terça-feira, 5 de agosto de 2014

TEVÊ

TV paga

Estado de Minas: 05/08/2014



 (Vitrine Filmes/Divulgação)

Sessão de cinema


Estreia esta noite, às 20h10, no Telecine Premium, o drama Hoje eu quero voltar sozinho (foto), de Daniel Ribeiro. Outra produção nacional, Trampolim do forte, de João Rodrigo Mattos, com Marcélia Cartaxo, Luiz Miranda e Zéu Britto, vai ao ar às 22h, no Canal Brasil. Na mesma faixa das 22h, o assinante tem mais oito opções: Amor a toda prova, na HBO; Closer – Perto demais, no Max HD; Golpe baixo, no Max Prime; O legado Bourne, no Telecine Action; Sem perdão, no Telecine Pipoca; Fale com ela, no Telecine Cult; Segundas intenções, no TCM; e U-571 – A Batalha do Atlântico, no MGM. Outras atrações da programação: As vidas de Maria, às 19h, no Film&Arts; Starsky & Hutch – Justiça em dobro, às 20h15, no Universal Channel; A menina do lado, às 22h30, no Cine Brasil; Sucker punch – Mundo surreal, também às 22h30, no Space; e À procura da vingança, às 23h, no Cinemax.

Abujamra entrevista  hoje Felipe Ehrenberg


Na semana em que completa 14 anos no ar com o programa Provocações, Antônio Abujamra entrevista hoje o artista plástico Felipe Ehrenberg, às 23h30, na Cultura. Ehrenberg fala sobre seu primeiro contato com o Brasil, sua participação no movimento artístico Fluxus, de Nova York, e é confrontado por Abu sobre o exercício burocrático como adido cultural do México no Brasil. O entrevistado lembra com carinho também o tempo em que trabalhou como assistente de Di Cavalcanti.

Muitas opções entre os curtas e documentários

O SescTV exibe esta noite, às 21h, na série CurtaDoc, três curtas-metragens sobre a arte de rua, nos estilos freestyle, grafite e mural: Cidade improvisada, de Alice Riff; Murales por la identidad: Jorge Cuello, do argentino Mauro Osorio; e Intervenha aqui, de Sidney Dore. No Arte1, às 20h30, será exibido o documentário Pierre Verger, que lembra a trajetória do fotógrafo e etnógrafo no Brasil – mais especificamente em Salvador, onde passou a estudar as relações entre a cultura negra da Bahia e da África. No canal Curta!, o destaque hoje é a dança, com um documentário sobre a coreógrafa francesa Tatiana Leskova, às 21h, e outro sobre a alemã Pina Bausch, às 22h25.

Pai e filhas pegam onda juntos em série do Off

O canal Off estreia hoje, às 21h30, a série Família Pacelli, com 13 episódios que acompanham as viagens do surfista Jorge Pacelli e suas filhas Nicole e Alana Pacelli, atletas de destaque no cenário de stand up paddle e surfe. Na Fox Life, às 22h30, estreia A ilha do casamento, que mostra o trabalho da organizadora de casamentos Sandy Malone para realizar o sonho de muitos casais em uma paradisíaca ilha do Caribe como cenário. E no NatGeo, às 23h15, é a vez de Dinheiro sujo, sobre aventureiros que não têm medo de enfiar a mão na terra para sobreviver. No canal, Bio, às 20h, vai ao ar o especial Civilização perdida, sobre povos milenares cuja existência foi varrida da superfície da Terra.

Violonista e orquestra  homenageiam Gnatalli

No segmento musical, uma boa pedida é a série Movimento violão, às 20h, no SescTV, hoje com um especial dedicado a Radamés Gnatalli, com a apresentação do violonista argentino Eduardo Isaac com a Orquestra Metropolitana, sob a regência do maestro Rodrigo Vitta, gravado ano passado no Sesc Bom Retiro, em São Paulo. No Multishow, Zeca Pagodinho, Marcelo D2 e Dudu Nobre são os convidados do Música boa ao vivo, às 20h30.


Caras & Bocas
Simone Castro
simone.castro@uai.com.br

Nathalia Timberg será homenageada com especial do canal GloboNews (Globo/Divulgação)
Nathalia Timberg será homenageada com especial do canal GloboNews

DAMA DAS ARTES

O Arquivo N, amanhã, às 23h, na GloboNews (TV paga), às vésperas do aniversário de uma das mais importantes artistas da dramaturgia nacional, presta homenagem à atriz Nathalia Timberg. O programa resgata a história da carioca que, desde jovem, se encantou pelo mundo das artes e focou a especialização da carreira como forma de se expressar e “discutir o homem”. Segundo a atriz, “o meu trabalho está identificado com a minha necessidade de expressão, que me faz ser uma artista. Quando isso se junta, você não consegue mais separar, e o trabalho se torna a coisa mais prazerosa, mais importante da vida”. Apaixonada pela profissão e dedicada aos palcos, Nathalia estudou artes cênicas em Paris, na França, entre 1951 e 1954. Quando retornou ao Brasil, aos 25 anos, foi dirigida por Bibi Ferreira e estreou, como profissional, na peça Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. A partir daí, foram inúmeros trabalhos e participações em produções que marcaram época. A TV entrou em sua vida a partir de 1956, quando Nathalia já era uma atriz consagrada nos palcos brasileiros. Contratada em 1965 pela Globo, a atriz trabalhou no primeiro telejornal da emissora, o Tele Globo, no qual participava de um quadro em que fazia leitura de crônicas. No mesmo ano, estreou sua primeira novela na emissora, Um rosto de mulher, de Daniel Más, e a partir dali sua carreira na televisão deslanchou, tornando-se uma das atrizes mais prestigiadas da sua geração. No Arquivo N, Nathália conta diversas histórias sobre sua vida e carreira, por meio de entrevistas concedidas à TV Globo nas últimas décadas. Serão exibidas também cenas marcantes da atriz em produções de diferentes épocas e ainda um depoimento emocionante da amiga e tembém atriz Fernanda Montenegro.

CONFIRA OS PREPARATIVOS PARA O JOGO DO ATLÉTICO

O Alterosa esporte vai mostrar hoje tudo sobre os preparativos do jogo Atlético X Chapecoense, amanhã, em Chapecó, Santa Catarina. Confira os principais lances para mais um jogo válido pelo Campeonato Brasileira. A partida foi adiada para amanhã, pois na data oficial o Galo estava envolvido com outra competição, a Recopa, da qual se sagrou campeão.

CANAL FUTURA GANHA PRÊMIOS NO URUGUAI


O Canal Futura (TV paga) foi o vencedor em duas categorias do Prêmios TAL (Televisão América Latina): Melhor produção de relevância social para o filme De volta e Grande destaque para a faixa de documentários Sala de notícias. O anúncio dos premiados foi divulgado durante o evento DocMontevideo, no Uruguai. Os ganhadores foram escolhidos por votação interna, banca de jurados e via internet. Os principais objetivos da premiação são fortalecer o vínculo entre as emissoras associadas à rede da TAL e apresentar à população latino-americana produções atuais e de interesse público. O documentário De volta, dirigido por Rafael Figueiredo, acompanha quatro dias na vida de presos com crimes e penas variados, que ganham o direito à saída temporária no período de Natal em 2012. Já o Sala de notícias é dedicado aos documentários que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas. Para assistir, acesse os endereços www.futura.org.br/de-volta e www.futura.org.br/saladenoticias.

REPORTAGEM DO EM  REPERCURTE NA TV
A série de reportagens sobre a vida de Hilda Maia Valentim, que se transformou na personagem mítica Hilda Furacão com o romance do mineiro Roberto Drummond, publicada do dia 27 até quinta-feira, no Estado de Minas, ganhou repercussão anteontem no Fantástico. Os textos do jornalista Ivan Drummond, repórter do EM, que descobriu Hilda, dos 83 anos, em um asilo em Buenos Aires, tiveram destaque na atração da Globo e serviram de ponto de partida para que Carla Vilhena também fosse conhecer de perto a mulher que inspirou o livro e a minissérie de mesmo nome, estrelada por Ana Paula Arósio e exibida na Globo em 1998. Uma das mais famosas prostitutas de Belo Horizonte na década de 1950, Hilda largou tudo para se casar com o jogador de futebol Paulo Valentim, que jogou no Atlético Mineiro e se tornou ídolo no Boca Juniors, na Argentina. Hoje, como a série de reportagens do EM revelou, ela vive de poucas lembranças. Em entrevista ao Fantástico, Ivan Drummond mostrou que foi persistente e paciente no encontro com Hilda. “Ela alterna momentos de lucidez com momentos de apagões, né? Aí comecei a conversar e ela começou a contar a história”, resumiu. A série do EM é mais um capítulo da saga da personagem. 

Dia Nacional da Farmácia

Dia Nacional da Farmácia 
 
Brasil já é referência mundial em farmácia de manipulação
Ademir Valério

Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais
Estado de Minas: 05/08/2014


Quando saímos do médico com a receita e vamos em busca de um medicamento ou produto recomendado por ele, não temos a dimensão da importância da farmácia e dos farmacêuticos em nossas vidas e de como a preparação de fórmulas farmacêuticas mudou o destino da humanidade. É importante aproveitarmos que hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Farmácia para fazermos uma reflexão sobre esse assunto e celebrarmos a existência dessa instituição. A farmácia de manipulação representa na atualidade um importante segmento de mercado gerador de oportunidades. Somente ligados à Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, são mais de 5 mil sócios. O país se tornou referência mundial nessa área, que trabalha pela promoção da saúde e do bem-estar.

Se hoje os recursos que encontramos nas farmácias são sinônimos de tecnologia e confiança, é porque a ciência farmacêutica passou por um longo processo até sua consolidação. A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir do século 10. Naquele período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Os farmacêuticos, no início, incrementavam as fórmulas existentes para melhor atender as necessidades da época, marcadas por um período entre guerras, doenças e epidemias. Os medicamentos, anteriormente, eram muito escassos e milhares de pessoas morriam por falta de acesso. No Brasil, eles só apareciam quando expedições portuguesas, francesas ou espanholas chegavam com suas esquadras. De lá para cá, o enorme desenvolvimento da profissão promoveu uma verdadeira revolução no país. Houve um avanço no exercício dessa ciência, promovendo uma especialização da profissão e separando, assim, a medicina da farmácia. É inegável o valor que esses peritos na preparação de fórmulas apresentam para a saúde no mundo contemporâneo, objetivando a melhoria da condição de vida da população. A farmácia ajudou nas mudanças ocorridas na relação saúde e paciente, aumento da expectativa de vida pela criação de diversas vacinas, a melhoria das instituições médicas e o avanço da medicina em geral. O profissional dessa área trabalha de forma integrada com outras especialidades da área da saúde, como médicos, médicos veterinários, nutricionistas e dentistas para criar soluções. Portanto, é de extrema importância para a evolução do conhecimento científico. Além da incessante busca por medicamentos e tratamentos mais eficientes contra enfermidades, o farmacêutico, hoje, foca o bem-estar. Ele entende que a essência de seu trabalho é fazer com que as pessoas vivam mais e melhor. Por isso, não é incomum que, no dia a dia, além de manipular os medicamentos, o farmacêutico se torne cuidador e referência para as famílias.

As farmácias com manipulação têm uma legislação direcionada e um trabalho intensivo de valorização do paciente como indivíduo único, que demanda soluções personalizadas. A preparação individualizada de medicamentos tem se mostrado como um caminho eficaz para a prática farmacêutica. A realidade é que hoje somos referência mundial em manipulação – os especialistas estrangeiros admiram nossa tecnologia, procedimentos, normas, qualidade e amplitude de atuação. A saúde da população é a grande conquista desse setor, visto que produz medicamentos e produtos específicos de acordo com a necessidade de cada paciente.