sexta-feira, 18 de julho de 2014

Cooperativismo e solidariedade - Ronaldo Scucato

Ronaldo Scucato


Presidente do Sistema Ocemg
Estado de Minas: 18/07/2014 



O diferencial do cooperativismo como modelo econômico é a preocupação com a coletividade, com a manutenção do bem-estar dos seus associados e da população do entorno das cooperativas. Isso faz com que cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo integrem esse movimento, sendo cerca de 10 milhões somente no Brasil. Em Minas Gerais, 1,4 milhão de pessoas são associadas a sociedades cooperativas.

A atuação dos dirigentes, associados e colaboradores cooperativistas é regida por valores e princípios que primam pela sustentabilidade econômica, ambiental e, principalmente, social do negócio cooperativo. Os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo semelhante. Também entre as linhas orientadoras da atuação dessas instituições está o interesse pela comunidade, o sétimo princípio da filosofia que tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos, sem distinções.

Nesse contexto de grande alcance do cooperativismo, a mobilização solidária dos cooperados tem se tornado uma realidade no segmento. Um exemplo é a campanha do Dia de Cooperar (Dia C), que nasceu cinco anos atrás em terras mineiras e vem atingindo números recordes de ações em prol da melhoria de vida das pessoas.

O projeto, idealizado pelo Sistema Ocemg em parceria com as cooperativas mineiras, busca incentivar e promover cooperados, colaboradores e familiares a realizar atividades de atenção ao próximo nas localidades de atuação dessas cooperativas, transformando a vida da população. Desde o seu início, em 2009, o Dia C já beneficiou 890 mil pessoas em todo o estado, graças ao empenho de quase 120 mil voluntários, em 230 municípios mineiros.

O sucesso e abrangência da iniciativa fizeram com que ela extrapolasse as fronteiras de Minas, passando, desde o ano passado, a ser realizada em outros estados. Em 2014, os limites foram superados, e a iniciativa será replicada em praticamente todo o país. Estimuladas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), outras 24 unidades estaduais, além de Minas Gerais, integrarão o Dia C.

Desde maio, o Dia de Cooperar foi lançado em diversos estados como Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, além do Distrito Federal, dando o pontapé inicial para as ações voluntárias das cooperativas locais. As expectativas não poderiam ser melhores. No primeiro ano de Dia C Nacional, a estimativa da OCB é que o Dia C 2014 beneficie 1,4 milhão de pessoas em todo o país, atingindo 1.060 municípios e 1.440 cooperativas com cerca de 200 mil voluntários em todo o Brasil. É o cooperativismo confirmando seu potencial transformador.

Minas Gerais, como berço do Dia C, tem como meta superar os feitos do ano passado e dar exemplo contínuo do poderio da iniciativa. Para isso, nossas cooperativas estão preparando campanhas de doação de alimentos, de sangue e de roupas, reformas de sedes de entidades beneficentes, ruas de lazer, projetos de preservação de nascentes e margens de rios e ações de estímulo à reciclagem. Até o momento, temos mais de 250 cooperativas mineiras confirmadas na campanha deste ano, e este número deve crescer nos próximos meses.

Toda essa mobilização será coroada no segundo semestre com uma grande festa de encerramento das campanhas: um dia inteiro dedicado ao voluntariado cooperativista. A data escolhida para celebrar o Dia de Cooperar este ano é 6 de setembro, quando cooperativas de todo o Brasil farão uma grande festa de solidariedade e cooperativismo nos quatro cantos do país. Altruísmo e solidariedade são os ingredientes para esse movimento único, potencial que representa o caminho transformador que almejamos para a nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário