domingo, 8 de junho de 2014

Desejo e menopausa‏ - Tania Mara Giarolla de Matos

Desejo e menopausa 
 
Tania Mara Giarolla de Matos - Ginecologista, obstetra e vice-presidente da Região Sul da Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig)
Estado de Minas: 08/06/2014


Haja imaginação quando o assunto é menopausa. O desejo sexual encabeça a lista dos temas mais comentados em meio a tantos mitos que cercam esse período da vida feminina. Os medos de não atender sexualmente o parceiro, perder a libido e não ser mais desejada está na cabeça de grande parte das mulheres maduras. Ainda que essa fase careça de cuidados, não há motivos para sofrimento. Entender as mudanças que acontecem com o corpo e a mente é fundamental para encarar esse momento com mais leveza e aproveitar o que ele tem a oferecer de melhor. A menopausa é o período em que a mulher tem seu último ciclo menstrual, representando uma diminuição na produção de hormônios, com a geração de mudanças físicas e psicológicas.

A diminuição do hormônio estradiol, que, junto à progesterona, é responsável pelo desenvolvimento de características sexuais e pela menstruação, resulta no aparecimento dos já conhecidos sintomas da menopausa: ondas de calor, variações de humor, ansiedade e mudanças na textura de pele, cabelos e unhas. A diminuição da lubrificação vaginal é, frequentemente, apontada como inimiga da libido. Apesar das raízes físicas, a manifestação está relacionada com as mudanças psicológicas. O medo de envelhecer e encarar as transformações corporais da pós-menopausa são pontos desfavoráveis no jogo sexual. Entretanto, um bom relacionamento entre os parceiros colabora para a evolução dessa fase. O período da menopausa requer atenção especial à citologia oncótica do colo uterino e exame criterioso das mamas. Vários tumores e doenças sistêmicas aparecem com mais frequência nessa fase, devendo ser rastreados e acompanhados com visitas recorrentes ao ginecologista. A ausência completa da menstruação não deve ser encarada como causadora de restrição sexual, mas, sim, como o fim da fase reprodutiva feminina. Há relatos de mulheres que apresentam até melhoria no desempenho sexual ao entrarem nesse período. O uso de complementos hormonais é um grande aliado. A reposição do estradiol colabora com a melhora dos desagradáveis sintomas, e a reposição de testosterona, cálcio e vitaminas é benéfica para a libido.

Cada mulher deve ser estudada individualmente. O tratamento é único e pode incluir terapia hormonal, exercícios, dietas e até medicamentos homeopáticos. Pesquisas recentes da Universidade de São Paulo apontaram que o citrato de sildenafila (princípio ativo de medicamentos como o Viagra) pode ajudar, na pós-menopausa, com a melhoria da vida sexual. Apesar de animadora, a droga só deve ser usada quando prescrita por um médico.

Conhecer o próprio corpo, desejos e necessidades são pontos fundamentais para quem quer manter uma vida sexual sadia. E, independentemente do tratamento adotado, ninguém discorda de que o melhor afrodisíaco sempre foi, e continua sendo, um bom parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário