quarta-feira, 9 de abril de 2014

Transparência nos rótulos [Alergia alimentar pode matar]

Transparência nos rótulos
Alergia alimentar pode matar. Famílias lançam movimento na internet, para que informação nas embalagens dos produtos seja obrigatória. Apoio da população é fundamental


Valéria Mendes
Do Portal Saúde Plena
Estado de Minas: 09/04/2014



Alergia alimentar deve ser levada a sério e os riscos de choque anafilático e fechamento de glote, entre outras reações graves, existem e fazem vítimas Brasil afora. Pesquisa desenvolvida na Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), em 2009, mostra que 39,5% das reações alérgicas estão relacionadas a erros na leitura de rótulos dos produtos. A alergia alimentar atinge 8% das crianças e entre 3% e 5% dos adultos. Um estudo feito em uma década nos Estados Unidos (1997-2007) indicou aumento de 18% nos casos de alergia alimentar na faixa etária até 18 anos. Diante da ausência no Brasil de uma legislação específica para os rótulos de alimentos, que indiquem a presença de ingredientes considerados mais potentes para desencadear uma reação alérgica – oleaginosas e lactose, por exemplo –, cerca de 600 famílias se engajaram em uma campanha pelas redes sociais intitulada #poenorotulo, que tem o objetivo de tornar obrigatória a rotulagem correta e completa dos alimentos no país.

A ação na internet (acesso pelo www.facebook.com/#poenorotulo) quer também chamar a atenção da população não alérgica para a importância dessa informação. Pessoas públicas, como o ator Mateus Solano e o músico Toni Belloto, apoiam a campanha. Nesse contexto, é importante destacar que o alérgico alimentar pode morrer dependendo do grau de sensibilidade. A insistência de haver na rotulagem a indicação de traços ou ingredientes que podem causar reações é importante porque nas indústrias alimentícias há uma prática comum de compartilhamento de maquinário para produção de vários produtos. Esse compartilhamento gera o que é denominado de “traços de alérgenos”, ou seja, alguns produtos como pão ou biscoitos podem não conter exatamente um determinado ingrediente, mas podem ter “traços”, por serem fabricados na mesma máquina, mesmo que esta seja higienizada. Alérgeno é um tipo de alimento que pode desencadear reações alérgicas.

LONGA ANGÚSTIA A pedagoga Marcela Bracarense, de 33 anos, sabe bem o que é passar meses angustiada, investigando o que levava o filho, Augusto, a ter tantos problemas. Ela passou a noite de 31 de dezembro de 2011 ao lado do berço, pois temia que ele, na época com 1 ano e três meses, parasse de respirar e morresse. “Ele já tinha ido ao hospital e estava medicado há três dias com antibiótico. Os médicos disseram que não tinha o que ser feito, que teríamos que aguardar a medicação fazer efeito e fomos para casa”, recorda-se. O diagnóstico era sinusite, faringite e laringite. “Ele dormia e parava de respirar. Eu o acordava e dizia: ‘respira, Augusto, respira’. Ele dormia mais um pouquinho, parava de respirar de novo e eu lá, massageando e pedindo para ele respirar. Naquela noite eu decidi que descobriria o que ele tinha”, afirma.

E assim foi feito. Em 1º de janeiro de 2012, depois de uma pesquisa na internet, Marcela se convenceu que o filho tinha tido uma reação alérgica. O réveillon daquele ano caiu em um final de semana e a mãe só conseguiria um médico na segunda-feira. Apreensiva, recebeu uma doação de uma fórmula alimentar de aminoácidos livres indicada para alergias severas. Três dias depois, o filho era outra criança. “Ele passou a dormir sem crises de apneia, sem roncar. Comecei a conhecer meu filho de outra forma. Troquei de gastropediatra e também de pediatra e fui acolhida por uma médica que abraçou minha tentativa de buscar o diagnóstico de alergia alimentar”, conta.

Naquele início de 2012, Marcela descobriu que o filho tinha alergia às proteínas do leite e a soja. “O diagnóstico não aparece nos exames específicos de sangue, chama-se alergia alimentar não mediada. Suspendi o leite, todos os derivados e ele se tornou outro menino. Na época, descobrimos que ele estava, inclusive, desnutrido”, relata. A partir daí, a família precisou passar por um processo de adaptação até que a saúde de Augusto se estabilizasse. “Foram tantas vivências... Depois de março de 2013, quando ele teve o choque anafilático com edema de glote durante uma tentativa de reintrodução do leite de vaca na dieta, ficamos ainda mais apreensivos com possíveis ingestões acidentais. Mais do que nunca, depois desse episódio, redobramos nossa atenção aos rótulos de industrializados”, afirma a pedagoga.

UTENSÍLIOS SEPARADOS Para se ter uma ideia da rotina da família que tem entre seus entes uma pessoa alérgica, Marcela conta que, como o pai de Augusto continuou consumindo laticínios, na casa deles há utensílios específicos para o filho. Até a bucha para lavá-los é diferente. “Dedico-me pessoalmente à cozinha e à higiene dos utensílios. Demorei mais de um ano para descobrir que alguns episódios de alergia do Augusto, mesmo depois do diagnóstico, eram causados por traços dentro da minha própria casa.”

Ao ter de aprender a se adaptar, Marcela garante que o filho, além de ter muita qualidade de vida, desfruta de momentos felizes em festas, com os amiguinhos. “Tem aniversário de colega em pizzaria? Eu faço a pizza, ele leva e come junto de todo mundo. No Natal, fiz um panetone especial para ele, que comeu com toda a família. Até brigadeiro para festa de aniversário é possível adaptar.”


Caneta de adrenalina sempre na bolsa

A jornalista Mariana Claudino, de 40 anos, conhece bem a gravidade da situação de uma alergia alimentar e passou a integrar a coordenação da campanha #poenorotulo. No ano passado, o filho dela, Mateus, de 4, teve dois episódios de pré-choque. “Ele tem alergia gravíssima a leite de vaca e às proteínas do leite. À medida que ele foi tendo pequenos contatos com esses alimentos, a alergia foi ficando mais potente até chegar à área respiratória.” Pipoca e giz de cera foram os responsáveis pelo susto da família em 2013. “Perguntei ao pipoqueiro se ele havia usado manteiga ou óleo. Ele respondeu que só no óleo, mas não contou que tinha queijo. O Mateus começou a inchar, ficou com dificuldade de respirar, foi grave, mas conseguimos controlar. Em outra ocasião, ele brincava com os colegas da escola no pátio com giz de cera. Toda criança brinca de giz. Só que na composição desse giz tinha caseína, um das proteínas do leite. A ação foi igual a de veneno de cobra. Ele inchou, começou a tossir, a coordenação da escola me ligou desesperada, mas também superamos esse episódio”, narra.

Depois dos acontecimentos, Mariana decidiu que o filho precisava ter uma caneta de adrenalina na escola para usar em situações como a do giz. “A caneta não é vendida no Brasil, é muito cara e para importar mais barato é preciso pedir judicialmente”, diz. A pedagoga Marcela Bracarense também usa essa estratégia. “Tenho um kit de adrenalina sempre comigo, caso seja necessário novamente”, diz, acrescentando que o lado positivo de tudo isso é que, em função de Augusto, a família aprendeu a consumir mais alimentos frescos e orgânicos, a ler rótulos não apenas para identificar alérgenos, mas para consumir industrializados de marcas que se preocupam com quantidade de sódio e de açúcar. “Em função de um sistema de rotulagem precário no Brasil, muitas famílias têm optado por consumir importados pela garantia de informação correta nos rótulos. “Certamente, essa necessidade de recorrer a esses produtos diferenciados pesa muito no orçamento doméstico e não se faria presente caso a rotulagem dos produtos nacionais fosse mais segura”, conclui Marcela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário