segunda-feira, 1 de julho de 2013

Nova rede social Potluck estimula conversa a partir do compartilhamento de links

folha de são paulo
Anderson Leonardo
A Branch, start-up financiada pelos cofundadores do Twitter Biz Stone e Evan Willians, lançou, no mês passado, o Potluck, rede social de compartilhamento de links.
Josh Miller, diretor de produto e cofundador da Branch, descreve o serviço como uma "festa caseira da internet".
Ele diz que o site é voltado aos internautas que nunca escreveram um post de blog ou tuitaram. De acordo com a firma de pesquisas Pew Research, eles representam 86% de toda a internet.
O novo site segue os princípios do primeiro produto da empresa --também chamadoBranch, que permite iniciar conversas e discussões com usuários convidados.
Mas, enquanto o Branch é mais usado por marcas e editores, que apostam em especialistas para realizar debates de alta qualidade sobre os mais diversos assuntos, o Potluck almeja ser o lugar em que os usuários comuns da internet se encontram para conversar sobre as coisas mais bacanas da rede com seus círculos de amigos.
Reprodução
Tela da versão web do Potluck, que deve ganhar um aplicativo para iOS em breve
Tela da versão web do Potluck, que deve ganhar um aplicativo para iOS em breve
SIMPLICIDADE
É impossível se perder no Potluck. Simples, a rede social consiste de elementos básicos onipresentes no site.
À esquerda, existe uma espécie de "linha do tempo", que reúne os links compartilhados pelos contatos em tamanho reduzido.
Clicando nas prévias para expandi-las, o site oferece a possibilidade de mostrar o interesse por um conteúdo --através de um botão em forma de coração-- ou iniciar uma conversa sobre o tema na caixa de comentários.
No texto de apresentação do Potluck, Miller explica que o site não foi pensado para medir quantos "curtir" você recebe, ou criar um álbum de "fotos de tirar o fôlego".
"Na maioria das redes sociais, você está sob pressão constante para atender às expectativas", escreveu.
O Potluck, Miller diz, não é sobre sua persona, sua imagem na internet, mas sobre os interesses que unem os usuários em torno de um assunto em comum.
O maior exemplo disso é que o site não identifica o autor de um post na barra lateral. Não há nomes nem fotos. Para descobrir quem são as pessoas engajadas com um link, é preciso expandi-lo.
Outro traço do Potluck é o foco na interação entre amigos e conhecidos. No início, portanto, seu público é limitado aos contatos do Twitter, do Facebook e do Gmail.
Mas isso não quer dizer que você não pode encontrar pessoas novas. Amigos de amigos podem interagir com os seus posts, dando-lhe a opção de adicioná-los.
REDDIT
Nas redes sociais e em veículos especializados, o Potluck tem sido comparado ao já consagrados Reddit, que também têm na sua essência o compartilhamento de links, imagens e vídeos interessantes encontrados pela internet.
Mas, como aponta o site especializado em tecnologia "The Next Web", a rede social da Branch se difere por não medir os votos positivos que um link pode obter --aparece aí mais uma vez o princípio de não focar a persona, mas o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário