quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Eduardo Almeida Reis-Vírgula‏

Vírgula 
 
Falta aos casamentos um botão de reinicialização quando enguiçam
Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 08/01/2014




Sou capaz de apostar que o leitor conhece de nome e de vista, por meio da tevê, o admirável líder Kim Jong-un, da Coreia do Norte, como também aposto que o caro e preclaro amigo, mesmo sabendo dela, nunca estudou a relação viriavunculocal do jovem Jong-un, filho de Kim Jong-il, que nos deixou em 28 de setembro de 2011. Quando tomei conhecimento da existência do adjetivo de dois gêneros viriavunculocal, tomei um susto com as últimas sete letras. Mais assustado ainda fiquei quando soube que significa o mesmo que avunculocal, também adjetivo de dois gêneros relativo a avunculocalidade, que, como todo mundo ignora, é o costume institucionalizado segundo o qual, após um matrimônio, os cônjuges vão morar com o tio materno, ou na mesma povoação. Kim Jong-un não apenas se recusou a morar com o tio como mandou matá-lo. Sua tia, ao que tudo indica, ficou muito satisfeita, porque deve ser duro aguentar os puns do segundo homem mais forte da República Democrática Popular da Coreia. Comunista adora a palavra “democrática”, tanto assim que a Alemanha comunista, criada em 1949, era a Deutsche Demokratische Republik. E dizer que dei com este venerando costado em viriavunculocal quando procurava no Houaiss a definição de vírgula: “sinal gráfico de pontuação ( , ) que indica pausa ligeira e é usado para separar frases encadeadas entre si ou elementos dentro de uma frase”. 

Pronto: deu a louca no Word 7 Ultimate, que começou a usar o sinal vírgula dobrado, o mesmo que aspas, embaixo da palavra que se quer aspear. Reinicializei e consertou. Falta aos casamentos um botão de reinicialização quando enguiçam, mas cuido da vírgula para dizer ao leitor que estou convencido de que o sinal gráfico tem vida própria. Andei relendo um livrinho que publiquei há quatro anos e descobri em cada página pelo menos 20 vírgulas que não me lembro de ter usado. Nem me lembro delas quando o livro saiu da gráfica. Portanto, só podem ter surgido depois que os exemplares foram parar nas estantes. É fenômeno que merece análise do pessoal que estuda essas coisas.

Números

Sentei-me diante do computador para escrever que, se pudesse, só compraria mantimentos na rede Gomes Supermercados, depois que Eugênio Ferraz, o diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, são-lourenciano de velha e boa cepa, me contou que o próprio Gomes vive comentando o que escrevo nesta coluna. São Lourenço é município sul-mineiro e o IBGE nos diz que o Brasil tem 5.561 municípios, 853 dos quais em Minas Gerais. Os 5.561 suscitam a seguinte pergunta: que interesse tem para o telespectador brasileiro e para a humanidade em geral a notícia de que o vereador Eduardo Soltur (PSD), o mais votado em Guarulhos (SP), e presidente da Câmara, estaria envolvido em contratos suspeitos da prefeitura com a Viação Transpérola, que estaria em nome da senhora Karina Celeste Moura? O ilustre homem público admite ser o pai de dois filhos da empresária Karina, mas a pergunta continua sendo: isso é notícia para telejornal de veiculação nacional? Se o pastor das toalhinhas inaugura um templo na Via Dutra, atrai 150 mil pessoas e os engarrafamentos impedem o acesso dos passageiros ao aeroporto de Cumbica, que fica em Guarulhos, tudo bem: é notícia. Como também é notícia o prédio em construção que desaba no Centro daquela cidade. Mas corrupção guarulhense? Notícia, no meu entendimento de philosopho, seria a de que, entre os 5.561 municípios brasileiros cinco ou seis não estão envolvidos em negócios escusos. Aí, sim, o fenômeno mereceria reportagem de veiculação nacional.

O mundo é uma bola

8 de janeiro de 1198: eleição do papa Inocêncio III, nascido Lottario dei Conti di Segni, de família nobre italiana. Inocêncio convocou o 4º Concílio de Latrão, o mais importante da Idade Média, de grande relevância em diversos campos teológicos. Foi contemporâneo de São Francisco de Assis e é conhecido por ter aprovado sua recente ordem religiosa, como também é lembrado por sua defesa do primado papal. É possível, como também é provável, que tenha inspirado o batismo de ilustre político nordestino, o médico Inocêncio de Oliveira (PR-PE). Em 1297, independência de Mônaco, só recentemente consolidada quando passou a residir no principado Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno, amigo do nosso Jaeci Carvalho. Em 1805, a Colônia do Cabo, na África do Sul, torna-se colônia britânica, 208 anos antes do pranteado e interminável enterramento de Nelson Mandela. Em 1889, Herman Hollerith patenteou sua máquina de tabulação, que foi usada pela primeira vez para compilar os dados de um recenseamento. Os leitores menos jovens estão decerto lembrados que holerite, substantivo feminino, era sinônimo de contracheque no tempo de antigamente: documento que comprova o depósito dos vencimentos de um funcionário em sua conta bancária, ou que o habilita a receber na tesouraria. Em 1963, di-lo a Wikipédia, “é adoptada a bandeira do estado de Minas Gerais”, o que faz de 8 de janeiro um dia importante como evento vexilológico. Hoje é o Dia do Fotógrafo e da Fotografia.

Ruminanças

“O Brasil corre o risco de ficar obsoleto antes de ficar pronto” (Claude Lévi-Strauss, 1908–2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário