domingo, 22 de dezembro de 2013

Eduardo Almeida Reis - Funciona


Lóbulos das orelhas feminis foram inventados para o mordiscar do macho da espécie

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 22/12/2013 



Leitores atentos descobrem coisas de que a gente nem desconfia. A última foi a notícia de que há cores diferentes na parte inferior do tubo de cada creme dental. Assim, o verde significa “natural”, o azul é “natural +”, o vermelho é “natural + composição química” e o preto é “química pura”.

Nada tenho contra a química pura. Se tivesse não seria amigo do Roldão, que é o mais puro dos químicos e o maior ombudsman da imprensa brasileira. Fui ver e descobri que o creme que uso há séculos tem no tubo um quadrinho vermelho, sinal de que é “natural + composição química”. Tem funcionado.

O que funciona mal é o Windows 7 Ultimate. Este belo suelto andava muito maior quando meu computador teve um treco e disparou a apagar as palavras, letra por letra, das linhas recém-criadas: na emergência, quase engoli o charuto. Recorri ao “reiniciar” e o negócio parece consertado depois de dois ou três parágrafos perdidos. Antes, cliquei “salvar” e não salvei nadinha. Donde se conclui que o Windows 7 Ultimate é um perigo ainda maior do que os cremes dentais com o quadradinho preto.

Anyway, cores nos tubos de cremes dentais suscitam assuntos diversos, todos da melhor supimpitude, como o tratamento dispensado pela apresentadora Raquel Novaes ao presidente do Crea-RJ, depois da implosão de um pequeno trecho da Perimetral, que os velhos taxistas portugueses chamavam de Ponte Experimental.

Linda morena, Raquel tem belos dentes e usa óculos indispensáveis nas mulheres realmente de ponta, mas usa brincos incompatíveis com os óculos. Lóbulos das orelhas feminis foram inventados para o mordiscar do macho da espécie.

Além das argolas de ouro, Raquel chamou o presidente do Crea-RJ de “seu Agostinho”. Ora, o tratamento brasileiro para qualquer cidadão mais velho, seja engenheiro, arquiteto, músico ou técnico em TI sempre foi “doutor”. Mesmo aqueles que obtêm doutorados de araque, se mais velhos merecem o tratamento doutor. Raquel pisou na bola.

Ninguém escapa

Sala de espera de consultório médico, nove da manhã, ninguém escapa da bióloga especializada em zoologia, filha do italiano Natale Giuseppe Maffeis, nascido em Albano Sant’Alessando, Bérgamo, e de Lourdes Braga.

A bela senhora nunca me fez mal, mesmo porque jamais assisti aos seus programas de televisão, a não ser à força nas salas de espera dos consultórios médicos, onde o estado de espírito do telespectador nunca é dos melhores.

Só agora, na Wikipédia, aprendo que ela nasceu em São Joaquim da Barra, SP, dia 1º de abril de 1949, faz muito sucesso desde 1999, formou-se em biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, campus de São José do Rio Preto, o que talvez explique a figura abominável do Louro José a seu lado.

Em rigor, nada tenho contra o seu programa, desde que não seja forçado a assisti-lo. Na manhã em que fui vítima parece que a excelente senhora cuidava das fobias. Ouçamos Houaiss: em psicopatologia, fobia é estado de angústia, impossível de ser dominado, que se traduz por violenta reação de evitamento e que sobrevém de modo relativamente persistente, quando certos objetos, tipos de objeto ou situações se fazem presentes, imaginados ou mencionados. As fobias são classificadas entre as neuroses de angústia, na teoria clássica das neuroses.

Admitamos, então, minha violenta reação de evitamento ao programa da excelente senhora e não se fala mais nisso, falou?

O mundo é uma bola

22 de dezembro: faltam nove dias para acabar o ano e vêm por aí muitos feriados, além das férias que você não deve deixar de curtir. Deixe para descansar das férias a partir de março, que o país é grande e bobo. Em 1761, criação do Ministério da Fazenda no Brasil, ou, pelo menos, é o que consta da Wikipédia. Verdade ou engano, só uma coisa é certa: nunca, jamais, em tempo algum o Brasil teve à frente do MF um gênio tão extraordinário como o do ministro Guido Mantega, economista admirável de uma escola que só ele entende. Nelson Rodrigues dizia que para cada gênio há 10 milhões de imbecis. Guido modificou esse número, quando se sabe que no Brasil há 200 milhões de imbecis incapazes de entender a sua genialidade.

Em 1904, fundação da Associação Internacional de Motociclismo. Quando tenho tempo assisto ao vivo e em cores aos diversos grandes prêmios de motovelocidade. Terminadas as provas, muito me espantam os competidores quando voltam para os boxes como se estivessem numa poltrona, tamanho o equilíbrio e a intimidade que têm com as duas rodas.
Em 1981, criação do estado de Rondônia onde existia o território federal do Guaporé. Rondônia tem fornecido ao Brasil uma safra extraordinária de políticos, geralmente nascidos noutros estados. Em 1986, todos os trabalhadores brasileiros passaram a ter direito ao 13º salário, isto é, todos menos muitos.
Em 1827 nasceu o açoriano Manuel de Simas, conde de Simas, primeiro e único. Fez fortuna no Arquipélago de São Tomé e Príncipe. Tive grande amigo chamado Manuel Madruga de Simas, também açoriano. Sugiro que o segundo conde de Simas seja o nosso Roldão Simas Filho.

Ruminanças


“Agir é bem diferente de falar, ainda que com eloquência, e pensar, ainda que com engenho” (Marcel Proust, 1871-1922).

Nenhum comentário:

Postar um comentário