domingo, 20 de julho de 2014

TeVê

TV paga
Estado de Minas: 20/07/2014


 (Vítor Salerno/Divulgação )

Música Além do balé O lago dos cisne, com a companhia do Teatro Mariinski, às 18h, no Film&Arts, a música é destaque hoje. No canal Bis, o programa Minha trilha sonora traz o som do Mombojó (foto), às 19h30, enquanto a banda Scracho faz show às 20h30. No SescTV, o violonista e guitarrista Romero Lubambo é o artista da vez de Passagem de som, às 21h; e Instrumental Sesc Brasil, às 21h30. Na Cultura, o sambista Tuca Pellegrino é o convidado do Ensaio, às 23h.

Documentário Estreia hoje, às 22h20, no Discovery, a série Indochina selvagem, com cinco episódios que registram flora, fauna e cultura que constituem paisagens majestosas de países da região, começando pelo Camboja. No canal Bio, às 21h, vai ao ar episódio de O Universo: mistérios revelados sobre a história bíblica da destruição de Sodoma e Gomorra. E no NatGeo, a dica é o especial Quando os tubarões atacam, às 22h30.

A volta de Norman Bates

Mariana Peixoto - mariana.peixoto@uai.com.br


Uma das produções mais comentadas da temporada passada, Bates Motel, o prelúdio de um dos personagem mais míticos do cinema, o psicopata Norman Bates, ganha segundo ano a partir de quinta-feira, às 22h, no Universal Channel. No episódio de estreia, Norman (Freddie Highmore) mostra o quanto ficou desnorteado com a morte da professora Watson (Keegan Connor Tracy). Norma (Vera Farmiga) se preocupa com o filho, já que ele disse que voltaria do baile com a professora na noite anterior, mas acabou chegando em casa a pé. Aproveitando o retorno da série, o canal está promovendo uma maratona da primeira temporada. De hoje a quinta-feira, os episódios serão exibidos a partir das 16h.

Reta final
– Já hoje, às 21h, no Studio Universal, entra no ar a oitava e última temporada de Psych. Com 10 episódios, vai contar com a participação especial de Mira Sorvino, Billy Zane, Val Kilmer e até Curt Smith, integrante da banda Tears for Fears. No primeiro episódio, Shawn (James Roday) e Gus (Dulé Hill) são convocados para ajudar a Interpol em uma operação policial em Londres.

Para rir – Outro canal que está cheio de novidades é a Warner. Na terça-feira, às 22h25, entra no ar o sitcom O andar de baixo. Skyler Astin é Brody, um gerente financeiro que entra em parafuso ao conhecer Jenny (Briga Heelan), a chefe do departamento de suporte e manutenção no prédio onde ele trabalha. Já na quarta-feira, às 20h, o canal lança Os impegáveis, que acompanha um grupo de amigos sem qualquer talento na arte da conquista, mas que ganha a companhia de um expert no assunto.

Mais comédia
– Além das duas estreias, a Warner exibe as novas temporadas de 2 broke girls e Arrow (amanhã, às 20h e 22h25, respectivamente), Suburgatory (quarta-feira, 23h25), The middle (quinta-feira, 20h) e Mike & Molly (sexta-feira, 20h).


De olho na telinha
Simone Castro

Protagonistas Bruna Marquezine e Júlia Lemmertz: afinadas (João Miguel Júnior/TV Globo-25/5/14)
Protagonistas Bruna Marquezine e Júlia Lemmertz: afinadas
Despedida frustrante

Quando Manoel Carlos anunciou que Em família (Globo) seria sua última novela, a expectativa foi a melhor possível. Afinal, trata-se de um dos novelistas mais prestigiados da TV brasileira, autor de ótimas tramas, como Baila comigo, História de amor, Laços de família, Mulheres apaixonadas, consideradas clássicos do gênero. Mas, para decepção dos fãs, a última novela não emplacou.

A história parecia atraente. A última Helena, vivida por Júlia Lemmertz, foi apresentada como uma mistura de todas as outras que levaram o nome da famosa personagem do autor. Depois de viver um amor na infância e juventude, com desfecho desastroso e traumático, ela o reencontraria na maturidade, já casada. Por ele, largaria o marido, ferido gravemente por este ex-amor, mas teria uma rival pelo caminho: a própria filha, Luiza, personagem de Bruna Marquezine.

Em ritmo lento, a narrativa, que estreou em fevereiro e contou com duas fases anteriores, demorou a deslanchar. Apesar de Júlia e Bruna se mostrarem afinadas nos conflitos de suas personagens, a trama tomou outro rumo, com Helena, 20 anos depois da tragédia que viveu ainda moça, presa à mágoa e ao rancor pelo antigo amor, enquanto Luiza se apaixonou perdidamente por Laerte (Gabriel Braga Nunes) e, mimada e desaforada, bancou o relacionamento contra a vontade de toda a família.

Daí a novela desandou. Apesar de um ótimo time de atores, além da trama principal, que nunca disse a que veio, houve estranhamento na distribuição de personagens – casos de, por exemplo, Natália do Vale, que viveu a mãe de Helena; e Ana Beatriz Nogueira, a de Gabriel Braga Nunes: todos com idades relativamente próximas. Na dinâmica, ação e diálogos, estes sempre com maior ênfase pelo autor, sua característica mais forte, não andaram juntos. Resultado: novela morosa, muito detalhista, sem pegada.

A trama em todos os núcleos – de Juliana (Vanessa Gerbelli) e sua obsessão pela maternidade; de Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) e a enrolação até que, finalmente, formaram um casal que nunca convenceu –, ficou devendo. E na falta de um vilão colocou-se tudo no mesmo balaio, e de um suposto mocinho, Laerte, quase que de um capítulo para o outro tornou-se o mau da fita. Doente, mas vilão. Não convenceu. Enfim, Em família encerrou expediente e não deixa saudades. Uma despedida frustrante e melancólica de Manoel Carlos, um mestre das novelas.

PLATEIA

VIVA

Finalmente, se tocaram de que novela e futebol não combinam às quartas-feiras. O rebu (Globo) escapou do mico de ir ao ar apenas durante dez minutos em dia de jogo.

VAIA

Geração Brasil (Globo) continua a saga da novela “monotonia”. São raríssimos os momentos que realmente empolgam e convidam o telespectador ao capítulo seguinte.


Caras & Bocas
Simone Castro - simone.castro@uai.com.br

Tudo por dinheiro
 (Paulo Belote/TV Globo)

No episódio de terça-feira de Tapas & beijos, na Globo, as amigas Fátima e Sueli (Fernanda Torres e Andréa Beltrão, foto) estarão às voltas com problemas de dinheiro. Cada uma ao seu estilo. Fátima não pensa duas vezes antes de fazer um investimento em equipamentos tecnológicos e sua última aquisição é uma esteira que promete uma solução mirabolante para queimar calorias. Quem não gosta de tanta compra é Armane (Vladimir Brichta), preocupado com bugigangas que vão se acumulando na sala de estar do casal, ao mesmo tempo em que pesam nas contas da namorada. Ele prevê um prejuízo a caminho. Com o saldo negativo, Fátima pede dinheiro emprestado a Mão Santa (Marcelo Flores, em participação especial), um colega pouco confiável de Tijolo (Orã Figueiredo). E não é que o malandro será capaz de amarrar Armane em um poste até receber a dívida da vendedora? Já Sueli será envolvida numa trama de mentira desenvolvida há anos por PC (Daniel Boaventura), a fim de arrancar dinheiro da tia Cidinha (Camila Amado, também em participação especial). Ela enche o sobrinho de mimos exagerados e olha que ele a engana desde a faculdade, quando o dentista inventou que estava se formando em medicina. Agora ele inventou que Sueli é uma colega de profissão e, numa visita da tia a Copacabana, a vendedora tem que manter o disfarce para garantir os presentes.

VIAÇÃO CIPÓ DESTACA HOJE
OS ENCANTOS DE ARACAJU


Aracaju, capital de Sergipe, é o roteiro da Viação Cipó hoje, às 10h, na Alterosa. No menor estado da federação, o telespectador confere as grandes maravilhas naturais deste cantinho do Nordeste. Praias do Sul,
o caminho para Mangue Seco, o Rio Piauí, a Ilha da Sogra, entre outros atrativos.

CLÁUDIA RAIA SERÁ VIDENTE
CHARLATÃ EM NOVA NOVELA


Alto astral, trama que vai substituir Geração Brasil (Globo), contará com Cláudia Raia no elenco. Ela será Samantha, uma vidente charlatã. A fim de compor a personagem, Cláudia, que está longe das novelas desde que interpretou a vilã Lívia Marini em Salve Jorge (Globo), renovou o corte das madeixas e pintou os fios
de louro. Alto astral é de Daniel Ortiz, colaborador de Sílvio de Abreu no remake de Guerra dos sexos.

SÉRIE ANIMAL NEM ESTREOU
E JÁ GARANTIU SEQUÊNCIAS


Com estreia marcada para 6 de agosto, no GNT (TV paga), a série Animal, estrelada por Edson Celulari e Cristiana Oliveira, já garantiu outras duas temporadas. De acordo com o planejado, a atração ganhará 16 episódios em 2015. As gravações da nova leva, porém, só terão início depois que Celulari tiver encerrado sua participação na novela Alto astral, que deverá ocorrer no começo do ano que vem.

LORETO VOLTARÁ À TV COMO
OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS


Depois do Candinho em Flor do Caribe e do seriado Segunda dama (Globo), José Loreto se prepara para voltar à telinha. Ele será Pedro, um oficial das Forças Armadas apaixonado por Sandra (Ísis Valverde) em Boogie oogie, trama que vai substituir Meu pedacinho de chão a partir de 4 de agosto.

VELHOS EPISÓDIOS DE SESSÃO
DE TERAPIA JÁ ESTÃO NA WEB


A terceira temporada de Sessão de terapia (GNT) estreia em 4 de agosto, no GNT. Mas até lá os fãs da ótima série poderão rever os episódios antigos. O canal disponibilizou todas as histórias no GNT Play.Para assisti-los visite o site globosatplay.globo.com/gnt.

EMPRESÁRIA REVELA COMO
ADMINISTRA SEUS NEGÓCIOS

 (Carol Soares/SBT)

Presidente do conselho de administração de uma rede de lojas que leva o seu nome, Luiza Helena Trajano é a entrevistada de Marília Gabriela (foto) no De frente com Gabi deste domingo, à meia-noite, no SBT/Alterosa. 


Ela fala sobre o início de sua carreira, como consegue administrar seus negócios e também sobre sua família, sua vida pessoal e suas opiniões com relação à política. “Não sou presidente, não sou proprietária. O que eu mais sou é vendedora. Aos 12 anos, já era vendedora”, afirma. A empresária relembra: “Minha tia se chama Luiza também. Ela foi vendedora por muitos anos em uma loja grande na cidade de Franca, interior de São Paulo, e 58 anos atrás ela lançou um concurso na rádio para o público escolher o nome da loja”. E assim foi. Segundo Luiza, “na minha família, vender não era empurrar coisas para as pessoas, era realizar sonhos.” Ela comenta, ainda, que “não abro mão dos meus princípios, nem que eu tenha que perder dinheiro.” Sobre política, decreta: “Nada vai mudar se não mudarmos o regime político”. E revela: “Comprei as lojas do Baú, mas não a marca, porque o Sílvio (Santos) não vende.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário