sábado, 16 de agosto de 2014

Orelha

Estado de Minas: 16/08/2014 



O romancista Carlos Heitor Cony será homenageado na Felit
 (Ana Paula Migliari/Divulgação)
O romancista Carlos Heitor Cony será homenageado na Felit


Encontro de gerações

O escritor Carlos Heitor Cony é o homenageado na oitava edição do Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes (Felit), que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, no Teatro Municipal de São João del-Rei e no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. Além de Cony, o Felit terá entre as atrações o escritor angolano José Eduardo Agualusa. Em sua oitava edição, o festival realiza um pré-evento, dia 2 de setembro, no câmpus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. O escritor Zuenir Ventura será sabatinado por estudantes dos cursos de jornalismo e de letras sobre a arte da escrita. Participam ainda da programação os autores Raphael Dracon, Carolina Munhóz, Cristovão Tezza e Leila Ferreira.

Inédito de Dupas

Desafios da sociedade contemporânea, de Gilberto Dupas, chega em breve às livrarias pela Editora Unesp. O livro reúne 35 artigos publicados na imprensa paulista, entre 1985 e 2009. Intelectual público, Gilberto Dupas (1943-2009) tem seus textos divididos em duas seções, “O ontem, o hoje” e “O amanhã”, com artigos que tratam da crítica do capitalismo, das relações internacionais, da globalização e dos impasses da sociedade contemporânea.

Novos talentos

A Editora Record está lançando livros com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura de 2014. Parafilias, de Alexandre Marques Rodrigues traz as histórias vencedoras da categoria contos. O autor nasceu em Santos, em 1979, e todas as suas narrativas têm forte componente erótico. Entre os romances, o premiado foi Enquanto Deus não está olhando, que marca a estreia de Débora Ferraz no gênero. A narrativa, de acordo com Eneida Maria de Souza, “convida a repensar sobre a solidão e o desamparo” e acerca da ausência de saída para os dramas humanos.

Sempre atual
 (AP Photo/Sothebys)


Oscar Wilde (foto) está de volta em dose dupla. Pela Tordesilhas, acaba de ser lançada nova edição de De profundis, com tradução de Cássio Arantes e posfácio de Munira H. Mutran, professora da USP e fundadora da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses. Publicado originalmente cinco anos depois da morte do autor, De profundis é uma extensa carta escrita por Wilde durante sua estadia na prisão, endereçada a Bosie – apelido do amante –, que faz um relato da conturbada relação de amor e ódio entre os dois e apresenta uma profundo autoanálise de consciência, revelando uma faceta completamente diferente do Wilde extravagante conhecido pelo grande público. Pela Editora Landmark, em edição bilíngue, chega às livrarias a primeira versão da obra-prima do escritor, o romance O retrato de Dorian Gray. A tradução é de Doris Goettems.

O Brasil e a guerra

O mundo recorda os 100 anos da Primeira Guerra Mundial e um livro, que está sendo lançado pela Rocco, ajuda a entender o impacto do conflito na América Latina e, especialmente, no Brasil. Trata-se de Adeus à Europa – A América Latina e a Grande Guerra, de Olivier Compagnon, professor da Universidade de Sorbonne-Nouvelle. O autor mostra, por meio de fontes surpreendentes como canções, romances e manifestos, que a guerra mexeu como imaginário nacional e impactou a vida política do Brasil e Argentina, que deixaram a posição de neutralidade para apoiar os aliados. Além disso, há uma mudança de paradigma, com o fortalecimento do nacionalismo político na região, criando novo polo de identificação com os Estados Unidos.

Vida e morte

 (Jackson Romanelli/Divulgação)


Freio Betto (foto) está com dois novos títulos nas livrarias, a coletânea de textos Reinventar a vida (Vozes), que trata de temas como a amizade, o consumismo e o meio ambiente; e o infantil Começo, meio e fim (Rocco), que leva às crianças uma reflexão sobre a morte. Frei Betto, que está perto de completar 70 anos, está ainda com dois títulos no prelo, Oito vias para ser feliz e Um Deus muito humano. Com os novos volumes, ele chega à marca dos 60 livros publicados.

Lançamentos

Paula Pimenta lança versão em quadrinhos da série teen Fazendo meu filme. Hoje, às 15h, na Leitura Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6.061, Funcionários).

Marcia Tiburi participa de debate e lança o livro Filosofia prática – Ética, vida cotidiana, vida virtual. Segunda-feira, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Promoção do Sempre um Papo.

O fotógrafo Gustavo Lacerda lança o fotolivro Albinos, terça-feira, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro, Av. Afonso Pena, 4.001, dentro do projeto Foto em Pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário