domingo, 29 de dezembro de 2013

Eduardo Almeida Reis-Compostura‏


Religiosos e ateus têm compromisso com a compostura, modo de ser, de estar, de agir, especialmente o que revela sobriedade, educação, comedimento

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 29/12/2013 


Compostura

Camisa polo, bermudão, canelas de fora, chinelos de dedos. Visual tolerável no tempo quente, com a só condição de que o cavalheiro tenha canelas decentes e não exerça função incompatível com certa liberdade fashion. Parece-me – e o leitor dirá se tenho razão – que um padre católico, na cidade de Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, exagerou na dose quando se deixou fotografar naqueles trajes, ao lado de outro padre e de uma restauradora, na igreja em que trabalha.

É sabido que o hábito não faz o monge, o que significa dizer que a aparência não mostra quem a pessoa realmente é. Mas é preciso que o monge esteja usando sua indumentária religiosa. A história está referta de cavalheiros trajando batinas, do português antigo abatina, latim eclesiástico abbatina (vestis) “veste própria de abade”, que desonraram o hábito e a profissão que exerciam.

Contudo, me parece que bermudão, canelas de fora e chinelos de dedos, numa igreja belo-horizontina, são exageros intoleráveis até para os crentes que a frequentam, quanto mais para o sacerdote que nela dá expediente. Realmente, batina é difícil de justificar, a exemplo daquela espécie de avental usado pelos conselheiros do Tribunal de Contas de Minas. Daí às canelas expostas vai uma grande distância.

Quando aliviou a barra da sotaina negra, o catolicismo adotou um traje discreto, calça e paletó escuros, colarinho branco (clerical collar), nome que não encontro aqui nos dicionários de inglês. Vejo clergyman é clérigo, indivíduo que pertence à classe eclesiástica. Não posso jurar, mas acho que naquele tempo clergyman foi usado como sinônimo de traje eclesiástico.

Religiosos e ateus têm compromisso com a compostura, modo de ser, de estar, de agir, especialmente o que revela sobriedade, educação, comedimento. Já o pastor Romildo Ribeiro Soares, R. R. Soares para os crentes, de terno e gravata cantando e dançando no palco do seu templo, é o tipo do espetáculo constrangedor. A propósito, Romildo já se estabeleceu na Cale Lavalle, em Buenos Aires, onde deve tangar para os portenhos. Padre de canelas de fora deveria ser excomungado, salvo melhor juízo.

Fatos e versões 

Que interesse pode existir, salvo para a perícia, no vídeo em que o Porsche do ator Paul Walker bate e pega fogo? É o que sempre me pergunto quando exibem tais vídeos na televisão ou no provedor de internet. Será que existe gente cruel ao ponto de gostar daquilo, ou “curtir” como diz o provedor Terra?

Muito mais útil é o e-mail da laranja na feijoada. Vou pedir à comadre que me faça uma feijoada só para ver se o negócio funciona. A lição é a seguinte: ponha uma laranja inteira com casca (bem lavada) na feijoada junto com as carnes. A gordura passa quase toda para dentro da laranja. Basta cortá-la para confirmar. E a feijoada, deliciosa, fica light.

Você também pode experimentar com um pedaço de linguiça. Ferva a água, fure a linguiça com um garfo, ponha a laranja na panela e depois a linguiça. Em cinco minutos toda a gordura passa para dentro da laranja. Depois, frite a linguiça para ver como está uma delicia. E tem mais uma coisa: a panela fica sem gordura.

Jornalismo é serviço e feijoada magra faz menos mal que a gorda. Em verdade, nada faz bem porque “viver faz mal à saúde”. Acho que a frase é de João Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo, filho de Florduardo Pinto Rosa. O sobrenome de seu Flor suscita no Brasil o assunto PIB, Produto Interno Bruto. A exemplo do Pinto Rosa, depois de curtos períodos de entusiasmo, o PIB brasileiro desanima.

O mundo é uma bola

29 de dezembro de 534: publicado o Codex repetitae praelectionis, uma atualização do Digesto, que ninguém sabe o que é. Portanto, vamos lá: o Corpus Juris Civilis ou Corpus Iuris Civilis (em português Corpo de Direito Civil), é uma obra jurídica fundamental publicada entre os anos 529 e 534 por ordem de Justiniano I, imperador bizantino. Dentro de seu projeto de unificar a expandir o Império Bizantino, Justiniano I viu que era indispensável criar uma legislação congruente, que tivesse capacidade de atender às demandas e litígios da época.

Em 1482, a Ilha do Pico é integrada à capitania do Faial, data importantíssima porque foi na Ilha do Pico que nasceu, alguns séculos depois, o advogado Artur Tavares Bettencourt, açoriano de velha e boa cepa, que emigrou menino para o Brasil, foi juiz de direito e hoje advoga em Pouso Alegre, Minas Gerais.

Em 1821 a Gazeta do Rio de Janeiro passa a se chamar Gazeta do Rio. Em 1864 é fundado em Lisboa o Diário de Notícias, o mais antigo jornal diário português. Em 1891 Thomas Edison patenteia o rádio. Em 1898, o coronel John Patterson consegue caçar o segundo dos leões assassinos que comeram mais de 140 pessoas na região de Tsavo, Quênia. Em 1992, Fernando A. Collor de Mello renuncia à Presidência do Brasil.

Ruminanças
“Nada é mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem” (Nelson Rodrigues, 1912-1980).

Nenhum comentário:

Postar um comentário