quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Envelhecimento do corpo humano‏

Guydo Marques Horta Duarte
Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Quadril,
coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Vila da Serra


Estado de Minas: 17/10/2013 



Vemos cada vez mais pessoas idosas fazendo as suas caminhadas no espaços públicos da cidade, assim como em clubes e praticando esportes. Essas imagens são muito positivas, principalmente se fazemos comparações com décadas atrás, quando uma pessoa com mais de 65 anos de idade era muito distante desse comportamento dos tempos atuais. Os avanços da medicina e a prevenção de doenças são dois pontos que devem ser ressaltados como aliados dos idosos.

Entretanto, temos que destacar que os problemas relacionados ao sistema músculo-esquelético com disfunções dos ossos, músculos e articulações estão entre os principais que acometem a saúde dos idosos. Nesses casos, roubam-lhes a independência devido a dores, redução da capacidade de andar, limitação das atividades da vida diária, comprometendo a qualidade de vida e dificultando o tratamento de outras doenças, relacionadas a altos índices de mortalidade, como as cardíacas e diabetes, por exemplo.

O envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais preocupante. Envelhecer com qualidade, ou seja, com independência, sem dores articulares e ósseas, é um desafio que cada vez mais se impõe, revestindo-se de grande importância social e de saúde pública. As principais doenças do aparelho locomotor dos idosos, que não podem ser completamente evitadas, mas sim minimizadas e controladas, são a osteoporose, a perda de massa muscular (sarcopenia) e a osteoartrose. Medidas preventivas como atividade física, recreativas, ocupacionais e dietéticas são fundamentais.

A osteoartrose degenera a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos que se articulam. São causas importantíssimas de incapacidade, principalmente quando acometem as articulações de apoio dos membros inferiores como o quadril e o joelho, levando o idoso, e também os jovens, a uma imobilidade crônica com as suas graves consequências.

Podemos dizer que as doenças que acometem o sistema locomotor no idoso são inter-relacionadas. Por exemplo, uma pessoa que sofre de osteoartrose do quadril tem a sua osteoporose e perda de massa muscular exacerbadas por essa doença, que agrava as outras duas citadas. O tratamento dela é condição primordial para as outras. Portanto, para tratamento, é necessária uma abordagem sistematizada e que tem várias opções terapêuticas, muitas vezes cirúrgicas. A atividade física é o pilar central no tratamento da osteoporose e da sarcopenia, associada a uma dieta adequada, para suprir as necessidades de cálcio e proteína. Sem adequada exposição à luz solar, para permitir a síntese de vitamina D, o cálcio ingerido não é absorvido convenientemente.

Doenças causadoras de dor ou deformidades, que impeçam a prática de atividade física ou que comprometam a capacidade de marcha, devem ser enfrentadas e eficientemente tratadas, para preservar a saúde não só esquelética, mas geral, o que é vital. Cuidar da saúde músculo-esquelética do idoso equivale a preservar a vida e sua qualidade, bem como, evitar quedas, causadoras de fraturas, que têm um alto índice de morbidade e mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário