segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Festejos - Eduardo Almeida Reis

Duvido que o caro, preclaro e paciente leitor se lembre dos nomes dos Reis Magos, Gaspar e Baltazar %u2013, que acabo de reaprender na Wikipédia


Estado de Minas - 05/01/2015



Foi-se o Natal, muitas crianças deixaram de acreditar em Papai Noel, enquanto a maioria dos brasileiros continua acreditando na inviolabilidade das urnas eletrônicas. Amanhã é o Dia de Reis, que neste ano cai numa terça-feira, dia em que o leitor fica livre de mim. Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis seria aquele em que o recém-nascido Jesus recebeu a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1), os três Reis Magos, que os jovens entendem magros. Por isso, a noite de hoje, dia 5, e a madrugada de amanhã é conhecida como Noite de Reis.

Nesta data, encerram-se para os católicos os festejos natalinos, retiram-se os enfeites, desarmam-se os presépios. Na fazenda fluminense, o administrador sugeriu a contratação de um empregado, com a seguinte observação: “Ele é folião”. Fui apurar e descobri que o cavalheiro passava dias cantando, dançando, tocando e degustando as guloseimas oferecidas ao seu grupo durante as festas da Folia de Reis. Dá para imaginar a reação de um pequeno fazendeiro que vivia sem saber como pagar as contas no fim do mês.

Na França e na canadense Quebec, comem a Galette des Rois, bolo que contém um brinde e vem acompanhado de uma coroa de papel. Aquele que encontrar o brinde em sua fatia será coroado e terá que oferecer o bolo no ano seguinte. Com a islamização da França, é cada vez menor o número de franceses comendo a Galette des Rois.

Duvido que o caro, preclaro e paciente leitor se lembre dos nomes dos Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar –, que acabo de reaprender na Wikipédia. Quarta-feira a gente se encontra, falou?

Palavras

Pilhas novas, ligo o rádio pelo noticiário matinal e fico sabendo que em São Paulo um “assalto simulado para matar o presidente de um sindicato” levou 20 cavalheiros à sede da instituição, onde roubaram dinheiro, celulares e relógios dos sindicalistas, obrigando a tesoureira a telefonar para o presidente pedindo que comparecesse à sede do sindicato. O presidente atendeu ao chamado de sua tesoureira, chegou à sede, foi levado pelos cavalheiros para outra sala onde foi enforcado juntamente com a tesoureira. Os 20 cavalheiros fugiram e a polícia andava atrás deles.

Todos sabemos que o significado de muitas palavras muda com o tempo, mas o pessoal está exagerando. Até ontem, o adjetivo simulado, que entrou em nosso idioma no ano de 1436, significava “que não é verdadeiro, falso, fingido, suposto, feito à imitação de coisa verdadeira, aparência de realidade”. A partir da reportagem da radialista paulistana, um assalto simulado para matar o presidente do sindicato enforcou o patrício e sua tesoureira, enterrados no dia seguinte.

Símbolos e siglas também sofrem modificações. As letras p e t nos contam uma história recente. Pt e pt significavam o símbolo de platina e o país Portugal nos endereços eletrônicos da internet e continuam significando. PT, contudo, era a sigla do Partido dos Trabalhadores e hoje é sinônimo de corja. Tanto assim que o seu ex-tesoureiro, Vaccari Neto, sucessor do condenado Delúbio, foi ovacionado no congresso dos petistas realizado no final de novembro.

Ovacionar: fazer ovação a, aclamar, aplaudir, ovar. Queriam o quê? Num congresso de larápios, os que mais se destacam na arte de larapiar são aplaudidos, invejados, louvados. Fernandinho Beira-Mar teve notas brilhantes nos colégios que frequentou. Marcola já leu milhares de livros. O doutor honoris causa nem isso, mas assinou o prefácio do livro escrito por seu companheiro José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, o ex-primeiro-ministro de Portugal, socialista, gatuno da mesma laia que Vaccari Neto e a companheirada.

O mundo é uma bola

5 de janeiro de 1477: Luís XI derrota e mata em Nancy, na Lorena, o duque de Borgonha, Carlos, o Temerário, e anexa definitivamente a região ao domínio francês. Em 1785, dona Maria I, de Portugal, promulga alvará que proíbe a proliferação de indústrias no Brasil. Em 1808, foi criada a primeira tipografia no Brasil.

Em 1825, Alexandre Dumas pai, com 23 anos, participou de seu primeiro duelo. Não se machucou seriamente, mas suas calças caíram durante a luta previamente ajustada. Em 1867, primeiro trem urbano da América Latina: a Maxabomba do Recife. Em 1896, um jornal austríaco informa que Wilhem Conrado Röntgen havia descoberto um novo tipo de radiação (Raios-X), o que nos faz supor que até 1895 não existissem as chapas de Raios-X. Em 1911, Alberto I dá a Mônaco sua primeira constituição. O príncipe atual planeja fazer uma ilha no Mediterrâneo para construir e vender diversos edifícios baixos, que não tirem a vista do principado. Em 1919, fundação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que teve a inscrição número 7 do Sr. Adolf Hitler. Hoje é o Dia de Santo Eduardo.

Ruminanças

“Pode-se ser um santo sem Deus: é o único problema concreto que eu conheço até hoje” (Camus, 1913-1960). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário