quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Chuteiras - Eduardo Almeida Reis

Dando tratos à bola, creio ter descoberto o segredo de sua ubiquidade televisiva: deve ser simpático, levar doces de caju para os editores


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas : 11/12/2014



Sutor, ne ultra crepidam é uma expressão latina que significa “Sapateiro, não acima da sandália”, usada para restringir os julgamentos à especialidade do crítico. Teria aparecido originalmente na Naturalis Historia de Plínio, o Velho [XXXV, 85 (Loeb IX, 323-325)] quando conta que o sapateiro (sutor) aproximou-se do pintor Apelles de Kos apontando um defeito na pintura de uma sandália (crepida do grego krepis), que Apelles imediatamente corrigiu. Animado com isso, o sapateiro começou a criticar outras partes da pintura, o que levou Apelles a dizer que o sapateiro não deve criticar acima da sandália.

Num livro de R. Magalhães Júnior, que não consigo encontrar (tenho dois exemplares), há explicação mais simples. Por isso recorri ao Google em inglês e tentei traduzir, missão impossível quando se sabe que não falo nem leio o idioma dos     Pitts e dos Chaucers. Depois, descobri que a página pode ser traduzida pelo próprio Google, cliquei e apareceu “Plínio da pessoa idosa” em lugar de “the Elder”, que deve ser “Plínio, o Velho”.

Desisti, porque só quero falar de um ex-craque brasileiro, campeão mundial, contratado como comentarista do SporTV. Nada impede que ex-jogadores se transformem em bons comentaristas, mas o campeão tem o gravíssimo defeito de descobrir qualidades numa porção de atletas dos times da Série B. Num jogo do Vasco descobriu tantas qualidades que parecia falar de um time formado pelos melhores jogadores do Barcelona e do Real Madrid. Parei com o jogo durante o intervalo e fui dormir triste com o campeão que sobe acima das chuteiras.

Explicação


Nunca entendi o sucesso que faz na tevê um imbecil completo, mal-ajambrado, feio, risonho, maus dentes, que só diz idiotices e vive sendo convidado para diversos programas, nos quais deve ganhar algum dinheiro, porque não sai dos estúdios. Graça não tem, como também não pode ter admiradores. Por mais que me esforce, não consigo ver no referido cavalheiro qualquer virtude. Nunca me fez mal, nem disse algo que me irritasse, até porque tudo que diz, ou nada, é a mesma coisa.
Dando tratos à bola, creio ter descoberto o segredo de sua ubiquidade televisiva: deve ser simpático, levar doces de caju para os editores. Só isso pode explicar o fato de ser convidado todos os dias, entra mês, sai mês.

Palavras
Na rubrica teologia, escatologia é a doutrina que trata do destino final do homem e do mundo; pode apresentar-se em discurso profético ou em contexto apocalíptico. Mas pode ser um tratado acerca dos excrementos, assunto que veio à balha num e-mail de querida leitora, que não conheço pessoalmente, dizendo que também amava bidês até que se mudou para apê desprovido da abençoada bacia oblonga e ficou desesperada, mas descobriu aparelhinho muito melhor.

Pensei que fosse o telefoninho de parede, consultei-a e fiquei sabendo que é um tubinho flexível, sem telefoninho na ponta, que permite serviço parecido com o dos especialistas em espeleologia, que é o estudo da formação e constituição de grutas e cavernas naturais. Sinônimo divertido: espeluncologia. Espelunca entrou em nosso idioma no século XV do latim spelunca,ae 'caverna, antro, gruta, cova', do grego spêlugks,uggos 'idem'. Tem uma porção de significados, inclusivamente esconderijo de bandidos, covil, antro, como o PT e a diretoria da Petrobras de uns tempos a esta parte.

A partir daí tiro o meu time de campo, que o tal tubinho deve ser das arábias. Philosopho pudico, não me agrada esmiuçar certos assuntos, mas aproveito esta oportunosa ensancha para dizer que existem diversas maneiras de ser perspicaz, de ter agudeza, inteligência penetrante; compreensão exata; argúcia, sagacidade, que há outros caminhos para o conhecimento sem recorrer ao adjetivo percuciente.

O mundo é uma bola

11 de dezembro de 1792: iniciado em Paris o julgamento de Luís XVI, rei deposto da França, que seria condenado por alta traição e guilhotinado. Curiosas, na Revolução Francesa, foram as suas consequências e o curtíssimo período em que as coisas funcionaram a seu modo. Pouco tempo depois, Napoleão Bonaparte era coroado imperador com a sua Josefina. E hoje a torcida se divide, no Stade de France, entre o desejo de torcer pela seleção nacional e a realidade de uma equipa composta de craques nigérrimos, quase todos nascidos nas ex-colônias que a França teve em África.

Em 1816, Indiana se torna o 19º estado norte-americano, fato que não teria a menor importância para o resto do planeta não fossem as 500 Milhas de Indianápolis. Em 1876, agora sim uma notícia importantíssima, que deve ter alterado a história do mundo e consta da Wikipédia com destaque: São Miguel desmembra-se de Pau dos Ferros e se torna novo município do Rio Grande do Norte, fazendo que os pau-ferrenses pudessem contar com a companhia próxima dos são-miguelenses, todos empenhados em derrotar o candidato a governador, o deputado Henriquinho Alves, ainda presidente da Câmara Federal.

Em 1909, fundado o Aero Club de Portugal. Em 1936, o rei Eduardo VIII, do Reino Unido, abdica em favor de seu irmão Jorge VI para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada. Hoje é o Dia do Engenheiro, do Agrimensor e das APAEs, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Ruminanças

“O verdadeiro escritor nada tem a dizer. O que ele tem é apenas uma maneira de dizê-lo” (Alain Robbe-Grillet, 1922-2008).