domingo, 20 de julho de 2014

Eduardo Almeida Reis-Nova ciência‏

De vez em quando aparecem jacarés em lagos improváveis. Parece que a Pampulha tem um. Muitos anos atrás, surgiram diversos jacarés num laguinho do Ibirapuera, em São Paulo


Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 20/07/2014





Antropologia, sociologia e outras ciências do homem, da organização e do funcionamento das sociedades humanas – das leis fundamentais que regem as relações sociais – têm agora o suporte da entrevistologia, que tudo explica e justifica. Através da entrevistologia, é facílimo entender o sucesso de José Renan, José Ribamar, Fernando Affonso, Luiz Inácio, Dilma Vana e quase cinco mil prefeitos, não sei quantos deputados estaduais, muitos milhares de vereadores, centenas de deputados federais, dezenas de senadores e a mais gente difícil de engolir.

Através da entrevistologia, na poltrona diante do televisor, o leitor ouve o que pensam da vida os brasileiros e as brasileiras no entorno do Itaquerão, também chamado Arena Corinthians, num dia de treino da Seleção. Ouve o que pensam os entrevistados nas ruas de Belo Horizonte, Cuiabá, Rio e Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, fundada dia 25 de dezembro de 1599, área 170,3 km2, 803.739 habitantes em 2010.

Sinto funda saudade do tempo em que, residindo na capital de todos os mineiros, tive em domicílio, através da tevê a cabo, um canal japonês. Canais chineses, russos e sérvios também são ótimos, porque nos permitem acompanhar as entrevistas naqueles idiomas sem entender absolutamente nada. Só assim é possível acreditar no futuro da espécie humana.

Acabo de descobrir que na República da Sérvia, aliás, Republika Srbija, fala-se o dialeto servo-croata, língua eslava do grupo meridional, idioma materno dos sérvios e croatas e o mais falado na antiga Iugoslávia (na variante sérvia), que tem dois grandes dialetos: o sérvio, língua oficial da Sérvia escrita com alfabeto cirílico, e o croata, língua oficial da Croácia escrita com alfabeto latino.

Esquisitices

Pequeno jacaré aparecido num lago da Quinta da Boa Vista, no Rio, foi batizado com um nome ridículo e transferido para lagoa maior e mais apropriada para aligatorídeos, na Barra da Tijuca, recusando os alimentos que tem recebido porque só gosta de tilápias. Pois é: de vez em quando aparecem jacarés em lagos improváveis. Parece que a Pampulha tem um. Muitos anos atrás, surgiram diversos jacarés num laguinho do Ibirapuera, em São Paulo, para espanto da mídia e dos biólogos, não para mim, que soube como tudo aconteceu.

Répteis crocodilianos da família dos aligatorídeos não voam. Portanto, se aparecem em lagos improváveis é sinal de que foram levados por bípedes que se intitulam sapiens. Os jacarés de bom tamanho aparecidos num lago do Parque Ibirapuera saíram do Pantanal do MS, filhotes, na mala de um rapazola muito rico residente em São Paulo, SP.

Hoje descrito como senhor sereno e bom de papo, o rapazola pintava o sete. Engolia peixinhos vivos com algumas gotas de limão, mastigava giletes, passava os dias inteiros, nas férias pantaneiras, com água pela cintura fazendo experiências biológicas. Depois de uma semana, seus pés tamanho 40 só calçavam 45. Emprestei-lhe um par de botas.

Na volta para a mansão de seus pais em Sampa, o paulistano levou 28 filhotes de jacarés. Muitos sobreviveram num laguinho do jardim. Quando ameaçaram ficar maiores do que o laguinho, foram soltos à noite no Ibirapuera.

Prestigiar

Só um idiota completo, e o mundo está cheio deles, pode dizer que compareceu a uma noite de autógrafos para prestigiar o evento, ou que foi a um casamento prestigiar os noivos. O beócio não faz por mal, mas por ignorância. Não tem a mínima noção de que o verbo prestigiar significa conferir prestígio a algo ou alguém, como significa valorizar, com a idiotice de sua presença, alguém ao algum evento.

Não há dia em que não se ouça ou veja um(a) imbecil dizendo que lá está para prestigiar alguém ou alguma coisa. Seria muito mais lógico e inteligente dizer: “Estou aqui para cumprimentar o autor”, “para felicitar os noivos”, “para participar do evento”.

O mundo é uma bola

20 de julho de 514: eleição do papa Hormisdas, nome esquisitíssimo, que pontificou até agosto de 523. É considerado santo (dia 6 de agosto), sinal de que há um santo Hormisdas. Morreu com 48 anos e foi sucedido por João I. Em 1304, com a tomada do Castelo de Stirling, o rei Eduardo I, da Inglaterra, conquista a última fortaleza rebelde da Guerra da Independência da Escócia. Todo Eduardo é um perigo quando ouve falar de uísques escoceses em castelos, bares ou supermercados.
Em 1810, a Colômbia proclama sua independência da Espanha. Em 1871, a Colúmbia, então território britânico, adere à confederação do Canadá. Em 1897, sessão inaugural da Academia Brasileira de Letras. Em 1917, sérvios, croatas e eslovenos se juntam em um só reino, o da Iugoslávia, que duraria até a década de 90. O período monárquico durou de 1918 a 1941.
Em 1934, Getúlio Vargas, que já governava desde 1930, toma posse na Presidência da República. Hoje é o Dia do Frentista.

Ruminanças

“O que não está bem escrito não deveria ter sido escrito. Tudo o que é escrito merece ser bem escrito. O que é mal escrito não merece leitura” (Abgar Renault, 1901-1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário