quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pequeno NOTÁVEL

Pequeno NOTÁVEL Apesar de dificuldades de patrocínio, Festival de Cenas Curtas chega aos 15 anos como celeiro de talentos

Carolina Braga
Estado de Minas: 17/09/2014



Cena de Denunciados pela linguagem, que estreia dia 20  (Ramon Brant/divulgação)
Cena de Denunciados pela linguagem, que estreia dia 20


O Festival de Cenas Curtas completa 15 anos. Desde 1999, o evento revela talentos, aposta em novas linguagens e fomenta a cena teatral de Belo Horizonte. Com todas as dificuldades de patrocínio que o projeto enfrenta em 2014, a edição comemorativa será “histórica e de resistência”, afirma Chico Pelúcio, diretor do Galpão Cine Horto, que promove o festival.

Até domingo, 16 trabalhos passarão pelo palco do centro cultural mineiro, selecionados a partir de 160 propostas de 16 estados. Veio até uma cena curta da França. Para Chico Pelúcio, o interesse demonstrado pela classe artística é a prova da força do festival. Por isso, mesmo a trancos e barrancos, ele prossegue, apesar da redução do orçamento e de problemas relacionados à Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que já atingiu o teto de dedução para este ano.

A programação é formada não apenas por gêneros variados, mas também por criações de diversas gerações. Considerada a dama do teatro mineiro, a atriz Wilma Henriques, de 83 anos, experimenta algo que há muito havia abandonado: a direção. É dela a concepção de A célebre criminosa, com Didi Moreira, Carluty Ferreira e Rogério Alves. Na década de 1980, Wilma dirigiu peças, mas confessa nunca ter gostado da atividade. Agora, não teve como fugir do convite feito pelo amigo Carluty Ferreira. “Como é uma cena de 15 minutos, não dá para fazer quase nada. Ficou algo arrojado, pra frente. É uma comédia. Então, vamos exagerar, mas sem escracho”, revela.

Sammer Lemos também vai debutar no Cenas Curtas. Formado em 2012 em artes cênicas pela Fundação Clóvis Salgado, ele dirigirá Denunciados pela linguagem. “O festival é uma oportunidade muito boa para experimentar. Chamei a Laura Canedo para estrear na dramaturgia e resolvemos fazer essa parceria. É uma forma de começar a entrar na área”, explica ele.
Denunciados pela linguagem tem Ângela Mourão, Diego Roberto e Ramon Brant no elenco. Sammer está interessado tanto na qualidade do movimento dos atores quanto na sintonia de cenas simultâneas. “Um ator não precisa esperar o outro para dar o texto. Tudo acontece ao mesmo tempo ali naquele espaço”, revela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário