quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Direção - Eduardo Almeida Reis

Hoje os automóveis têm cintos de segurança e air bags, mas os pedestres, os postes, as paredes e a lataria dos outros veículos ainda não contam com essas comodidades


Estado de Minas: 12/02/2015




Em números redondos, desde o começo da Lei Seca no trânsito do Rio, caiu 13% o número de motoristas parados nas blitze “depois de ingerir bebida alcoólica”. Quando começaram as blitze (plural de blitz), eram mais de 20% e hoje são pouco mais de 7%. Realmente, álcool e volante não combinam, como também descombinam barbeiros e direção. Continuo defendendo a tese de que mais de 80% dos portadores de carteiras nacionais de habilitação não sabem dirigir.

Hoje os automóveis têm cintos de segurança e air bags, mas os pedestres, os postes, as paredes e a lataria dos outros veículos ainda não contam com essas comodidades. Voltemos no tempo, não mais que 40 anos. Os carros não tinham air bags nem cintos de segurança – e o pessoal bebiam, como diz Luiz Inácio. Um agiota estabelecido na Rua México, Centro do Rio, bebia cavalarmente, ficava trêbado e todos os dias voltava dirigindo para Copacabana, onde morava. Cansei-me de pegar carona em seu carro, sem cinto e air bag, para saltar no Morro da Viúva, onde morei. Escapei ileso, ortoépia é ou ê, diz Houaiss, mas prefiro é.

Não raras vezes recorri aos seus juros escorchantes para escapar das entaladas em que andei metido criando galinhas e plantando abacateiros. Tive notícia das vezes em que o bom amigo destruiu postes, mas morreu de velho emprestando dinheiro a juros. Outro amigo, desta vez amigo/irmão, também bebia cavalarmente, casava-se com frequência e dirigia veículos automotores. Até que uma noite entrou na rua mais larga do Leblon, deserta, quando só havia um veículo estacionado junto da calçada. Sabe o leitor o que fez esse amigo/irmão? Trombou no único veículo e destruiu os dois carros. A partir de então, contratou motorista noturno.

Ideal, lógico e inteligente é não beber quando a gente vai dirigir, o que não significa ausência de riscos. Contei-lhes de uma leitora aqui de Juiz de Fora que saiu para beber com amigos, tomou um táxi de volta para casa e o motorista estava bêbado feito um gambá. É raro, mas acontece.

Matinais

Acordar cedo não é crime capitulado no Código Penal. Mesmo sem obrigação profissional, acordo cedo. Logo depois das 6h já estou de banho tomado, janelas abertas, tevê ligada. Antes do café dou uma espiada nos bons-dias Minas, Rio e São Paulo. Os dois últimos enfatizam o trânsito naquelas cidades, milhares, milhões de veículos que se dirigem para as regiões centrais. Em São Paulo os ônibus articulados já são maioria. Vejo ainda muitos triônibus, o da frente com motorista e dois outros a reboque. Sem falar do metrô que a gente não vê do helicóptero.

É cena que contraria a natureza, digam lá o que disserem todos os especialistas em urbanismo, sociologia e outras ciências. Em defesa de minha tese, de resto indiscutível, peço licença para lembrar ao leitor que ainda em 1908, portanto há 107 aninhos, a Light anunciava pelo Estadão e pelos jornais cariocas a conveniência da instalação da eletricidade doméstica.

Não foi há mil anos, mas ainda outro dia. E a empresa prometia a troca das lâmpadas queimadas. Você levava a lâmpada e recebia de volta e de graça outra novinha. No dia em que escrevo há 350 mil pessoas sem energia elétrica só na cidade de São Paulo. Ontem havia 600 mil.

Logo, logo, a capital de todos os mineiros terá problemas de trânsito comparáveis aos do Rio e São Paulo. Se isso não é contrariar a natureza, confesso que não entendo mais nada. E o leitor está dispensado de dizer que nunca entendi: seria descortês.

 O mundo é uma bola


12 de fevereiro de 881: coroação de Carlos III, o Gordo, como imperador do Sacro Império Romano-Germânico. O Gordo (839-888) nasceu em Neidingen e morreu em Reichenau. Casou-se em 862 com Richarda da Suábia (845-900), que, como sabe o leitor ou devia saber se perdesse tempo com essas bobagens, era filha do conde Erchander. Tiveram dois filhos. Sem-vergonha como todo imperador gordo, Carlos III teve ainda Bernardo da Germânia, filho bastardo. Desconhecendo a cirurgia bariátrica – e a bariatria é o ramo da medicina que estuda as causas e consequências da obesidade e o seu tratamento – o Gordo bateu o pacau aos 49 aninhos.

Em 1541 Pedro de Valdivia, militar e conquistador espanhol, funda Santiago do Chile. Hoje, o Palmeiras tem um jogador chamado Valdívia, acho que chileno, razoável quando não está machucado. Em 1870, as mulheres de Utah recebem o direito de voto. Utah foi um dos primeiros estados ou territórios a conceder esse direito às mulheres. Salvo engano, é a região dos mórmons, que concediam ou ainda concedem às mulheres o direito de dividir um marido (poliginia). De repente, um marido dividido por quatro ou mais mulheres fica menos chato do que o deus do lar monogâmico. Hoje é o Dia do Orgulho Ateu.

Ruminanças

“Perguntaram um dia a alguém se havia ateus verdadeiros. Você acredita, respondeu ele, que haja cristãos verdadeiros?” (Diderot, 1713-1784)

Nenhum comentário:

Postar um comentário