sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Promessas para o novo ano - Mário Quirino

Promessas para o novo ano
 
Mário Quirino
Diretor do Instituto Você e especialista em Programação Neurolinguística (PNL)

Estado de Minas: 03/01/2014


O fim de ano passou e já inauguramos o ano novo com muitas expectativas para 2014. Tradicionalmente, as pessoas fazem promessas de réveillon, com metas e objetivos a cumprir na virada do ano. O comprometimento vai desde emagrecer alguns quilinhos a economizar para comprar a casa própria ou o carro. Independentemente da proposta, é essencial não deixar que a promessa fique apenas no calor da emoção do ano-novo. Fazer um planejamento, até mesmo em uma folha de papel, é importante para não deixar os objetivos traçados somente na memória.

O fim de ano é um período mais tranquilo para algumas pessoas, tornando propício repensar atos e atitudes dos meses passados, ter pensamentos otimistas em relação ao futuro e criar novas resoluções para o ano seguinte. Uma das explicações para isso é a necessidade do ser humano de viver em ciclos e marcos que estabeleçam uma sensação de começo e fim. Por isso, virou tradição ambicionar objetivos para o ano novo. Entretanto, também se tornou comum a não continuidade dos planos. Talvez, a correria do cotidiano dificulte a reflexão sobre os atos e, até mesmo, sobre a carreira profissional. Uma das principais causas desse declínio e desânimo está na falta de planejamento.

A primeira etapa para não deixar de lado as promessas é fazer o projeto por escrito. Objetivos que ficam apenas na memória costumam não funcionar e serem esquecidos. É preciso programar, planejar, reprogramar e não esquecer que, para alcançar as mudanças pretendidas, o começo tem que ser pequeno. Reflita sobre as metas e como alcançá-las. Quem pretende economizar dinheiro, por exemplo, deve saber quanto ganha e quanto gasta. Dessa forma, é possível saber com o que está desperdiçando e como pode economizar. Aquelas pessoas que querem mudar de emprego, devem, antes de tudo, ter clareza sobre o que esperam dessa mudança e analisar se a insatisfação é com a empresa ou com a carreira. Pequenas medidas acabam gerando grandes transformações.

O ideal é definir onde se está e aonde se quer chegar, e criar um eixo para que a mente possa registrar e produzir os resultados. É importante fazer um balanço sobre como foi o ano e avaliar se os objetivos foram alcançados. Muitas vezes, a impressão será que estamos deixando a vida nos levar, paralisados e acomodados com o que está acontecendo. As limitações da mente, em diversos casos, nos impedem de seguir em frente e são prejudiciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.

É saudável fazer promessas de réveillon, pois mostra que a preocupação é sempre evoluir e aperfeiçoar as habilidades, os objetivos e os pensamentos. Contudo, mais benéfico ainda é cumprir tudo o que foi proposto. A disciplina e força de vontade são combustíveis para conquistar e alcançar as metas. O objetivo principal é ter um “plano de voo”. Se você não tem destino para seguir, ainda há tempo. Planeje e lute pelo tempo. Faça uso de suas forças e concentre-se nas metas. Isso é um investimento e, o melhor, em você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário