quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cursos Pós #CONFOA2013


QUARTA-FEIRA | 09 DE OUTUBRO
Cursos Pós-Conferência - 9h – 12h  
OFICINA 1 – Interoperabilidade e repositórios: novos serviços de apoio à atividade científica e académica
Ministrantes: José Carvalho, Eloy Rodrigues, Ricardo Saraiva e Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Carga horária: 03 horas

Sessão tutorial sobre a Interoperabilidade entre repositórios e outros sistemas de informação de apoio à atividade científica e académica e demonstração de serviços de valor acrescentado para repositórios. Este treinamento permite conhecer todo o ciclo da informação nestes contextos, a importância da utilização das normas e diretrizes e a mais valia da informação em rede. Aborda ainda as principais iniciativas internacionais relevantes nesta área.
Programa:
1. Conceito de Repositório aberto e importância da Interoperabilidade
2. Desafios e oportunidades da interoperabilidade em repositórios de acesso aberto
3. Pilares da interoperabilidade, normas, direterizes e a qualidade dos repositórios
4. Interoperabilidade e novos serviços em repositórios: o caso do RepositoriUM
5. Serviços e projetos a nível nacional e transnacional: os casos do RCAAP e OpenAIRE
OFICINA 2 – Gestão de Propriedade Intelectual para o Acesso Aberto ao Conhecimento Cientifico
Ministrantes: Carolina Rossini– SPARC/ARL e conselheira OKFN Brasil e Projeto REA-Brasil (coordenação), John Wilbanks – Sage Bionetworks, Everton Zanella – OKFN Brasil, Alexandre Hannud Abdo – OKFN Brazil e USP, Debora Sebriam – Projeto REA Brasil e Instituto Educadigital
Carga horária: 03 horas
Programa:
Este workshop tem como objetivo proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre o acesso aberto, recursos educacionais abertos e dados abertos como formas primordiais para publicação e gestão do conhecimento gerado na universidade pública.
Partindo de um mapeamento do atual estado de acesso aberto no Brasil, de exemplos de políticas implementadas em algumas universidades/países e da solidificação de conceitos sobre o acesso aberto e interoperabilidade legal e técnica, este workshop irá fornecer dicas e instruções sobre como divulgar seu trabalho por meio de estratégias de Acesso Livre, assim como proteger seus direitos de autor na cultura digital. O debate tratará de questões institucionais relacionadas a transferência de tecnologia e respectivas estratégias de embargo de depósito e publicação.
Também englobará exercícios práticos e guiados para que os participantes compreendam melhor sobre as licenças do Creative Commons, GPL e outras licenças em geral, e aprendam como escolhê-las, implementá-las, como interoperam com outras licenças e como medir seu impacto.
Recursos complementares:
* Iniciativa de Budapeste pelo Acesso Aberto - http://www.opensocietyfoundations.org/openaccess/translations/portuguese-translation
* Relatorio SPARC: Country Report - Brazil, por Carolina Rossini
* Princípios Panton - http://pantonprinciples.org/translations/#Portuguese
* outros TBC
OFICINA 3 – A lei de Direitos Autorais e respectivas limitações para bibliotecas e arquivos
Ministrantes: Francimária Lacerda Nogueira Bergamo (DDI)
Carga horária: 03 horas
Programa:
Esta oficina tem por objetivo discutir a revisão da lei autoral brasileira que deverá ser submetida ao Senado brevemente, bem como explicitar o contexto de negociações na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) acerca da ampliação das limitações e exceções ao direito do autor e acesso à cultura, implicando em decisões que podem afetar seriamente nossas atividades. Entendemos que nos encontramos em um momento crítico, no qual a posição das bibliotecas, arquivos e instituições educacionais deve ser claramente manifestada.
Cursos Pós-Conferência – 14h – 17h
OFICINA 4 – Gestão de dados científicos: o papel das bibliotecas
Ministrantes: Pedro Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Carga Horária: 03 horas
O mote para o workshop é a necessidade de compreender o papel que as bibliotecas e serviços de informação e documentação têm hoje que desempenhar no domínio dos dados científicos produzidos pelas instituições de investigação. Com base neste referencial, serão trabalhados de forma integrada os seguintes tópicos: planeamento da gestão de dados científicos, curadoria e ciclo de vida dos dados científicos, etapas da gestão de dados científicos, metadados e repositórios de dados científicos, e políticas institucionais para a gestão dos dados. Pretende-se assim traçar uma visão geral dos principais campos de compreensão e intervenção dos profissionais envolvidos na gestão de informação científica e académica.
Programa:
1. Dados científicos: conceitos e tipologias
2. Gestão de dados científicos: relevância e desenvolvimentos
3. Ciclo de vida dos dados científicos e etapas na gestão dos dados
4. Recomendações da LIBER sobre o papel das bibliotecas na gestão de dados
5. Políticas institucionais para a gestão dos dados
6. Planeamento da gestão de dados científicos
7. Documentação, metadados e repositórios de dados científicos
OFICINA 5 – Boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica
Ministrantes: Bianca Amaro, Luísa Café, Maria Fernanda Melis, Michelli Costa e Tainá Batista – equipe do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação – Ibict

Carga horária: 03 horas

Programa:
1. Para começar um repositório institucional
1.1. Conceitos e natureza
1.2. Eliminando males entendidos
2. Definição das políticas
2.1. Política institucional
2.2. Política de funcionamento
2.3. Termo de autorização de distribuição não exclusiva de conteúdos
3. Arquitetura da informação
3.1. Comunidades e coleções
3.2. Grupos de usuários
3.3. Permissões e políticas
4. Metadados
4.1. Formulários de descrição por tipos de documentos
4.2. Padronização na descrição dos documentos
4.3. Controle de autoridades
5. Visibilidade
5.1. URL
5.2. Nomeação dos arquivos
6. Serviços de informação para a comunidade acadêmica
6.1. Disseminação Seletiva da Informação (RSS e assinatura de coleções)
6.2. Estatísticas
6.3. Preservação
6.4. Orientação sobre os direitos autorais
7. Divulgação
7.1. Diretórios internacionais de repositórios digitais
7.2. Ranking de repositórios digitais
7.3. Marketing
7.4. Redes sociais


Realização:Organização:Apoio:
SIBiUSPFCCNUniversidade do MinhoFCTIbictCNPqFAPESP

Este trabalho está sob a Licença Creative Commons Attribution 3.0.

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