segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Aleluia! - Eduardo Almeida Reis

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 06/10/2014



Pronto, acabou a agonia do horário gratuito para deputados, senadores e outros patrícios empenhados na salvação do país. Dia 29 de agosto, uma sexta-feira chuviscosa e fria, tomei o café da manhã em casa de amigos que tinham o rádio ligado no horário eleitoral. O negócio é de uma indigência mental que espanta e comove. Considerando que os marqueteiros políticos faturam fortunas, a imbecilidade dos programas levados ao ar deve ser intencional, para alcançar o eleitor idiota, que é maioria absoluta.

Tive pena de um candidato, que desde muito cedo se notabilizou por sua extraordinária inteligência (foi um dos melhores alunos, em BH, do Colégio Santo Antônio). Só não foi o mais brilhante porque Carlos Alberto Rohrmann também estudou no Santo Antônio e o professor doutor Rohrmann (UC Berkeley), em matéria de genialidade, é caso raríssimo neste país grande e bobo.

Pois muito bem ou muito mal, como queiram: o marqueteiro plantou o candidato cultíssimo num programa imbecilérrimo em busca dos eleitores cretinos, que os poucos votantes lúcidos não precisam ouvir rádio no horário eleitoral para sufragar o nome do ex-aluno do educandário belo-horizontino.

Nele, Colégio Santo Antônio, pela missa de sétimo dia de um jornalista amigo, assisti à descompostura que Nely Rosa passou no frade que a celebrou. Descompostura em regra, que a descomprazente estava justamente furiosa com o celebrante, um bocó de batina e sandálias que deslustra a instituição do papa Francisco. E assim, com o adjetivo descomprazente no sentido de não condescender, vou tirando meu time de campo. Pela atenção, muitíssimo obrigado.

Moustaches
Homem de palavra, prometi na edição de ontem que rasparia os bigodes: dei cabo deles. Sei que a notícia não interessa a ninguém, mas tenho compromisso com o leitor e sobretudo com a leitora que, alta madrugada, enquanto o maridão ronca e arrota os chopes da véspera, sonha dar uns beijinhos no philosopho que não conhece pessoalmente. Se conhecesse, não sonharia. É verdade que, apesar dos pesares, estou melhor que Geraldine Leigh Chaplin, nascida em Santa Mônica, Califórnia, dia 31 de julho de 1944. Entrevistada pelo Estadão, disse que se sente com 93 anos – e o pior é que parece ter 103.

Filha de Charles Chaplin e Oona O’Neill, Geraldine é neta do dramaturgo Eugene O’Neill, prêmio Nobel de Literatura. Portanto, sua procedência é boa, mas bagulhou aos 70, coitadinha. Ainda outro dia, a internet mostrou-nos senhora de 66 que continua sendo uma gata arrumada. Deve exercer a mais antiga das profissões, porque se deixou fotografar desnuda em posições, digamos, excitantes.

Encaminhei as fotos para os amigos da lista barra-pesada, que só pensam bobagens, e um deles deslustrou o seu sangue lusitano ao dizer que a “idosa” lhe pareceu muito magra. Deve ter achado muito branca e escreveu magra, considerando que o pessoal do condado portucalense, em questões de sexo, adora uma pontinha de cor para dar sabor à pele. No que obra muitíssimo bem, seja dito de passagem.

Receita
Pegue uma jornalista carioca, vascaína, viciada em computador, autora da admirável Uma história universal da fêmea, casada com um jornalista paraibano, também vascaíno e mãe de um jornalista paulistano, vascaíno outrossim, ponha a bela senhora morando perto de Paraty (RJ), numa propriedade rural situada em Cunha (SP), e o resultado será o melhor site da internet. Insisto: o melhor, mais divertido, mais instrutivo, mais universal. Nome dela: Marcia Lobo. Nome do site: “Antes que eu me esqueça”, que o caro e preclaro leitor deve digitar assim: http:// antesqueeumeesqueca. weebly. com/ jornal-da imprenccedila. html. Escrevi separado de http:// até html. para caber nas linhas aqui do jornal, mas você deve escrever tudo junto para ficar me devendo um favor que não tem preço.

O mundo é uma bola
6 de outubro de 891: eleição do papa Formoso, feio pra dedéu, tinha um tufo de cabelo na testa e dois tufos, um de cada lado da cabeça, por ter sido anterior ao médico pernambucano que faz as cabeças dos políticos brasileiros. Nascido em Óstia, na Itália, circa 816, pontificou até morrer, em 896. Quando cardeal, foi excomungado por João VIII por ter coroado Arnulfo rei da Itália, o mesmo Arnulfo que seria imperador da Alemanha.

Nove meses depois da morte de Formoso, seu cadáver foi exumado da cripta papal para ser julgado num Sínodo do Cadáver, presidido por Estêvão VI. Formoso, coitado, foi acusado de excessiva ambição pelo cargo de papa e todos os seus atos foram declarados nulos, seu cadáver despido das vestes pontificiais e amputados os dedos de sua mão direita, antes de ser enterrado num cemitério para estrangeiros como forma de desonra. Depois, tornou a ser exumado, esquartejado e jogado no Rio Tibre, o que não impediu que mais tarde seus ossos fossem recuperados para ser enterrados na Basílica de São Pedro, com vestes papais, junto aos outros pontífices. Pelo visto, a Comissão da Verdade pontificial não era de brincadeira. Hoje é o Dia do Prefeito, do Tecnólogo e o Dia Nacional do Circulista, burrice que merece visita ao Google.

Ruminanças

“Com a burrice os próprios deuses lutam em vão” (Schiller, 1759-1805). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário