quinta-feira, 10 de julho de 2014

COLUNA DO JAECI » Os piores também no futebol‏

COLUNA DO JAECI » Os piores também no futebol

Jaeci Carvalho
Estado de Minas: 10/07/2014



Depois da acachapante goleada que a Alemanha nos impôs, recebemos muitas mensagens dizendo que se trata de país sério, estável economicamente, com alto nível de educação, onde o futebol não é a coisa mais importante e com uma presidente, Angela Merkel, que orgulha sua gente. Tenho inveja do povo de lá e da grande líder do país. Somos um povo sofrido, com educação, saúde e segurança sucateados, que tinha, no passado, um dos poucos orgulhos no futebol. Mas o de décadas passadas, em que o jogador ganhava bons salários, amava o clube e o defendia até o fim da carreira. O contrário dos mercenários de hoje, que beijam o escudo de uma equipe e em seis meses fazem o mesmo com o de outra. Na verdade, é um beijo ao dinheiro, nada mais.
E não é que nem o futebol nos orgulha mais? Já não somos os melhores há tempos. Dunga, Mano Menezes e Felipão nos ajudaram a desaprender. Éramos copiados no mundo, mas hoje nem copiar o que há de melhor no esporte bretão conseguimos. Temos a pior safra da história, dos dirigentes, técnicos e jogadores.

Vi um jornalista desinformado dizendo que houve um “Minerazo”. Seria se perdêssemos uma final no estádio e fôssemos superiores ao adversário. Fomos humilhados pela melhor Seleção da Copa. Só não caímos antes porque pegamos rivais ainda piores ou que nos respeitaram em demasia. Pois até Chile e Colômbia jogaram mais neste Mundial. Não venham falar em apagão. Isso é quando uma equipe é boa e nada dá certo para ela numa partida.

Pedi que não imputem a Neymar, nosso melhor jogador, mas não craque, a responsabilidade de ganhar a Copa. A culpa é dessa comissão técnica medíocre, ultrapassada, arrogante e despreparada. Deixar de fora jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho, Luís Fabiano e outros experientes foi erro grave, pago com o maior vexame da história. E agradeçamos aos alemães, que tiraram o pé e ficaram só nos sete. Tínhamos caixa para 12. Mais parecia futebol americano.
Mudanças drásticas ocorrerão na CBF. Se fosse o presidente, eu demitiria o técnico hoje mesmo e poria Alexandre Gallo, das divisões de base, para dirigir o time na disputa do terceiro lugar. Felipão disse em entrevista, quando fomos mal contra o México, que perder ou ganhar era problema dele e que não daria satisfação a ninguém. Então, que seja mandado embora sem receber satisfação. Ele fracassou com a Seleção Portuguesa, com o Chelsea e ajudou a rebaixar o Palmeiras. O treinador e esse bando de jogadores medíocres são os maiores culpados por essa vergonha.

Para mim, essa derrota é reflexo de um país mal cuidado, com muita corrupção. Agora, somos os piores também no futebol. Não chorem, garotos e garotas, senhoras e senhores. Temos coisas mais importantes para conseguir do que um simples título mundial. Queremos ser campeões em educação, cidadania, segurança e saúde, como os alemães. No dia em que tivermos essas prioridades, aí sim vamos pensar em recuperar o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário