domingo, 11 de maio de 2014

TeVê

TV PAGA
Estado de Minas: 11/05/2014


 (Laura del Rey/Divulgação )
 O MELHRO DO JAZZ NO SESCTV
Ganhador do Grammy 2014 pelo disco com o saxofonista cubano Paquito D’Rivera, o Trio Corrente é atração hoje, às 21h, no SescTV. Para começar, um documentário com os bastidores do show, e em seguida a própria apresentação do grupo (foto), formado por Edu Ribeiro, Fabio Torres e Paulo Paulelli, no Instrumental Sesc Brasil.


MONSTROS
Como vive um ditador como Stalin, Idi Amin e Muammar Kadafi? Desde quando acorda até a hora de dormir, como é o dia a dia de um monstro no poder? Quais são os mecanismos que movem a espiral de crueldade e excesso? Essas e outras perguntas serão respondidas em Um dia na vida de um ditador, que o canal History estreia hoje, às 22h.


MUNDO ANIMAL
O NatGeo sempre seleciona alguns de seus melhores documentários para exibição nas noites de domingo, agrupados por temas. Para hoje foi escolhido o especial Evite encontrá-los, emendando, a partir das 21h15, os programas Desafios mortais, com os episódios “A enguia elétrica” e “O crocodilo de uma tonelada”, e Ataque animal, com “Orcas”, “Leão” e “O grande tubarão branco”.

ENLATADOS » Dois lados da lei

Mariana Peixoto


Criador da franquia Law & order, Dick Wolf assina a série Chicago P.D., que estreia terça-feira, às 23h, no Universal Channel. Também um spin-off (de Chicago fire, em cartaz no mesmo canal), acompanha o dia a dia do Distrito 21 do Departamento de Polícia de Chicago, que está dividido em dois grupos. Um reúne policiais que fazem ronda pela cidade; o outro é a Unidade de Inteligência, que combate o crime organizado, tráfico de drogas e assassinatos. O primeiro ano, ainda no ar nos Estados Unidos, terá 15 episódios e a segunda temporada já foi confirmada.


Inéditos
Já na quinta-feira, às 22h, o Universal volta a exibir episódios inéditos de Chicago fire (o 18º da segunda temporada). No sábado, a partir das 14h30, reprisa os capítulos 15 a 17 da série. Na sequência, a partir das 17h, vão ao ar os episódios 15 ao 17 de Law & order: SVU.

Direção
Ainda SVU: sua estrela, Mariska Hargitay, dirige o 18º episódio da 15ª temporada, no ar na terça-feira, às 22h, que conta com a participação de Alec Baldwin. Em “Criminal stories”, Olivia (Hargitay) fica sabendo pelo comissário de Relações Públicas Hank Abraham (Josh Pais) que o colunista de jornal Jimmy MacArthur (Baldwin) quer escrever sobre o trabalho de sua unidade e entrevistar a equipe. Só que ela é o foco da matéria. Será a estreia da atriz na direção.

Vida e obra
Terça-feira, às 23h15, na Fox, começa a segunda temporada de Da Vinci’s demons, que conta a trajetória de Leonardo Da Vinci. Serão 10 episódios de uma hora.

Brasuca
A cota obrigatória de produções nacionais nos canais pagos gera mais um filho. O Sony estreia sábado, às 19h30, (Des)encontros. O primeiro capítulo é na verdade um curta-metragem, que será seguido de quatro episódios. O fio condutor da narrativa é a história de Gael (Paulinho Vilhena) e Lara (Thaila Ayala), que foram feitos um para o outro mas, por uma série de circunstâncias, nunca se conhecem.


DE OLHO NA TELINHA » Fica a saudade
Simone Castro

Dona Picucha (Fernanda Montenegro) é um achado e tanto! (Fábio Rabelo/TV Globo)
Dona Picucha (Fernanda Montenegro) é um achado e tanto!

Quem acompanhou a saga de Dona Picucha, a adorável senhora interpretada por Fernanda Montenegro, já deve estar sentindo um vazio. E não há nada de exagero nisso. Afinal, bons personagens e programas de qualidade andam raros na TV. Desde que estreou em um especial de fim de ano, em dezembro de 2012, a série Doce de mãe (Globo), de Jorge Furtado, mostrou ser uma produção trabalhada com esmero, com elenco pequeno e escolhido a dedo, e uma história aparentemente comum, mas que encantou de cara por ser protagonizada por nada menos do que aquela senhora de idade avançada, mas de espírito tão livre e jovem aos 85 anos.

Um papel talhado para Fernanda Montenegro e escrito para ela. Quando, no final do ano passado, veio o prêmio Emmy Internacional de melhor atriz para ela, ninguém obviamente se surpreendeu. Mas se para muitos passou despercebido, o telefilme exibido pouco depois daquele Natal de dois anos atrás, logo transformado em série, com a estreia da primeira temporada em janeiro deste ano, cairia no gosto popular.

Doce de mãe toca direto ao coração. Primeiro, porque mãe é alguém que nos é tão caro, a gente se derrete logo. E se emociona só de falar. Depois, porque a trama é boa demais. Aquela família gira em torno da matriarca independente, mandona, equilibrada, louquinha muitas vezes, mas tão, tão ternura à flor da pele e cheia de amor para dar. Os quatro filhos, como tantos por aí, vivem suas vidas e o conflito de ter que cuidar da mãe idosa e viúva. Ah, como Dona Picucha já ficou de lá para cá! E como aqueles filhos perceberam – a tempo, ainda bem! – como ela era imprescindível.

Eles são quatro: Marco Ricca é Sílvio; Louise Cardoso, Elaine; Matheus Nachtergaele é Fernando, e Mariana Lima, Susana. Entre os agregados está Jesus, um ex-morador de rua resgatado por Dona Picucha, que se tornou seu genro, marido de Susana. Drica Moraes, que não estava no telefilme, se juntou à trupe na série no papel de Rosalinda, e acabou fisgando o Sílvio. Não antes de Dona Picucha esclarecer que eles não eram meio-irmãos, a pediatra fruto de uma suposta pulada de cerca do falecido marido, Fortunato (Francisco Cuoco), como ela desconfiava no início.

Entre tantas aventuras e peripécias de Dona Picucha chegou, infelizmente para seus inúmeros fãs, na quinta-feira, o final da temporada de Doce de mãe. Não se sabe se haverá outras, embora temas para realizá-las não faltam. E o que é importante destacar: quantas vezes o idoso aparece na linha de frente de um bom programa de TV? Acertou quem respondeu nunca. Então, tem o seu lugar.

O último episódio deixou sensações contraditórias. Com o vazio de uma aparente despedida da atração, também o prazer de assistir ao fecho de uma trama que tocou em assuntos delicados às vezes, mas sempre calcada no humor, sem nenhum momento perder de vista o entretenimento. Quando tudo indicava que Maria Izabel, a Picucha, passaria desta para melhor, levada pelo falecido, e com a felicidade do dever cumprido ao ver os filhos realizados, eis que ela avisa que ainda quer aprender italiano e fazer vatapá. Uma pista de que voltará a dar o ar da graça daqui a um tempo? Fica a torcida e, desde já, uma saudade danada dessa velhinha tão querida.

PLATEIA

VIVA
- Rodrigo Pandolfo, o Shin-Soo de Geração Brasil (Globo), colunista de TV sempre na cola da família Marra. Impagável!

VAIA - Meu pedacinho de chão (Globo) esteticamente é maravilhosa, mas a trama, às vezes, não sai do lugar. E aí começa a cansar.



Caras & Bocas
Simone Castro - simone.castro@uai.com.br


Homenagem às mães


O Domingo legal, hoje, a partir das 11h, no SBT/Alterosa, será dedicado às mães. Na data especial, a atração mostrará histórias de vida de mulheres guerreiras que desempenham o papel de mãe com amor incondicional e receberá ainda aquelas que brilham na TV. O apresentador Celso Portiolli bate papo com Adriane Galisteu, mãe de Vittório; Karyn Bravo, mãe de Eduardo (fotos); e Eliana, mãe de Arthur. Elas se emocionam ao recordar bons momentos com seus pequenos com a exibição de vídeos e fotos. No quadro “A princesa e o plebeu”, a participante Giselle será surpreendida em um reencontro com sua mãe, que ela não via há muitos anos e virá de Recife para comemorar a data com a filha.

SHOW DE ANDRE RIEU  É MAIS UM PRESENTÃO


O Multishow (TV paga) também comemora o Dia das Mães com um especial inédito do violinista e maestro holandês Andre Rieu, acompanhado da Johann Strauss Orchestra, hoje, às 21h15. No repertório, versões dos clássicos The blue Danube, Nessun dorma e Hallellujah, além de músicas brasileiras como Ai, se eu te pego.


REDE MINAS LEMBRA O GRANDE JAIR RODRIGUES



O cantor Jair Rodrigues, que morreu na quinta-feira, aos 75 anos, recebe homenagem hoje na Rede Minas. A emissora reapresenta, às 20h, em lugar do programa Ensaio, o Hipershow especial com a Família Rodrigues, que reuniu o cantor e os filhos Jair Oliveira e Luciana Mello em Ouro Preto, durante o
Festival de Inverno, em 2013.


ABAETÉ É O DESTINO DE  HOJE DO VIAÇÃO CIPÓ



Uma plantação de maracujá onde tudo se aproveita é só uma das atrações da cidade de Abaeté, reveladas pelo Viação Cipó, hoje, às 9h, na Alterosa. O telespectador acompanha ainda a pesca do tucunaré, uma cavalgada de muita tradição e o “Cipó cidadania”. Confira também uma saborosa receita.


PRELÚDIO ABRE SELEÇÃO  DE TALENTOS MUSICAIS


A oitava temporada do Prelúdio, da TV Cultura, está com inscrições abertas até dia 16. O programa, idealizado como um concurso para novos talentos da música clássica, tem direção artística do maestro Júlio Medaglia, que apresenta
a atração ao lado de Roberta Martinelli. Podem participar da seletiva jovens músicos, instrumentistas, regentes e cantores líricos de até 28 anos. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site www.cmais.com.br/preludio.


CARLA CAMURATI FALA A GABI NO CANAL GNT



O Marília Gabriela entrevista deste domingo, às 22h, no GNT (TV paga), recebe a atriz e diretora Carla Camurati. Ela realizou um dos mais importantes filmes nacionais da década de 1990, Carlota Joaquina: princesa do Brasil. Atualmente no comando de uma empresa de produções, Carla organiza um festival internacional de cinema infantil e é diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

FERNANDO GABEIRA VAI ATRÁS DOS REFUGIADOS



Um novo país sem parentes ou conhecidos. Esse é apenas um dos desafios enfrentados pelos refugiados que chegam ao Brasil. Fernando Gabeira (foto) mostra em seu programa, hoje, às 18h30, na GloboNews (TV paga), os problemas enfrentados pelos haitianos e sírios que pediram asilo ao governo brasileiro. Ao mesmo tempo em que se mostram animados com a ideia de morar aqui, país que aparentemente os recebe de braços abertos com vistos especiais, eles constatam outra realidade: o documento só permite a entrada no Brasil. A dificuldade em regularizar a situação é só um dos muitos problemas da lista. Outros são a omissão do governo e o excesso de burocracia. Na área de moradia, por exemplo, o desafio está nas exigências das imobiliárias, como fiador e comprovação de renda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário