terça-feira, 23 de outubro de 2012

Quem não tem cão


Mude a função de objetos comuns para montar uma mala mais organizada e 'sustentável'
JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A mala é sempre pequena. A memória falha e não inclui na bagagem itens que se mostram essenciais quando a pessoa chega ao destino. Dar novos usos a objetos cotidianos pode facilitar a vida em viagens, além de poupar espaço e dinheiro.
"Uso saquinhos herméticos de cozinha para guardar coisas pequenas e separar as roupas por categorias, como meias ou biquínis", ensina a organizadora pessoal Ingrid Lisboa. Latinhas de pastilha também são boas para armazenar brincos e acessórios.
"Para mim, o segredo é não procurar por um objeto específico. Não diga que precisa de uma nécessaire, diga que precisa de um porta-qualquer coisa e ele aparecerá, é meio mágico isso", filosofa a publicitária Renata Borges, 32, mãe de dois e arrumadora de mala de quatro.
"Quando viajamos sou que faço as malas de todos. Tenho esse dom de incluir coisas que parecem inúteis, como cadarços, mas que acabam salvando a vida da família", conta Renata.
Foi tentando salvar a própria pele antes de uma reunião de trabalho no Rio de Janeiro que a empresária gaúcha Ana Paula Vasconcelos, 38, criou uma nova função para sua chapinha: "Abri a mala e minhas camisas estavam todas amassadas. O hotel pedia uma hora e R$ 20 por uma passadinha de ferro. Decidi passar com a chapinha e o resultado foi ótimo", diz ela.
Por ser estreita, a prancha é útil para passar golas e o espaço entre os botões. Escolha um modelo com controle de temperatura se quiser usar em tecidos mais finos.
FORA DA CAIXINHA
Saboneteiras quadradas comportam com perfeição câmeras digitais pequenas. Por serem rígidas, protegem bem o aparelho
EXTRAVIRGEM
Na falta de um limpador de sapatos, use azeite de oliva para limpar couro
BEM CHAPADA
No passado, as moças usavam ferro de passar roupa para alisar o cabelo. Hoje é possível inverter o jogo e usar a chapinha para desamassar roupas amarrotadas durante a viagem
MÃOZINHA
A caixinha velha de óculos serve como estojo para conjuntos de manicure e outras miudezas
PÉ DE MEIA
Na falta de capinhas, embale óculos e aparelhos dentro de meias
CADA UM NO SEU QUADRADO
Organizadores de gaveta ajudam a manter em ordem a mala do fim de semana. O truque não funciona bem para grandes quantidades de roupa
ANTIDERRAPANTE
Resolva o problema dos cabides lisos dos hotéis com elásticos de cabelo. Eles impedem que roupas sem manga escorreguem
SEM LENÇO
Clipes de papel servem como chaveiro e carteira em idas a praia e passeios sem bolsa
ENROLADOS
Tubos de papel higiênico podem funcionar como organizadores de fios de aparelhos eletrônicos
DE TOUCA
Toucas descartáveis de hotel servem para embalar sapatos e evitar que suas solas entrem em contato com as roupas

Nenhum comentário:

Postar um comentário