terça-feira, 23 de outubro de 2012

Amizades virtuais migram para a vida real do pessoal com mais de 50



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Homens e mulheres na faixa dos 50 e 60 anos descobrem na internet caminhos para deixar a solidão de lado.
É um sentimento comum na fase em que os filhos saem de casa gerando a popular síndrome de "ninho vazio", como diz Sérgio Mota Correa, criador e diretor do portal Mais de 50, que tem cerca de 140 mil cadastrados.
"O site é ponto de encontro de pessoas que estão na mesma fase da vida. Os problemas e preocupações são os mesmos, então falamos abertamente sobre eles", diz.
O contato entre os usuários não se resume à esfera digital. Em São Paulo, há um almoço todo último domingo do mês, no qual comparecem entre 40 e 50 pessoas.
Um dos frequentadores assíduos desses encontros organizados pelo portal é o viúvo José Benedito de Oliveira, 65, aposentado, taxista nas horas vagas e, agora, também estudante em um curso de gestão de negócios.
"Antes de me inscrever no site eu quase não tinha amigos, os da minha juventude ficaram lá no interior. Agora saio bastante, viajo e tenho muitos amigos que deixaram de ser virtuais para se tornarem reais", diz.
Essa pequena reviravolta na vida influenciou o aposentado a tomar uma decisão importante, segundo conta: voltar a estudar. "A maior parte dos meus novos amigos fez faculdade; como não cheguei a fazer, pensei que agora tenho tempo e vontade. Não que tenha me sentido diminuído, me senti incentivado."
O mundo digital aproxima também gente que não está buscando novas amizades. As opiniões ficam tão expostas na rede que desconhecidos vão aos poucos formando grupos e descobrindo pontos em comum.
"Quando conhecemos uma pessoa virtualmente, só investimos se houver afinidades claras de pensamento. A rede nos deixa mais intolerantes, mas também nos reúne a pessoas que, de outro jeito, não fariam parte da nossa vida", diz a bacharel em Letras Iara Paiva, 32. Ela afirma que conheceu quase todos os amigos que fez na idade adulta por meio de blogs e do Twitter, mas faz questão de encontros presenciais e de convivência mesmo.
"A internet ajuda a aproximar as pessoas e a manter a amizade mesmo à distância, mas, pelo menos para mim, a presença física é importante para transformar uma empatia e uma interlocução bacanas em amizade de verdade. O contato é imbatíveis pra criar laços", diz.
(AMANDA LOURENÇO)


FRASE
"Antes de me inscrever no site eu quase não tinha amigos, os da juventude ficaram lá no interior. Agora saio bastante, viajo e tenho muitos"
JOSÉ BENEDITO DE OLIVEIRA
aposentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário