terça-feira, 15 de julho de 2014

Estude para ser crítico de cinema‏

Estude para ser crítico de cinema
Estado de Minas: 15/07/2014


A produtora Luana Melgaço está entre os professores do curso   (Túlio Santos/EM/D.A Press)
A produtora Luana Melgaço está entre os professores do curso

A renovação do universo cinematográfico diante do barateamento das ferramentas de produção e exibição audiovisual vem transformando cada vez mais cinéfilos em cineastas, autores de produções variadas em forma e discurso. Assim, a busca por cursos de história do cinema e linguagem cinematográfica também vem crescendo. Foi de olho nessa demanda que a UNA desenvolveu o curso de pós-graduação em crítica de cinema, que tem como objetivo formar especialistas conhecedores da linguagem e da história do cinema, e com a capacidade de articular esses conhecimentos de forma crítica.

O curso, que tem coordenação de Fausto Coimbra, é dirigido a jornalistas, produtores audiovisuais, professores e demais profissionais que desejam atuar como críticos de cinema. E também a pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos em história do cinema e linguagem cinematográfica e em desenvolver a capacidade de estabelecer análises críticas de produções audiovisuais.

O corpo docente é formado por Ataídes Freitas Braga, ator, roteirista, produtor, professor e pesquisador de cinema; Rafael Ciccarini, professor, editor da revista eletrônica Filmes Polvo e gerente de cinema da Fundação Clóvis Salgado; Carla Maia, integrante do coletivo Filmes de Quintal, que realiza o Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (forumdoc.bh); e a produtora Luana Melgaço, responsável por projetos no coletivo Teia e nas produtoras Camisa Listrada e Quimera Filmes.

O curso tem previsão de início em agosto e encerramento em julho de 2015. As aulas serão ministradas na Rua Guajajaras, 175, Centro. Informações: (31) 3508-9100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário