quarta-feira, 26 de junho de 2013

Eduardo Almeida Reis - Educação‏

Em verdade vos digo: nada faço que seja digno do Instagram e do Facebook, que nunca tive, não tenho, não pretendo ter nem sei como funciona 


Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 26/06/2013 

Fui nascido e criado ouvindo que palito é coisa que não se usa, obviamente à mesa. Nada mais feio do que palitar os dentes na frente dos outros, o que não impediu a rainha Elizabeth II, quando visitou o Brasil há mais de 40 anos, de palitar seus dentinhos diante de todos. O certo, dizem os educados pela escola que não a da realeza britânica, é palitar no banheiro e, se possível, usar fio dental, com o qual nunca me acostumei. Paciência.

Na opinião meditada do meu ilustre colaborador, o professor doutor R. Manso Neto, “educação é aquilo que a gente acha que os outros não têm”. Um exemplo: arrotar à mesa. A emissão geralmente ruidosa dos gases do estômago pela boca, também chamada eructação ou bofada, sempre foi malvista por aqui, mas me disseram que bofar já foi chique na China, como sinal de que o convidado gostou da refeição.

Preciso perguntar aos sino-mineiros, empresários belo-horizontinos que vivem viajando para a China, se eructar ainda é chique por lá. Não creio que a emissão, ruidosa ou não, de gases por outras vias seja considerada prova de educação em qualquer lugar, apesar de muito comum. Uma das maiores alegrias dos que moram sozinhos, e já se contam por milhões de brasileiros lúcidos, é a emissão de ventosidades tonitruantes. Processo natural desde que o mundo é mundo.

Outra falta de educação, aliás muito gostosa, é chiar a comida no prato. Não tem nos dicionários que consulto, mas sempre ouvi na roça: é encostar a travessa e empurrar os alimentos para o prato em que você vai comer. Hoje, almoçando sozinho por falta de companheira, chiei o picadinho para o meu prato. Chiei tão bem chiado, que sobrou até para a calça de brim cáqui, que vou botar para lavar.


Você posta?

Lindíssima estudante de direito, Manuela Mascarenhas de Figueiredo Burni confessa que posta no Facebook e no Instagram tudo o que faz, notícia que me deixa preocupado porque não posto, nunca postei e seria incapaz de postar. Em verdade vos digo: nada faço que seja digno do Instagram e do Facebook, que nunca tive, não tenho, não pretendo ter nem sei como funciona.

Dos meus amigos, um único posta. E como posta! É contumaz no postar envelopes nos Correios de Brasília, DF, onde se postou há séculos, depois de nascer em Mariana, a cidade mais antiga de Minas Gerais. Danilo Carlos Gomes é o último dos epistológrafos brasileiros e um dos poucos que restam no planeta: há notícia de um sujeito que escreve cartas a mão em Guiné-Bissau e um outro que as escreve na China, mas em ideogramas carta não tem peso estatístico. Acho que “a mão” aí atrás tem sinal de crase; pelo sim, pelo não, o crasear fica por conta do leitor.

Em minha ignorância abissal, escrevi Japão em vez de China, antes de descobrir que ideograma é caráter composto da escrita chinesa obtido pela combinação de dois ou mais outros caracteres representativos de palavras com sentido relacionado.

Como será a escrita no Japão? Calma, que vou ao Google e já volto: fui e voltei. A escrita japonesa moderna faz uso de três formas diferentes: o kanji, ideogramas de origem chinesa e os silabários japoneses conhecidos como hiragana e katakana. Também são utilizados os algarismos arábicos e o alfabeto latino, porém menos frequentemente que as formas anteriores.

Donde se conclui que é melhor não concluir nada e confirmar o que foi dito no princípio deste suelto: Manuela Burni dispensa o burnir, que significa dar lustro, fazer brilhar, polimento, porque é mesmo muito bonita.


O mundo é uma bola
26 de junho de 684: aos 49 anos, Bento II é eleito papa. Foi o 81º papa e morreu no ano seguinte, na flor dos seus 50 aninhos. Em 1282, é realizado em Trancoso o casamento de dom Dinis, rei de Portugal, com Isabel de Aragão. Releva notar que Trancoso é cidade portuguesa, pertencente ao Distrito da Guarda, região Centro, sub-região da Beira Interior Norte, que hoje tem cerca de 3200 habitantes e está situada num planalto em que o ponto mais alto tem 898 metros. Não confundir com Trancoso, na Bahia, onde se casam os mineiros realmente chiques.

Em 1483 Richard III se torna rei da Inglaterra. Foi o último rei da Casa de York e teve sua vida retratada por Shakespeare na peça Ricardo III. Seu esqueleto foi encontrado em 2012 num parque de estacionamento construído sobre as ruínas de uma capela franciscana.

Em 1541, Francisco Pizarro é assassinado em Lima pelo filho de Diego Almagro, seu companheiro e depois antagonista. Diego foi capturado e executado. Pizarro nasceu em 1476 em Trujillo, na Estremadura, que ora encontro com xis, ora com esse. Foi ele quem subjugou o Império Inca. Em 1718, Alexei Petrovich, filho de Pedro, O Grande, morre misteriosamente depois de sentenciado à morte por seu pai, contra o qual conspirava. Bem-feito!  Hoje é o Dia do Professor de Geografia.


Ruminanças
“A geografia será assim a ciência do presente, explicada pelo passado; a história a ciência do passado, que explica o presente” (Afrânio Peixoto, 1876–1947).

Nenhum comentário:

Postar um comentário