sábado, 26 de julho de 2014

ARNALDO VIANA » A culpa da penosa‏

Estado de Minas: 26/07/2014 




Novembro de 2014. O cidadão paulistano chega a Muzambinho, deixa o carro no estacionamento e a mala no hotel. Sai para almoçar. Isso daqui a três meses. Não, não é devaneio de negão. As cenas a seguir podem se tornar plausíveis. Pois, então, o moço sai da hospedaria e se dirige a um restaurante. Está no Sul das Minas Gerais e em terra de mineiro uma das boas pedidas é galinha gorda com quiabo e angu. Senta-se à mesa e passa a folhear o cardápio à espera do garçom.

– Boa-tarde, cavalheiro, qual é a pedida?
– O prato que eu quero não está no cardápio, mas é possível sair galinha com quiabo. Um quiabo verdinho e um angu meio mole.
– Psssssssssst! Pelo amor de Deus, não pronuncie essa palavra aqui. Nem aqui nem em lugar algum desta cidade.
– Que palavra, amigo?
– Essa, o nome da ave.
– Por quê?
– Prefiro não falar. E como o senhor está insistindo muito, peço ao senhor que deixe esta casa imediatamente. Não vamos atendê-lo.

Saiu sem delongas. Voltou ao hotel, pediu um sanduíche de filé à copa, comeu e deitou-se para descansar um pouco. Não conseguiu nem cerrar os olhos, intrigado com a fúria do garçom. Pensou em conversar com o recepcionista do hotel. Só pensou. Era melhor sair, resolver o que o levara a Muzambinho sem tocar no assunto. E assim o fez. No dia seguinte, bem cedo, pegou o carro e tomou estrada. Mas não estava satisfeito. Alguma coisa o incentivava a tirar aquela história a limpo. Parou em um boteco à beira da estrada. O dono estava ao balcão e não havia clientes. Pediu um refrigerante, um pão com linguiça e iniciou a conversa:

– Escute aqui, amigo, o que está acontecendo em Muzambinho?
– Acontecendo? Como assim?
– Quase fui expulso da cidade porque falei em galinha.
– Ah, meu caro, isso é uma história longa. Começou em 2010. Um decreto municipal proibiu a criação de penosas dentro da área urbana. A lei ficou mofando na gaveta e este ano, logo depois da Copa, o município resolveu botá-la para fora.
– Meu Deus! Por quê?
– A vigilância sanitária da cidade resolveu fazer valer a lei sob a alegação de que o mau cheiro e a proliferação de moscas incomodavam e traziam riscos à saúde.
– Mosca? Por acaso alguma mosca passa impune e serelepe diante do bico de uma galinha?
– Pois é! Botaram a culpa nas galinhas, quando o certo seria desenvolver uma política sanitária eficiente. O povo teve prazo até 16 de outubro passado (na verdade o próximo) para se desfazer das aves. Um deus nos acuda na cidade. É como naquela história do homem que pegou a mulher com o amante no sofá da sala e vendeu o sofá.
– E quem não se desfizesse da criação?
– Pagaria multa. E muita gente pagou. Precisava ver, moço, a confusão. Tinha galinha com 15, 20 anos de casa, mãe de dezenas de ninhadas, apegada à dona, que teve de ser descartada. Viu aquele filme A fuga das galinhas? Como nem todos conseguiram vender as aves a tempo, teve galinha fugindo na calada da noite até com pintinhos sob a asa para não ser decapitada. A população está revoltada. Acabou aquela comodidade do ovinho fresco caipira, do franguinho assado aos domingos, com tutu e arroz de forno…
– Pombo pode, pardal pode, galinha não?
 – Sim! Acabou. Até as hortas verdinhas, estercadas pelas galinhas, secaram.
– Que coisa! Deixo aqui, por seu intermédio, minha solidariedade ao povo de Muzambinho.

Comentário do Negão: Todo mundo preocupado com a volta do Dunga à Seleção. Bobagem! Isso não muda em nada a sua, a minha, a nossa vida. Vocês precisam ficar de olho é na galera que vai voltar às cadeiras legislativas em outubro. Vade retro!

Sugestão do Negão:
Não deixem de ler amanhã neste caderno a história de Hilda Furacão. A verdadeira, não a personagem da ficção de Roberto Drummond e da minissérie. O repórter Ivan Drummond a encontrou solitária em um asilo e traz à tona o que resta de memória na mulher que curtiu uma vida de luxo, glamour e de miséria ao lado do marido, o craque de futebol Paulo Valentim, que morreu em 1984. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário