quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Conforto - Eduardo Almeida Reis

Pensei comprar um condicionador de ar, 10 prestações de R$ 200, mas acabei descobrindo um jeito de ter conforto térmico. Como? Janelas abertas


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas : 25/02/2015




No Rio, estudando e trabalhando engravatado, conheci o Dr. Rezende, médico mineiro que pesquisava na área de clima da Organização Mundial de Saúde (OMS) e me disse que os ternos claros diminuíam a sensação térmica dos engravatados em três graus e que os sujeitos de camisa esporte baixavam dois graus na sensação se tivessem as camisas para fora das calças. Deu para entender?

Com a onda de calor de janeiro, que assustou os habitantes deste país grande e bobo, muitas repartições cariocas autorizaram seus operosos funcionários a trabalharem de bermudas. A providência vai de encontro – isto é, se choca, contraria – àexperiência milenar dos cavalheiros e damas que residem nos desertos muito quentes durante os dias, muito frios durante as noites. Por isso, as pessoas usam aqueles camisolões brancos que as protegem do calor diurno mantendo seus corpos em temperaturas “normais”, de mesmo passo em que as protegem à noite do frio excessivo.

Devo ter escrito um monte de besteiras nas primeiras 159 palavras deste belo suelto, mas o fato é que sofri com o calor excessivo que se abateu sobre o meu tugúrio. A partir de duas horas da tarde pelo horário brasileiro de verão, 29 ou 30 graus no termômetro da sala. Detesto frio depois de morar quatro anos numa das fazendas mais frias do planeta, mas descobri que 29ºC estão acima de minha zona de conforto térmico.

Pensei comprar um condicionador de ar, 10 prestações de R$ 200, para funcionar 15 dias por ano, mas acabei descobrindo um jeito de ter conforto térmico 12 horas por dia, entre as 10h da noite e as 10h da manhã. Como? Janelas abertas. O sistema funcionou, apesar das advertências de um querido amigo, Ph.D em medicina, que me advertia pelo interurbano: “Cuidado com a chikungunya! Cuidado com o morcego hematófago!”. Em medicina, professores doutores podem ser assustadores.

Missão

Fenômeno raro na administração pública brasileira, a nova presidente da Copasa é bonita e alfabetizada. Os mineiros desejam que seja bem-sucedida na função que lhe foi confiada. Captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos são processos conhecidos e praticados no mundo civilizado. Missão difícil, mesmo, será acomodar o ilustre mineiro Tilden Santiago num cargo à altura de sua reputação. Sugiro uma diretoria de Assuntos Celestiais que ponha o padre Tilden em contato com o Criador, responsável, em última análise, pelas chuvas nos lugares e nas horas certas, sem as quais é impossível captar, tratar e distribuir águas.

Nascido para supremo pontífice, que deveria anteceder o papa Francisco na função de primeiro papa sul-americano, padre Tilden foi atraído pelos prazeres da carne, da política partidária e se destacou. Embaixador brasileiro em Cuba de 2003 a 2006, durante o primeiro mandato do pai do Lulinha, encantou os cubanos, agilitou as malas diplomáticas, elogiou o fuzilamento de três ilhéus capturados quando tentavam fugir de Cuba.

O governo Rousseff, que condena o fuzilamento de traficantes na Indonésia, país de população maior que a nossa, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes muito menor que a brasileira, não apoia os elogios do embaixador do pai do Lulinha, padre que justificava o abate de fugitivos do paraíso, de mesmo passo em que agilitava as malas diplomáticas.

Deputado federal (PT-MG) de 1991 a 2003, PSB de 2008 até hoje, Tilden José Santiago é mais que um cidadão brasileiro, é uma instituição nacional e como tal deve ser aproveitado para o bem de todos e felicidade geral da nação. Tenho dito e mais não digo para evitar que se conspurque este espaço imaculado de nossa mídia impressa.
 
O mundo é uma bola


25 de fevereiro de 1308: coroação de Edward II como rei da Inglaterra. O xará foi um dos responsáveis pela divisão do Parlamento Britânico em Casa dos Comuns e Casa dos Lordes. Em 1551, o papa Júlio III cria a diocese de Salvador, Bahia. Em 1570, o papa Pio V excomunga a rainha Elizabeth I da Inglaterra. Excomungada, a rainha viveu até março de 1603, a Inglaterra conheceu o Período Elisabetano e o mundo herdou William Shakespeare e Christopher Marlowe (1564-1593) renovador do teatro com a introdução de versos brancos, estrutura que seria utilizada por Shakespeare. Marlowe foi assassinado ainda jovem numa briga de taberna. Só aí tivemos Júlio III criando a diocese soteropolitana e Pio V excomungando Elizabeth I. Hoje, nosso belo papa Francisco fala pelos cotovelos.

Em 1836, o norte-americano Samuel Colt patenteia o primeiro revólver. Em termos históricos foi “outro dia”. Em 1869, abolição da escravatura em todos os domínios portugueses. No ano seguinte, o republicano Hiram R. Revels, representando o estado de Mississippi, foi o primeiro negro eleito para o Senado norte-americano. Em 1942, mais de 100 mil pessoas avistam estranhos objetos sob os céus de Los Angeles, Califórnia. O episódio ficou conhecido como Batalha de Los Angeles, porque foram disparados vários mísseis contra os objetos, sem nenhum efeito.

Ruminanças

“Nascer em certos estados brasileiros é mácula difícil de apagar” (R. Manso Neto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário