quarta-feira, 5 de março de 2014

Desportos - Eduardo Almeida Reis‏

Desportos
Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 05/03/2014




Devagarzinho, voltei a praticar meu esporte predileto, que sempre foi esgrimir com a pena de pato, leia-se teclado da máquina ou do computador. Passei 10 dias impossibilitado de ligar o equipamento, atrasei-me de costura, mas ontem à noite, em três horas de trabalho, aprontei 1.100 palavras das 1.750 semanais para o Correio Braziliense. Fiquei numa alegria comparável à de um pinto no lixo ou na bosta, como queiram. A posição ao trabalhar ainda é forçada: basta dizer que os meus óculos estão a 1,90m do monitor. Não invento: medi.

Quando disse que o bom de fazer aquilo de que se gosta é que a gente nunca precisa trabalhar na vida, Confúcio (551-479 a.C.) acertou na mosca. Ainda agorinha fui procurar sua frase no Google, da forma como nos chegou a 2014, e descobri centenas de frases que lhe são atribuídas.

Confúcio era o filho mais novo dos 11 de Shu-Liang He, magistrado e guerreiro de certa fama, que se casou aos 70 anos com uma chinesinha de 15 anos chamada Yen Cheng Tsai, descendente do filho mais velho do duque de Chou.

Perdeu o pai quando tinha três anos e o magistrado devia orçar pelos 85, quando Yen Cheng Tsai andaria pelos 30 aninhos. Órfão, o sábio começou a trabalhar antes dos 15 anos: foi pastor, vaqueiro, funcionário e guarda-livros. Aos 19 anos casou-se com Chi-Kuan e teve o filho K’ung Li.

Morreu com 72 anos e o leitor deve ter atentado no fato de que foi vaqueiro, estágio indispensável na vida dos grandes pensadores, dos realmente grandes, ainda que se intitulem philosophos visando a se distinguir dos filósofos imbecis que abundam por aí.

Cinzas
Vejo que hoje é quarta-feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma no calendário cristão ocidental. Presumo que o caro, preclaro e pacientíssimo leitor do Estado de Minas ainda esteja de ressaca do tríduo momesco. O médico Sérgio de Paula Santos, autor de livros deliciosos sobre vinhos, recomendava duas aspirinas, duas colheres de sopa de mel, cama e muita água mineral para curar ressacas. Não posso tomar aspirinas, porque já tomo um anticoagulante e felizmente não tenho ressacas depois de beber desgarrafadamente durante 40 anos ou mais. Ninguém é perfeito.

As cinzas que os cristãos católicos recebem hoje são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a efêmera fragilidade da vida sujeita à morte, motivo pelo qual é muito melhor, mais alegre e civilizado pelejar com as cinzas dos charutos e deixar que os cristãos católicos pensem na parca inevitável.

Releva notar que no catolicismo romano hoje é dia de jejum e abstinência, que o leitor não deixará de cumprir, até lavar sua testa depois do pôr do sol, considerando que deve passar o dia inteiro com as cinzas postas pelo padre durante a cerimônia matinal.

 O mundo é uma bola
Diz a Wikipédia que no dia 5 de março de 1496 o rei inglês Henrique VII emitiu carta-patente a John Cabot e a seus filhos “autorizando-os a descobrir terras desconhecidas”. De espantar seria que Henrique VII autorizasse John Cabot & filhos a descobrir terras conhecidas. O rei era feio pra dedéu e teve oito filhos com Isabel de Iorque, considerada uma das beldades do seu tempo, única mulher na história da Inglaterra que foi filha, irmã, mulher e sobrinha de monarcas reinantes. Contudo, pariu Henrique VIII, aquele que tinha a mania de matar suas mulheres.

Em 1836 Samuel Colt lança o primeiro modelo de seus revólveres, calibre 34. Hoje é o Dia do Filatelista, da Integração Cooperativista e da Música Clássica.

Ruminanças

“Um puritano é uma pessoa que põe indignação justa em coisas erradas” (Chesterton, 1874-1936). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário