sexta-feira, 27 de junho de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 27/06/2014


 (Millennium Films/Divulgação )
Duelo de gigantes

Dois grandes nomes da história recente de Hollywood, Robert De Niro e John Travolta contracenam em Temporada de caça (foto), que estreia hoje, às 22h, no Telecine Premium. Dirigido por Mark Steven Johnson, o filme conta a história de um veterano da Guerra da Bósnia (De Niro) que vai morar em uma cabana isolada para esquecer os traumas do combate, mas tem sua paz interrompida por um militar (Travolta), que o persegue para acertar as contas.

Ação, drama e humor
no pacotão de cinema


Outros dois filmes merecem destaque hoje: Claro, de Glauber Rocha, às 22h, no Arte 1; e Seguindo em frente, do japonês Hirokazu Kore-Eda, também às 22h, na Cultura. No mesmo horário, o assinante tem mais seis opções: O exercício do caos, no Canal Brasil; O incrível mágico Burt Wonderstone, na HBO 2; Adeus, minha rainha, no Max; Transformers – O lado oculto da Lua, no Telecine Action; Amigos, amigos, mulheres à parte, no Telecine Fun; e A inveja mata, no Sony Spin. Outras atrações da programação: Sobrenatural, às 21h, no Cinemax; Zohan: um agente bom de corte, às 21h35, no Universal Channel; Corrida mortal, às 22h30, no Megapix; Hancock, às 22h30, no FX; e A verdade sobre o amor, à meia-noite, no MGM.

Drauzio Varella viaja
pela selva amazônica


Além do documentário Cicloativistas, de Eliza Capai, às 14h35, no Sala de notícias, o canal Futura apresenta, às 20h, na série Cores do futebol, o episódio “Observador”, que mostra como é o trabalho dos olheiros que caçam jovens talentos para os times de futebol. No SescTV, às 23h, vai ao ar o documentário Histórias do Rio Negro, que registra a viagem exploratória do médico Drauzio Varella pela Amazônia.

Andrew Simpson vai
dançar com os lobos


No canal +Globosat, a novidade é o documentário A história dos lobos, às 18h. A produção acompanha o treinador de animais Andrew Simpson em uma expedição pela Sibéria, um dos lugares mais frios da Terra, com temperaturas que chegam a 60 graus negativos. Simpson mostra como esses animais são, ao contrário do que se imagina, graciosos, atenciosos e confiantes, e como demonstram todos os níveis de emoção de forma aguçada.

Diogo Nogueira canta
ao vivo no Multishow


Para fechar, duas de música. No Multishow, às 22h30, tem Diogo Nogueira ao vivo, em Mais amor, diretamente de São Paulo. Às 23h30, no canal Curta!, a série Tempos de rebeldia, de Kevin Alexander, exibe o episódio “O movimento punk”, mostrando como uma manifestação musical surgida nos Estados Unidos, em meados da década de 1970, encontrou terreno fértil para seu desenvolvimento na Inglaterra, onde serviu como forma de protesto contra a crescente onda de desemprego.

CARAS & BOCAS » E vai rolar a festa...
Simone Castro
Publicação: 27/06/2014


Verônica (Helena Ranaldi) levará a melhor e conquistará coração de galã de Em família (Alex Carvalho/TV Globo)
Verônica (Helena Ranaldi) levará a melhor e conquistará coração de galã de Em família

Mais acirrada do que nunca, a disputa travada por Verônica (Helena Ranaldi) e Sílvia (Bianca Rinaldi) pelo coração de Cadu (Reynaldo Gianecchini) começará a mostrar que o chef já elegeu a vencedora. A pianista, ex de Laerte (Gabriel Braga Nunes), levará a melhor depois de partir para o “ataque’’. Tudo começa quando Verônica dá um beijo de cinema no belo, em pleno Galpão Cultural, sem perceber que Sílvia está entrando no local. Arrasada, a médica vai atrás de Felipe (Thiago Mendonça) e pedirá que ele a leve até um bar. Lá, tomará um porre. Depois, terão uma ardente noite de amor, assim como Verônica e Cadu. As cenas mostrarão os casais transando pela primeira vez e na mesma hora. Felipe ficará surpreso e muito feliz com a ousadia da colega. Cadu estará encantado com a performance da pianista. Na manhã seguinte, cheio de amor para dar, revelará: “Prometo recompensar o tempo que perdemos. Você é a mulher que pedi a Deus. Só não achei que fosse te encontrar assim... no quarto ao lado.” Sílvia, por sua vez, acordará num chororô danado, querendo dar mostras de que o médico se aproveitou de sua bebedeira. Ele pedirá que ela resolva de uma vez a situação com Cadu. Disposta a esclarecer tudo, Sílvia procura o chef e ouve o que não quer: ele confessa que escolheu Verônica. Felipe poderá se tornar o prêmio de consolação da cardiologista.

COPA SOBE A TEMPERATURA
NA BANCADA DEMOCRÁTICA


O clima de Copa do Mundo eleva a temperatura na bancada democrática do Alterosa esporte. Amanhã começam as oitavas de final e nossos “canarinhos” encaram, no Mineirão, os “chi-chi-chi-le-le-lenos”, como dizem os comentaristas da atração. Mas, nesta sexta-feira já tem Brasil em Belo Horizonte. E, claro, a galera do esportivo vai aprontar. Todos os passos de Neymar, Fred, Bernard, Jô e toda a família Felipão serão acompanhados, ao vivo, pelas equipes de reportagem. Com a Fifa proibindo o reconhecimento no Gigante da Pampulha para preservar o gramado para o jogo, nossa seleção vai treinar no Sesc Venda Nova. O Alterosa esporte também estará de olho na Seleção do Chile, direto da Toca da Raposa II. Para os dias de jogos da Copa, fique ligado, pois o programa começa mais cedo, às 11h50.

SERGINHO GROISMAN VAI
TER FESTA DE ANIVERSÁRIO


O Altas horas (Globo) deste sábado será especial. Tudo para comemorar o aniversário de 64 anos de Serginho Groisman no domingo. Realizada, anteontem, a gravação teve Grazi Massafera e Marcius Melhem no comando do programa. “Nunca pensei em apresentar um programa de auditório, mas admiro e acho bacana”, disse Grazi ao site da atração. Ela também ganhou parabéns, pois festeja no sábado 32 anos. “Fico um pouco instrospectiva no dia do meu aniversário, mas gosto de ser lembrada”, revelou. O programa contou com as participações de Pitty, Paula Fernandes, Baby do Brasil, Fábio Jr., Chitãozinho & Xororó, entre outros. Um pouco antes do início da gravação, Grazi disse que não estava nervosa, “porque vai ser uma festa. Vim para me divertir”, contou e até arriscou soltar a voz em Alma gêmea com Fábio Jr.

EX-BBB ENGROSSA ELENCO
DO PROGRAMA ENCRENCA


Fani Pacheco, que participou de duas edições do Big brother Brasil (Globo), vai integrar elenco do programa Encrenca, da RedeTV!, que estreia no domingo, às 19h. O contrato foi assinado ontem. E Fani estará ao lado de Tatola Godas, Dennys Motta, Ângelo Campos e Ricardinho Mendonça. Também foi escalado o ex-jogador Biro Biro, que jogou no Corinthians.

MEGASENHA TRAZ JOGO DE
RACIOCÍNIO E CONHECIMENTO


A apresentadora Lola Melnick, o jogador de rúgbi Beukes Cremer e a dupla sertaneja Israel e Rodolffo são os convidados do Megasenha deste sábado, às 23h, na RedeTV! Eles testam seus conhecimentos em um jogo divertido e de raciocínio rápido. Quem acertar o maior número de senhas deixa o participante do gameshow mais próximo de conquistar o prêmio máximo de R$ 1 milhão.


MICHAEL VIVE!

O SBT/Alterosa exibe no Cine família, amanhã, às 22h15, o clássico Moonwalker. É uma homenagem aos cinco anos da morte de Michael Jackson. O filme conta a história de Mr. Big,  poderoso traficante de drogas que é um enorme perigo para as crianças. Para defendê-las surge Michael na pele de um herói extraterrestre com poderes mágicos. O Rei do Pop continua encantando os fãs de todo o mundo.

VIVA
A trilha sonora da impagável Pé na cova (Globo): revival de tirar o chapéu!

VAIA
Vanessa (Maria Eduarda Carvalho), que não se manca na trama de Em família.

CARLOS HERCULANO LOPES » O último encontro‏

Estado de Minas: 27/06/2014 



Há poucos dias, de folga no trabalho, fui surpreendido na minha casa, onde deixava o tempo passar, com a notícia da morte de Rose Marie Muraro, no Rio de Janeiro. Ela estava com 83 anos, deixava cinco filhos, 12 netos e quatro bisnetos, além de mais de 40 livros, de gêneros diversos, como Sexualidade da mulher brasileira. Publicado em 1983, causou furor, saiu em várias línguas, e já é um clássico.

Foi ainda a precursora do feminismo no país, militante nas lutas contra a ditadura, e responsável, durante bom tempo, pelo catálogo de várias editoras, entre elas a Vozes, Espaço e Tempo, e Record. Entre dezenas de autores lançados por ela, um deles foi Leonardo Boff, a quem ajudou a traçar as diretrizes básicas da Teologia da Libertação, que causou uma verdadeira revolução dentro da Igreja Católica.

Tudo isso, enquanto ouvia comovido as notícias da sua morte, que repercutiu Brasil afora, voltou à minha cabeça. Também veio um distante dia de meados de 1980, quando, dando os primeiros passos na literatura – e com meu primeiro romance, A dança dos cabelos, debaixo do braço à procura de editora –, fui levado até ela, aqui em Belo Horizonte, por Afonso Borges. “Quem sabe dá certo, e a Rose topa lançar seu livro?”, disse-me o amigo, que começava com o vitorioso Projeto Sempre um Papo.

No meio da tarde, algumas horas antes da palestra, que seria realizada no Palácio das Artes, Afonso e eu seguimos a seu encontro no Othon Palace Hotel, na Avenida Afonso Pena, onde estava hospedada. Com os originais datilografados numa velha máquina Remington, e sem conseguir conter a ansiedade, fomos apresentados. Na mesma hora, sem maiores delongas, usando aqueles óculos pesados (depois vim saber que sua miopia era de 42 graus), Rose Muraro começou a ler o livro. Levava as páginas aos olhos, e lia.

 Uns 15 minutos depois, de total expectativa para mim, ela colocou os manuscritos em cima da mesa, pegou nas minhas mãos, olhou dentro dos meus olhos, e perguntou quantos anos eu tinha. “Faço 26 em outubro”, respondi. “Você é muito novo, como conseguiu escrever um livro com esse?”

 Poucos meses depois, aquele primeiro romance, que tinha sido recusado por sete editoras (atualmente está na décima tiragem, na Record), foi publicado pela Espaço e Tempo, no Rio, dirigida por ela. Marcelo Carneiro da Rocha, hoje dono da premiada Cerveja Colorado, de Ribeirão Preto, tinha fundado a editora. Desde então somos amigos. Como também, mesmo nos vendo esporadicamente, fui amigo de Rose.

Em setembro do ano passado, por sugestão dos meus editores, fui ao Rio entrevistá-la para uma matéria publicada aqui no Estado de Minas. Com a saúde frágil, praticamente cega, poucos dias antes ela havia escrito uma carta aberta que comoveu o Brasil, falando da sua precária situação financeira. “...Meus familiares estão fazendo o que podem, me dando assistência e ajuda. Entretanto, meus custos com remédios, acompanhantes e outras despesas excedem muito a minha receita”, dizia, com humildade.

Na sala do seu modesto apartamento no Bairro Peixoto, numa rua tranquila, próxima a Copacabana, se deu nosso encontro. Conversamos muito: falamos da vida, dos velhos tempos, da realidade brasileira, e da luta pela sobrevivência, que não estava fácil para ninguém. Depois tomamos um delicioso suco de graviola, feito pela sua secretária. Em um dado momento, ela pediu que eu chegasse mais perto da sua poltrona. Tinha nos ombros aquele tradicional chale espanhol, que era sua marca registrada.

 Voltou a pegar nas minhas mãos (como daquela vez, no Othon). Olhou de novo nos meus olhos, deu um sorriso, e disse com carinho: “Seus cabelos estão ficando brancos. Quando o conheci, apresentado pelo Afonso, você era um menino...”. Umas duas horas depois nos despedimos. Foi a última vez que a vi.

>> carloslopes.mg@diariosassociados.com.br

Eduardo Almeida Reis-Love Doll‏

O comprador pode escolher a cor dos olhos, dos cabelos, da pele e dos pelos, na hipótese de não gostar das depiladas


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 27/06/2014







Vivo dizendo que o mundo está enlouquecendo e o leitor não acredita. A moda no Japão, que já chegou aos Estados Unidos, é a love doll, boneca de silicone que pesa 20 quilos, tem partes pudendas utilizáveis e pode soltar gritinhos tipo “me mata!” em japonês e inglês, devendo alcançar a perfeição no dia em que gritar “estou-me a vir” no português de Portugal.

O Google tem 144.000 entradas para fantasy sex dolls, silicone dolls e realistic love dolls, algumas da melhor supimpitude. Jovem namorada de amigo meu se queixou: “Você não conversa comigo. Você só me quer para fazer amor. Você devia comprar uma boneca inflamável”, e ele, pagando a conta do motel: “É inflável, sua boba!”.

Eram infláveis; hoje, pesam mais de 20 quilos. O comprador pode escolher a cor dos olhos, dos cabelos, da pele e dos pelos, na hipótese de não gostar das depiladas. Os preços variam, mas custam caro. A partir daí, tudo corre por conta da maluquice e da fantasia.

Numa rápida pesquisa, não encontrei Love Guys, que devem existir. Não sofrem de gases e roncos noturnos e são, certamente, muito melhores do que os maridos.

GRU Airport
O Aeroporto Governador André Franco Montoro, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos, está a caminho de se tornar referência na América Latina e um dos principais aeroportos do mundo. O trabalho começou após a assinatura do contrato de concessão de 20 anos entre Governo Federal e o Consórcio Grupar, no dia 14 de junho de 2012, criando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., formada pelo Grupo Invepar, referência no setor de infraestrutura em transportes na América do Sul, a ACSA (Airports Company South Africa), que opera alguns dos aeroportos mais eficientes do mundo em suas categorias, como o de Johanesburgo (África do Sul) e Mumbai (Índia), e a Infraero, com experiência na operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil.

Todo o parágrafo retro foi copiado ipsis litteris da página GRU Airport da internet, que se esqueceu de dizer que o aeroporto fica em Cumbica, palavra que em tupi significa “nuvem baixa”, “névoa”, o tipo do lugar impróprio para construir uma pista de pouso de aviões. E tem mais uma coisa: Infraero “com experiência na operação de 63 aeroportos domésticos e internacionais no Brasil” só pode ser piada. O contrato de concessão de 20 anos foi assinado com a GRU Airport justamente porque a Infraero nunca deu conta do recado e é uma referência de péssimos serviços no Brasil inteiro.

Ainda agora, uma jornalista muito minha amiga voltou da Flórida para o Brasil, via Guarulhos, onde fez alfândega e pegou a conexão para o Galeão, no Rio. Antes de passar pela alfândega do aeroporto paulista, comprou 400 dólares no free shop. Conexão feita, ao receber as malas na esteira do aeroporto carioca descobriu que foram gentilmente esvaziadas das compras no free shop e de outros produtos que trazia dos Estados Unidos.

Resumindo: a GRU Airport e a empresa que promete administrar o Galeão obram muitíssimo bem quando mostram aos viajantes o país que têm pela frente. Roubando parte do conteúdo das malas, quando não roubam as malas cheias, refletem o que vai por aí e consegue piorar dia a dia. Tristes trópicos!

O mundo é uma bola

27 de junho, eventos completamente malucos. Em 678, é eleito o papa Agatão. Em 1058, os almorávidas Abdallah Ibn Yasin e Abu Bakr Ibn Omar conquistam Aghmat, a capital dos Maghrawa. Em 1358, fundação da República Ragusa. Pergunto: tem cabimento gastar fosfato, luz elétrica e tempo com Ragusa, Aghmat e Agatão?

Se o leitor achar que sim, que há cabimento na pesquisa, vamos aos fatos. Agatão, que não é nome de papa, era de origem siciliana e vivia num mosteiro em Palermo. Ainda ontem viajei num carro dirigido por juiz-forano de origem siciliana. Semana passada, recebi e-mail de velho e querido amigo, jornalista que todos vocês conhecem da tevê, dizendo que voltou das férias de 21 dias passadas na Sicília em companhia de seu amor, médica mineira que trabalha em Brasília.

Desejei que o amigo não tivesse experimentado os charutos italianos, que são os piores do mundo, e ele me disse que teve a cautela de levar os seus cubanos. Quanto ao papa Agatão, foi eleito aos 58 anos, relacionou-se com os bispos ingleses e promoveu a Irlanda a centro cultural. Condenou o monotelismo, cujo significado é de desconhecimento amplo, geral e irrestrito, mas o Houaiss explica: monotelismo foi doutrina religiosa do século VII que defendia a ideia de que Jesus Cristo possuía somente uma vontade divina.

Agatão foi o autor do juramento papal feito por todos os papas eleitos desde então. Recebeu os títulos de Taumaturgo e de Fazedor de Milagres, pelos muitos que teria feito. Morreu, coitado, em janeiro de 681. Fico devendo Ragusa e Aghmat, porque meu espaço zé fini. Hoje é o Dia Nacional do Vôlei, o Dia Nacional do Progresso e o Dia do Mestiço, mas esse último só em Roraima, no Amazonas e na Paraíba.

Ruminanças

“Místico é o sujeito que quer gozar com a alma em vez de gozar com o corpo” (Dante Milano, 1899-1991).

A importância de tomar leite‏

A importância de tomar leite
Consumo do brasileiro está abaixo do sugerido pela ONU

Ludmila Lima
Nutricionista voluntária da Associação Dona de Leite
Estado de Minas: 27/06/2014


Atualmente, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking mundial de consumo de produtos lácteos, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU). Por ano, o brasileiro consome, em média, 160 litros de leite, quantidade inferior ao recomendado pela entidade, de 200 a 220 litros anuais. O leite é considerado alimento indispensável à nossa saúde, por ser rico em nutrientes essenciais para o desenvolvimento humano, como proteínas, potássio, minerais, fósforo, magnésio, vitaminas A, B1, B2, cálcio, entre outros. A bebida também contribui para o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano nas diferentes fases da vida. Com tantos benefícios, é importante incentivar a conscientização da população sobre o consumo regular do leite, mantendo-o na rotina alimentar de homens e mulheres durante toda a vida.

Até os seis primeiros meses, a recomendação é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com o leite materno, garantindo a formação dos seus ossos e dentes. Contudo, dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 41% dos bebês brasileiros menores de seis meses são alimentados exclusivamente com leite materno. A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém está bem abaixo do percentual definido pela organização – entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária. Já na adolescência, o leite auxilia na prevenção da osteoporose e proporciona o fortalecimento dos ossos, que somente terminam de se formar por volta dos 30 anos. Após essa idade, a bebida funciona como alimento complementar, suprindo as necessidades nutricionais do organismo e se encarregando de manter o corpo saudável, já que nessa fase há uma perda natural de cálcio. Outros benefícios também são verificados, como auxílio na construção dos tecidos, na preservação dos músculos, cabelos, unhas e demais partes do corpo, assim como na proteção dos olhos, no fornecimento de energia, otimização da concentração, no combate à anemia, no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças neurológicas. De acordo com pesquisa publicada pela Universidade de Bristol, as crianças que bebem leite regularmente tornam-se idosos mais saudáveis. Entre os entrevistados, 5% das pessoas que afirmaram gostar muito de leite caminhavam mais rápido que as demais e 25% delas apresentaram menos chances de ter problemas potencialmente perigosos de equilíbrio. A entrevista foi feita com 400 homens e mulheres de 60 a 80 anos.

Em casos de patologias que impeçam o consumo do leite e seus derivados, é necessário que os pais consultem um pediatra/nutricionista para que possa ser feita uma investigação diagnóstica apropriada para oferecer o tratamento adequado e as substituições necessárias para que a dieta da criança não sofra nenhum prejuízo nutricional.

O que podemos constatar é que o consumo de leite deve ser incentivado nas diferentes fases da vida, principalmente durante o aleitamento materno, pois, certamente, garantirá bons reflexos no futuro. Após essa fase, caso houver pouca aceitação ou rejeição pelo consumo do leite natural por parte da criança, a recomendação é que os pais o ofereçam na forma de seus derivados ou o incluam na preparação dos alimentos. 

Justiça garante ação da PM‏

Justiça garante ação da PM
 
Magistrado acata recurso do estado contra liminar ao considerar que protestos não podem suprimir o poder da polícia diante da eventual infiltração de criminosos

Guilherme Paranaiba
Estado de Minas: 27/06/2014


A decisão judicial em caráter liminar que liberava manifestações populares contra a Copa sem intervenção da Polícia Militar foi derrubada ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano Rodrigues. A Advocacia Geral do Estado (AGE) entrou com pedido de suspensão da medida, com o argumento de que ela limitava o objetivo da PM de garantir a segurança pública durante protestos.

“A garantia constitucional de livre manifestação e de expressão não pode excluir, nem suprimir, o poder de polícia”, afirmou o magistrado. Segundo ele, “a gravidade e a contundência da atuação criminosa eventualmente infiltrada nos movimentos populares legítimos exigem atuação policial capaz de restabelecer e preservar, de forma eficiente, a ordem e a segurança públicas”.
Por fim, o desembargador considerou que “os recorrentes e violentos incidentes, o vandalismo generalizado e os danos ao patrimônio público e privado se originam e irradiam de movimentos deflagrados por indivíduos ou grupos que se dizem no exercício do direito constitucional de livre manifestação”. A sentença é passível de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. Segundo a assessoria do TJMG, agora o processo retorna para a primeira instância e segue os trâmites normais.

Mesmo antes de o estado questionar a primeira decisão da Justiça, a PM já havia adiantado que manteria a tática do “envelopamento”, cerco aos ativistas durante manifestações em vias públicas, que já foi aplicado nas atividades dos dias 14 e 17, em resposta à depredação generalizada no entorno da Praça da Liberdade, em 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo.
O mandado de segurança impetrado pelo Centro de Cooperação Comunitária Casa Palmares, que representa outros movimentos sociais, tinha o objetivo justamente de evitar o bloqueio policial, alegando que essa estratégia desrespeitaria a Constituição brasileira.

Os advogados Thales Nascimento e Isabela Corby, integrantes da frente jurídica de apoio aos manifestantes responsável pelo mandado de segurança que motivou a liminar, informaram que vão recorrer da decisão.

“O ato da PM de fazer um cerco às manifestações fere abertamente a Constituição”, afirma Thales. “Se a liminar foi derrubada, isso já indica que a decisão anterior era favorável às manifestações”, completa Isabela.

Para amanhã, dia do confronto entre Brasil e Chile, no Mineirão, está marcada concentração às 10h, na Praça Sete, de onde os integrantes de movimentos sociais pretendem se deslocar em direção à Savassi.

Zona Mista

ZONA MISTA

Kelen Cristina com: Daniel Seabra e Roger Dias
Estado de Minas: 27/06/2014
 (Mandel NGA/AFP)

Soccer em dia de football


Os EUA pararem em dia de Super Bowl não é nenhuma novidade. A final da liga norte-americana de futebol (o football deles) é o maior evento esportivo do país e, segundo a revista Forbes, sua marca é mais valiosa, inclusive, que a da Copa do Mundo (na qual se joga o soccer, segundo eles) – US$ 464 milhões, quase o triplo do campeonato de futebol organizado pela Fifa, avaliado em US$ 160 milhões. Mas o esporte da bola oval já não reina tão absoluto assim na terra do Tio Sam. Anônimos e famosos pararam para assistir ao jogo entre a seleção comandada por Jürgen Klismann e a Alemanha, valendo vaga nas oitavas de final da Copa. Nessa relação, está incluído o comandante da nação, Barack Obama, que acompanhou a partida de dentro do Air Force One, avião presidencial dos EUA, a caminho da cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. O confronto mexeu tanto com os norte-americanos que o governador de Nova York, Andrew Cuomo, concedeu oficialmente uma hora a mais de almoço para os trabalhadores – a partida começou ao meio-dia, no horário local. Deu certo e diversas personalidades foram às redes sociais comemorar a classificação, mesmo com a derrota por 1 a 0. O ex-tenista Andre Agassi posou em frente à televisão de sua casa ao lado da mulher, a também ex-jogadora de tênis Steffi Graf. O ator Josh Duhamel (que fez, entre outros filmes, Transformers) postou uma foto com Axl, seu filho com Fergie, vocalista da banda Black Eyed Peas. Detalhe: os dois estavam devidamente uniformizados. O cantor Justin Timberlake comentou: “Agora são as eliminatórias… Aí vamos nós”. Astro do basquete, Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers e admirador declarado de futebol, mostrou seu otimismo: “Prontos para a próxima”. O ex-pugilista Oscar de la Hoya não escondeu a empolgação: “Conseguimos!!!”. O soccer viveu ontem, nos EUA, seu dia de football.


Fã na final
Seria cômico se não fosse trágico. Eliminado ontem do Mundial, o português Cristiano Ronaldo – que chegou ao Brasil cercado pela expectativa de fazer jus ao título de melhor do mundo – anuncia, em suas redes sociais, promoção de um de seus parceiros comerciais em que sorteia dois ingressos para a decisão da Copa. O ganhador tem direito a voar para o Rio em um jatinho particular. Bem que o gajo poderia se inscrever… Vai que dá sorte e, pelo menos assim, se garante na final, em 13 de julho, no Maracanã?


Quem são eles?

Os gringos invadiram o Brasil durante a Copa e, enquanto números oficiais não são divulgados, as redes sociais dão uma mãozinha extraoficial no levantamento. O Facebook, por exemplo, já tem uma prévia sobre quem são os estrangeiros que acompanham a Copa e/ou a festa em solo brasileiro. Baseado nos registros de seus internautas, 68% são homens e 32% são mulheres. A maioria, na faixa dos 25 e 34 anos. Os EUA lideram a lista de países que mais “exportaram” turistas para o Brasil, seguidos por México, Colômbia, Chile, Argentina, Reino Unido, Itália, Alemanha, França e Austrália. Mas a cidade com mais representantes é a Cidade do México, precedida por Bogotá, Santiago, Buenos Aires e Londres.


Hotel de luxo ou jatinho

De antemão, a Federação Chilena de Futebol já reservou 30 diárias num luxuoso hotel de Fortaleza a partir de segunda-feira, caso La Roja passe pelo Brasil e dispute as quartas de final da Copa na cidade nordestina, contra o vencedor de Uruguai x Colômbia. Mas existe também um plano B: se for eliminada, a Seleção do Chile já tem um voo fretado direto para Santiago, com saída marcada para amanhã à noite, partindo do aeroporto de Confins.

 (PEDRO HAROLDO FAUSTINO/Divulgação)

Trato no visual
Não é só da parte física, técnica e tática que os jogadores do Chile estão cuidando para a partida decisiva das oitavas de final contra o Brasil. A estética também não ficou de lado durante a preparação na Toca da Raposa. Para tanto, eles convocaram o cabeleireiro Assis Júnior, dono do salão Afro Júnior – que cuida também do visual de atletas do Cruzeiro, dono do CT onde La Roja está concentrada. Entre os clientes especiais, o atacante Alexis Sánchez e o volante Arturo Vidal. O corte do atacante do Barcelona agradou tanto que Assis Júnior foi chamado para atender a toda a Seleção Chilena   Sub-20, que está acompanhando a equipe principal no Brasil.

Bomba do Jaeci

Sampaoli avisa que não vai mudar a característica ofensiva do Chile, mas não abre mão de um "Carrapato" em cima do principal jogador adversário


Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 27/06/2014


 (Paulo Whitaker/Reuters)

'Carrapato' em Neymar O argentino Jorge Sampaoli, técnico estudioso, se destacou no comando da Universidad de Chile e foi convidado pelo Cruzeiro antes da contratação de Marcelo Oliveira. Não aceitou porque sabia que iria assumir a Seleção Chilena, mas indicou a Toca da Raposa II para concentrar os andinos. Ele comandou vários treinos fechados, e a imprensa não imagina de que forma o time vai se comportar amanhã. Uma fonte ligada ao treinador garante que haverá marcação especial sobre Neymar, a quem considera o ponto-chave do Brasil. Sampaoli avisa que não vai mudar a característica ofensiva do Chile, mas não abre mão de um “carrapato” em cima do principal jogador adversário. Acha que assim deixará os brasileiros sem opção ofensiva.
Planos A e A
O estafe da CBF já está em Fortaleza para ajeitar as coisas por lá, caso a Seleção chegue às quartas de final da Copa, para enfrentar Uruguai ou Colômbia, no Castelão. Mas não existe plano B, se houver eliminação, pois tanto o presidente José Maria Marin quanto o sucessor eleito, Marco Polo del Nero, apostam na vaga. A dupla reconhece que os chilenos formaram a melhor equipe dos últimos tempos, mas só pensa em vitória. Quando decidiu trocar Mano Menezes por Felipão, ela pensava no retrospecto do substituto em mata-matas, largamente comprovado em Libertadores, Brasileiro, Copas do Brasil e Mundiais.

Fluidos do tricampeão
No último Brasil x Chile, um amistoso em Toronto, o presidente da Federação Chilena de Futebol, Sergio Jadue, de 35 anos, foi recebido e bem tratado no camarote dos dirigentes da CBF. Nesse jogo no Canadá, ele revelou a este colunista que a Toca da Raposa II seria o QG de La Roja. Amanhã deve assistir à partida ao lado dos comandantes da CBF. Jadue disse a amigos que está muito feliz com os bons fluidos da concentração do Cruzeiro, tricampeão brasileiro. Otimista quanto a uma zebra no Mineirão, nem se preocupou em fretar avião para voltar a seu país em caso de derrota.

Cartolagem no Move
Na estreia do Brasil, os presidentes de federações, acostumados a mordomias, não tiveram ônibus nem vans para transportá-los ao Itaquerão. A Fifa deu à CBF apenas duas credenciais de estacionamento, naturalmente usadas por dirigentes da entidade máxima brasileira. A opção foi juntar a tropa e pegar o metrô, sem problema. Já em Fortaleza, houve mais credenciais, dois ônibus e uma van para levar os convidados ao Castelão. Amanhã, em BH, a turma ainda não sabe se terá ônibus ou várias vans. Por enquanto, a Fifa não deu nenhuma credencial para veículos. Se ela não rolar, a solução será o transporte pelo Move, levando a cartolagem até as proximidades do Mineirão e a obrigando a enfrentar boa caminhada, só compensada em caso de classificação do Brasil.

Futebol ruim, atitude louvável
Os jogadores da Seleção, que ainda não convenceram no Mundial, receberam em Teresópolis, na quarta-feira, vítimas das enchentes de 2011, que praticamente arrasaram o município. Atitude digna de elogios, que rendeu comentários na internet. Muita gente está sem moradia até hoje, morando de favor em casas de amigos. A determinação de abrir a Granja Comary para esses desabrigados partiu do comando da CBF, como forma de retribuir o carinho da população ao time de Felipão. Os jogadores também fizeram a parte deles, com fotos, autógrafos e distribuição de camisas. Chamou a atenção um garotinho, em cadeira de rodas, que teve a camisa autografada por Neymar e ganhou forte abraço do craque. Atitudes como essa puxam o torcedor para o lado da Seleção. Quanto à torcida mineira, ela apoia, mas cobra bom futebol. Ano passado, na Copa das Confederações, ela foi decisiva na vitória sobre o Uruguai, na semifinal. Ela não quer ficar com a fama de “Minerazo”.