quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FERNANDO BRANT » O tempo não passa‏

Minha jornada é lenta e me socorro da capacidade de pensar a vida e o mundo


Estado de Minas: 18/09/2013 



Gostei muito de um texto que li nos jornais, de autoria de Carlos Heitor Cony. Para ele, os ministros novos do Supremo, que não participaram do julgamento do mensalão e agora querem influir em suas consequências, estariam emendando um soneto que não escreveram. Esse e outros escritos frequentam meu olhar enquanto curto um período de repouso forçado em casa. Ao contrário do que cantava o Cazuza, “o tempo não para”, o meu escorre devagar, manso, gota a gota. Não me sinto um observador de ampulheta exatamente porque busco preencher meus dias com leituras, noticiários repetidos de tevê e jogos de futebol. Vejo todas as séries, de todos os lugares, todos os esportes.

Mesmo assim minha jornada é lenta e me socorro da capacidade de pensar a vida e o mundo. Qualquer estímulo exterior me atiça. E a mente surpreende com ideias, algumas sensatas e outras malucas. É comum do ser humano. Desço para o quintal e me vejo me inebriando com o canto de uma sabiá, que me comove, mas incomoda uma paulistana que reclama que a fêmea do passarinho ensina seus filhotes a cantar na madrugada da metrópole. Ela o faz naquela hora para não atrair os predadores, mas a mulher urbana se desespera com a aula de cantar. Reclama que não dorme.


Agora me vejo a contemplar pequenos insetos que caminham pelo chão do terreiro. De onde vieram, para onde vão? Quanto tempo de vida têm, se não forem pisados por algum sapato distraído? O sol está quente, a piscina azulzinha e não posso mergulhar meu corpo nela, pelo menos por uns dois meses, penso, quando o calor da primavera estiver habitando o nosso cotidiano.


Uma pequena folha de papel chama a minha atenção. É uma anotação que fiz para algum escrito: abaixo qualquer ditadura. Temos de reconhecer que para muita gente ditadura só é ruim se é comandada por forças de uma ideologia diferente da sua. Quando os seus companheiros é que oprimem o povo, não há problema. Os fins justificam os meios e o que se quer é o bem futuro de todos. A história está cansada de dizer que não é bem assim: tudo de bom para os comandantes e seus aliados e masmorra para quem não concordar com eles. Tenho nojo de ditaduras e ditadores.


Outro lembrete solto no papel: quem precisa ser controlado é o governo. Os governos não têm o direito de controlar nossa liberdade. Os cidadãos é que devem controlar os governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário