terça-feira, 12 de novembro de 2013

Atendimento e lojas do futuro na ordem do dia

Correio Braziliense - 12/11/2013

A loja do futuro terá prateleiras modernas com leiaute inovador, atendimento personalizado e pagamento por meio do celular. Essas e outras novidades prometem atrair a atenção de empresários, gestores públicos, profissionais liberais, especialistas e acadêmicos no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços — Simbracs 2013. O evento começa às 9h30 de hoje e segue até amanhã no Centro de Convenções. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Composto por sete eixos temáticos — empreendedorismo, relações de consumo, fomento, inovação e negócios, capital humano e indicadores, desenvolvimento regional e comércio exterior —, o Simbracs apresentará painéis que discutirão temas como a transição da pequena para a média empresa, bem-estar do consumidor, competitividade, terceirização, meios de pagamento, combate à pirataria, compras governamentais, relações entre franquias, lojistas e centros comerciais.

A novidade desta segunda edição do Simpósio será um espaço de exposição de soluções inovadoras. Dez entidades, entre elas Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara E-Net (Câmara Brasil de Comércio Eletrônico), apresentarão as melhores soluções em inovação e tecnologia. A mostra será composta por loja e restaurante do futuro, plataformas de comércio eletrônico, além de uso e aplicabilidade de etiquetas inteligentes e impressoras 3D.

Promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o Simbracs faz parte das ações do Plano Brasil Maior e do Plano Plurianual do governo federal para alavancar o setor. O objetivo é fortalecer as políticas públicas que promovam a inovação, a competitividade e a internacionalização do setor terciário brasileiro, com foco no bem-estar do consumidor. O evento tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com o secretário de Comércio e Serviços do Mdic, Humberto Luiz Ribeiro, os debates que ocorrem no evento contribuem para a formação de uma agenda de trabalho. “Os assuntos discutidos em 2012 se transformaram em metas para o evento deste ano, além de contribuir para o fomento de novas políticas públicas para o setor.”

Segundo ele, o uso do cartão de crédito como pagamento exclusivo nas compras, um dos temas mais polêmicos do evento do ano passado, possibilitou a criação de um projeto de lei que pretende desonerar o gasto com transações e máquinas de cartões ao sugerir a quitação de uma conta com o uso do celular. “A proposta está em análise no Congresso e depende de regulamentação do Banco Central. Isso só aconteceu depois de uma demanda e sugestão do setor e da sociedade civil”, explicou Humberto Ribeiro. (SO)




Brasil Maior

A primeira edição do Simbracs ocorreu em 26 e 27 de novembro de 2012 e contou com a participação de 1,6 mil pessoas entre prefeitos, secretários de governo e entidades sindicais. O evento faz parte do Plano Brasil Maior,  política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo Dilma Rousseff.

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