sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Netlifx disponibiliza a partir de hoje os 13 episódios da segunda temporada de House of cards.‏

TELEVISÃO » Tudo pelo poder

 
Netlifx disponibiliza a partir de hoje os 13 episódios da segunda temporada de House of cards. Sucesso entre os políticos, a série americana faturou prêmios e já garantiu o terceiro ano



Mariana Peixoto
Estado de Minas: 14/02/2014


Na segunda temporada, Frank Underwood (Kevin Spacey), é o vice-presidente americano   (NETFLIX/DIVULGAÇÃO)
Na segunda temporada, Frank Underwood (Kevin Spacey), é o vice-presidente americano


Não é difícil imaginar o que os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula farão em suas próximas horas vagas. Fãs confessos – bem como muitos políticos que atuam em Brasília e Washington – da série House of cards, têm a partir de hoje os 13 episódios da segunda temporada da produção da Netflix à disposição. Os prêmios que a temporada de estreia levou – incluindo um Globo de Ouro e três Emmys – e o anúncio do terceiro ano antes de o segundo entrar no ar só ratificam o sucesso, não somente da série como do formato.

House of cards estreou em 1º de fevereiro de 2013 no Netflix, o mais popular serviço de streaming do mundo. Primeira produção original da empresa norte-americana de TV por internet – que chegou ao Brasil em setembro de 2011 –, deu um nó no formato convencional. Ninguém mais precisa esperar uma semana para assistir a um novo episódio. Ou seja, hoje, amanhã ou daqui a um mês, quando for mais conveniente para o espectador, os desvarios de poder do congressista Frank Underwood podem ser assistidos de uma vez só, ou em suaves prestações. E sem interrupção publicitária.

Para iniciantes, House of cards, inspirada em trilogia que o escritor e político britânico Michael Dobbs lançou a partir de 1989 (a primeira adaptação ocorreu em 1990, pela BBC), mostra os bastidores de Washington sob o olhar cínico e inescrupuloso de Frank Underwood (Kevin Spacey, em mais um grande momento).

Criada por David Fincher (A rede social, Millennium – Os homens que não amavam as mulheres), mostra as intrigas do congressista e sua mulher, Claire (Robin Wright, que levou o Globo de Ouro), para chegar à linha de frente do poder. Depois de perder o posto de secretário de Estado, Underwood maquina o quanto pode – aí incluídas mentiras, chantagem e até assassinato – para chegar ao primeiro time.

Alcança a vice-presidência, e é nesse posto que a segunda temporada estreia, em ritmo de thriller e boas surpresas. Spacey e Wright não brilham sozinhos. É Kate Mara quem vive a principal antagonista do personagem. Jornalista em início de carreira, sua Zoe Barnes não se furta a nada para conseguir as manchetes. De amante de Underwood da primeira temporada, vira a principal algoz do agora vice-presidente, indo atrás de todas as maquinações (boa parte delas criminosas) em que ele se envolveu para alcançar o poder.

INVESTIMENTOS

Com o prestígio em alta, os novos episódios tiveram a assinatura, na direção, de Jodie Foster, Robin Wright, Carl Franklin (de Homeland, outra das preferidas de Obama), James Foley (de Glengarry Glen Ross) e John David Coles (de Justified) na direção. A Netflix investiu US$ 100 milhões na produção dos 26 episódios de suas duas primeiras temporadas. O retorno foi em igual proporção. Após o lançamento de House of cards, o serviço ganhou mais dois milhões de assinantes nos EUA. Um ano após a estreia da série, superou a HBO em número de assinaturas – na América Latina, já conta com um milhão.

Para o espectador, notícia ainda melhor foi que a partir da repercussão dessa primeira série houve outras iniciativas do gênero: o suspense Hemlock grove, um genérico de Twin peaks; a comédia dramática Orange is the new black; e a animação Turbo fast. Foi lançada recentemente a primeira experiência brasileira bancada pela Netflix: A toca, uma comédia em tom de falso documentário. E não para por aí: parceria com a Disney vai render, a partir de 2015, quatro séries sobre os personagens Marvel Demolidor, Safira, Poderoso e Punho de Ferro.

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 14/02/2014 


 (Canal Brasil/Divulgação)

Parcerias


Como muitos artistas andam fazendo por aí, o cantor, compositor e poeta Pierre Aderne resolveu virar apresentador de TV. Mas numa situação bem confortável, na intimidade de um apartamento em Nova York, onde recebe convidados para a produção do programa Desafinado, que estreia hoje, às 18h45, no Canal Brasil. Ele, que já havia realizado a série Música portuguesa brasileira para a mesma emissora, abre a nova atração com Vinicius Cantuária e o norte-americano Jesse Harris, mas especial de verdade é a participação da amiga e parceira musical Madeleine Peyroux (foto). Em tempo: no canal Viva, às 21h15, Alcione é a sambista da vez de Viva o sucesso.

Meninas do Sem destino  pegam a estrada de novo


Gabriela Pinazo se junta a Julia Ericson, Raquel Iendrick e Carol Guarnieri para a nova temporada do programa Sem destino, hoje, às 21h30, no Multishow. A viagem começa no Sul do Brasil, mais precisamente na Praia de Torres, no Rio Grande do Sul, e depois segue para Tavares e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, Rio Grande e Cassino. Já no Uruguai, a primeira parada é o Parque Nacional de Santa Teresa, e na sequência Punta Del Diablo, Punta Del Este e Montevidéu. De volta ao Brasil, o destino é Lençóis, na Chapada Diamantina, fechando no Sul da Bahia, em Corumbau, Cumuruxatiba e Prado.

Anthony Bourdain é mais  um que nunca fica parado


Viajar é também com o norte-americano Anthony Bourdain. O famoso chef de cozinha, escritor e apresentador de TV parte em novas aventuras pelo mundo com a estreia hoje, às 22h20, de Cidades bacanas, no canal TLC. Em cada um dos 10 episódios, uma personalidade é convidada a desvendar algum de seus destinos favoritos – metrópoles como Nova York, San Juan e Paris estão no roteiro da primeira temporada. Entre os convidados, o ator australiano Ryan Kwanten, a atriz, modelo e musicista norte-americana Rashida Jones e o comediante americano Joel McHale.

Canal Curta! revela diário  de Che Guevara na Bolívia


O segmento dos documentários tem muitas outras atrações curiosas. No Canal Futura, às 14h35, o programa Sala de notícias apresenta Tecnologia social, de Fábio Correa e Davilson Brasileiro, que lista as alternativas para o desenvolvimento sustentável na zona rural de Alagoas. No +Globosat, às 21h, a série Arquitetura verde mostra uma casa com paredes construídas com isopor e a transformação de uma escadaria no Bairro do Cambuci, em São Paulo, em espaço de lazer, leitura e o plantio de uma horta comunitária. No Investigação Discovery, às 20h, estreia a série Por você eu faço tudo, com relatos de homens e mulheres que chegam a extremos para conseguir o que querem de seus amantes. E às 23h05, no canal Curta!, a dica é Ernesto “Che” Guevara: o diário da Bolívia, às 23h05.

Pacote de cinema hoje tem  muita ação, drama e humor


Além da exibição do drama A floresta dos lamentos, da japonesa Naomi Kawase, na Cultura, e do suspense As diabólicas, de Henri-Georges Clouzot, no Arte 1, o grande destaque de hoje no pacote de filmes é a estreia de Em transe, de Danny Boyle, com Rosario Dawson, Vicent Cassel e James McAvoy, no Telecine Premium – todos os três na faixa das 22h. Os canais FX e Universal apostam em estratégias semelhantes, com sessões duplas formadas respectivamente pelos filmes policiais Zodíaco (18h) e A marca (20h45) e comédias com Vince Vaughn, em Encontro de casais (20h) e Separados pelo casamento (22h30). Outras atrações da programação: Deixe-me viver, às 21h15, no canal Viva; Janie Jones, às 21h35, no Glitz; Mais um dia, às 22h, no Max; Na companhia do medo, também às 22h, no Sony; Amor sem fronteiras, às 22h05 no TCM; e As senhoras de Salem, às 22h30, na HBO.





CARAS & BOCAS » Sarau em Tiradentes

Simone Castro




Rubinho do Vale, Chico Lobo, Chico Pinheiro e Gabriel Guedes: cantoria e histórias  (GloboNews/Divulgação)
Rubinho do Vale, Chico Lobo, Chico Pinheiro e Gabriel Guedes: cantoria e histórias

Em dois episódios, hoje e sexta-feira que vem, o Sarau itinerante vai abrir a temporada 2014 em Tiradentes. Dentro da proposta de buscar artistas regionais pelo país, Chico Pinheiro recebe os violeiros Chico Lobo e Rubinho do Vale, além do multi-instrumentista Gabriel Guedes, filho de Beto Guedes. Mineiro do Vale do Jequitinhonha, Rubinho começou tocando acordeom e cresceu ouvindo as folias e outros festejos populares. Já Chico Lobo toca viola desde os 14 anos, sempre engajado na preservação da cultura caipira. E Gabriel, autodidata, tem como principal referência Bach e a música erudita, mas já tocou rock, punk e MPB, até ver o universo do chorinho surgir na sua vida. Confira tudo isso às 23h30, na GloboNews (TV paga).

REMAKE DE O REBU JÁ TEM  OS SEUS PROTAGONISTAS


A novela O rebu, que vai ganhar remake este ano, já tem protagonistas definidos: Tony Ramos e Patrícia Pillar, que vão trabalhar juntos novamente, como no remake de Cabocla, de 2004. O rebu, vale lembrar, foi ao ar em 1974 e retorna a cena às 23h, horário em que já foram produzidos remakes de O astro, Gabriela e Saramandaia. O elenco vai contar também com Cássia Kis Magro e Júlio Andrade.

OTÁVIO MESQUITA É MAIS UM CONFIRMADO NO SBT


O apresentador Otávio Mesquita assinou contrato com o SBT. O acordo foi selado anteontem na sede da emissora, em Osasco (SP). Otávio vai comandar um programa na mdrugada, logo depois do Jornal do SBT. “Fico muito feliz porque vou conseguir manter informação e bom humor nas madrugadas do SBT. Faço televisão há 26 anos e sempre nas madrugadas. Tenho a cara dela. Aliás, nasci às duas da manhã”, enfatiza Otávio Mesquita.

SÍLVIO SANTOS ANUNCIA NOVIDADES TERÇA-FEIRA


Por falar em novidades, o SBT vai anunciar sua grade para 2014 com a presença de novos contratados da emissora, como Danilo Gentili, o próprio Otávio Mesquita e a diretora artística e de programação, Daniela Beyruti. Na terça-feira, às 11h, no Estúdio 1 do canal, em São Paulo.

SOBRE ROCHAS FECHA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO


O último episódio do Sobre rochas vai ao ar amanhã, às 21h, no +Globosat (TV paga). O cenário é o centro da cidade do Rio de Janeiro e o programa conta a história do Morro do Castelo, berço da Cidade Maravilhosa e, ainda, dos morros de Santo Antônio, de São Bento e da Conceição. O apresentador Marcelo Motta também faz uma reflexão sobre como suas demolições alteraram a dinâmica social e urbana da região.

PARA NOVELEIROS

O canal Viva (TV paga) já divulgou sua programação de novelas, com estreia em março e abril. História de amor, de Manoel Carlos, entra no ar dia 10 e será exibida de segunda a sexta-feira, às 15h30. Na trama de 1995, que substitui Anjo mau, Regina Duarte vive sua primeira Helena. Depois, ela interpretou a personagem em Por amor (1997) e Páginas da vida (2006). O ator José Mayer fez sua estreia no elenco das histórias do autor. Já em abril, dia 7, estreia Dancin’days, no lugar de Água viva – ambas de Gilberto Braga –, com exibição de segunda a sábado, à meia-noite. O canal também adianta a volta de A viagem, com estreia em julho, para suceder A próxima vítima.

VIVA
A troca de casais favorece a dinâmica de Além do horizonte (Globo). Ao que parece, Tomás (Alexandre Borges) vai se interessar por Fernanda (Day Mesquita), deixando um pouco de lado seu amor por Heloísa (Flávia Alessandra).

VAIA
O Big brother Brasil (Globo), edição 2014, prova que o programa já deu o que tinha que dar. Aliás, não é de hoje. As últimas edições demonstraram que o formato se desgastou, tudo é repetido e o roteiro é para lá de manjado.

Em tempos de seca Carlos Herculano Lopes‏

Em tempos de seca
Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 14/02/2014


Cena 1 – Numa manhã dessas, de calor intenso e falta de chuva, com água escasseando em boa parte do país, no qual milhares de pessoas estão sentindo sede, da janela do seu apartamento, enquanto espera a hora de ir para o trabalho, o homem observa uma mulher que, no prédio em frente, com uma mangueira na mão, está regando o jardim, como faz todos os dias naquele horário. Há uns 20 minutos está ali, como se nada mais importasse. Aponta o jato em direção às plantas: uns coqueiros, uma porção de grama, duas ou três quaresmeiras que estão começando a florir, rosas de cores variadas, e deixa que a água escorra à vontade. Uma pequena enxurrada, aos poucos, vai se formando rua abaixo, até se perder em um bueiro.

Cena 2 – Mas logo em seguida, desviando sua atenção, os olhos daquele homem, que está prestes a sair, pois o trabalho o espera, se voltam para um senhor negro, que com um saco nas costas, como também ocorre todas as manhãs, como se cumprisse um ritual, vai chegando devagar. Atravessa a rua, não se importa em observar se vem carros ou não, e se posta debaixo da marquise do prédio vizinho. Espreguiça, abre o saco, do qual retira alguns papelões, estende-os na calçada, improvisa um travesseiro com o material que sobra e se deita. Não sem antes acender um cigarro de papel, que começa a fumar. Às vezes, mas não é sempre, costuma conferir os trocados que ganha de um e outro. Pelo que o homem já ouviu dizer à boca pequena, já tentaram expulsá-lo dali, como também alguns outros hóspedes do local.

Cena 3 – De repente, quebrando a rotina da rua, mas dando sequência a uma situação que nas imediações está ocorrendo cada vez com mais frequência, como de resto em toda a cidade, da qual a paz há muito já se despediu, um rapaz surge correndo com uma bolsa na mão. Atrás dele vem outro, que também está em disparada. E no encalço dos dois uma moça muito alta, de cabelos negros e usando calça jeans, aos gritos de “pega ladrão, pega ladrão”. Duas ou três pessoas param, olham para a direção em que seguiram os assaltantes, conversam com a mulher e se vão, como se nada tivesse acontecido. Uma ambulância, com a sirene ligada, passa em seguida e o homem, depois de conferir o relógio, deixa a janela.

Última cena – Na saída do prédio, depois de comentar com o porteiro sobre o futebol, que é assunto rotineiro entre os dois, o homem quer saber a respeito do assalto acontecido há pouco. “Aqueles dois rapazes, como o senhor viu, de vez em quando descem aqui correndo. Já são manjados na rua, mas ninguém faz nada. É brincadeira, não?”. Em seguida, desviando o assunto, pede a opinião do homem sobre as chances que o Atlético terá esse ano na Libertadores da América, da qual foi o último campeão. “Sei não, sei não, a maré não está para peixe”, o outro responde, atravessa a rua e vai para o trabalho, também cumprindo um ritual que já se repete há mais de 30 anos. A mulher, no prédio ao lado, como se nada mais lhe importasse, continua a despejar água no jardim. Alguns milhares de litros já se foram.