quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Alerta - Eduardo Almeida Reis

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 08/01/2015 




No dia em que levei os móveis para o meu primeiro apartamento, um pequeno duplex de 94m2 e segunda mão, comprado com financiamento da Caixa, fui almoçar no badalado restaurante Nino, de Copacabana, e pedi filé de linguado à belle meunière. Nunca fui amigo de peixes, mas o dia era festivo e o linguado desceu bem. Como sabe o leitor, ou devia saber se consultasse a Wikipédia, linguados nascem como peixes normais, com um olho em cada lado da cabeça. Conforme crescem, aderem à condição dextrógira ou levógira, similar às pessoas canhotas e destras. Legógiros são aqueles com migração do olho para o lado esquerdo da cabeça durante seu desenvolvimento, e dextrógiros são aqueles com migração do olho para o lado direito da cabeça. É espécie de grande valor comercial. Houaiss, que era gourmet, disse que os olhos do linguado ficam do lado esquerdo da cabeça. Daquele dia para cá, transcorridos quase 100 anos, devo ter comido linguados duas ou três vezes, mas dei beijos linguados a montões e a mancheias, porque fui muito beijoqueiro.

Eis, senão, quando, bumba! – recebo e-mail de um amigo, membro titular da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, alertando sobre o “linguado” que está sendo vendido nos supermercados portugueses e talvez esteja à venda nos brasileiros. Um cavalheiro expert em alimentos estranhou o peixe que botou em seu prato num restaurante self-service.

Ao abrir a posta do peixe, notou que estava impregnada de filamentos. Retirou uma amostra e levou para análise, quando constatou que os filamentos, na verdade, eram vermes de até dois centímetros de comprimento. Procurou informar-se e descobriu que se tratava de peixe panga ou peixe-gato, um peixe asiático de água-doce proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química devida, entre fatores diversos, à maciça ocupação dos barcos que servem de moradia a pessoas carentes de serviços sanitários. As pessoas que vivem por lá têm nojo dos peixes que vivem naquelas águas, enquanto os especuladores conseguem realizar farta pescaria para vender seus produtos pelo mundo.

Filés muito branquinhos, congelados, sem espinhas podem ser encontrados nos supermercados. O sabor não é dos melhores e a pesquisa feita pelo expert levou-o ao blog de Isa From Aveiro, de Aveiro, Portugal, onde viu que o panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietnã, mais exatamente no delta do Rio Mekong, que invade os mercados devido ao seu baixo preço.

Os pangas estão infestados de venenos e bactérias, arsênico dos efluentes industriais, metais pesados, bifenilos policlorados (PCB), DDT e seus DDTs, cloratos e compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isômeros (HCHs) e hexaclobenzeno (HCB). O Rio Mekong é dos mais poluídos do planeta e nele os americanos, na Guerra do Vietnã, teriam despejado o “agente laranja”, desfolhante e cancerígeno.

Os pangas são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e solos secos (?) transformados numa farinha com mandioca e resíduos de soja e grãos. Nessas condições, crescem quatro vezes mais depressa que na natureza e suas fêmeas, com injeções de hormônios femininos derivados da desidratação de urina de mulheres grávidas, passam a produzir aproximadamente 500 mil ovos de uma vez. Basicamente, são peixes produzidos com hormônios injetáveis fabricados por uma empresa farmacêutica chinesa para acelerar o processo de reprodução e crescimento.

Nota: depois de inteirar as 540 palavras acima fui ao Google e descobri que o alerta sobre o peixe panga deve ser falso. Claro que não vou perder um trabalho, que me custou duas horas, só porque o aviso é fake. Espero que o leitor tenha ficado assustado e dê preferência ao verdadeiro linguado, que é gostoso e muito caro.

O mundo é uma bola

8 de janeiro de 1198: eleição do papa Inocêncio III, nascido Lottario dei Conti di Segni, de família nobre italiana. Inocêncio convocou o IV Concílio de Latrão, o mais importante da Idade Média, de grande relevância em diversos campos teológicos. Foi contemporâneo de São Francisco de Assis e é conhecido por ter aprovado sua recente ordem religiosa, como também é lembrado por sua defesa do primado papal. É possível, como também é provável que tenha inspirado o batismo de ilustre político nordestino, o médico Inocêncio de Oliveira (PR-PE).

Em 1297, independência de Mônaco, só recentemente consolidada quando passou a residir no principado o doutor Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, amigo do nosso Jaeci Carvalho. Em 1805, a Colônia do Cabo, na África do Sul, torna-se colônia britânica 208 anos antes do pranteado e interminável enterramento de Nelson Mandela. Em 1889, Herman Hollerith patenteou sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar os dados de um recenseamento. Os leitores menos jovens estão decerto lembrados que holerite, substantivo feminino, era sinônimo de contracheque no tempo de antigamente: documento que comprova o depósito dos vencimentos de um funcionário em sua conta bancária, ou que o habilitava a receber na tesouraria.

Em 1963, di-lo a Wikipédia, “é adoptada a bandeira do estado de Minas Gerais”, o que faz deste 8 de janeiro um dia importante como evento vexilológico. Hoje é o Dia do Fotógrafo e da Fotografia.

Ruminanças


“O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto” (Claude Lévi-Strauss, 1908-2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário