segunda-feira, 9 de março de 2015

Guardaespaldas - Eduardo Almeida Reis

Não é justo que o morador econômico pague a mesma coisa que o gastador hídrico


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas : 09/03/2015




Persona que acompaña asiduamente a otra con la misión de protegerla, guardaespaldas é o nosso guarda-costas em espanhol ou segurança, como queiram. Fatos recentes demonstraram ao mundo que é um perigo dos mais perigosos brigar com os guarda-costas. Em 1964 emparelhei com o carro do presidente Castello Branco num engarrafamento de Copacabana. Dirigindo meu fusca, devo ter passado bons 20 minutos ao lado do Alfa Romeo presidencial conduzindo no banco traseiro o presidente e sua filha, no dianteiro o motorista e o ajudante de ordens. Não havia à frente ou atrás do Alfa um só carro com seguranças. Olhei bem e sei que o leitor vai acreditar em mim.

Roger Vadim – no livro Bardot, Deneuve, Fonda –, conta que numa tarde de domingo, pilotando sua Ferrari de volta a Paris, ultrapassou um grupo de carros que viajava por estrada secundária. Quando assustou, havia uma porção de guarda-costas apontando suas metralhadoras para ele. Era a comitiva do presidente De Gaulle e Vadim só não foi metralhado porque o chefe dos guarda-costas era seu vizinho no prédio parisiense e o reconheceu. De Gaulle presidiu a França entre 1959 e 1969, às voltas com a Guerra da Argélia (1954-1962).

Juan Reinaldo Sánchez, quando se desiludiu com os resultados do castrismo, era tenente-coronel e havia sido guardaespaldas do comandante Fidel durante 17 anos, muitos deles como o principal da equipe. Foi preso e cumpriu pena de dois anos. Depois, fugiu para os Estados Unidos e publicou um livro, A Vida Secreta de Fidel – as revelações de seu guarda-costas pessoal, em que conta tudo e mais alguma coisa.

Diversas fotos coloridas mostram Sánchez colado a Fidel em Cuba e no resto do planeta. Filhos, mulheres e namoradas, residências, irmãos, parentes, assessores, 200 mil cubanos enviados para guerrear em Angola comandados pelo general Ochoa. O resto só lendo o livro interessantíssimo para conhecer de perto o deus de tanta gente em Brasília e nas redações brasileiras.

Temos agora o depoimento de Leamsy Salazar, que foi o principal guardaespaldas de Hugo Chávez, contando que a coordenação do tráfico de cocaína da Venezuela para os EUA está a cargo de Hugo Rafael Chávez Colmenares, um dos filhos do finado líder bolivariano.

Notícias

Não há dia em que o noticiário da tevê não ensine mil maneiras de economizar água, seja pelo reúso do líquido, seja pela desumanidade de reduzir o esguicho do bebedor escolar a dois centímetros, obrigando os alunos a uma prova de sucção para beber três ou quatro dedais. Grande agência de publicidade promoveu concurso interno premiando com R$ 5 mil as ideias mais inteligentes. Um dos ganhadores sugeriu que os homens parem de fazer a barba, esquecido de que lavar o rosto barbado gasta muito mais água do que lavar o rosto glabro. Fazer a barba com água morna e sabonete gasta pouquíssima água, sem falar dos que usam barbeadores elétricos.

Um absurdo que precisa acabar em todos os edifícios é o hidrômetro único. Não é justo que o morador econômico pague a mesma coisa que o gastador hídrico. Fui inquilino de um apê em BH num prédio em que 15 mormons ocupavam apartamento igual ao meu. Muito educados nos elevadores, deviam tomar 15 banhos diários para sair pela cidade, engravatados, fazendo propaganda da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A faxineira me contou que os rapazes dormiam em beliches e só comiam produtos industrializados.

Nas sugestões televisivas, 80% ensinam a aproveitar a água usada nas máquinas de lavar e há engenharias domésticas tão complicadas, tão cheias de bombas, canos e depósitos, que exigem Ph.D em Harvard ou no MIT. Mudando de um polo a outro, foi entrevistada no programa de Maria Beltrão uma cantora chamada Rosemary, loura, bonita, simpática, afinada, boa voz, com tudo em cima. Curioso, fui ao Google para aprender alguma coisa sobre a moça, que obviamente não conhecia.

Tomei um susto. Chama-se Rosemary Pereira Gonçalves e nasceu no Rio, de família com ascendência ibérica, no dia 7 de dezembro de 1947. Portanto, tem 67 aninhos e parece 30, no máximo 35. É um fenômeno da natureza. Um milhão de vezes melhor que a outra Rosemary, contumaz no avião do presidente do honoris causa, que deve continuar solta e anda sumida do noticiário.

O mundo é uma bola

9 de março de 1074: o papa Gregório VII excomunga todos os padres casados. Em 1500, a esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral zarpa de Lisboa rumo a Calecute, na Índia, aproveitando a viagem para descobrir um país grande e bobo, que já pertencia a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas desde 1494.

Em 1796, casamento de Napoleão Bonaparte com Josefina de Beauharnais, sua primeira mulher. Marie Josèphe Rose Tascher de la Pagerie, nascida na Martinica em 1763, Josefina era viúva, tinha dois filhos e 33 aninhos, idade em que a mulher começa a exceler. Napoleão, dizem alguns biógrafos, não gostava que ela se lavasse.

Ruminanças

“Uma mulher linda agrada à vista e uma mulher bondosa agrada ao coração. A primeira é uma joia, a outra é um tesouro”

(Napoleão Bonaparte, 1769-1821).

Nenhum comentário:

Postar um comentário