessante. São 8h30m, faz frio e estou entre escrever sobre a musa gay do Rio e o copo de requeijão. O copo vocês todos conhecem: é de vidro e vem cheio de requeijão, queijo fresco de consistência pastosa, cuja massa é formada pela nata do leite coalhada sob a ação do calor.

Até aí, tudo bem: você come o requeijão e deita fora o copo, que é de serventia nas casas de gente paupérrima. Difícil de entender é que sirva como copo de água, de cerveja, de café numa casa imensa, de gente riquíssima, em que havia 14 banheiros no corredor que dava para os salões: fourteen, como se diz em inglês. Sem falar dos banheiros nas muitas suítes.

Lá estive num dia muito quente levado por jovem amigo engenheiro, que trabalhava para o dono da casa. Fiquei ao sol no pátio, perto do carro, enquanto o engenheiro conversava com o milionário. Pedi um copo de água a uma empregada que passou uniformizada. Veio de lá a água gelada num copo de requeijão.

Cuidemos da nova musa gay do Rio, Maria Eduarda de Carvalho, a ruivinha que interpretou a lésbica Vanessa na novela Em família. No camarim do teatro em que atua na peça Atrás da porta, ela tem recebido legiões de fãs ligadas ao movimento LGBT, que se dizem muito bem representadas. Maria Eduarda acha essa identificação o maior barato, sendo, embora, hétero, casada e feliz há sete anos com um jovem senhor. Notícia que copio da coluna “Gente Boa”, do O Globo. Mudam-se os tempos, versejou Camões, mas estavam dispensados de exagerar. No dia seguinte e no mesmo jornal vejo a seguinte notícia: “Andrew Solomon, o autor do premiado Longe da árvore e grande estrela da Flip, chega a Paraty com seu marido, o filho de 5 anos do casal e a babá. Depois da festa literária, eles vêm ao Rio encontrar a mãe do garoto e sua namorada”. Considerando que o filho de 5 anos não deve namorar, deduzo que a mãe do garoto tem namorada. Pelo andar da carruagem, sei não.

O mundo é uma bola

 4 de setembro de 476: queda de Roma, início da Idade Média. Em 1479, assinatura do Tratado de Alcáçovas-Toledo pelos representantes dos reinos de Castela e Portugal, pondo fim à Guerra da Sucessão de Castela. Em 1842, casamento de dom Pedro II, do Brasil, com a princesa Teresa Cristina Maria Giuseppa Gasparre Baltassarre Melchiore Gennara Rosalia Lucia Francesca d’Assisti Elisabetta Francesca di Padova Donata Bonosa Andrea d’Avelino Rita Liutgarda Geltruda Venancia Taddea Spiridione Rocca Matilde, nascida em Nápoles no dia 14 de março de 1822.

Em 1871, proclamação da República Francesa. Nesta minha prodigiosa ignorância não sei se é a mesma que tem hoje, eleito pelo povo, o presidente François Gérard Georges Nicolas Hollande. Em 1882, Thomas Edison acende pela primeira vez na central de eletricidade a iluminação elétrica residencial. Em 1970, passei quatro anos sem eletricidade doméstica no alto das Serras Fluminenses. Usininha feita com recursos próprios, água aquecida pela serpentina do fogão a lenha, tevê p&b ligada na bateria do automóvel: deu para aguentar. Dia desses, na cidade, 10 horas sem luz foram desesperadoras. Hoje, no judaísmo, é o Dia da Criação.


Ruminanças

Não há na literatura brasileira página mais desastrada do que a crítica de Machado de Assis ao Primo Basílio de Eça de Queiroz” (Guilherme Figueiredo, 1915-1997).

BRUMADINHO » Tarde musical

BRUMADINHO » Tarde musical
Estado de Minas: 04/09/2014

Hoje à tarde, Jards Macalé se apresenta em Inhotim (Tom Cabral/divulgação)
Hoje à tarde, Jards Macalé se apresenta em Inhotim

Nomes de ponta da música brasileira, Jards Macalé e Jorge Mautner sempre foram artistas de vanguarda. Os dois desembarcam em Minas Gerais para cumprir missão especial. Hoje, às 15h, a dupla faz show em Inhotim para marcar a inauguração de várias obras de arte contemporânea. Não por coincidência, eles vão cantar perto de Magic square, de Hélio Oiticica.

A partir de hoje, trabalhos de Carroll Dunham podem ser vistos em nova galeria no Instituto Inhotim. Na Galeria Lago, está em cartaz O jardim e outros mitos, de Geta Bratescu. Obras de David Medalla e Dominik Lang também passam a integrar o centro de arte contemporânea de Brumadinho.

INHOTIM
Em Brumadinho, acesso pelo km 500 da BR-381. De terça a sexta, das 9h30 às 16h30; 1sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h30. Informações e visitas agendadas: (31) 3571-9700. Entrada franca na terça. Quarta e quinta: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Crianças até 5 anos não pagam. Assinantes do Estado de Minas têm 50% de desconto na compra de dois ingressos. Transporte interno: R$ 20.

Jorge Mautner vai cantar perto de obra de Hélio Oiticica (Ana Paula Migliari/divulgação)
Jorge Mautner vai cantar perto de obra de Hélio Oiticica

CINEMA » O bom da vida‏

O bom da vida Possibilidade da morte leva jovem musicista a rever o passado e a se questionar sobre o futuro, valorizando relacionamentos e conquistas. Trama de Se eu ficar, de R. J. Cutler


Ana Clara Brant
Estado de Minas: 04/09/2014



Se eu ficar, longa com Chlöe Grace Moretz baseado em best-seller homônimo, estreia hoje em nove salas

 (Warner Bros./Divulgação)
Se eu ficar, longa com Chlöe Grace Moretz baseado em best-seller homônimo, estreia hoje em nove salas


Sabe aqueles filmes feitos para chorar? Se eu ficar, que entra em cartaz hoje, é desses. Se você é minimamente sensível, certamente vai acabar se comovendo em algum momento com o longa-metragem baseado no best-seller da jornalista norte-americana Gayle Forman, e que há tempos figura na lista dos livros mais vendidos do The New York Times.

Na história, Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, o roqueiro Adam (Jamie Blackley). Após ela e sua família sofrerem um grave acidente de carro, tudo muda. Se, antes, sua vida se resumia entre a música e o namorado, agora Mia tem preocupações bem mais complexas.

Em alguns momentos, a produção remete a filmes da Sessão da Tarde, tamanha a quantidade de clichês, e também faz lembrar um pouco a megaprodução A culpa é das estrelas, na qual um romance juvenil é interrompido por uma questão de saúde. Um dos destaques de Se eu ficar são os pais da protagonista, os descolados Kat e Denny Hall, interpretados por Mireille Enos e Joshua Leonard. São eles que garantem os momentos mais descontraídos do longa. Um fato curioso é que o brasileiro Heitor Dhalia estava cotado para ser o diretor do filme, que terminou sendo dirigido pelo norte-americano R. J. Cutler.

Por ser tratar de um filme que tem a música como pano de fundo, a trilha sonora também é um ponto a ser lembrado. Seja por meio dos clássicos, já que a personagem toca violoncelo e é fã de Beethoven, Chopin, Schubert e cia. limitada, ou do rock ‘n’ roll, afinal, Adam é o líder de uma banda adepta do gênero.

Mas o foco central da obra está na decisão de Mia. No que ela deve fazer. Às vezes, você faz escolhas na vida, noutras vezes a vida te escolhe. Se até então a coisa mais difícil que a garota enfrentaria em seus 17 anos de existência era escolher entre seguir seus sonhos na escola de música ou caminhar ao lado de seu verdadeiro amor, agora, ela tem que decidir entre viver ou morrer. A adolescente revive seu passado, vê seu presente e tenta decidir se vale a pena lutar por um futuro.

No fim das contas, mesmo sendo uma lição meio piegas, o filme nos leva a refletir sobre várias questões relacionadas à família, ao amor, à amizade, à morte, a perdas e, sobretudo, a valorizar momentos simples do dia a dia, principalmente ao lado de quem gostamos. E tudo indica, tanto pelo livro, como pelo longa, que a história deve ter sequência.

Tevê

TV paga

Estado de Minas: 04/09/2014



 (Lifetime/Divulgação)

Bruxaria


Uma estreia e um esperado retorno. Essas são as novidades de hoje do canal Lifetime. Para começar, às 22h30, a inédita produção original As bruxas de East End (foto), um drama sobre uma família de feiticeiras. A mãe, Joanna Beauchamp, e suas duas filhas, Freya e Ingrid, tentam se manter a distância dos vizinhos, mas um inimigo poderoso virá atrás delas e a verdade será revelada. No elenco, nomes conhecidos como Julia Ormond, Virginia Madsen e Mädchen Amick. Às 23h30, retorna a série Drop dead diva, em sua sexta temporada.

NatGeo reconstitui
a 1ª Guerra Mundial


No NatGeo, às 23h15, estreia a série Os segredos da Primeira Guerra. O episódio “Fúria” começa relatando a morte do soldado canadense George L. Price, uma das últimas vítimas do conflito, abatido na manhã de 11 de novembro de 1918. A partir daí, a produção relembra os mais terríveis momento da guerra, desde o assassinato de Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro, morto por um jovem nacionalista bósnio em 28 de junho de 1914, em Sarajevo, na Sérvia. Ao fim de quatro anos, a guerra matou cerca de 10 milhões de soldados e 9 milhões de civis e deixou 21 milhões de pessoas feridas.

Novidades também
nos canais Discovery


Os canais Discovery também reservam boas surpresas para hoje. Às 22h, o ID estreia Desvendando mentiras, que a companha um investigador particular, Brian Wolfe, especializado em resolver problemas complicados, sempre usando métodos “cinematográficos”. No Discovery, às 22h20, vai ao ar o especial A lenda do tubarão gigante, mistura de documentário e ficção em busca de um monstro pré-histórico, responsável por ataques na atualidade. E às 23h, no Discovery Turbo, estreia Máquinas muito loucas, que revela curiosidades do mundo dos rat rods, os modelos de carros clássicos personalizados.

Teatro ganha destaque
no SescTV e no Futura


O SescTV continua apresentando uma série de programas sobre o Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos, hoje com mais duas atrações: os documentários Teatro Ibero-americano e suas fronteiras, às 12h; e Olhar jovem, às 12h30. No canal Futura, às 14h35, no programa Sala de notícias, a atrações é Meu lugar na Broadway, que conta a história de Geraldine Tisser, que tinha o sonho de dançar na Broadway.

Hoje só tem reprises na
programação de filmes


Sem grandes estreias, o pacotão de cinema se sustenta hoje com algumas oportunas reprises. É o caso de Green card – Passaporte para o amor, de Peter Weir, com Gérard Depardieu e Andie MacDowell, em primeira exibição no Telecine Touch, às 22h. No mesmo horário, o assinante tem mais oito opções: A ilha da morte, no Canal Brasil; Quando setembro vier, na Cultura; O grande Gatsby, na HBO 2; Temporário 12, no Max; O Cavaleiro Solitário, no Telecine Premium; Heróis de ressaca, no Telecine Pipoca; Terra dos mortos, no MGM; e O virgem de 40 anos, no Studio Universal. Outros destaques da programação, os três às 22h30: Passe livre, na TNT; Hancock, na Fox; e 10.000 a.C., no FX.



CARAS & BOCAS » Circo armado
Simone Castro

Cora (Drica Moraes) aproveita confusão e divulga notícia sobre paternidade de sua sobrinha (Paulo Belote/Globo-2/9/14)
Cora (Drica Moraes) aproveita confusão e divulga notícia sobre paternidade de sua sobrinha

Em Império (Globo), Cora (Drica Moraes) aproveita uma confusão perto de sua casa, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, para revelar uma bomba: Cristina (Leandra Leal), sua sobrinha, é filha do Comendador (Alexandre Nero). Tudo começa quando jornalistas aparecem no bairro atrás de Juliane (Cris Vianna), que foi trocada pelo marido, enquanto estava preso, pela advogada. Eles querem um depoimento da ex-rainha de bateria de uma escola de samba. Cora, então, não desperdiça a chance de anunciar para todos que José Alfredo teve uma filha com sua irmã, na época casada com o irmão do empresário. É claro que os jornalistas se interessam e pedem mais detalhes. Entre eles está Érika (Letícia Birkheuher), do blog do venenoso Téo (Paulo Betti). Sem saber de nada, Cristina (Leandra Leal) chega e fica paralisada com a quantidade de gente em sua casa e os flashes. Érika se antecipa e faz a temida pergunta para ela: “Eu te pergunto: você vai exigir que o Comendador faça o teste do DNA? Vai reivindicar sua parte da Império e de toda aquela fortuna?”. As cenas estão previstas para ir ao ar na segunda-feira, dia 8. O autor, Aguinaldo Silva, promete resolver a questão se Cristina é ou não é filha do Comendador com Eliane (Malu Galli) logo, bem antes do término da novela. “Não vamos esperar até a última semana para dizer se Cristina é ou não filha do Zé Alfredo. A revelação acontece por volta do capítulo 80... E aí, começa outra novela”, antecipou ao site da novela.

ALTEROSA MOSTRA TODOS OS
LANCES DA COPA DO BRASIL


O Alterosa esporte desta quinta-feira traz os principais lances dos jogos da Copa do Brasil. Acompanhe os comentários da bancada democrática. A apresentação é de Leopoldo Siqueira.

VIOLLETA TERÁ UMA TERCEIRA
TEMPORADA NO CANAL DISNEY


Protagonizada por Martina Stoessel, Violleta terá terceira temporada no canal Disney Channel (TV paga). As duas primeiras temporadas foram dubladas em 13 idiomas e transmitidas para telespectadores de 30 países na América Latina, Europa e Oriente Médio, batendo recordes de audiência em todos eles. Na próxima temporada, depois de encerrar a bem-sucedida turnê mundial na Europa, Violetta e seus amigos devem voltar a Buenos Aires para o último ano da escola. Com sonhos e ambições individuais que foram potencializados pela fama, o grupo começa a se afastar, situação que coloca o Studio On Beat em perigo. Com muito mais humor, romance, drama e a emoção que vem do forte componente musical, a estreia da nova temporada, que contará com 80 episódios de 45 minutos, está prevista para 2014.

VIVA JÁ DEFINIU SUBSTITUTA
DO SUCESSO DANCIN’ DAYS


A partir de outubro, entrará em cena a reprise da novela O dono do mundo, substituta de Dancin days no canal Viva (TV Globo). A trama de Gilberto Braga, exibida na Globo em 1991, é estrelada por Malu Mader, Antônio Fagundes e Glória Pires. No elenco ainda estão Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Paulo Goulart, Stênio Garcia, Ângelo Antônio, Letícia Sabatella, entre outros. Na trama, o cirurgião plástico, personagem de Fagundes, fica louco por moça ingênua no dia em que ela se casa e faz de tudo para passar a primeira noite com ela. Depois, ao perceber que foi apenas usada, a personagem de Malu passa a novela tentando se vingar do vilão.

PAI RENEGA FILME


Angelo Bertolotti, pai de Brittany Murphy, que foi encontrada morta em seu apartamento em 2009 aos 32 anos, tem protestado contra o telefilme sobre a vida da atriz que será exibido  sábado, nos Estados Unidos, pelo canal de TV Lifetime. Em suas redes sociais, ele classifica o filme de “hediondo e completamente falso.” E declara: “Sinto-me enjoado e envergonhado que a Lifetime tenha decidido produzir tal lixo, denegrindo a memória de minha filha linda e talentosa”, disparou o pai de Murphy ao site Examiner. No Twitter, ele criticou a escolha da atriz Amanda Fuller para interpretar Brittany. “Minha filha ficaria horrorizada em saber quem eles escolheram para interpretá-la e o quão barato é tudo isso”, disparou. The Brittany Murphy Story repassa a trajetória da atriz, que participou dos filmes Grande menina, pequena mulher e As patricinhas de Beverly Hills, fala do mistério de sua morte e explora as tentativas de seu pai para reabrir o caso da morte alegando que as provas forenses indicam que ela foi envenenada.

VIVA
MasterChef, reality culinário que estreou, anteontem, na Band, é divertido e tem ótima produção. O trio de jurados, direto e às vezes implacável, promete ser o centro das atenções.

VAIA
MasterChef  é o programa de estreia da jornalista Ana Paula Padrão como apresentadora. Mas ela teve participação bastante limitada e até um tanto apagada. Precisa de mais espaço.