domingo, 4 de maio de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 04/05/2014



 (Animal Planet/Divulgação)

Predadores De hoje ao dia 11, entre 20h e meia- noite, o Animal Planet exibe a Semana dos predadores, com uma seleção do melhor das séries que investigam animais selvagens, seus hábitats, e a sina do caçador: matar para viver. Um dos corajosos aventureiros desta empreitada é Niall McCann (foto), de Grandes e ferozes. Destaque também para o inédito Cobras mortais, que estreia terça-feira, às 22h.

Ficção e realidade Nos canais Discovery, o domingo chega com duas novidades. Às 21h, no ID (Investigação Discovery), estreia Um erro inocente, minissérie em três episódios sobre duas adolescentes acusadas do assassinato de um professor que mantinha um caso com uma delas. Às 21h30, no Discovery Home & Health, o documentário Depois da redução de estômago abre a programação especial Mês sem dietas.

Enlatados

Mariana Peixoto - mariana.peixoto@uai.com.br


A volta de Jack Bauer
Um dia após o lançamento nos Estados Unidos, a Fox estreia no Brasil a série 24 horas: viva um novo dia, ressuscitando o agente Jack Bauer quatro anos após o fim do 24 horas original. Na terça-feira, às 22h30, entra no ar a nova (na verdade, a nona) temporada da série, protagonizada por Kiefer Sutherland. O formato é o mesmo, com episódios de uma hora em tempo real, levando Jack até Londres. Em 2010, quando a série terminou, ele era fugitivo da Justiça. Agora, em exílio, está disposto a arriscar a vida e a liberdade para evitar outro desastre global.

Teenager – Ainda na terça-feira, às 21h20, o Glitz começa a apresentar a segunda temporada de The Carrie diaries, a versão adolescente da heroína contemporânea eternizada por Sarah Jessica Parker na saudosa Sex and the city. Este segundo ano introduz a personagem de Samantha Jones, que na trama é interpretada por Lindsey Gort. Prima da garota mais popular do colégio de Carrie, Samantha foi morar em Manhattan para investir na carreira, e ao chegar à cidade logo inicia amizade com Carrie (Anna Sophia Robb).

Reta final – O canal Universal exibe quinta-feira, a partir das 22h, os dois últimos episódios da primeira temporada de Drácula, que narra a saga do mítico personagem de Bram Stocker, agora encarnado por Jonathan Rhys Meyers. E já se preparando para a final, o canal apresenta hoje, a partir das 22h, os três episódios anteriores. Na nova versão, Drácula é um empresário norte-americano, Alexander Grayson, que chega a Londres do final do século 19 com uma aura de visionário. Só que seu objetivo é se vingar daqueles que o amaldiçoaram.

Cancelamento – Exibida pela Warner, em mais uma tentativa de fazer um sci-fi bem-sucedido, Almost human foi cancelada pela Fox americana. A história, que mistura policiais humanos e robôs, teve apenas 13 episódios. Seus criadores eram J. J. Abrams, que dispensa apresentações, e J. H. Wyman, de Fringe. Prova de que boas credenciais não seguram audiência.


De olho na telinha
Simone Castro



Osmar Prado faz o papel do coronel Epa em Meu pedacinho de chão  (Renato Rocha Miranda/Globo )
Osmar Prado faz o papel do coronel Epa em Meu pedacinho de chão

É raro, mas às vezes aparecem novelas para muitos brilharem. Foi assim em Vale tudo e Avenida Brasil, só para citar algumas. O exemplo atual é Meu pedacinho de chão (Globo). Dá gosto assistir. O remake de Benedito Ruy Barbosa, autor também do original, ganhou uma nova concepção com a direção de Luiz Fernando Carvalho. Texto, visual, trilha sonora e interpretações trazem mais uma produção inesquecível.

Luiz Fernando Carvalho já tem, entre tantas, uma marca registrada. Como poucos, além de se dedicar a cada detalhe quase que milimetricamente, também não aceita atuação “meia boca”. Com ele, os atores entram em cena muito antes da estreia, com ensaios à exaustão para que atinjam o ponto pretendido. Quem dera fossem todos os diretores assim e não teríamos tanta exibição constrangedora!

Em Meu pedacinho de chão, os destaques enchem mais do que duas mãos. Um deles atende pelo nome de Rodrigo Lombardi. O ator que já integrou o “grupo dos descamisados”, liderado por Humberto Martins e Marcos Pasquim, há muito se transformou em galã e protagonista de novelas. Com o Raj, de Caminho das Índias, conquistou o status. Mas com o capitão Téo, de Salve Jorge, deixou muito a desejar.

Agora, no papel de Pedro Falcão, o homem que banca o progresso do vilarejo de Santa Fé, e que nada tem a ver com galã, tem a chance quase que de ouro de mostrar seu lado ator e do que é capaz. E o desenrolar do personagem vai muito bem. Outra que também marca seu lugar é Juliana Paes. A Catarina, exagerada até o último fio de cabelo das perucas que usa, é bem construída e já considerada a melhor interpretação na carreira da atriz.

Mais um nome que se destaca em Meu pedacinho de chão é o de Johnny Massaro, que interpreta Ferdinando. Quem se recorda dele no remake de Guerra dos sexos, em que fez Kiko, o filho de Roberta Leone, vivida por Glória Pires, deve ter se surpreendido com a maturidade que mostra em cena agora. De outro lado, gente que parece já ter nascido fazendo o que faz, como Irandhir Santos, o Zelão, apenas dá mais um show. Em tempo: para quem ainda não se tocou, o ator é o mesmo que viveu João, na série Amores roubados.

O grande barato do trabalho de Luiz Fernando Carvalho é que não só opera verdadeiros milagres em alguns casos, como também surpreende o telespectador arrancando atuações ainda mais brilhantes dos atores veteranos, caso de Antônio Fagundes, o italiano Giácomo, Osmar Prado, o coronel Epa, Emiliano Queiroz, o padre Santo. Além de Teuda Bara (Mãe Benta), Inês Peixoto (Tereza), Ricardo Blat (Prefeito das Antas). A destacar, ainda, nomes como de Flávio Bauraqui (Rodapé), Bruna Linzmeyer (Juliana), Paula Barbosa (Gina).

Sem falar nas crianças e na descoberta de novos talentos, outra especialidade do diretor. Serelepe e Pituca são o encanto em figura de gente. Revelações absolutas da trama, os atores-mirins Tomás Sampaio e Geytsa Garcia trazem espontaneidade ao trabalho desenvolvido com eles pelo diretor. Pelo conjunto da obra, Meu pedacinho de chão já é um trunfo e tanto na carreira de Luiz Fernando Carvalho.

PLATEIA

VIVA
Shirley, de Viviane Pasmanter, começa a mostrar sua face realmente vilã na trama de Em família (Globo).

VAIA
Manoel Carlos, autor de Em família, e Jayme Monjardim, diretor de núcleo, não fazem a trama deslanchar.


Caras & Bocas
Simone Castro
simone.castro@uai.com.br



 (Estevam Avellar/Globo)


Dose dupla

Longe da telinha desde o ano passado, quando participou do programa Junto & misturado, Heloísa Périssé (foto) estará de volta este mês na tela da Globo. A atriz e humorista estreia a série Segunda dama, no papel das gêmeas Analu e Marali. De igual mesmo só a herança genética. No pensamento, uma fantasia: viver, nem que seja por um dia, a vida da outra. Separadas na infância, tinham paradeiro desconhecido. Quando se reencontram e trocam de identidade, surgem confusões hilárias. Não é para menos. Enquanto Analu é moradora de um condomínio de luxo no Rio de Janeiro, mas não tem amigas e felicidade, Marali tem que rebolar para pagar as contas. Só que, rodeada de amigos, sua vida é alegria pura. O seriado mescla romance com altas doses de humor, onde nada é o que parece ser. A trama promete surpreender quem pensa que todas as histórias sobre relações humanas e familiares já foram contadas. No elenco estão também Dan Stulbach, Elizângela Vergueiro, Hélio de la Peña, Laura Cardoso, José Loreto, Zezeh Barbosa, Carolina Pismel, e Fábio Lago, entre outros.

VIAÇÃO CIPÓ VAI SUBIR HOJE A SERRA GAÚCHA

O Viação Cipó deste domingo, às 9h, na Alterosa, encara o friozinho do Rio Grande do Sul. A atração leva o telespectador a um passeio por Gramado e Canela, a fim de mostrar os belos atrativos da Serra Gaúcha, destino cada vez mais procurado pelos mineiros. Confira ainda a beleza de uma montanha de neve.

CARLA CAMURATI FALA  SOBRE CINEMA INFANTIL

O Festival Internacional de Cinema Infantil – Fici reúne, desde 2003, filmes infantis de diversas partes do mundo. Já em sua 11ª edição, o evento conta com mais de 100 filmes de 25 países. O ABZ do Ziraldo, hoje, às 12h, na Rede Minas e TV Brasil (canal 65 UHF), vai mostrar como tudo funciona no bate-papo com a diretora Carla Camurati. Ainda na atração, a Cia. de Ideia apresenta um número de dança do espetáculo Batuque contemporâneo.

DR. DRÁUZIO VARELLA APRESENTA NOVA SÉRIE


Estreia hoje, no Fantástico da Globo, a nova série sobre câncer de mama apresentada pelo médico Dráuzio Varella. Pela primeira vez em 15 anos no programa, o médico vai falar sobre a especialidade que exerce há 40 anos. Os cinco episódios lançam o desafio de se compreender como um câncer tão curável ainda apresenta altos índices de mortalidade. Três mulheres com a doença foram acompanhadas durante seis meses.

TV CULTURA VIAJA ATÉ  AS ILHAS GALÁPAGOS

O Planeta terra estreia neste domingo, às 18h, na Cultura (TV paga)), série em quatro episódios sobre as Ilhas Galápagos. O documentário, relatado pelo naturalista britânico David Attentoroug, traz descobertas reveladoras sobre a história evolutiva do Arquipélago de Colombo, outro nome dado às ilhas, que são hábitat de espécies raras, especialmente iguanas, tartarugas e pássaros.

SÍLVIO SE DIVERTE COM ÂNCORAS DO SBT BRASIL


Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, âncoras do SBT Brasil, participam, hoje, do “Jogo das 3 pistas” no Programa Sílvio Santos. Na atração, eles conversam com o apresentador e terão que responder o maior número de palavras com o menor número de dicas para vencer a competição. Sílvio Santos, como sempre, não perde o comentário: “Hoje nós teremos aqui uma competição extraordinária, porque nós teremos aqui a moça que está saindo nas capas das revistas, uma moça que é muito comentada em todo o Brasil, uma moça que veio de um estado que não me lembro agora”. Depois, ele completa: “Acho que ela veio da Paraíba, mas está fazendo sucesso em todo o Brasil”. E ainda disse que ela estava “extraordinária” na capa da revista Veja...

ODAIR JOSÉ REVISITA  REPERTÓRIO POLÊMICO

 (Rodrigo Clemente/EM/D.A Press-6/4/13)

O cantor Odair José (foto) sobe ao palco do Theatro Municipal de São Paulo para, 36 anos depois do lançamento de O filho de José e Maria, apresentar todas as faixas do disco, considerado o mais polêmico de sua carreira. O espetáculo, realizado durante a Virada Cultural, é atração exclusiva deste domingo, às 17h, do Canal Brasil (TV paga). Nos anos 1970, durante a ditadura militar, quando artistas buscavam formas de expressar suas opiniões, Odair José conquistou muita popularidade. Com letras consideradas “subversivas”, o LP de 1977 fez dele um dos músicos mais censurados, atrás apenas de Chico Buarque. Concebido como uma ópera-rock, o show emenda canções que narram a história de um homem, filho de José e Maria, que após anos de solidão e insatisfação pessoal encontra plenitude ao entender a própria sexualidade. Na época, o artista foi ameaçado de  excomunhão pela Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário