quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Um dos fenômenos mais fascinantes do 20 /11 Camila Pavanelli de Lorenzi

Um dos fenômenos mais fascinantes do 20 de novembro é o seguinte: se a cada sexta-feira e a cada feriado a internet é tomada por fotos de bebidas e baladas e posts de deus-bençôe-meu-dia-de-folga, no 20 de novembro o procedimento operacional padrão é bem diferente. Curiosamente, parece que no 20 de novembro todo mundopassa de empregado a diretor da FIESP: reclama-se que no Brasil tem feriado demais, que por conta dos feriados as empresas deixam de ganhar milhões por ano, que é por esse tipo de coisa que o Brasil não vai pra frente.

O excesso de feriados e seus danos para a indústria e o comércio no Brasil não costumam ser lembrados no Carnaval, no Natal nem no Ano Novo, mas são invocados com frequência surpreendentemente alta no Dia da Consciência Negra. São estes terríveis danos, aliás, a justificativa usada para a suspensão do feriado em Curitiba.

Eu fico só lembrando dos anúncios de "procura-se escravo fugido" em que era oferecida uma boa recompensa a quem encontrasse o fugitivo. Os escravos fugidos, afinal, representavam uma perda financeira bastante real para seus senhores.

No dia em que deveríamos lembrar a luta de alguns pela liberdade, preferimos repetir o mimimi de outros pelo dinheiro que estão deixando de ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário