domingo, 28 de dezembro de 2014

Poesia - Eduardo Almeida Reis

O poetar, o fazer poético é privilégio de poucos entre os muitos que se dizem poetas


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas : 28/12/2014 04:00


“Nasce um Deus. Outros morrem. A verdade / Nem veio, nem se foi: o Erro mudou. / Temos agora outra Eternidade. / E era sempre melhor a que passou.” Dia de Natal, na falta de melhor ruminança transcrevi poema de Fernando Pessoa (1888-1935) que encontrei no Dicionário de Citações de Paulo Rónai, um gênio judeu húngaro que enriqueceu o Brasil fugindo da loucura nazista.

Nesta emergência, philosophemos. O poetar, o fazer poético é privilégio de poucos entre os muitos que se dizem poetas. Qualquer idiota com duas dúzias de mil-réis pode editar um livro de “poesia”, que será elogiado pelos idiotas que ornejam sobre o assunto.
Se o brilhante fazer poético é privilégio de poucos, o sentir poético não é universal. Fernando Pessoa é geralmente considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e tem admiradores sérios a montões, que devem entender e elogiar sua ruminança do dia de Natal. Confesso que não curti nem entendi.

Curto seu patrício Camões, minha confreira Yedda Prates Bernis e vários outros poetas nacionais ou estrangeiros bem traduzidos, tarefa que não é fácil. Dancei na poesia de Fernando Pessoa dicionarizada por Paulo Rónai e em muitas outras que tenho tentado curtir. Paciência.

Notas nasais
Nariz em búlgaro é hoc, em alemão é nase, em catalão é nas, em russo também é hoc, ensina o tradukka da internet. Meu tiquinho de sangue angolano manifestou-se no nariz, poupando os lindos olhos azuis, os cabelos mais lisos do planeta e a pele brancura Rinso. Certa feita, viajando com o caricaturista Ruderico Pimentel, paramos para almoçar num restaurante de Friburgo, ele pegou um prato branco, tirou o lápis-tinta do bolso e me disse: “A coisa mais fácil do mundo é caricaturar você. Basta fazer os dois círculos do nariz abatatado, botar os óculos e desenhar qualquer coisa em volta”. A caricatura ficou perfeita e o caricaturado, assaz ofendido.

Esse primeiro parágrafo vem a propósito das eleições de outubro, que revelaram ao Brasil um monumento sob a forma de nariz, narilão admirável, espetacular, raras vezes visto no planeta, o do empresário paulistano Paulo Antônio Scaff, de 59 anos, presidente da Fiesp, que foi candidato ao governo de São Paulo.

No livro Viver vale a pena, Ivo Pitanguy nos conta que os romanos consideravam o comprimento do nariz demonstração de masculinidade e virilidade, o que faz de Scaff um gato cobiçado por 11 entre 10 mulheres. Na Índia e no Egito há 3.500 anos, e na Alemanha durante a Idade Média, uma pessoa acusada de adultério era punida com a amputação do nariz, uma espécie de “castração” acrescenta Pitanguy. Quer dizer, pergunta aqui o philosopho, que o narigão fazia as vezes do pirilau? Se é assim tiro meu time de campo e me despeço constrangido com o meu nariz angolano.

Bracher
Passei bons 20 minutos procurando título para este comentário, mas achei melhor usar o nome do artista que diz tudo de sua Arte em caixa-alta: Carlos Bracher. De sua genialidade falaram Carlos Drummond e Jorge Amado, entre muitos outros craques. Faz tempo que tento comprar um dos seus quadros, mas os fados e as finanças conspiraram contra esse desejo. Hoje me bastam a sua amizade e a certeza de que as mais lindas de suas obras – as filhas Blima e Larissa – foram pintadas a quatro mãos com Fani Bracher, sua mulher, também artista da melhor supimpitude.
Dentro de quatro dias começa o ano de 2015 e o leitor do Estado de Minas ainda tem a oportunidade de fechar bem 2014 ou se deleitar nos primeiros dias do novo ano visitando a exposição das pinturas de Bracher no CCBB de Belo Horizonte até 12 de janeiro. O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, fica na Praça da Liberdade e representa o lado bom do BB, que se contrapõe aos Pizzolatos da vida.

A Arte de Bracher tem que ser vista e sentida, é indescritível. Não por acaso o genial mineiro de Juiz de Fora, naturalizado ouro-pretano, tem quadros nos maiores e melhores museus do mundo.

O mundo é uma bola
28 de dezembro de 1065: a Abadia de Westminster é consagrada a São Pedro. O primeiro lugar de culto no local onde foi construída a Westminster Abbey data do ano 616, depois que um pescador do Rio Tâmisa disse ter tido uma visão de São Pedro. Até 1534, Westminster serviu ao Catolicismo Romano. De 1534 até hoje serve ao Anglicanismo.


Construção iniciada em 1045, concluída em 1050. Consagração, como vimos há pouco, no ano de 1065. Até hoje não há notícia de que a obra tenha sido superfaturada. Em 1557, Mem de Sá chega a Salvador, Bahia. Homem de bem, era irmão do poeta Francisco Sá de Miranda. Nasceu em Coimbra e morreu na Bahia em 1572, com exatos 72 aninhos. Em 1989, nasceu Sandro Foda, futebolista alemão. Joga pela equipe do Sturm Graz, onde é treinado pelo próprio pai, o respeitado Franco Foda. Hoje é o Dia da Marinha Mercante e o Dia do Salva-Vidas.

Ruminanças
“Não é o poder que corrompe o homem. O homem é que corrompe o poder” (Ulysses Guimarães, 1916-1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário